#SAEBIZANDO
BI
O Sistema de
Avaliação da Educação Básica (Saeb) tem como objetivo diagnosticar a Educação Básica
do País e contribuir para a melhoria de sua qualidade.
Nessa perspectiva as avaliações do Saeb ocorreram entre o dia 21 de
outubro e 01 de novembro. A avaliação do Saeb é realizada a cada dois anos, nas
escolas. Está avaliação é de suma importância para o contexto educacional, identificando
o conhecimento que o estudante apresenta em Língua Portuguesa e Matemática. Sendo direcionada a todos os estudantes do 5º
e 9º ano do Ensino Fundamental, da 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, e da 4ª
série da Educação Profissional.
Desta forma a cartilha do Saeb 2019, apresenta que:
O
Saeb é realizado pelo Inep desde 1990 e tem como objetivo avaliar a qualidade,
a equidade e a eficiência da educação básica brasileira. Além disso, gera dados
e indicadores que subsidiam a elaboração e o monitoramento das políticas
educacionais do País. Os resultados também são usados para calcular o Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que considera o desempenho dos
alunos no Saeb e os dados de fluxo escolar do Censo Escolar, fornecendo
indícios sobre a qualidade do ensino ofertado. (BRASIL,
p.3 .2019)
Tendo em vista que a
avaliação Saeb visa colaborar para a melhoria da Educação Básica brasileira,
através do monitoramento e elaboração de políticas educacionais para todo o
pais, situamos a importância do Saeb a nível local e nacional, Desta forma o
Colégio Estadual Edivaldo Boaventura vem desde do início do ano trabalhando com
ações a fim de contribuir com o nível de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática
para a realização da prova Saeb.
Para otimizar ainda mais
esse processo será realizado com as turmas de terceiro ano nas aulas de Língua
Portuguesa e Matemática o #SAEBIZANDO (Socializando o Saeb), que será uma ação
voltada para a prova Saeb.
O #SAEBIZANDO consiste em
um momento de diálogo com os estudantes, socializando informações sobre a
avaliação do Saeb, sensibilizando sobre a prova Saeb, a importância dessa
avaliação, motivando-os para uma leitura cuidadosa e atenta da prova pensando
acerca das estratégias para responder as questões, respeitando o tempo previsto
para a avaliação, esclarecendo duvidas em um movimento descontraído e
intencional com café, direção e professores, tudo pensando na realização da
supracitada avaliação .
Comentários
Postar um comentário