ORIENTAÇÃO PARA PLANOS DE ESTUDO PARA AÇÃO EMERGENCIAL NO COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO BOAVENTURA DURANTE A VIGÊNCIA DOS DECRETOS No 19.529/20 e 19.549/20.
COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO BOAVENTURA
ORIENTAÇÃO PARA PLANOS DE ESTUDO PARA AÇÃO EMERGENCIAL NO COLÉGIO
ESTADUAL EDIVALDO BOAVENTURA DURANTE A VIGÊNCIA DOS DECRETOS No 19.529/20 e
19.549/20.
BREJÕES, 2020
Identificação da Unidade Escolar
Unidade Escolar: Colégio Estadual
Edivaldo Boaventura
Código INEP: 29223687
NTE: 09 – Amargosa/BA
Município: Brejões/BA
Nome do (a) Gestor (a) Escolar: Dirceu Assis Santos
E-mail: ceeb.brejoes@educacao.ba.gov.br
Telefones: (73) 3542-2102
1. Estrutura de Governança
Gestão escolar:
Diretor: Dirceu Assis Santos
Vice-diretor: Zaide Anselmo de
Souza
Coordenação Pedagógica:
Rosiane Souza Santos.
Articuladores de Área:
Linguagens e suas tecnologias:
Eliane
Araújo Cunha
Maria Rita Souza Santos
Ciências da Natureza e suas tecnologias:
Oziel
Santana Neri Trindade
Mariele
Almeida Nonato
Professores:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
Dirceu Assis
Santos (Licenciatura em Ciências com ênfase em Química)
Oziel
Santana Neri Trindade (Licenciatura em Ciências Biológicas)
Zaide
Anselmo de Souza (Licenciatura em Ciências Biológicas)
Wellington
Ramos dos Santos (Licenciatura em Ciências
Biológicas)
Ciências Humanas e suas Tecnologias:
Maria
Fernanda Oliveira Marques (Licenciatura em História)
João Tosta
Mello Neto (Licenciatura em História)
Marcos Souza
Silva
Ana Cristina
Souza Rodrigues (Licenciatura em História)
Maricélia
Rodrigues Oliveira (Licenciatura em História)
Vanda Lúcia Alves Rodrigues (Licenciatura em Geografia)
Thaise Dias
Cajaiba Silva (Licenciatura em Pedagogia)
Ciências Exatas e suas Tecnologias:
Aldo Brito
de Jesus (Licenciatura em Matemática)
Cristiane
Almeida dos Santos (Licenciatura em
Matemática)
Elaine Santos Sales
(Licenciatura em Matemática)
Erica Cintra dos Santos
(Licenciatura em Matemática)
Valter Oliveira Souza
(Licenciatura em Matemática e Licenciatura em música em andamento)
Márcio Murilo Santos
Cerqueira (Licenciatura em Música em Andamento).
Linguagens e suas Tecnologias:
Antônio Nascimento dos Santos Filho
Eliane
Dantas Sacramento Costa (Licenciatura em Letras)
Eliane
Araújo Cunha (Licenciatura em Letras)
Elane
Cerqueira Mascarenhas (Licenciatura em Letras)
Ediane
Brito Andrade Schettini (Licenciatura em Letras)
Esdras
Oliveira de Souza (Licenciatura em Educação Física)
Mariele
Almeida Nonato (Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Espanhola e
Licenciatura em Química)
Maria Rita Souza Santos
(Magistério e Licenciatura em Letras com Inglês - Em Andamento)
Segmento Administrativo
Joelma Couto Macedo (Secretária
Escolar)
Isabel Cristina Oliveira
Menezes (Secretária Escolar)
Marcia Souza da Silva
(Secretária Escolar)
APRESENTAÇÃO
Tendo em vista a pandemia que se
alojou no mundo, pela ação rápida da COVID-19, foi necessário a adoção de
medidas extremas e excepcionais. Em nosso estado, o Governo publicou no Diário
Oficial, os Decretos Nº 19.529 e 19.549 de 16 e 18 de março de 2020, que
regulamentam as medidas temporárias para o enfrentamento da emergência de saúde
pública. Dessa forma, as aulas foram suspensas por 30 dias, nas escolas da rede
estadual, municipais e particulares de ensino, em todos os municípios.
Mediante orientação da Secretaria
da Educação do Estado da Bahia, para minimizar os impactos da suspensão das
aulas, que orienta as escolas para o planejamento, execução e acompanhamento de
ações para a continuidade dos estudos dos alunos, apoiados em planos de estudo
que contemplem atividades pedagógicas adequadas a cada realidade escolar, a serem
divulgadas nos canais de comunicação usualmente utilizados com os estudantes e
suas famílias, a equipe gestora do CEEB, apresentou o referido documento no
grupo dos professores e partir deste, foram apresentadas várias sugestões pela
gestão, coordenação e professores.
Posteriormente, os docentes
juntamente com seus pares pensaram atividades para a construção de planos de
estudo, sendo estes elaborados por disciplina contemplando as diversas séries e
turmas. Os planos apresentam aos estudantes variadas atividades, com sugestões
de livros, filmes, vídeos, textos dos livros didáticos, apostilas, links de
cursos online e etc.
OBJETIVOS GERAL
·
Orientar atividades, via Plano de Estudo
para os estudantes do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura.
ESPECÍFICOS
·
Possibilitar aos estudantes aproveitar o
tempo de quarentena, aprimorando os conhecimentos;
·
Garantir aos educandos continuar
estudando;
·
Ofertar diversas atividades
complementares, para a formação integral dos estudantes.
CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Tendo em vista, os objetivos
mencionados, as atividades propostas estão sendo divulgadas por meio do blog da
escola e nos grupos de whatsapp das turmas, os alunos tem acompanhado as
atividades e os professores tem orientado e saciado as dúvidas. Na presente
comunidade, alguns estudantes são da zona rural e por não ter acesso a essas
atividades, estas ainda não serão consideradas para fins avaliativos, a equipe
do CEEB, tem dialogado acerca de estratégias, para que essas atividades cheguem
a esses estudantes.
As atividades tem apresentado
bons resultados, alguns estudantes estão compartilhando as produções com os
professores, outros aproveitam as diversas atividades para continuar aprendendo
e na busca de novos conhecimentos. Uma estudante da instituição, ressaltou em
um fala no grupo da turma que:
“Essa é a única maneira que temos para estudar, já que não estamos tendo
aula presencial.” (Eduarda, CEEB,2020).
Os docentes da instituição, tem
se empenhado e reunido esforços para garantir o máximo de qualidade nas
atividades desenvolvidas, bem como utilizando de estratégias, que não
prejudique nenhum educando.
Acreditamos e concordamos com Paulo
Freire, ao ressaltar a importância do diálogo na educação, dessa forma:
[...] o
diálogo é uma exigência existencial. E, se ele é o encontro em que se
solidarizam o refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser
transformado e humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar ideias de
um sujeito no outro, nem tampouco tornar-se simples troca de ideias a serem
consumidas pelos permutastes. Não é também discussão guerreira, polêmica, entre
sujeitos que não aspiram a comprometer-se com a pronúncia do mundo, nem a buscar a verdade, mas a impor a sua
(FREIRE, 2016, p. 135).
Perante o exposto,
entendemos o diálogo enquanto uma prática humilde, dado que, para este
acontecer, é preciso compreender que ninguém sabe mais que ninguém e que
existem saberes diferentes.
O contexto que estamos
vivendo, torna se novo para todos os segmentos da sociedade, bem como a busca
de soluções para as demandas que vão surgindo, acreditamos que será a partir do
diálogo consciente, que conseguiremos bons resultados em todas as áreas e em
especifico na educação. Pontuamos a necessidade e importância dos meios
digitais nesse período.
Ressaltamos a relevância
de mantermos nossa fé em Deus e acreditar em dias melhores!
As atividades propostas se encontram em :http://ceedivaldoboaventura.blogspot.com/
.
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo. Pedagogia
do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
Comentários
Postar um comentário