Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila 30 11 13


Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila
Projeto Conhecendo a Bahia
Data 30/11/2013
Praia do Forte- Mata de São João  - Bahia










A Fundação Garcia D'Ávila, nascida em 1981, hoje é uma OSCIP (Organização da Sociedade Cívil de Interesse Público), responsável por profundas intervenções nos setores Educacional, Ambiental, Histórico-Cultural e Social na região de Praia do Forte, proporcionando uma melhor qualidade de vida para aquelas populações através do desenvolvimento sustentado, pilar fundamental da conversão do indivíduo em cidadão.
http://www.fgd.org.br/images/titulos/m.gifuito mais que uma eficiente e incansável entidade preservacionista, a Fundação Garcia D'Ávila abraça uma causa de profundo teor humanístico, que busca transformar o habitante de Praia do Forte em um cidadão integral, proporcionando-lhe qualidade de vida através do desenvolvimento sustentado e transmitindo-lhe os princípios básicos de respeito ao meio ambiente e aos valores culturais e sociais da região onde vive.
Voltada inicialmente para desenvolver pesquisas nas áreas humanas e biológicas, a Fundação acabou por se converter em um instrumento de transformação, tornando-se responsável por profundas intervenções no setor EducacionalAmbientalHistórico-Cultural e Social.
Suas atividades compreendem, ainda, a missão de preservar e restaurar o Castelo Garcia D'Ávila, desenvolver pesquisas arqueológicas no entorno do monumento, o controle ambiental da região urbana que compreende Praia do Forte e seus atributos naturais e a preservação dos remanescentes da Mata Atlântica contidos nas Reservas da Sapiranga, Camurugipe e Passagem Grande, além das áreas de restingas (dunas e manguezais) e de coqueirais.

http://www.fgd.org.br/o_castelo/images/o_castelo_atracoes.gif
Um castelo medieval em pleno paraíso tropical












http://www.fgd.org.br/images/titulos/a.gif Fundação também é responsável pela restauração, preservação e manutenção da Casa da Torre, única construção das Américas com caraterísticas medievais, erigida em 1551 no alto de Tatuapara e também conhecida como Castelo de Garcia D'Ávila.
A edificação, tombada pelo IPHAN em 1937, está inserida no Parque Histórico e Cultural, do qual também fazem parte o Sítio Arqueológico, a área no entorno destinada à realização de eventos e um Centro de Visitação com 1.700m², onde está exposta a maquete do Castelo e instalados salões para exposições, loja, salas para reunião, audio-visual e áreas administrativas.

http://www.fgd.org.br/images/titulos/o.gif Parque Histórico e Cultural, um complexo que compreende as ruínas da Casa da Torre (Castelo Garcia D'Ávila) e a área em seu entorno, um sítio arqueológico e um Centro de Visitação com 1.700m², formado por um amplo salão onde está exposta a maquete (modelo reduzido) do Castelo e espaços onde estão instaladas salas para exposições históricas e arqueológicas, loja, salão para áudio visual, belvedere e centro administrativo.
A  título de contribuição, é cobrada uma taxa para visitação, cuja arrecadação é destinada à manutenção e proteção das Ruínas, gerando empregos para a população nativa.

Ampliando suas atividades, o Parque oferece ainda excelente área para eventos, comportando cerimônias como casamentos, comemorações, aniversários, exposições e festas de empresas, obedecendo-se às regras comportamentais estabelecidas pelo IPHAN e pela Fundação.


























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto Conhecendo a Bahia - Parte III - Salvador

Educação Patrimonial e Artística (EPA)

Artes Visuais Estudantis (AVE)