Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos -ENCCEJA

 

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos -ENCCEJA

 


 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou, nesta quinta-feira (26), o edital do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA). O exame é voltado para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do Ensino Médio, na data de realização do exame. As inscrições serão realizadas de 11 a 22 de janeiro de 2021, no endereço enccejanacional.inep.gov.br/encceja

 

A aplicação do exame para os ensinos Fundamental e Médio será no dia 25 de abril de 2021 e ocorrerá em todos os estados e no Distrito Federal. O edital contendo todas as informações pode ser acessado no endereço: https://bit.ly/2Vmp4od.

 

A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretaria estaduais de Educação e dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Após a divulgação do resultado no dia 1º de fevereiro de 2021, os candidatos podem se dirigir a uma unidade certificadora para requerer seus certificados de conclusão, tanto do Ensino Fundamental, quanto do Ensino Médio. Neste caso, os documentos são 2 (duas) fotos 3X4 (recentes e iguais), originais e cópias da Carteira de Identidade e CPF, além do resultado impresso do exame, que pode ser encontrado no site enccejanacional.inep.gov.br. O prazo estimado para entrega é de 30 a 60 dias.

 

As unidades certificadoras disponíveis em Salvador são o Colégio Estadual Governador Roberto Santos, localizado no bairro do Cabula; o Centro Estadual de Educação Magalhães Neto, localizado nos Barris; e o Colégio Estadual Duque de Caxias, localizado no bairro da Liberdade. Para consultar as unidades certificadoras em toda a Bahia, o candidato deve acessar clicando aqui ou entrar em contato com a Coordenação de Jovens e Adultos (CJA), da Secretaria da Educação do Estado, através do telefone: (071) 3115-9198

 

 

 

                                       Se ligue!

 

 Link para as inscrições:   enccejanacional.inep.gov.br/encceja

 

Link para edital completo:   https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-101-de-23-de-novembro-de-2020exame-nacional-para-certificacao-de-competencia-de-jovens-e-adultos-encceja-nacional-2020-290487427


 Link para passo a passo: 
http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/passo_a_passo/encceja2019_passo-a-passo.pdf

 

Link para Material de estudos:   http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/outros-documentos

 

Livro estudante/ciências naturais: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/material_estudo/livro_introdutorio/introdutorio_completo.pdf

 

Encceja 2020 - Tudo o que você precisa saber

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) criada em 2002 com o objetivo de avaliar o conhecimento das pessoas que voltaram a estudar porque não conseguiram concluir o ensino fundamental ou médio na idade adequada. 

Em 2009, o Inep designou a certificação do ensino médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Como o Enem se tornou uma porta de entrada para o ensino superior, o Ministério da Educação (MEC) decidiu rever sua decisão e passou a adotar o Encceja 2017 para a certificação do ensino médio. Um bom resultado no exame garante ao estudante um certificado de conclusão dos estudos com o mesmo valor de um diploma de uma escola de ensino fundamental ou médio. 

Inep Encceja

Quem pode participar do Encceja 2020?


Podem participar jovens e adultos que moram no Brasil ou no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade que não terminaram os seus estudos na idade apropriada. Entenda como funciona para obter o certificado em cada uma das modalidades ofertadas: no Encceja para certificação do ensino fundamental é preciso ter idade mínima de 15 anos completos no dia de realização do exame; já no Encceja para certificação do ensino médio é exigido ter uma idade mínima de 18 anos completos na data de realização do exame.

Encceja Nacional e Encceja Exterior: como funciona?


O exame tem quatro aplicações que contam com editais e cronogramas diferentes, sendo eles: Encceja Nacional para residentes no Brasil, Encceja Nacional PPL, para residentes no Brasil privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas, Encceja Exterior para brasileiros residentes em outros países e Encceja Exterior PPL, para residentes no exterior privados de liberdade ou que cumprem medidas socioeducativas. As aplicações fora do Brasil são realizadas em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A inscrição no Encceja 2020 é gratuita?


A participação no Encceja é voluntária, sendo assim, não precisa se preocupar com o pagamento de nenhuma taxa. A inscrição é totalmente gratuita e deve ser realizada no site do Encceja no período estipulado pelo MEC. Os participantes devem ter registro no Cadastro de Pessoas Física (CPF) emitido pela Receita Federal para realizar a inscrição. 

Inep Encceja 2020: como são as provas


As provas do Encceja são aplicadas anualmente em um único dia (manhã e tarde). São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além da redação que deve ser desenvolvida no gênero dissertativo-argumentativo com um tema pautado em relevância social, cultural ou política. Para conseguir o certificado, o candidato tem que alcançar uma pontuação mínima de 100 (cem) pontos em cada prova, já a redação tem a pontuação de 0 a 10 e para o candidato ser aprovado precisa atingir pelo menos 5 (cinco) pontos.

As provas Encceja são estruturadas de acordo com áreas do conhecimento estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), se estabelecendo da seguinte forma:

Encceja ensino fundamental:

 Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
• Matemática;
 Historia e Geografia;
 Ciências Naturais.

Encceja ensino médio:

 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
 Matemática e suas Tecnologias;
 Ciências Humanas e suas Tecnologias;
 Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Com o resultado do Encceja, os participantes podem conseguir a certificação do ensino fundamental, ensino médio ou declaração parcial de proficiência. Entenda como funciona em relação às notas:

 Para certificação: é preciso conseguir o nível 100 (cem) em cada uma das provas objetivas e obter uma nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na redação.
 Para declaração parcial de proficiência: é preciso conseguir a nota mínima de 100 (cem) exigida em uma ou mais de uma das quatro provas, mas não em todas.

Certificado do ensino médio com o Enem


Até o ano de 2016, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), era o responsável por emitir a certificação do ensino médio para quem não concluiu os estudos no tempo convencional. Porém, por conta da amplitude que a prova tomou, se tornando a principal porta de entrada para o acesso ao ensino superior em universidades brasileiras, por meio dos programas do governo de incentivo educacional, o MEC resolveu transferir novamente a certificação do ensino médio para o Encceja. 

Após essas mudanças é comum o surgimento de algumas dúvidas sobre os exames. Mas, não se desespere, confira: diferenças entre o Enem e o Encceja para você ficar bem informado. 

Portal Encceja: como realizar a inscrição no site do Encceja


Para fazer a inscrição no Encceja é preciso acessar a página do participante Encceja no período estipulado pelo MEC e informar o número do CPF, documento de identidade e um e-mail válido. Para as pessoas privadas de liberdade e jovens que estão sob medidas socioeducativas, o responsável pedagógico irá informar, na inscrição, o CPF, documento de identidade ou da identificação interna. 

No momento da inscrição é preciso selecionar qual o tipo de prova que deseja fazer: Encceja para ensino fundamental ou Encceja para ensino médio. Também é necessário selecionar quais áreas deseja fazer, isso porque aqueles que têm declaração de proficiência parcial em algumas áreas, não precisam repetir a prova; logo quem não possui essa declaração deve marcar todas as alternativas. 

Encceja Nacional

Como se preparar para o Encceja 2020


Para garantir um bom desempenho no Encceja é preciso se empenhar nos estudos, afinal com a certificação obtida as oportunidades, principalmente no mercado de trabalho, serão maiores. Além disso, quem conseguir a certificação do Encceja para ensino médio poderá tentar ingressar em uma universidade, com os auxílios dos programas do governo. Sabendo disso, a preparação é uma etapa importante, para isso, o Inep disponibiliza apostilas do Encceja com livro do estudante, separado por modalidade de ensino com todas as matérias cobradas no exame.

Além disso, ficam disponíveis no portal oficial do Inep as provas e gabaritos anteriores do Encceja. Dessa forma, os participantes podem conferir como as provas são elaboras e como as matérias costumam ser abordadas. Confira como ter acesso ao material de estudo para o Encceja

Outra maneira de reunir os conhecimentos para fazer a prova do Encceja com determinação e garantir uma nota para conquistar a certificação, são os cursos da EJA - Educação para Jovens e Adultos. Se não tiver condições de pagar as mensalidades de um curso EJA, é possível conseguir uma bolsa de estudo do Educa Mais Brasil e ter descontos nas mensalidades, ainda dá para escolher a modalidade que mais se encaixa em sua rotina: presencial ou EAD.

Encceja: atendimento específico, especializado e por nome social


A prova do Encceja também conta com atendimento específico, especializado e por nome social. Para isso, quem se inserir em uma dessas categorias deve fazer a solicitação no momento da inscrição. O atendimento específico do Encceja é para gestantes, lactantes, idosos ou pessoas com outras condições específicas; já o atendimento especializado do Encceja é para pessoas com baixa visão, visão monocular, cegueira, surdez, deficiência física, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia.

O atendimento por nome social no Encceja pode ser solicitado por pessoas travestis ou transexuais, com isso, durante a prova há a substituição do nome civil pelo social. 

Encceja participante: como ver o resultado


Para ter acesso ao resultado do Encceja, os participantes devem consultar na página oficial do exame por meio do CPF e senha cadastrada no momento da inscrição. No caso dos participantes do Encceja PPL, o responsável pedagógico é quem irá acessar o resultado, no entanto, quando estiverem em liberdade também poderão acessar seus resultados individualmente.

Como pegar o certificado do Encceja


A solicitação do certificado ou declaração de proficiência pode ser feita após a liberação dos resultados. Quem participou do Encceja Nacional deve entrar em contato com a Secretaria Estadual de Educação indicada no momento da inscrição.

É possível tentar o Encceja novamente?


Sim. Quem fez a prova, mas não conseguiu a pontuação mínima Encceja para nível fundamental ou médio para obter o certificado, pode se inscrever novamente e tentar aprovação na área que deseja obter a certificação.

Diferença entre o Enem e o Encceja


Ambos são exames propostos pelo MEC, mas com finalidades diferentes. Enquanto o Enem é para quem deseja ingressar no ensino superior privado ou público, por meio dos programas do governo como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Encceja é para retirar certificação do ensino fundamental ou médio. 

No entanto, quem conseguir o certificado do ensino médio pelo Encceja pode se candidatar ao Enem e concorrer a uma vaga em universidade, caso atenda ao perfil dos programas. Confira as principais diferenças!

Como ter acesso a mais informações sobre o Encceja


Caso tenha alguma dúvida ou queira ter acesso a informações mais específicas, os participantes ou responsáveis pedagógicos das unidades do Encceja PPL podem entrar em contato com a central de atendimento do MEC pelo telefone 0800 616161.

Bolsas de estudo de graduação para certificados do Encceja ensino médio


Quem concluiu o Encceja nível médio e tem o desejo de seguir uma carreira de nível superior, mas não tem condições de pagar o valor integral das mensalidades cobradas pelas universidades privadas podem contar com o Educa Mais Brasil. O programa tem parceria com as melhores instituições de ensino superior, entre elas: faculdades, centros universitários e universidades. As bolsas de estudo podem chegar até 70% e as inscrições são gratuitas.

Livro estudantes/ciências humanas: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/material_estudo/livro_estudante/ciencias_humanas_em_br.pdf

 

Livro   estudante/linguagens e códigos:  http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/material_estudo/livro_estudante/linguagens_codigos_em_br.pdf

 

Livro estudante/matemática: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/material_estudo/livro_estudante/encceja_matematica_ens_medio.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila 30 11 13

Projeto Conhecendo a Bahia - Parte III - Salvador

Educação Patrimonial e Artística (EPA)

Artes Visuais Estudantis (AVE)