REGULAMENTO GERAL JERP 2019
REGULAMENTO GERAL JERP 2019
Apresentação
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC através da
Coordenação de Educação Física e Esporte Escolar – CFE, ao programar os Jogos Estudantis da Rede Pública – JERP,
desenvolvidos no âmbito do Estado da Bahia, dá prosseguimento às ações de
fortalecimento e fomento da cultura corporal no currículo da Educação Básica,
sem deixar de lado a observação aos talentos esportivos naturalmente aflorados,
em consonância com os compromissos do programa “Educar para Transformar: um Pacto pela Educação”.
O Regulamento Geral do JERP, documento que orienta os participantes
quanto à estrutura e organização da ação, aos objetivos e às responsabilidades
dos envolvidos, se apresenta como elaboração de uma política participativa,
cujo processo de reflexão, recriação, reinvenção e expansão da cultura corporal
incrementam uma dinâmica dialógica de aprendizagens e trabalho coletivo,
consolidada em diversos espaços e encontros pedagógicos, que possibilitam a
atualização da proposta a cada ano. Compreende-se que os Jogos refletem o
trabalho pedagógico desenvolvido inicialmente na escola – o seu contexto, as
condições objetivas de sua materialização, as práticas pedagógicas e os
sujeitos envolvidos no processo – ao tempo em que sua realização, compreendida
a partir da lógica histórico-dialética, interfere na própria reflexão e
reorganização do trabalho pedagógico. Também, os Jogos compõem o processo
formativo dos nossos estudantes, desse modo, não é fim em si mesmo ou ação
descontextualizada do projeto político pedagógico da escola, cuja proposta
fundamenta-se em pressupostos considerados de relevância para a concepção do
esporte escolar na Educação Básica, a saber: PARTICIPAÇÃO, INCLUSÃO, DIVERSIDADE, ÉTICA, COOPERAÇÃO, REGIONALISMO E
EMANCIPAÇÃO.
DAS
DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
Art. 1º Este Regulamento Geral é o conjunto de disposições, de
caráter orientador, que regem os Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia e implica obediência de todos os envolvidos.
Os jogos desenvolvidos nas Etapas Zonais e Estadual, por serem seletivos para a
Etapa Nacional, precisarão obedecer ao Regulamento Geral dos Jogos Escolares da
Juventude – JEJ. São considerados conhecedores do Regulamento Geral as pessoas
físicas e jurídicas vinculadas ao evento.
Art. 2º É parte integrante do Regulamento Geral o conjunto de
Regulamentos Específicos de cada modalidade, anexo1.
Art. 3º Os Jogos, que serão desenvolvidos pelos Núcleos
Territoriais de Educação (NTE), deverão ter como base de referência as
disposições contidas neste Regulamento Geral, podendo ser complementado e/ou
adaptado de acordo com as especificidades e demandas regionais.
DO
OBJETIVO
Art. 4º Realizar
uma ação de participação e integração de estudantes da rede pública da Bahia,
em uma experiência fomentadora de valores, como respeito à diversidade e
cooperação, bem como socializadora da diversidade cultural, advinda dos
Territórios de Identidade que compõem o nosso Estado, contribuindo para o
processo formativo desses estudantes e a difusão da cultura esportiva com bases
no sistema educacional.
DA
REALIZAÇÃO
Art. 5º O JERP–Jogos Estudantis da Rede Pública serão realizados em
5 (cinco) etapas pela SEC/CFE, da Etapa 1 - Escolar até a Etapa 5 - Zonal. A partir
daí a SETRE através da Sudesb passará a realizar o JEJ-Jogos Escolares da
Juventude, compreendendo a Etapa 6 – Estadual, além de conduzir as Delegações
da Bahia para a Etapa 7 – Regional Nordeste e Etapa 8 – Nacional, realizadas
pelo COB-Comitê Olímpico Brasileiro.
Etapa1 – Jogos nas Unidades Escolares –
realizados até
20 de abril, pelas unidades escolares, por meio de projeto
didático-pedagógico que mobilize os estudantes em experiências que tratem de
conhecimentos da cultura corporal, preferencialmente dentro das aulas de
Educação Física e/ou articulada com outra (s) disciplina (s). O cumprimento
dessa etapa é indispensável, pois habilita a unidade escolar para participar
das etapas seguintes dos JERP. Essa ação deverá ser registrada em ficha
própria, ver anexo 2, e apresentada na inscrição.
Etapa 2 – Jogos nos
Municípios- realizados no período de 21 de abril a 19 de maio, envolvendo as unidades
escolares em cada um dos municípios.
Etapa 3 – Jogos nos
Polos Municipais – realizados no período de 20 de maio a 09 de junho, envolvendo
as unidades escolares em “Polos” (grupos de municípios).
Etapa 4.1 – Jogos
Territoriais (NTE) – realizados no período de 10 a 30 de junho, em cada um dos 26
Núcleos Territoriais de Educação (NTE) do Interior do Estado, em suas
respectivas sedes, envolvendo os estudantes classificados de cada “Polo”.
Etapa 4.2 – Jogos Territoriais (NTE 26) – realizados de 20 de maio a 30 de
junho envolvendo as unidades
escolares classificadas em cada Polo de Competição dos municípios da Região
Metropolitana de Salvador.
Etapa 5 – Jogos
Zonais – realizados, através da Unificação JERP/JEJ (Jogos Estudantis da
Rede Pública e Jogos Escolares da Juventude) no período de 01 a 14 de julho, nas sedes
escolhidas por cada Grupo NTE, obedecendo ao Regulamento Geral dos Jogos Escolares da Juventude – JEJ 2019.
Etapa 6 – Jogos do
Estado da Bahia – JESB realizados em Salvador pela Sudesb, obedecendo a
Unificação JERP/JEJ, no período de 02 a
04 de agosto para as Modalidades
Coletivas e em 23 e 24 de agosto
para as Modalidades Individuais, envolvendo as equipes classificadas de
cada Zonal para escolha dos representantes do Estado na Etapa Nacional dos
Jogos Escolares da Juventude (JEJ).
Etapa
07 – Regional Nordeste – Será realizada no período de 11 a 15 de setembro, ainda sem local definido.
Etapa
08 – Nacional – Será realizada no período de 11 a 24 de novembro também ainda sem local definido.
Este Regulamento Geral possui o caráter de referencial, p o
r t a n t o passível de adaptações, porém, preservando os pressupostos que
fundamentam a concepção dos Jogos e os valores educacionais defendidos pela
Secretariada Educação para a formação humana.
Art. 6º Os
locais e as datas dos Jogos serão definidos e comunicadas aos participantes
pela comissão organizadora do seu respectivo Núcleo.
Art. 7º Somente
poderá participar dos Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia , a unidade
escolar que realizou jogos ou festivais (projetos didático-pedagógicos que
envolvam o trato com os diversos conhecimentos da cultura corporal),
habilitando-se por meio da entrega da Ficha Síntese da Etapa 1, anexo 2,
disponível no site www.sec.ba.gov.br,devidamente
preenchida, carimbada, datada e assinada pelo gestor da UE em local e período
definido pelo Núcleo.
DAS
INSCRIÇÕES
Art. 8º Cada
unidade escolar deverá, no ato da inscrição, entregar o Termo de Adesão e
a ficha de inscrição dos estudantes, segundo especificações
de cada modalidade, devidamente carimbados e assinados pelo gestor da unidade
escolar e pelo professor responsável (verificar formulários no site
www.seducacao.ba.gov.br).
§1º Cada equipe
da unidade escolar deverá ter um professor responsável e um auxiliar durante as
partidas, todos possuidores de vínculo profissional com a respectiva Unidade
Escolar.
§2º Somente
poderá ser inscrito pela unidade escolar o estudante que efetuou a matrícula
até 30 de abril de 2019 ou foi transferido até
31 de maio de 2019 e apresentar frequência
regular.
§3º É pré-requisito
para inscrição a autorização de participação e de uso da imagem do estudante
menor de idade em material relacionado aos Jogos, produzido pela Secretaria da
Educação, devidamente assinada pelo seu responsável.
§4º A assinatura
do gestor da unidade escolar na ficha de inscrição ratifica as informações
fornecidas, como: nome completo do estudante, data de nascimento, número da
carteira de identidade, número de matrícula e o cumprimento do primeiro e
segundo parágrafos deste artigo.
Art.9º Para ampliar
a possibilidade de participação de mais estudantes, cada um somente poderá
participar de uma modalidade (uma coletiva e uma individual).
§único- Nas
modalidades atletismo e ginástica rítmica, o estudante poderá participar de
duas provas.
Art.10º Nas
modalidades coletivas, cada equipe poderá inscrever, além da quantidade
prevista no regulamento específico da modalidade, até10(dez) estudantes a mais,
como suplentes para eventuais substituições antes do início de cada etapa dos
Jogos.
Art. 11º O período
e local das inscrições de cada Etapa deverão observar o disposto no art. 5º e
serão definidos pela comissão organizadora de cada Núcleo.
§
único: Cada. U.E. terá que participar em, no mínimo, duas modalidades
esportivas coletivas (não podendo assim participar de apenas uma modalidade
coletiva).
DAS
CATEGORIAS
Art. 12º Para
determinar a idade do estudante, levar-se-á em consideração o ano de
nascimento.
Conforme Regulamento Geral dos JERP 2019 haverá duas categorias, a saber: A de 15 a 17 anos nascidos de 2002 a 2004
B de 12 a 14 anos nascidos de 2005 a 2007.
§1º As
modalidades GR, Xadrez, Capoeira e Judô terão categorias próprias especificadas
nos seus regulamentos.
§ 2º O Núcleo
tem autonomia para acrescentar e/ou adaptar outras categorias.
- DAS MODALIDADES E EXPERIÊNCIAS INOVADORAS
Art. 13º Os
Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia
serão compostos pelas seguintes modalidades/experiências:
- EXPERIÊNCIAS COMUNS – são constituídas
de modalidades tradicionalmente presentes nos Jogos, com adaptações em suas
regras, para melhor a tender aos princípios e objetivos dos Jogos Estudantis:
Nas modalidades coletivas: Basquetebol, Futsal, Futebol de Campo, Handebol,
Rugby e Voleibol; Festival de Atletismo, Festival de Ginástica Rítmica,
Festival de Xadrez, Festival de Capoeira, Festival de Judô, Badminton,
Ciclismo, Luta Olímpica, Natação, Tênis de mesa e Vôlei de Areia.
- EXPERIÊNCIAS INOVADORAS – consistem na
realização de propostas de experiências de superação de problemáticas que têm
envolvido o esporte escolar e outros conhecimentos da cultura corporal,
inovando com práticas pedagógicas que contemplem a diversidade, a questão de
gênero, as especificidades do Território de Identidade, o estudante com
necessidades educacionais especiais, dentre outras. Portanto, jogos abertos às
experiências regionais, considerando professor e educando como participantes da
constante recriação da proposta.
DA
DURAÇÃO DAS PARTIDAS, INTERRUPÇÕES e SUBSTITUIÇÕES DAS EXPERIÊNCIAS COMUNS
Art. 14º Nas
modalidades basquetebol, futsal, futebol de campo e handebol, as partidas terão
duração de 40min. (cronômetro corrido), divididos em 02 (dois) tempos de
20min., com intervalo de 5 min. entre o 1º e o 2º tempo. O 1º tempo será
subdividido em 02 períodos de 10 min., sem intervalo. As equipes terão direito
a um tempo técnico de 01 min., solicitado pelo professor, a cada tempo.
Art. 15º Haverá
substituição, no 2º período, de toda a equipe que iniciou a partida. No 2º
tempo, as substituições deverão ocorrer a critério do professor.
§ 1º No caso de
um educando sofrer alguma contusão / lesão ainda no 1º período, seu substituto
deverá permanecer no 2º período, mas não poderá continuar por tempo superior a
três (03) períodos.
§ 2º O estudante
não poderá retornar à partida, caso comprovada a sua contusão / lesão por meio
da comunicação entre o setor médico e a coordenação da modalidade. A equipe
não será penalizada, em nenhuma hipótese, no critério do número de
participantes, substituições e ponto bônus.
§3º O disposto
nos artigos 14 e 15 não se aplica à modalidade voleibol (ver regulamento
específico).
DO
SISTEMA DE DISPUTA
Art. 16º O
sistema de competição das modalidades individuais obedecerá ao estabelecido nos
Regulamentos Específicos de cada modalidade.
Art. 17º Recomenda-se
o sistema de rodízio simples dentro das chaves para as modalidades coletivas
(preferencialmente com chaves de 03 equipes, depois chaves de 04 equipes e por
último, a chave de 05 equipes).
DA
CLASSIFICAÇÃO
Art. 18º Será
vencedora por modalidade/gênero a equipe que somar o maior número de pontos,
segundo especificação abaixo:
Equipe
vencedora – 03 (três) pontos
Empate – 02
(dois) pontos
Equipe
não vencedora – 01 (um) ponto
W X
O (Não Comparecimento) – 00 (zero) não pontua
Bônus por apresentar
Equipe Completa – 01 (um) ponto, tanto para a vencedora, quanto para a não
vencedora.
§ único – A
pontuação do atletismo, GR, voleibol e xadrez será especificada no regulamento
de cada modalidade.
Art. 19º No caso
de empate, para efeito de classificação, exceto atletismo, xadrez, GR e
voleibol, serão considerados, respeitando a ordem, os seguintes critérios:
1º – Melhor
disciplina
2º -- Maior
número de ponto-bônus
3º – Maior
número de vitórias
4º – Saldo de
gols ou pontos (voleibol)
5º -- Maior
número de gols ou pontos (voleibol)
6º –
Confronto direto 7º – Sorteio
OBS.: os
critérios de desempate da modalidade voleibol estão no regulamento específico. §1º No critério disciplina, nas
modalidades coletivas, será observado o menor número de advertências ou
penalizações, através dos cartões registrados em súmula, e o cumprimento das
cláusulas deste Regulamento.
§2º A tabela de
equivalência se encontra no regulamento específico de cada modalidade, porém,
nas modalidades atletismo, xadrez e GR será observado o cumprimento deste
Regulamento e as adaptações dos seus respectivos regulamentos específicos.
§ 3º O estudante
que sofrer penalizações somente voltará a participar dos Jogos após autorização
da Comissão de Orientação Disciplinar,
que terá como critérios norteadores, para análise dos casos, os princípios
apresentados por este Regulamento. § 4º Os
casos de indisciplina, envolvendo a torcida ou qualquer outro participante,
serão tratados e dirimidos pela Comissão
de Orientação Disciplinar e/ou pela Comissão
Organizadora dos Jogos.
§ 5º A Comissão de Orientação Disciplinar será
composta por 01 (um) representante dos seguintes segmentos: Coordenação JERP no
NTE (Presidente), Coordenação da Modalidade e Coordenação do Local da
Competição, designados pela organização dos Jogos Estudantis.
DA
COMISSÃO DE ORIENTAÇÃO DISCIPLINAR
Art. 20º. A
Comissão de Orientação Disciplinar será nomeada pela Coordenação dos JERP e será responsável pela organização da
justiça desportiva dentro do evento. Responsabilizar-se-á pela abertura dos
processos, julgamento dos pedidos e das infrações, bem como da aplicação das
respectivas sanções. Será responsável por encaminhar suas decisões para a
publicação nos Boletins Gerais do evento.
§ 1º. A Comissão
de Orientação Disciplinar será convocada pelo seu Presidente e deverá reunir-se
a qualquer hora, sempre que necessário.
§ 2º. A Comissão
de Orientação Disciplinar seguirá as disposições contidas neste regulamento e
na legislação desportiva nacional em vigor.
Art. 21º No JERP, as pessoas físicas ou
jurídicas que infringirem este Regulamento ou decisões da Comissão de
Orientação Disciplinar ou cometerem faltas disciplinares no transcurso desta
competição escolar ou dentro da jurisdição das sedes dos jogos, estarão
sujeitas às sanções previstas neste Regulamento.
Art. 22º Todos
participantes dos JERP poderão sofrer as seguintes sanções disciplinares: a) Advertência.
b) Censura
escrita.
c) Suspensão.
d) Exclusão.
Art. 23º As
sanções disciplinares entrarão automaticamente em vigor a partir das decisões
da Comissão de Orientação Disciplinar, devendo ser imediatamente comunicadas às
Equipes e publicadas no Boletim Oficial dos JERP para ciência e cumprimento.
Art. 24º As
suspensões automáticas estão descritas no regulamento específico de cada
modalidade.
Art. 25º Qualquer
forma de recurso deverá obedecer aos procedimentos estabelecidos no
Regulamento.
§Único. O Portal
da Educação – Link em Estudantes–Jogos estudantis será disponibilizado pela
Comissão Organizadora do JERP para a comunicação das sanções.
Art. 26º Será
encaminhado relatório à Comissão de Orientação Disciplinar para análise e
pronunciamento, no caso do aluno-atleta, equipe ou delegação que, sem prévia
autorização da Comissão Organizadora, retirar-se do jogo ou prova, competição
ou evento antes do término de sua participação.
§ Único – Em
caso de sanção disciplinar aplicada pela Comissão Disciplinar, a Comissão
Organizadora analisará as sanções administrativas cabíveis.
Art. 27º Qualquer
inscrição realizada de forma irregular será encaminhada à Comissão Disciplinar
Especial para as devidas providências.
DOS
PROTESTOS
Art. 28º Todo
protesto deverá ser apresentado à Coordenação Local dos JERP, onde será
protocolado, para as providências cabíveis.
§1º – Caberá
exclusivamente ao reclamante o ônus da prova.
§2º – Qualquer
forma de protesto deverá obedecer aos procedimentos e prazos imediatos que
deverão se adequar às variações dos espaços/tempos entre os jogos dentro de
cada modalidade esportiva/fase de competição e que serão estabelecidos pela
Comissão de Orientação Disciplinar.
§3º–Transcorridos
os prazos estabelecidos a definir nos respectivos Congressos
Técnicos, o reclamante perderá o direito ao protesto.
DAS
EQUIPES
Art. 29º Cada equipe deverá apresentar-se
completa, 30 minutos antes do início previsto para a partida, com seu
responsável, munida do original de documento oficiais de identidade de cada
estudante (identidade, passaporte, habilitação, carteira do trabalho, ficha de
matricula do SGE com foto assinada e carimbada pelo Gestor da U.E) e da
papeleta fornecida pela organização, preenchida com a relação dos estudantes.
Art.30º Considera-se
equipe completa aquela que se
apresentar para a partida como quantitativo de estudantes definido pelo
regulamento específico.
§1º A equipe que
apresentar-se completa e cumprir o disposto no art. 15 receberá bônus
correspondente a 01 (um) ponto, que será acrescentado aos pontos obtidos na
partida. §2º A equipe que iniciar a
partida incompleta poderá complementar-se, impreterivelmente, antes do início do
2º período, para cumprimento do artigo 15 e fazer jus ao bônus. No caso do
voleibol, ver regulamento específico.
Art. 31º Considera-se
equipe incompleta aquela que se
apresentar para a partida com o quantitativo de estudantes igual ou superior à
quantidade mínima prevista no regulamento específico de cada modalidade e
inferior ao quantitativo máximo, salvo o disposto no artigo 20, §2º.
§ 1º A equipe
que jogar incompleta, ainda que tenha vencido ou empatado a partida, não
acrescentará o ponto bônus aos pontos obtidos na partida.
§ 2° A equipe que se apresentar
incompleta somente poderá jogar se estiver com a quantidade mínima de
estudantes disposta no regulamento específico da modalidade (anexo).
Art. 32º Será
declarado W.O para a equipe que não se apresentar com a quantidade mínima de
estudantes, depois de expirado o tempo de 15 min., a contar do término da
partida anterior, se recusar a jogar ou não comparecer.
§ 1º A equipe que perder por W.O será
notificada pela Comissão Organizadora dos Jogos, por meio de documento enviado
à unidade escolar, porém, não será excluída da competição.
§ 2° Em caso de
abandono ou não comparecimento da equipe, sem justificativa aceitável e/ou
prévia comunicação, os responsáveis diretos serão notificados e advertidos pelo
órgão gestor e comissão de organização.
DA
PREMIAÇÃO
Art. 33º Haverá
premiação com display para a unidade
escolar e medalhas para os estudantes classificados e professores responsáveis
até o 3º lugar por modalidade/gênero. Nas modalidades atletismo e GR a
premiação por equipe de 1º ao 3º lugar, a de provas e aparelhos será de acordo
com o disposto no regulamento específico. §
único - Sugere-se observar a
valorização da participação,
por meio de certificado
ou display, não se restringindo à
premiação convencional.
DISPOSIÇÕES
GERAIS
Art. 34º As
unidades escolares que não possuem uniformes deverão apresentar-se com short ou bermuda de cor padrão e a
camisa do uniforme da unidade escolar. Para estes, serão disponibilizados pela
organização dos Jogos, durante a partida, coletes numerados. As exigências das
modalidades constarão em seus regulamentos específicos.
Parágrafo único – Os
uniformes deverão conter a marca da escola, não sendo permitidos uniformes com
alusão a quaisquer marcas comerciais, campanhas políticas, cigarros e bebidas
alcoólicas.
Art. 35º Todas
as etapas terão seus Congressos Técnicos em data e local definidos pelo Núcleo.
Art. 36º É proibido o uso de bebidas
alcoólicas e de qualquer tipo (fumo ou substâncias entorpecentes), nas
dependências dos locais dos Jogos, incluindo alojamentos e refeitórios.
Art. 37º Os
casos omissos serão decididos pela Comissão Organizadora dos Jogos.
DAS
MODALIDADESESPECÍFICAS
Art. 38º Regulamentos
específicos por modalidades e festivais das experiências comuns encontram-se em
anexo, na seguinte ordem:
1 – Regulamento de Atletismo
2 – Regulamento de Basquetebol
3 – Regulamento de Futebol
4 – Regulamento de Futsal
5 – Regulamento de Handebol
6 – Regulamento de Voleibol
7 – Festival de GR
8 – Festival de Xadrez
ANEXO1
Regulamentos
Específicos das Modalidades
1.O Festival de
Atletismo será regido pelo Regulamento dos Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia - JERP, baseado nas regras oficiais do Atletismo.
2. A
confirmação da participação dos alunos na competição poderá ser feita até 30
(trinta) minutos antes do início de cada prova, mediante apresentação da
carteira de identidade, ou documento de identificação oficial com foto.
3. Conforme
Regulamento Geral dos JERP haverá
duas categorias, a saber:
•
A de 15 a 17
anos nascidos de 2001 a 2003
•
B de 12 a 14
anos nascidos de 2004 a 2006.
4. Para
determinar a Categoria levar-se-á em conta o ano de nascimento do estudante.
5. O
estudante só poderá participar em uma única
categoria.
6. Cada
Unidade Escolar poderá inscrever em cada
Categoria 02 atletas por prova e uma equipe de revezamento.
7. Cada
estudante poderá participar de até 02 (duas) provas e mais o revezamento;
Parágrafo Único – Caso as provas individuais sejam de pista, apenas
01 (uma) poderá ser em distância superior a 250 metros. No caso das provas de
1.000 e dos 1.500 metros rasos, o atleta somente pode participar de uma prova;
8. As
provas disputadas em cada categoria serão as seguintes:
CATEGORIAA
•
Corridas -100
m rasos, 400 m rasos, 1.500 m rasos, Revezamento Medley (revezamento na
distância de 1000m, com educando correndo, na seguinte ordem: 100m, 200m, 300m
e 400m);
•
Saltos -
Distância e Altura;
•
Arremesso -
Peso (4 kg fem. e 5 kg masc.);
•
Lançamentos -
Disco (1 kg Fem. e 1,5 Kg. Masc.) e Lançamento de dardo (600 gramas Fem. e 700
gramas Masc.).
CATEGORIAB
•
Corridas -75
m rasos, 250 m rasos, 1.000m rasos, Revezamento 4X75 m. rasos;
•
Saltos -
Distância e Altura;
•
Arremesso -
Peso (3 kg fem. e 4 kg masc.);
•
Lançamentos-Disco
(750gramas Fem. E 1 kg Masc.) e Lançamento de dardo (500 gramas Fem. e 600
gramas Masc.).
9. Todas
as provas serão disputadas como finais por tempo, exceto os 100m rasos e os 75m
rasos, que terão semifinais por tempo quando necessário.
10.A
composição das séries, balizamento e ordem preliminar de arremessos e
lançamentos serão definidos pela Coordenação Técnica da competição.
11.Serão
premiados com medalhas os estudantes classificados em 1°, 2° e 3° lugares, em
cada prova e em cada categoria.
12.Serão
premiadas com troféus as Unidades Escolares classificadas em 1°, 2° e 3°
lugares, em cada Categoria e em cada gênero, cujas equipes constam com maior
número de pontos, conforme quadro abaixo:
CLASSIFICAÇÃO
|
PONTUAÇÃO
|
1°lugar
|
13pontos
|
2°lugar
|
08pontos
|
3°lugar
|
06pontos
|
4°lugar
|
05pontos
|
5°lugar
|
04pontos
|
6°lugar
|
03pontos
|
7°lugar
|
02pontos
|
8°lugar
|
01pontos
|
13.Os
casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela Coordenação da
modalidade e/ou pela Comissão Organizadora dos JERP-BA.
Os Jogos
de Basquetebol serão regidos pelo Regulamento dos Jogos Estudantis da Rede
Pública da Bahia, baseados nas regras oficiais da modalidade.
2. Para
efeito de aplicação dos artigos 19, 20, 21 e 22 do Regulamento Geral,
referentes ao quantitativo de estudantes das equipes e pontuação, segue quadro
com as especificações dessa modalidade:
Situação
|
Quantidade de
estudantes
|
Pontuação
|
|
|
Vencedora
|
Não vencedora
|
|
Equipe
Completa*
|
10 estudantes
|
03
|
01
|
Equipe
Incompleta
|
05 a 09 estudantes
|
03
|
01
|
W.O
|
Menos de 05 estudantes
Recusa a jogar
Não comparecimento
|
03
|
00
|
*Cada equipe completa receberá mais 1 (um) ponto de bônus,
independente do resultado do jogo.
3. Em
caso de empate no tempo regular, o desempate far-se-á em um período extra de05
(cinco) minutos ou quantos forem necessários até que haja um vencedor.
4. Em
caso de W.O a equipe presente será declarada vencedora pelo placar de 20x00.
Caso nenhuma das duas equipes se faça presente em tempo hábil para a partida,
será declarado o duplo W.O.
5. A
bola de jogo será disponibilizada pela organização dos Jogos.
6. Não
será permitido aos estudantes jogar com piercing,
brinco, colar, presilha ou qualquer outro objeto que ponha em risco a sua
integridade física.
7. Para
o critério de classificação “melhor disciplina”, fica estabelecida a seguinte
pontuação:
a) falta
técnica – 01(um)ponto;
b) falta
antidesportiva – 02 (dois)pontos;
c) falta
desqualificante por número de faltas – 06
(seis)pontos;
d) falta
desqualificante direta – 10
(dez)pontos.
Observação:
as pontuações são válidas para todos os integrantes da equipe, estudantes,
professores e auxiliares inscritos nos jogos e relacionados na súmula. 8. Os
casos omissos serão decididos pela coordenação da modalidade e/ou pela Comissão
Organizadora da Etapa Regional dos JERP-BA.
Jogos
de Futebol serão regidos pelo Regulamento dos Jogos Estudantis da Rede
Pública da Bahia, baseados nas regras oficiais da modalidade.
2. Para
efeito de aplicação dos artigos 19, 20, 21 e 22 do Regulamento Geral, referentes
ao quantitativo de estudantes das equipes e pontuação, segue quadro com as
especificações dessa modalidade:
Situação
|
Quantidade de estudantes
|
|
Pontuação
|
|
|
|
Vencedora
|
Empate
|
Não vencedora
|
Equipe
Completa*
|
18estudantes
|
03
|
02
|
01
|
Equipe
Incompleta
|
07 a 17 estudantes
|
03
|
02
|
01
|
W.O
|
Menos de 07 estudantes
Recusa a jogar
Não comparecimento
|
03
|
------
|
00
|
*Cada equipe completa receberá mais 1 (um) ponto de bônus,
independente do resultado do jogo.
3. Cada
equipe poderá solicitar 1 (um) tempo técnico de 1 minuto de duração em cada
tempo do jogo.
4. Não
será permitido ao estudante jogar sem calçado, meiões e caneleira.
5. Para
o critério de classificação “melhor disciplina”, fica estabelecida a seguinte pontuação:
a) cartão
amarelo = 05 pontos;
b) cartão
vermelho (2º amarelo) = 10 pontos;
c) cartão
vermelho direto = 20 pontos.
OBS.: O segundo cartão amarelo não será computado na soma
total, e sim o cartão vermelho (ex: 5 do amarelo + 10 do vermelho = 15 pontos).
Observação: as pontuações são válidas para todos os
integrantes da equipe, estudantes, professores e auxiliares inscritos nos jogos
e relacionados na súmula.
6. Os
casos omissos serão decididos pela coordenação da modalidade e/ou pela Comissão
Organizadora da Etapa Regional dos JERP-BA.
Jogos
de Futsal serão regidos pelo Regulamento dos Jogos Estudantis da Rede
Pública da Bahia, baseados nas regras oficiais da modalidade.
2. Para
efeito de aplicação dos artigos 19, 20, 21 e 22 do Regulamento Geral,
referentes ao quantitativo de estudantes das equipes e pontuação, segue quadro
com as especificações dessa modalidade:
Situação
|
Quantidade de estudantes
|
|
Pontuação
|
|
|
|
Vencedora
|
Empate
|
Não vencedora
|
Equipe
Completa*
|
10 estudantes
|
03
|
02
|
01
|
Equipe
Incompleta
|
03 a 09 estudantes
|
03
|
02
|
01
|
W.O
|
Menos de 03 estudantes
Recusa a jogar
Não comparecimento
|
03
|
------
|
00
|
*Cada equipe completa receberá mais 1 (um) ponto de
bônus, independente do resultado do jogo.
3. Nenhuma
equipe poderá jogar com menos de 3
(três) estudantes, podendo complementar a súmula do jogo somente até o desenvolvimento do 2º período (1º
tempo).
4. O
estudante penalizado com 2 (dois) cartões amarelos ou 1 (um) vermelho somente
retornará aos Jogos após autorização da Comissão de Orientação Disciplinar.
5. Para
compor o uniforme:
a. O
estudante deverá jogar de tênis, meiões e caneleiras, não sendo permitido o uso
de tênis de futebol society;
b. quando
a equipe não possuir caneleira, a organização dos Jogos disponibilizará para
uso a título de empréstimo.
6. Para
o critério de classificação “melhor disciplina”, fica estabelecida a seguinte
pontuação:
a. cartão
amarelo = 05pontos;
b. cartão
vermelho (2º amarelo) = 10pontos;
c. cartão
vermelho direto =20pontos.
OBS.: O segundo cartão amarelo não será computado na soma
total, e sim o cartão vermelho (ex: 5 do amarelo + 10 do vermelho = 15pontos).
Observação: as pontuações são válidas para todos os
integrantes da equipe, estudantes, professores e auxiliares inscritos nos jogos
e relacionados na súmula.
7. Os
casos omissos serão decididos pela coordenação da modalidade e/ou pela Comissão
Organizadora da Etapa Regional dos JERP-BA.
Jogos
de Handebol serão regidos pelo Regulamento dos Jogos Estudantis da Rede
Pública da Bahia, baseados nas regras oficiais da modalidade.
2. Para
efeito de aplicação dos artigos 19, 20, 21 e 22 do Regulamento Geral, referentes
ao quantitativo de estudantes das equipes e pontuação, segue quadro com as
especificações dessa modalidade:
Situação
|
Quantidade de estudantes
|
|
Pontuação
|
|
|
|
Vencedora
|
Empate
|
Não vencedora
|
Equipe
Completa*
|
14 estudantes
|
03
|
02
|
01
|
Equipe
Incompleta
|
05 a 13 estudantes
|
03
|
02
|
01
|
W.O
|
Menos de 06 estudantes
Recusa a jogar
|
03
|
------
|
00
|
*Cada equipe completa receberá mais 1 (um) ponto de
bônus, independente do resultado do jogo.
3. Os
uniformes ou coletes poderão ser numerados de 01 a 99, com números na frente e
nas costas dos mesmos.
4. O
uniforme dos goleiros não poderá ser da mesma cor do uniforme dos jogadores de
linha de ambas as equipes nem dos goleiros da outra equipe.
5. O
estudante, professor ou membro da comissão técnica que for desqualificado e
citado em súmula (exceto a desqualificação automática pela 3ª exclusão de 2
minutos), somente retornará aos Jogos após autorização da Comissão de
Orientação Disciplinar.
6. A
bola de jogo será disponibilizada pela organização dos Jogos.
7. Quando
o jogo tiver que ter um vencedor, por característica da fase, será jogada uma
prorrogação de 02 (dois) tempos de 05 min. Persistindo o empate, serão cobrados
“tiros de sete metros” (03 cobranças por equipe). Ainda persistindo o empate,
serão cobrados “tiros de sete metros” (01 cobrança por equipe) até definir o
vencedor.
8. Para
o critério de classificação “melhor disciplina” fica estabelecida a seguinte
pontuação:
a) cartão
amarelo (advertência): 01(um)ponto;
b) exclusão
2 (dois) minutos: 02 (dois)pontos;
c) desqualificação
direta: 10 (dez) pontos.
Observação: as pontuações são válidas para todos os
integrantes da equipe, estudantes, professores e auxiliares inscritos nos jogos
e relacionados na súmula.
9. Os
casos omissos serão decididos pela coordenação da modalidade e/ou pela
Comissão Organizadora da Etapa Regional dos JERP-B
1. Os
Jogos de Voleibol serão regidos pelo
Regulamento dos Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia, baseados nas regras
oficiais da modalidade.
2. Para
efeito de aplicação dos artigos 19, 20, 21 e 22 do Regulamento Geral,
referentes ao quantitativo de estudantes das equipes e pontuação, segue quadro
com as especificações dessa modalidade:
Situação
|
Quantidade de estudantes
|
Pontuação
|
|
|
|
Vencedora
|
Não vencedora
|
Equipe
Completa*
|
12 estudantes
|
02
|
01
|
Equipe
Incompleta
|
06 a 11 estudantes
|
02
|
01
|
W.O
|
Menos de 06 estudantes
Recusa a jogar
Não comparecimento
|
02
|
00
|
*Cada equipe completa receberá mais 1 (um) ponto de
bônus, independente do resultado do jogo.
3. Os
jogos de voleibol serão disputados em 03 (três) sets (dois sets vencedores),
obedecendo ao seguinte e score:
3.1
Primeiro e segundo sets de 25 (vinte e
cinco) pontos, com limite máximo de
27 (vinte e sete) pontos;
3.2 Terceiro
set, quando necessário, de 15 (quinze) pontos sem limite, ou seja, só
encerrando com diferença de 02 (dois) pontos a partir do empate em 14 x14. 3.3 Serão
concedidos 02 (dois) tempos técnicos de 30 (trinta) segundos para cada equipe,
em cada set.
4. No
1º set não poderá haver substituição até que qualquer uma das equipes chegue ao
12º ponto, salvo os casos de contusão. Neste momento, todos os estudantes
“titulares” serão substituídos e os substitutos permanecerão até o final do 1º
set. No 2º set, as substituições ocorrerão segundo as regras oficiais.
5. Altura da rede
Feminino
|
Masculino
|
2,24m
|
2,43m
|
6. Critérios de desempate – 1º Disciplina;
2º Maior número de ponto-bônus; 3º Saldo
de sets; 4º Saldo de pontos; 5º Sets average;
6º Pontos average; 7º Confronto direto; 8º Sorteio.
7. Para
o critério de classificação “melhor disciplina”, fica estabelecida a seguinte
pontuação:
a) cartão
amarelo (advertência): 05 (cinco)pontos;
b) cartão
vermelho: 10 (dez)pontos;
c) desqualificação/expulsão:
15 (quinze)pontos.
Observação:
as pontuações são válidas para todos os integrantes da equipe, estudantes,
professores e auxiliares inscritos nos jogos e relacionados na súmula. 8. Os
casos omissos serão decididos pela coordenação da modalidade e/ou pela Comissão
Organizadora da Etapa Regional dos JERP-BA.
FESTIVAL
E COMPETIÇÃO DE GINÁSTICA RÍTMICA – GR
1. Realizaremos,
simultaneamente, o festival e a competição de Ginástica Rítmica.
a.
As escolas poderão participar do festival com até duas
apresentações de Ginástica Rítmica ou Ginástica Geral.
b.
No festival, o tempo máximo de apresentação por número
é de 05 (cinco) minutos.
c.
O número de
estudantes inscritos, somando os participantes do festival e da competição é
de, no máximo, 24 estudantes. As
apresentações do festival devem ser em grupo.
d.
Na competição, as escolas poderão participar no
individual e/ou no conjunto.
e.
A escola poderá participar dos dois momentos ou apenas
do festival. A participação na
competição está vinculada à participação no festival.
ATENÇÃO: é
obrigatória a apresentação de um documento de identidade com foto atualizada da
estudante para a competição. A estudante que não apresentar o
documento de identificação com foto poderá
participar, mas a escola não receberá os pontos do conjunto e/ou do individual
(considerar-se-á o ano de nascimento).
Para a inscrição do estudante no Festival e
Competição de Ginástica Rítmica será obrigatório à entrega do atestado da
escola assinado pelo diretor, comprovando que o estudante é matriculado na
escola que ele representa, acompanhado da cópia da carteira de identidade ou
documento legal com foto.
A competição de Ginástica Rítmica será regida pelo
que dispuser o Regulamento dos Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia 2017;
baseado no regulamento técnico doTorneio Nacional de GR e nas regras oficiais
da modalidade.
2. Composição das equipes:
Individual – a equipe será composta de 02 ginastas
titulares e 01 reserva.
Conjunto – a equipe será composta de 05 ginastas titulares
e 02 reservas.
3. É
obrigatória a entrega de 04 cópias
da ficha de avaliação de dificuldade e 02
cópias da ficha de execução para a prova de Individual e de Conjunto.
4. A
música pó dera ser instrumental ou cantada por coral. Atenção: não poderá ser utilizada música com palavra compreensível
em qualquer língua.
5. Para
cada música, somente poderá ser utilizado um CD que deverá estar identificado.
a.
para o individual, com o nome da estudante, o nome da escola,
o aparelho, o nome da música, o(s) nome(s) do(s) autor(es), o tempo da música
(tempo do exercício:1’15”a1’30”).
Obs: Tentem evitar músicas com o tempo máximo para as
estudantes da categoria infantil.
b.
para o conjunto, deve constar o nome da escola, o
aparelho, o nome da música, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e o tempo da música
(tempo do exercício: 2’15” a2’30”).
Atenção: Este ano testaremos a colocação antecipada das músicas no PC
afim de agilizarmos o evento, para isto solicitamos que as professoras também
leve mas músicas identificadas em pen drive.
6. As categorias e provas serão as
especificadas abaixo:
|
|
Idade
|
Programa da Competição
|
Categoria
A
|
Adulto
|
15
anos a 17 anos – ano de nascimento – 2000 a 2002.
|
Individual –Bola
Conjunto – 05 Bolas
|
Categoria B
(subdividida
em dois níveis)
|
B-1
– Infantil
|
10
a 12 anos – ano de nascimento – 2005 a 2007.
|
Individual –Bola
Conjunto – 05 Arcos
|
B-2
– Juvenil
|
13 a 14 anos – ano de nascimento – 2004 a
2005.
|
Individual –Bola
Conjunto – 05 Fitas
|
|
Categoria
C
|
Adulto
|
18
anos acima – ano de nascimento –1999.
|
Individual –Arco
Conjunto – 05 Arcos
|
7. Premiação e classificação por categoria:
concurso final
Individual geral por aparelho – medalha da 1ª a 6ª
colocação, por categoria.
a)
Individual geral por equipe – medalha da 1ª a 3ª
colocação, por categoria.
b)
Conjunto – medalha da 1ª a 3ª colocação, por categoria
e display para a escola. Para participar da premiação geral – até o 3º lugar, a
Escola deve participar da competição individual e da competição do conjunto em
cada categoria. Caso não haja o conjunto de nenhuma escola, soma-se o resultado
das estudantes por escola por equipe individual.
Serão fornecidos Displays de participação para todos os participantes e
todas as escolas.
Regra
para obtenção de pontos - EQUIPE:
As
escolas receberão pontos por categoria de acordo com a classificação de suas
estudantes no individual geral e pela classificação do conjunto, conforme
tabela abaixo:
Critérios
de pontuação para classificação das escolas
|
|||
Individual
|
Pontos
|
Conjunto
|
Pontos
|
1º
|
15
|
1º
|
23
|
2º
|
12
|
2º
|
18
|
3º
|
09
|
3º
|
14
|
4º
|
07
|
4º
|
11
|
5º
|
06
|
5º
|
09
|
6º
|
05
|
6º
|
08
|
7º
|
04
|
7º
|
06
|
8º
|
03
|
8º
|
05
|
9º
|
02
|
9º
|
03
|
10º
|
01
|
10º
|
02
|
Ø Serão
computadas notas até o 10º (décimo) lugar de cada categoria.
Ø Em
caso de empate será considerada campeã a escola que tiver o conjunto.
Persistindo o empate será considerada a classificação dos individuais na
categoria.
Observação:
a classificação do conjunto contará do brado em caso de desempate.
Execução observada
para a nota do individual das três categorias:
Faltas artísticas e faltas técnicas.
Pontuação = 10 pontos no máximo, conforme o Código
Internacional de Pontuação.
Penalidade: 0,50 por
cada dificuldade a mais ou a menos de cada grupo corporal.
0,30
por ausência do pivô obrigatório ou de uma dificuldade do grupo corporal.
|
|
Cálculo da nota
final: somatório da nota de D + E.
Nota final: resultado
do somatório da nota de Dificuldade + Execução
Infantil = 15,00
pontos no máximo;
Juvenil
= 16,00 pontos no máximo; Adulto =
17,00 pontos no máximo.
|
Observação: Por se tratar de ume vento escolar e, observando a
sugestão do Torneio Nacional de GR–2014; a catamos que o conceito de Maestria
pode ser substituído por Manejo dos Aparelhos que consiste em combinações dos
elementos dos aparelhos.
Incluem combinações
dos elementos do aparelho: elementos da Tabela dos Grupos Fundamentais
específicos de cada aparelho e também os outros Grupos Técnicos do aparelho e
dos Critérios de Maestria.
Os Elementos de Manejo dos aparelhos podem ser realizados
durante:
• Uma
dificuldade Corporal (D).
• Uma
Combinação de Passos de Dança.
A maestria e o manejo dos
aparelhos serão validados se não houver falta de execução.
|
Os Grupos Fundamentais podem ser repetidos,
os outros grupos técnicos podem ser utilizados somente uma vez.
Na ficha oficial de Dificuldade os manejos
se identificam como:
M + Base (critérios) =0,20
Consistem de três componentes:
• Mínimo 01 BASE: Grupos Fundamentais e/ou
Outros Grupos Técnicos do aparelho + no mínimo de 02 critérios
7.1.
REGULAMENTO ESPECÍFICO POR CATEGORIA –Provas
7.1.1. CATEGORIAINFANTIL
Individual
– BOLA
|
Exigências:
Dificuldade: valor
máximo 05 pontos.
Dificuldade
corporal: mínimo de 04 e máximo de 06.
Passo de Dança: mínimo
de 01; valor 0,30 pontos.
Elementos Dinâmicos
de Rotação: máximo de 02.
Maestria e/ou Manejo
dos aparelhos: valor 0,20.
Permitido dificuldades corporais múltiplas e mistas.
Permitido os critérios de onda total e
elementos com rotação do corpo para aumentar o valor da dificuldade corporal
(+ 0,10).
Atenção:
Os 03 Grupos Corporais – salto, equilíbrio e rotação – devem estar
representados.
Obrigatório
um pivô de no mínimo 180°(na 1/2 ponta) como elemento de rotação.
|
Conjunto:
05 BOLAS
|
Exigências:
Dificuldade: valor
máximo 05pontos.
Dificuldade: máximo
de 04 trocas e 03 corporais = valor total 07 dificuldades.
Passos de Dança:
= mínimo de 1 = valor 0,30.
Elementos dinâmicos
com rotação: máximo de 01.
Elementos de
colaboração: mínimo de04.
Distância
da troca: mínimo de 5 a 6 metros para
receber a bonificação de 0,10.
Atenção:
No exercício de grupo, os 03 grupos de movimentos corporais (salto,
equilíbrio,
|
rotação) devem estar
representados; mínimo de 01 dificuldade de cada grupo. Obrigatório um pivô de, no mínimo, 180° (na 1/2 ponta) como elemento de
rotação.
7.1.2. CATEGORIA JUVENIL
Individual
– BOLA
|
Exigências:
Dificuldade: valor
máximo 06 pontos.
Dificuldade
corporal: mínimo de 04 e máximo de 07.
Passo de dança: mínimo
de 01; valor 0,30.
Elementos Dinâmicos
de Rotação: máximo de 02.
Maestria e/ou Manejo
dos aparelhos: valor 0,20.
Permitido dificuldades corporais múltiplas e mistas.
Permitido os critérios de onda total e
elementos com rotação do corpo para aumentar o valor da dificuldade corpora l
(+ 0,10).
Atenção:
Os 03 Grupos Corporais – salto, equilíbrio e rotação – devem estar
representados.
Obrigatório
um pivô de no mínimo 180° (na ½ ponta) como elemento de rotação.
|
Conjunto:
05 ARCOS
|
Exigências:
Dificuldade: valor
máximo 06pontos.
Dificuldade: máximo
de 04 trocas de aparelho e 04 corporais = valor total 08dificuldades.
Passo de dança: mínimo
de 01; valor 0,30.
Elementos dinâmicos
com rotação: máximo de 01.
Elementos de
colaboração: mínimo de 04.
Distância
da troca: mínimo de 6 metros para
receber a bonificação de 0,10.
Atenção: No exercício de
grupo deve ser representado pelos 03 grupos de movimentos corporais (salto,
equilíbrio, rotação); mínimo de 01 dificuldade de cada grupo. Obrigatório um pivô de, no mínimo, 180°
(na 1/2 ponta) como elemento de rotação.
|
7.1.3 CATEGORIA ADULTA – A
Individual – BOLA
Exigências:
|
Dificuldade: valor
máximo 07pontos.
Dificuldade
corporal: mínimo de 06 e máximo de09.
Passo de dança: 01
no mínimo; valor 0,30.
Elementos dinâmicos com rotação: máximo
de 03 .Maestria e/ou Manejo dos
aparelhos: valor 0,20.
Permitido dificuldades corporais múltiplas e mistas.
Permitido os critérios de onda total e
elementos com rotação do corpo para aumentar o valor da dificuldade corporal
(+ 0,10).
Atenção: Os 03 Grupos
Corporais – salto, equilíbrio e rotação – devem estar representados. Obrigatório um pivô de no mínimo 180° (na
1/2 ponta) como elemento de rotação.
|
Prova:
Conjunto – 05 FITAS (05 metros no mínimo)
|
Exigências:
Dificuldade: valor
máximo 07pontos.
Dificuldade: máximo
de 04 trocas de aparelho e 04 corporais = valor total 08dificuldades.
Passo de dança: mínimo
de 01; valor 0,30.
Elementos dinâmicos
com rotação: máximo de 01.
Elementos de
colaboração: mínimo de06.
Distância
da troca: mínimo de 6 metros para
receber a bonificação de0,10.
Atenção:
Os 03 Grupos Corporais – salto, equilíbrio e rotação – devem esta
representados.
Obrigatório
um pivô de no mínimo 180°(na ½ ponta) como elemento de rotação.
|
7.1.4 CATEGORIA ADULTA – C
Individual
–ARCO
|
Exigências:
Dificuldade: valor
máximo 07pontos.
Dificuldade
corporal: mínimo de 06 e máximo de09.
Passo de dança: 01
no mínimo; valor 0,30.
Elementos dinâmicos
com rotação: máximo de 03.
Maestria e/ou Manejo
dos aparelhos: valor 0,20.
Permitido dificuldades corporais múltiplas e mistas.
Permitido os critérios de
onda total e elementos com rotação do corpo para aumentar o valor da
dificuldade corporal (+ 0,10).
|
Atenção: Os 03 Grupos Corporais –
salto, equilíbrio e rotação – devem estar representados. Obrigatório um pivô de no mínimo 180° (na 1/2 ponta) como elemento de
rotação.
Prova:
Conjunto – 05 ARCOS
|
Exigências:
Dificuldade: valor
máximo 07 pontos.
Dificuldade: máximo
de 04 trocas de aparelho e 04 corporais = valor total 08dificuldades.
Passo de dança: mínimo
de 01; valor 0,30.
Elementos dinâmicos
com rotação: máximo de 01.
Elementos de
colaboração: mínimo de 06.
Distância
da troca: mínimo de 6 metros para
receber a bonificação de 0,10.
Atenção:
Os 03 Grupos Corporais – salto, equilíbrio e rotação – devem estar
representados.
Obrigatório
um pivô de no mínimo 180°(na ½ ponta) como elemento de rotação.
|
9. Os casos
omissos serão decididos pela coordenação da modalidade e/ou pela Comissão
Organizadora dos JERP-BA – 2018.
1. O
Festival de Xadrez será regido pelo
Regulamento dos Jogos Estudantis da Rede Pública da Bahia, baseado nas regras
oficiais da modalidade.
2. A
categoria será única, sem distinção de idade ou gênero.
3. Cada
Núcleo definirá a quantidade de participantes por unidade escolar.
4. Será
adotado exclusivamente o sistema de emparceiramento suíço em 05 (cinco) rodadas, com tempo de reflexão de 30 minutos
para cada jogador, nocaute, ver
quadro abaixo. Neste sistema, o participante de verá fazer todos os seus lances
no tempo de 30 minutos. O registro dos lances em planilha é facultativo.
5. Para
efeito de desempate, serão adotados, nessa ordem, os seguintes critérios: (1)
CONTAGEM PROGRESSIVA (soma do total dos pontos obtidos pelo jogador ao término
de cada rodada); (02) MILÉSIMOS TOTAIS ou BUCHHOLZ
(soma dos pontos dos adversários); (03) MILÉSIMOS MEDIANOS ou MEDIAN BUCHHOLZ (soma dos pontos dos
adversários, excluindo- se o de maior pontuação e o de menor pontuação); (04) SONNEBORN-BERGER (soma ponderada dos
pontos de todos os adversários proporcionalmente aos respectivos resultados
obtidos); (05) NÚMERO DE VITÓRIAS com as peças pretas; (06) SORTEIO.
6. Cada
estudante participante deverá estar munido de 01 (um) conjunto de peças de
xadreze, se possível, 01 (um) relógio de xadrez durante as rodadas, material de
sua inteira responsabilidade.
7. O
educando participante deverá acatar respeitosamente as decisões tomadas pela
arbitragem e comportar-se eticamente.
8. Durante
a partida, os participantes não podem fazer uso de anotações, fontes de
informação, conselhos de outros ou analisar a partida em outro tabuleiro.
9. Nenhuma
análise é permitida na sala do torneio durante as partidas, tanto por jogadores
como por espectadores. Jogadores que terminarem suas partidas serão
considerados espectadores.
10. Aos
participantes não será permitido deixar a sala do torneio sem a permissão do
árbitro. Também é proibido distrair ou perturbar o colega da partida.
11. A
partida é perdida pelo jogador que, durante o andamento da mesma, recusa-se a
seguir o presente regulamento. A pontuação do colega da mesa correspondente
deve ser decidida pelo árbitro.
12. Lances
ilegais não causam necessariamente a derrota. Para um primeiro lancei legal
feito por um jogador, o árbitro deve dar dois minutos extras ao adversário;
para um segundo lance ilegal feito pelo mesmo jogador, o árbitro novamente deve
dar dois minutos extras ao adversário; a um terceiro lance ilegal pelo mesmo
jogador, o árbitro deve declarara partida perdida para o jogador que jogou
incorretamente.
13. O
participante deverá apresentar-se no local do evento com 30 (trinta) minutos de
antecedência. Os eventuais atrasos serão analisados e resolvidos pela
coordenação da modalidade sem prejuízo ao andamento da competição.
14. Os
casos omissos serão decididos pela coordenação da modalidade e/ou pela Comissão
Organizadora da Etapa Regional dos JERP-BA –2013.
Quadro
do Xadrez Rápido
B1
- A “partida de xadrez rápido” é aquela onde todos os lances devem ser feitos
num limite de tempo pré-determinado, de 15 a 60 minutos para cada jogador.
|
B2 – Os jogos serão regidos
pelas Leis de Xadrez da FIDE, exceto onde forem regidos pelas Leis de Xadrez
Rápido, adiante especificadas.
|
B3 - Os jogadores não
precisam anotar os lances da partida.
|
B4
- Uma vez que cada jogador tenha efetuado três lances, nenhuma reclamação
pode ser feita relativamente à colocação incorreta das peças, posicionamento
do tabuleiro ou acerto do relógio. No caso de troca de posição de rei e dama
não será permitido o toque com o referido rei.
|
B5-O árbitro poderá
intervir de acordo como disposto no Artigo 4º (Ato de mover as peças) somente
se for requerido por um ou ambos os jogadores.
|
B6-Um
lance ilegal está completo assim que o relógio do adversário for posto em
movimento. O adversário tem, então, o direito de reclamar que o jogador
completou um lance ilegal, desde que não tenha feito seu lance. Apenas após
tal reclamação é que o árbitro poderá
intervir. Entretanto, se ambos os reis estão em xeque ou a promoção de um
peão não foi completada, o árbitro deverá intervir, se possível.
|
B7-As ETA é considerada
caída quando for feita um a reclamação válida neste sentido por um dos
jogadores. O árbitro deverá abster-se de sinalizar uma queda de seta.
|
B8-Para
reclamar uma vitória por tempo, o requerente deve parar ambos os relógios e
avisar o árbitro. Para a reclamação ser bem-sucedida, depois que os relógios
tiverem sido parados, a seta do reclamante deve estar ‘em pé’ e a de seu
adversário caída.
|
B9 - Se ambas as setas
estiverem caídas, a partida está empatada.
|
ANEXO2
Ficha
Síntese da Etapa1Projetodidático-pedagógico
Unidade
escolar: Porte:
Nível
de ensino:
Município:
NTE:
Dependência
administrativa: ( ) Municipal ( ) Estadual ( )Federal Gestor:
Professor
responsável:
Professor
(es) envolvido (s) / área de atuação:
Nome:
Quant.
de estudantes: Feminino ( ) Masculino ( ) Total ()
Quant.
de estudantes com necessidades educacionais especiais, dentre o total: Feminino ( ) Masculino () Período de realização:
Objetivos:
Conhecimentos tratados:
Descrição do projeto:
Recursos utilizados: Dificuldades:
Aspectos relevantes:
Elementos superadores em destaque:
Sugestões / observações:
*
Caso seja possível, sugerimos que o relatório seja enriquecido com fotos e
depoimentos de estudantes.
Local/data
e assinatura do Diretor e do responsável pelo projeto.
EQUIPE
DESISTEMATIZAÇÃO
Ana Carolina dos Santos de Jesus
(Secretaria da Educação)
Francisco Raimundo Côrtes Camarão
(Secretaria da Educação)
José Fernandes Maciel Lima
(Secretaria da Educação)
Katia Simas Stanchi (Secretaria
da Educação)
Maria das Graças (Secretaria da
Educação)
Neuber Leite Costa (Secretaria da
Educação)
Osmar Milazzo (Secretaria da
Educação)
Patrícia Santos Anunciação
(Secretaria da Educação)
Orêncio Moreira Couto
PROFESSORES
COLABOLADORES JERP 2019
Claudio Mendes dos Santos (NTE 01 – Irecê)
Helder Lopes da Silva (NTE 02 – Bom Jesus da Lapa)
Yara Pereira Gonçalves (NTE 03 – Seabra)
Nilson Pereira de Souza Junior (NTE 04 – Serrinha)
Cristovam Crispim de Carvalho Filho (NTE 05 – Itabuna)
Linaldo Bonfim de Oliveira (NTE 06 –Valença)
Luiz Henrique Lessa Damasceno (NTE 07 – Teixeira de
Freitas)
Pablo Amaral Porto (NTE 08 – Itapetinga)
Jorsiane Santana dos Santos (NTE 09 – Amargosa)
Jorge Gonçalves Cruz (NTE 10 – Juazeiro)
Milton Cézar da Silva (NTE 11 – Barreiras)
Evangelista Souza Santos (NTE 12 – Macaúbas)
Anaíde da Silva Fernandes (NTE 13 – Caetité)
Maria Luiza Silva dos Santos (NTE 14 – Itaberaba)
Aldemir de Souza Silva (NTE 15 – Ipirá)
João Batista de Paiva Junior (NTE 16 – Jacobina)
Karla Cybelly Sol Posto de Souza (NTE 17 – Ribeira do
Pombal)
George Roberto Oliveira das Neves (NTE 18 – Alagoinhas)
Maurício de Souza Oliveira (NTE 19 – Feira de Santana)
Margareth Rocha Lima Matos (NTE 20 – Vitória da Conquista)
Carlos Elber Ribeiro Machado (NTE 21 – Stº. A. Jesus)
Suziane de Almeida Pereira Munaro (NTE 22 – Jequié)
Diego Marcone Neves de Souza Santos (NTE 23 – Stª. Mª.
Vitória)
Benilton Barreto dos Santos (NTE 24 – Paulo Afonso)
Valdemir dos Santos Dias (NTE 25 – Senhor do Bonfim)
José Nathan Barbosa Costa (NTE 26 – Salvador)
Fábio Souza Vilas Boas (NTE 27 – Eunápolis)
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