Saúde na escola - Visita dos dentistas do Município de Brejões e CEEB

 A EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL   No CEEB


Quando nos referirmos à educação em saúde estaremos identificando processos técnicos informais de troca e socialização de conhecimentos e práticas relativos a um problema de saúde pública. Inclui-se desde capacitações e treinamentos de curta duração dirigidos à diferentes profissionais e trabalhadores até atividades educativas com diferentes públicos-alvo.

Neste sentido, é preciso considerar que as ações educativas podem ser organizadas em função de necessidades individuais ou de necessidades coletivas. 

Podem ser dirigidas à pessoas portadoras de alguma doença ou a pessoas sadias com a finalidade de manter a saúde. E ainda, podem ser organizadas em diferentes espaços sociais como por exemplo unidades básicas de saúde, hospitais, escolas, creches, empresas, associações comunitárias, centros de juventude, clubes etc. 

É muito difícil identificar com precisão onde termina a saúde e onde começa a doença. Deste modo, conceituamos saúde e doença como algo dinâmico e contínuo, isto é, como um processo. É como uma fotografia do sol no horizonte. "Não sabemos se está se pondo ou se está nascendo". Na assistência médica-odontológica individual, quando examinamos um indivíduo tomamos contato com certas características biológicas e sociais referentes aquele momento do indivíduo. 

Aprofundamos nossa entrevista para entender o processo anterior, as circunstâncias passadas que provavelmente contribuíram para a situação do presente. Deste modo, começamos a compreender como evoluem as doenças e como podemos preveni-las ou mesmo impedir que ocorram novamente. 

Em geral, as pessoas só procuram o serviço de saúde quando sentem algum problema de saúde. Deste modo, a maior parte do tempo dos profissionais de saúde é gasto em procedimentos clínico-cirúrgicos que visam a recuperação da saúde e que variam segundo as necessidades individuais. Sabemos que estes são necessários, porém insuficientes para se enfrentar os problemas de saúde da população. 

As ações educativas, ao contrário, são ações de promoção da saúde que visam dentre outros aspectos a melhoria das condições gerais de vida e trabalho. São ações dirigidas à grupos de pessoas e definidas a partir de necessidades coletivas.  























































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila 30 11 13

Projeto Conhecendo a Bahia - Parte III - Salvador

Educação Patrimonial e Artística (EPA)

Artes Visuais Estudantis (AVE)