Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Você sabia?
Que a Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) para as etapas da Educação Infantil e do Ensino
Fundamental foi homologada em dezembro de 2017 pelo Ministério da Educação, direcionando
a educação brasileira para a formação humana e integral e para a construção de
uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
A BNCC estimula um
conjunto essencial de conhecimentos e habilidades comuns para todos os alunos
da Educação Básica no Brasil e a dez Competências Gerais estabelecidas pelo
documento traduzem, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e
desenvolvimento desses alunos.
A partir de então, a
Secretaria da Educação do Estado da Bahia em Regime de Colaboração com a União
Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) construiu um documento
que tem como base as orientações normativas da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), ressignificada e complementada à luz das diversidades e das
singularidades do Território Baiano, o Documento Curricular Referencial da
Bahia para a Educação Infantil e do Ensino Fundamental (DCRB).
A definição de
direitos e objetivos de aprendizagens, contidos no DCRB, busca assegurar que
os/as estudantes, de diferentes Territórios de Identidade, construam
conhecimentos comuns que lhes possibilitem enfrentar os desafios contemporâneos
em qualquer ambiente que estejam dentro do território baiano ou em outros
contextos nacionais.
Para facilitar o
planejamento do ano letivo 2020, nas escolas públicas e privadas do estado da
Bahia, conheça o Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação
Infantil e Ensino Fundamental (DCRB) na sua versão ainda não-homologada, bem
como o Parecer nº 169 do Conselho Estadual de Educação.
Breve estaremos
apresentando a versão final, revisada e diagramada.
A estrutura do DCRB
contempla textos introdutórios sobre territorialidade, marcos teóricos e
legais. Trata, também, das modalidades, dos temas integradores e da
avaliação. Apresenta, de forma específica as etapas da Educação Infantil
e do Ensino Fundamental, concluindo com um texto sobre “Projetos de Vida e as
Transições para o Ensino Médio”.
No organizador
curricular da Educação Infantil são encontrados os campos de experiência e as
orientações metodológicas para os grupos de crianças das faixas etárias de zero
a 1 ano e seis meses (grupo I), 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses (grupo II),
4 anos a 5anos e 11 meses (grupo III).
Nos organizadores
curriculares do Ensino Fundamental são encontradas as habilidades a serem
desenvolvidas pelos estudantes em cada ano.
Com a aprovação do
DCRB pelo Conselho Estadual de Educação, as redes de ensino terão a
oportunidade de optar pela adesão integral ao documento ou realizar a adequação
dos seus próprios currículos, respeitando a BNCC e o DCRB.
Novos caminhos para 2020
A Secretaria da
Educação do Estado da Bahia realizará um evento na abertura da Jornada
Pedagógica, prevista para o dia 3 de fevereiro de 2020, com o objetivo
apresentar o Programa de Formação aos Secretários Municipais de Educação,
Conselhos municipais de Educação e Dirigentes dos NTEs.
Atuarão nesta
formação uma equipe de cerca de 35 formadores, que possuem experiência em
diversos programas educacionais, como PACTO pela Alfabetização, PROGESTÃO, PDDE
Interativo, Formação pela Escola além da elaboração, monitoramento e avaliação
do PME junto aos municípios baianos.
Os Formadores
Estaduais realizarão formação nos 27 NTEs com as equipes municipais, que por
sua vez farão a formação nos seus respectivos municípios.
http://escolas.educacao.ba.gov.br/bncc
Comentários
Postar um comentário