Grafitaê CEEB 2017


Grafitaê

Secretaria da Educação lança projeto que incentiva a arte da grafitagem em escolas










































Incentivar a liberdade de expressão, criatividade, interação coletiva e o grafite como forma de diálogo da cultura urbana dentro do ambiente escolar. Esse é o objetivo do projeto ‘#Grafitaê: Escola conta e pinta a sua história’, que será lançado pela Secretaria da Educação do Estado nesta quarta-feira (10), às 8h30, no Colégio Estadual Helena Matheus, no bairro de São Cristóvão, em Salvador.

         O projeto, que busca grafitar escolas da rede pública estadual, tem o propósito de aproximar a realidade dos estudantes à escola, por meio da história de vida dos alunos e da comunidade, promovendo o empoderamento juvenil. Entre os presentes estará os secretários estaduais da Educação, Walter Pinheiro, e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, além de personalidades como a blogueira Monique Evelle, considerada uma das mulheres negras mais influentes da Internet no Brasil e ex-estudante da rede de ensino estadual.

        O projeto será desenvolvido inicialmente em 270 unidades escolares no interior e na capital, por estudantes, professores e colaboradores da rede pública de ensino. Tendo o grafite como principal ferramenta de expressão visual, a iniciativa abordará a temática de forma lúdica, criativa e educativa, envolvendo e desafiando os estudantes a participarem de atividades diversas, como rodas de conversas, oficinas de hip-hop, rap, breakdance, grafite, onde os alunos serão divididos previamente em equipes, com o objetivo de produção de conteúdo.

   


O projeto #GRAFITAÊ, movimento proposto pela Secretaria da Educação do Estado, tem transformado as escolas da rede estadual de ensino. Através do grafite, os alunos expressam com arte o que aprendem em sala de aula, nas diversas áreas do conhecimento. O Colégio Estadual Helena Matheus, localizado no bairro de São Cristóvão, em Salvador é umas das unidades beneficiadas pelo projeto.

O #GRAFITAÊ propõe colorir as paredes das escolas com a linguagem da arte urbana, grafite e suas diferentes dimensões, com a valorização de temas de cotidiano dos estudantes, como racismo, gênero, sexualidade, empreendedorismo, tecnologias, redes sociais e empoderamento juvenil. As mudanças provocadas pelo projeto podem ser conferidas em vídeo da série 'Educar para Transformar’, produzida pela Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom).

#EducarParaTransformar #grafite #ArteUrbana#ArteEducação Educação Bahia #Bahia#GovernoDaBahia 

Postagens mais visitadas deste blog

Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila 30 11 13

Educação Patrimonial e Artística (EPA)

Projeto Conhecendo a Bahia - Parte III - Salvador

Artes Visuais Estudantis (AVE)