ORIENTAÇÃO PARA PLANOS DE ESTUDO PARA AÇÃO EMERGENCIAL NO COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO BOAVENTURA DURANTE A VIGÊNCIA DOS DECRETOS No 19.529/20 e 19.549/20.





COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO BOAVENTURA






ORIENTAÇÃO PARA PLANOS DE ESTUDO PARA AÇÃO EMERGENCIAL NO COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO BOAVENTURA DURANTE A VIGÊNCIA DOS DECRETOS No 19.529/20 e 19.549/20.











BREJÕES, 2020









Identificação da Unidade Escolar
Unidade Escolar: Colégio Estadual Edivaldo Boaventura
Código INEP: 29223687
NTE: 09 – Amargosa/BA
Município: Brejões/BA
Nome do (a) Gestor (a) Escolar: Dirceu Assis Santos
E-mail: ceeb.brejoes@educacao.ba.gov.br
Telefones: (73) 3542-2102

1. Estrutura de Governança

Gestão escolar:

Diretor: Dirceu Assis Santos
Vice-diretor: Zaide Anselmo de Souza


Coordenação Pedagógica:

Rosiane Souza Santos.

Articuladores de Área:
Linguagens e suas tecnologias:
Eliane Araújo Cunha
Maria Rita Souza Santos

Ciências da Natureza e suas tecnologias:
Oziel Santana Neri Trindade
Mariele Almeida Nonato

Professores:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

Dirceu Assis Santos (Licenciatura em Ciências com ênfase em Química)
Oziel Santana Neri Trindade (Licenciatura em Ciências Biológicas)
Zaide Anselmo de Souza (Licenciatura em Ciências Biológicas)
Wellington Ramos dos Santos (Licenciatura em Ciências Biológicas)

Ciências Humanas e suas Tecnologias:

Maria Fernanda Oliveira Marques (Licenciatura em História)
João Tosta Mello Neto (Licenciatura em História)
Marcos Souza Silva
Ana Cristina Souza Rodrigues (Licenciatura em História)
Maricélia Rodrigues Oliveira (Licenciatura em História)
Vanda Lúcia Alves Rodrigues (Licenciatura em Geografia)
Thaise Dias Cajaiba Silva (Licenciatura em Pedagogia)

Ciências Exatas e suas Tecnologias:

Aldo Brito de Jesus (Licenciatura em Matemática)
Cristiane Almeida dos Santos (Licenciatura em Matemática)
Elaine Santos Sales (Licenciatura em Matemática)
Erica Cintra dos Santos (Licenciatura em Matemática)
Valter Oliveira Souza (Licenciatura em Matemática e Licenciatura em música em andamento)
Márcio Murilo Santos Cerqueira (Licenciatura em Música em Andamento).

Linguagens e suas Tecnologias:
Antônio  Nascimento dos Santos Filho
Eliane Dantas Sacramento Costa (Licenciatura em Letras)
Eliane Araújo Cunha (Licenciatura em Letras)
Elane Cerqueira Mascarenhas (Licenciatura em Letras)
Ediane Brito Andrade Schettini (Licenciatura em Letras)
Esdras Oliveira de Souza (Licenciatura em Educação Física)
Mariele Almeida Nonato (Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Espanhola e Licenciatura em Química)
Maria Rita Souza Santos (Magistério e Licenciatura em Letras com Inglês - Em Andamento)

Segmento Administrativo

Joelma Couto Macedo (Secretária Escolar)
Isabel Cristina Oliveira Menezes (Secretária Escolar)
Marcia Souza da Silva (Secretária Escolar)























APRESENTAÇÃO

               Tendo em vista a pandemia que se alojou no mundo, pela ação rápida da COVID-19, foi necessário a adoção de medidas extremas e excepcionais. Em nosso estado, o Governo publicou no Diário Oficial, os Decretos Nº 19.529 e 19.549 de 16 e 18 de março de 2020, que regulamentam as medidas temporárias para o enfrentamento da emergência de saúde pública. Dessa forma, as aulas foram suspensas por 30 dias, nas escolas da rede estadual, municipais e particulares de ensino, em todos os municípios.
              Mediante orientação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, para minimizar os impactos da suspensão das aulas, que orienta as escolas para o planejamento, execução e acompanhamento de ações para a continuidade dos estudos dos alunos, apoiados em planos de estudo que contemplem atividades pedagógicas adequadas a cada realidade escolar, a serem divulgadas nos canais de comunicação usualmente utilizados com os estudantes e suas famílias, a equipe gestora do CEEB, apresentou o referido documento no grupo dos professores e partir deste, foram apresentadas várias sugestões pela gestão, coordenação e professores.
                Posteriormente, os docentes juntamente com seus pares pensaram atividades para a construção de planos de estudo, sendo estes elaborados por disciplina contemplando as diversas séries e turmas. Os planos apresentam aos estudantes variadas atividades, com sugestões de livros, filmes, vídeos, textos dos livros didáticos, apostilas, links de cursos online e etc.


OBJETIVOS GERAL
·         Orientar atividades, via Plano de Estudo para os estudantes do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura.

ESPECÍFICOS

·         Possibilitar aos estudantes aproveitar o tempo de quarentena, aprimorando os conhecimentos;
·         Garantir aos educandos continuar estudando;
·         Ofertar diversas atividades complementares, para a formação integral dos estudantes.


CONSIDERAÇÕES INICIAIS

                Tendo em vista, os objetivos mencionados, as atividades propostas estão sendo divulgadas por meio do blog da escola e nos grupos de whatsapp das turmas, os alunos tem acompanhado as atividades e os professores tem orientado e saciado as dúvidas. Na presente comunidade, alguns estudantes são da zona rural e por não ter acesso a essas atividades, estas ainda não serão consideradas para fins avaliativos, a equipe do CEEB, tem dialogado acerca de estratégias, para que essas atividades cheguem a esses estudantes.
               As atividades tem apresentado bons resultados, alguns estudantes estão compartilhando as produções com os professores, outros aproveitam as diversas atividades para continuar aprendendo e na busca de novos conhecimentos. Uma estudante da instituição, ressaltou em um fala no grupo da turma que:
“Essa é a única maneira que temos para estudar, já que não estamos tendo aula presencial.” (Eduarda, CEEB,2020).
              Os docentes da instituição, tem se empenhado e reunido esforços para garantir o máximo de qualidade nas atividades desenvolvidas, bem como utilizando de estratégias, que não prejudique nenhum educando.
            Acreditamos e concordamos com Paulo Freire, ao ressaltar a importância do diálogo na educação, dessa forma:

[...] o diálogo é uma exigência existencial. E, se ele é o encontro em que se solidarizam o refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser transformado e humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar ideias de um sujeito no outro, nem tampouco tornar-se simples troca de ideias a serem consumidas pelos permutastes. Não é também discussão guerreira, polêmica, entre sujeitos que não aspiram a comprometer-se com a pronúncia do mundo, nem a buscar a verdade, mas a impor a sua (FREIRE, 2016, p. 135).

Perante o exposto, entendemos o diálogo enquanto uma prática humilde, dado que, para este acontecer, é preciso compreender que ninguém sabe mais que ninguém e que existem saberes diferentes.
O contexto que estamos vivendo, torna se novo para todos os segmentos da sociedade, bem como a busca de soluções para as demandas que vão surgindo, acreditamos que será a partir do diálogo consciente, que conseguiremos bons resultados em todas as áreas e em especifico na educação. Pontuamos a necessidade e importância dos meios digitais nesse período.
Ressaltamos a relevância de mantermos nossa fé em Deus e acreditar em dias melhores!
               As atividades propostas se encontram em :http://ceedivaldoboaventura.blogspot.com/ .


REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.



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