Ladiq 2014 30/08/2014



Laboratório de Divulgação Química do Sudoeste da Bahia (LADIQ) é um programa de extensão da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié, aprovado em 2011, que pretende congregar projetos de educação Química e divulgação científica, visando:
  • a produção de material instrucional – principalmente experimentos de Química – para apresentação em escolas (aulas, feiras de ciência, semana de ciência e tecnologia, e outros eventos científicos) e em mostras de Química na própria universidade;
  • a promoção de programas de formação de professores e estudantes (através de cursos, oficinas, visitas técnicas e estágios);
  • o desenvolvimento de ações de popularização científica que relacionem conceitos de Química com o cotidiano e sua evolução histórica;
  • a produção de softwares para o ensino de Química;
  • a produção de vídeos e outras mídias para TV, rádio e internet;
  • a criação de espetáculos teatrais sobre Química;
  • a criação de Olimpíada de Química na região.
Esperamos auxiliar na melhoria do ensino de Química por meio de ações de extensão e pesquisa, na busca de uma melhor integração entre universidade e escola e do desenvolvimento de ações que envolvam os alunos dos níveis Superior e Básico em projetos de Iniciação Científica e Iniciação Científica Junior. Com isso, esperamos também aumentar o interesse dos estudantes pela carreira científica.

Objetivos do programa

 - Objetivo geral

Promover a popularização e divulgação da ciência Química e suas tecnologias, bem como a conscientização sobre o papel da Química na sociedade.


- Objetivos específicos

  • Implantar um espaço de desenvolvimento de diversos materiais e ações voltadas à educação formal e não-formal em Química;
  • Criar um ambiente propício para o envolvimento de alunos e docentes na divulgação das informações de cunho científico de forma atrativa e interativa com a comunidade;
  • Propor novas abordagens para melhorar a aprendizagem no ensino de Química;
  • Incluir e democratizar a Química e suas tecnologias nas séries básicas, procurando promover a Alfabetização Científica e a desmistificação desta ciência;
  • Estabelecer uma relação mais estreita entre o que se ensina na sala de aula e nos livros textos com os fenômenos naturais;
  • Incentivar propostas para Educação Ambiental;
  • Estimular e treinar os professores do ensino básico para uso do laboratório experimental;
  • Estimular o desenvolvimento da pesquisa científica básica como ferramenta essencial para obtenção do conhecimento;
  • Montar experimentos para o ensino de Química, motivando os alunos de diversos níveis de escolarização para as profissões ligadas a essa ciência;
  • Construir kits didáticos para a inclusão de portadores de necessidades especiais;
  • Criar um fórum permanente de discussão sobre o ensino formal e não-formal de Química.
  • Propiciar a formação de futuros cientistas com projetos de iniciação científica júnior.










































































































































































































































































































































































































































































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