Face CEEB 2014 - Foi assim


Festival Anual da Canção Estudantil - Face

Criado em 2008, o Face é um pro­jeto que possui na­tu­reza edu­ca­tiva, ar­tís­tica e cul­tural e pro­move o de­sen­vol­vi­mento das di­versas ex­pres­sões da arte (li­te­rária e mu­sical) no cur­rí­culo es­colar, como ori­enta a Lei de Di­re­trizes e Bases (Lei 9394 de 20 de de­zembro de 1996) e, mais re­cen­te­mente, a Lei 11.769/2008 que ins­titui o en­sino de mú­sica nas es­colas.

Com este pro­jeto pre­tende-se, ainda, ex­plorar o po­ten­cial edu­ca­tivo através da mú­sica, es­ti­mu­lando a mu­si­ca­li­dade no am­bi­ente es­colar e a va­lo­ri­zação das ma­ni­fes­ta­ções cul­tu­rais re­gi­o­nais; pro­mover um am­bi­ente edu­ca­ci­onal pra­ze­roso, no qual a cul­tura, a arte e a edu­cação se ex­pressem em sin­tonia com a ju­ven­tude es­tu­dantil, es­ti­mu­lando os va­lores es­sen­ciais para a mo­ti­vação do viver e para o rom­pi­mento com o mo­delo rí­gido de en­sino e de apren­di­zagem ainda pre­sentes na edu­cação; além de in­te­grar as dis­tintas ins­tân­cias da Se­cre­taria da Edu­cação com ou­tras se­cre­ta­rias.
 
O Face foi con­ce­bido para ser re­a­li­zado em todas as es­colas, com os es­tu­dantes do 6º ano do En­sino Fun­da­mental ao 3º ano do En­sino Médio e equi­va­lentes (Edu­cação de Jo­vens e Adultos - EJA, En­sino Normal e Tec­no­ló­gico), en­vol­vendo, também, os pro­fes­sores, es­pe­ci­al­mente os de Artes, Língua Por­tu­guesa e Li­te­ra­tura e de ou­tras dis­ci­plinas afins, os ar­tistas lo­cais, as Di­re­to­rias Re­gi­o­nais de Edu­cação (Direc) e os téc­nicos da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia.

O Face de­sen­volve-se em 3 fases: a cri­ação mu­sical e a re­a­li­zação de mi­ni­fes­ti­vais es­co­lares; os fes­ti­vais re­gi­o­nais das Direc; o fes­tival es­ta­dual da Se­cre­taria da Edu­cação, na ci­dade de Sal­vador. A pro­dução mu­sical é sis­te­ma­ti­zada sob a forma de Can­ci­o­neiro Es­tu­dantil e de CD e DVD com as can­ções es­tu­dantis.

Em 2012, o Face foi re­a­li­zado em 1055 es­colas da rede es­ta­dual, em 236 mu­ni­cí­pios do Es­tado da Bahia. Na fase es­ta­dual, o Face contou com a par­ti­ci­pação de mais de 5.000 es­tu­dantes e prestou  ho­me­na­gens aos ar­tistas, po­etas, mú­sicos, com­po­si­tores e sam­bistas da mu­si­ca­li­dade bra­si­leira/baiana, que re­sulta da mis­tura de todos os ritmos: o eru­dito, o po­pular, o samba, o rock, o forró e o ar­rocha.
- See more at: http://institucional.educacao.ba.gov.br/face#sthash.Hd5QDc9Y.dpuf
























































































































































































































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila 30 11 13

Projeto Conhecendo a Bahia - Parte III - Salvador

Educação Patrimonial e Artística (EPA)

Artes Visuais Estudantis (AVE)