Ave 2014 CEEB



Artes Visuais Estudantis - AVE

Criado em 2008, o AVE trata-se de um pro­jeto pi­o­neiro, de ca­ráter edu­ca­tivo, ar­tís­tico e cul­tural, con­ce­bido a partir de uma pers­pec­tiva abran­gente, pois en­volve os es­tu­dantes do 6º ano do En­sino Fun­da­mental ao 3º ano do En­sino Médio e equi­va­lentes (Edu­cação de Jo­vens e Adultos - EJA, En­sino Normal e Tec­no­ló­gico) da rede es­ta­dual de edu­cação da Bahia; assim como os pro­fes­sores de Língua Por­tu­guesa, Arte e dis­ci­plinas afins, os co­or­de­na­dores pe­da­gó­gicos, os di­re­tores das es­colas e das Di­re­to­rias Re­gi­o­nais de Edu­cação (Direc) e téc­nicos da Se­cre­taria de Edu­cação do Es­tado da Bahia, em um clima de ale­gria, par­ti­ci­pação e in­te­gração.

Dentre os ob­je­tivos, o AVE propõe es­ti­mular a cri­ação de obras de artes vi­suais nos con­textos es­co­lares, assim como a va­lo­ri­zação das ex­pres­sões cul­tu­rais re­gi­o­nais; es­ti­mular o pro­cesso de em­be­le­za­mento e es­te­ti­zação da es­cola e da vida; pro­mover ex­po­si­ções dessas obras de arte es­tu­dantis nos con­textos es­co­lares; es­ti­mular a pro­dução ar­tís­tica, bus­cando com­pre­ender a obra de arte como ob­jeto de am­pli­ação do co­nhe­ci­mento, assim como ins­tru­mento de mu­danças; além de in­te­ragir com ou­tras cul­turas.

Para a sua exe­cução são de­sen­vol­vidos os se­guintes passos: 1) sen­si­bi­li­zação dos pro­fes­sores, di­re­tores e es­tu­dantes das es­colas; 2) cri­ação de obras de arte pri­vi­le­gi­ando as di­versas ex­pres­sões das artes vi­suais e as dis­tintas ma­ni­fes­ta­ções so­ci­o­es­pa­ciais e cul­tu­rais; 3) ex­po­si­ções es­co­lares, re­gi­o­nais e a es­ta­dual; 5) con­fecção do Ca­tá­logo Es­tu­dantil.

Com a ex­pe­ri­ência do AVE, ve­ri­fica-se que, por ca­mi­nhos dis­tintos e usos de téc­nicas va­ri­adas, os es­tu­dantes, in­de­pen­dente da lin­guagem ar­tís­tica, abordam a com­ple­xi­dade e a di­ver­si­dade da vida cul­tural, re­tra­tando a be­leza do mundo, oriunda da na­tu­reza (o mar, os rios, o sol, as matas, as flores, as aves, as bor­bo­letas) e do co­ti­diano da vida so­cial, ou seja, das cenas e ce­ná­rios da vida co­ti­diana ur­bana e rural, das ex­pres­sões de lu­gares reais e ima­gi­ná­rios, do am­bi­ente es­colar e do mundo do co­nhe­ci­mento e das ex­pres­sões e ma­ni­fes­ta­ções cul­tu­rais (os ne­gros, os ín­dios, os mes­tiços, a mu­lher, o corpo e a se­dução).
- See more at: http://institucional.educacao.ba.gov.br/ave#sthash.PeCmnwCG.dpuf

Artes Visuais Estudantis - AVE

Criado em 2008, o AVE trata-se de um pro­jeto pi­o­neiro, de ca­ráter edu­ca­tivo, ar­tís­tico e cul­tural, con­ce­bido a partir de uma pers­pec­tiva abran­gente, pois en­volve os es­tu­dantes do 6º ano do En­sino Fun­da­mental ao 3º ano do En­sino Médio e equi­va­lentes (Edu­cação de Jo­vens e Adultos - EJA, En­sino Normal e Tec­no­ló­gico) da rede es­ta­dual de edu­cação da Bahia; assim como os pro­fes­sores de Língua Por­tu­guesa, Arte e dis­ci­plinas afins, os co­or­de­na­dores pe­da­gó­gicos, os di­re­tores das es­colas e das Di­re­to­rias Re­gi­o­nais de Edu­cação (Direc) e téc­nicos da Se­cre­taria de Edu­cação do Es­tado da Bahia, em um clima de ale­gria, par­ti­ci­pação e in­te­gração.

Dentre os ob­je­tivos, o AVE propõe es­ti­mular a cri­ação de obras de artes vi­suais nos con­textos es­co­lares, assim como a va­lo­ri­zação das ex­pres­sões cul­tu­rais re­gi­o­nais; es­ti­mular o pro­cesso de em­be­le­za­mento e es­te­ti­zação da es­cola e da vida; pro­mover ex­po­si­ções dessas obras de arte es­tu­dantis nos con­textos es­co­lares; es­ti­mular a pro­dução ar­tís­tica, bus­cando com­pre­ender a obra de arte como ob­jeto de am­pli­ação do co­nhe­ci­mento, assim como ins­tru­mento de mu­danças; além de in­te­ragir com ou­tras cul­turas.

Para a sua exe­cução são de­sen­vol­vidos os se­guintes passos: 1) sen­si­bi­li­zação dos pro­fes­sores, di­re­tores e es­tu­dantes das es­colas; 2) cri­ação de obras de arte pri­vi­le­gi­ando as di­versas ex­pres­sões das artes vi­suais e as dis­tintas ma­ni­fes­ta­ções so­ci­o­es­pa­ciais e cul­tu­rais; 3) ex­po­si­ções es­co­lares, re­gi­o­nais e a es­ta­dual; 5) con­fecção do Ca­tá­logo Es­tu­dantil.

Com a ex­pe­ri­ência do AVE, ve­ri­fica-se que, por ca­mi­nhos dis­tintos e usos de téc­nicas va­ri­adas, os es­tu­dantes, in­de­pen­dente da lin­guagem ar­tís­tica, abordam a com­ple­xi­dade e a di­ver­si­dade da vida cul­tural, re­tra­tando a be­leza do mundo, oriunda da na­tu­reza (o mar, os rios, o sol, as matas, as flores, as aves, as bor­bo­letas) e do co­ti­diano da vida so­cial, ou seja, das cenas e ce­ná­rios da vida co­ti­diana ur­bana e rural, das ex­pres­sões de lu­gares reais e ima­gi­ná­rios, do am­bi­ente es­colar e do mundo do co­nhe­ci­mento e das ex­pres­sões e ma­ni­fes­ta­ções cul­tu­rais (os ne­gros, os ín­dios, os mes­tiços, a mu­lher, o corpo e a se­dução).
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Artes Visuais Estudantis - AVE
Criado em 2008, o AVE trata-se de um pro­jeto pi­o­neiro, de ca­ráter edu­ca­tivo, ar­tís­tico e cul­tural, con­ce­bido a partir de uma pers­pec­tiva abran­gente, pois en­volve os es­tu­dantes do 6º ano do En­sino Fun­da­mental ao 3º ano do En­sino Médio e equi­va­lentes (Edu­cação de Jo­vens e Adultos - EJA, En­sino Normal e Tec­no­ló­gico) da rede es­ta­dual de edu­cação da Bahia; assim como os pro­fes­sores de Língua Por­tu­guesa, Arte e dis­ci­plinas afins, os co­or­de­na­dores pe­da­gó­gicos, os di­re­tores das es­colas e das Di­re­to­rias Re­gi­o­nais de Edu­cação (Direc) e téc­nicos da Se­cre­taria de Edu­cação do Es­tado da Bahia, em um clima de ale­gria, par­ti­ci­pação e in­te­gração.
 

Dentre os ob­je­tivos, o AVE propõe es­ti­mular a cri­ação de obras de artes vi­suais nos con­textos es­co­lares, assim como a va­lo­ri­zação das ex­pres­sões cul­tu­rais re­gi­o­nais; es­ti­mular o pro­cesso de em­be­le­za­mento e es­te­ti­zação da es­cola e da vida; pro­mover ex­po­si­ções dessas obras de arte es­tu­dantis nos con­textos es­co­lares; es­ti­mular a pro­dução ar­tís­tica, bus­cando com­pre­ender a obra de arte como ob­jeto de am­pli­ação do co­nhe­ci­mento, assim como ins­tru­mento de mu­danças; além de in­te­ragir com ou­tras cul­turas.

Para a sua exe­cução são de­sen­vol­vidos os se­guintes passos: 1) sen­si­bi­li­zação dos pro­fes­sores, di­re­tores e es­tu­dantes das es­colas; 2) cri­ação de obras de arte pri­vi­le­gi­ando as di­versas ex­pres­sões das artes vi­suais e as dis­tintas ma­ni­fes­ta­ções so­ci­o­es­pa­ciais e cul­tu­rais; 3) ex­po­si­ções es­co­lares, re­gi­o­nais e a es­ta­dual; 5) con­fecção do Ca­tá­logo Es­tu­dantil.

Com a ex­pe­ri­ência do AVE, ve­ri­fica-se que, por ca­mi­nhos dis­tintos e usos de téc­nicas va­ri­adas, os es­tu­dantes, in­de­pen­dente da lin­guagem ar­tís­tica, abordam a com­ple­xi­dade e a di­ver­si­dade da vida cul­tural, re­tra­tando a be­leza do mundo, oriunda da na­tu­reza (o mar, os rios, o sol, as matas, as flores, as aves, as bor­bo­letas) e do co­ti­diano da vida so­cial, ou seja, das cenas e ce­ná­rios da vida co­ti­diana ur­bana e rural, das ex­pres­sões de lu­gares reais e ima­gi­ná­rios, do am­bi­ente es­colar e do mundo do co­nhe­ci­mento e das ex­pres­sões e ma­ni­fes­ta­ções cul­tu­rais (os ne­gros, os ín­dios, os mes­tiços, a mu­lher, o corpo e a se­dução).


















































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Criado em 2008, o AVE trata-se de um pro­jeto pi­o­neiro, de ca­ráter edu­ca­tivo, ar­tís­tico e cul­tural, con­ce­bido a partir de uma pers­pec­tiva abran­gente, pois en­volve os es­tu­dantes do 6º ano do En­sino Fun­da­mental ao 3º ano do En­sino Médio e equi­va­lentes (Edu­cação de Jo­vens e Adultos - EJA, En­sino Normal e Tec­no­ló­gico) da rede es­ta­dual de edu­cação da Bahia; assim como os pro­fes­sores de Língua Por­tu­guesa, Arte e dis­ci­plinas afins, os co­or­de­na­dores pe­da­gó­gicos, os di­re­tores das es­colas e das Di­re­to­rias Re­gi­o­nais de Edu­cação (Direc) e téc­nicos da Se­cre­taria de Edu­cação do Es­tado da Bahia, em um clima de ale­gria, par­ti­ci­pação e in­te­gração.

Dentre os ob­je­tivos, o AVE propõe es­ti­mular a cri­ação de obras de artes vi­suais nos con­textos es­co­lares, assim como a va­lo­ri­zação das ex­pres­sões cul­tu­rais re­gi­o­nais; es­ti­mular o pro­cesso de em­be­le­za­mento e es­te­ti­zação da es­cola e da vida; pro­mover ex­po­si­ções dessas obras de arte es­tu­dantis nos con­textos es­co­lares; es­ti­mular a pro­dução ar­tís­tica, bus­cando com­pre­ender a obra de arte como ob­jeto de am­pli­ação do co­nhe­ci­mento, assim como ins­tru­mento de mu­danças; além de in­te­ragir com ou­tras cul­turas.

Para a sua exe­cução são de­sen­vol­vidos os se­guintes passos: 1) sen­si­bi­li­zação dos pro­fes­sores, di­re­tores e es­tu­dantes das es­colas; 2) cri­ação de obras de arte pri­vi­le­gi­ando as di­versas ex­pres­sões das artes vi­suais e as dis­tintas ma­ni­fes­ta­ções so­ci­o­es­pa­ciais e cul­tu­rais; 3) ex­po­si­ções es­co­lares, re­gi­o­nais e a es­ta­dual; 5) con­fecção do Ca­tá­logo Es­tu­dantil.

Com a ex­pe­ri­ência do AVE, ve­ri­fica-se que, por ca­mi­nhos dis­tintos e usos de téc­nicas va­ri­adas, os es­tu­dantes, in­de­pen­dente da lin­guagem ar­tís­tica, abordam a com­ple­xi­dade e a di­ver­si­dade da vida cul­tural, re­tra­tando a be­leza do mundo, oriunda da na­tu­reza (o mar, os rios, o sol, as matas, as flores, as aves, as bor­bo­letas) e do co­ti­diano da vida so­cial, ou seja, das cenas e ce­ná­rios da vida co­ti­diana ur­bana e rural, das ex­pres­sões de lu­gares reais e ima­gi­ná­rios, do am­bi­ente es­colar e do mundo do co­nhe­ci­mento e das ex­pres­sões e ma­ni­fes­ta­ções cul­tu­rais (os ne­gros, os ín­dios, os mes­tiços, a mu­lher, o corpo e a se­dução).
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