Agradecimento pelo Título de Cidadão Brejoense


Agradecimento pelo Título de Cidadão Brejoense






























































Em nome de DEUS e de minha Família, gostaria de agradecer a esta homenagem recebida da Câmara de Vereadores de Brejões. Disto porque, pessoalmente, não me vejo com tantos méritos, e nem dotado de tempo para tê-los angariado, para receber este título que sem dúvida é uma honra. Estou aqui há 15 anos apenas, portanto, recebo esta honraria como representante de uma da educação de Brejões. Esta sim merece louvores, está desde o começo da cidade trabalhando para que ela seja melhor a cada dia e se desenvolva na justiça e na paz.
Honraria é uma palavra provém do Provençal Antigo, onde era omenatge, derivado do Latim hominaticus, de homo, “homem”. Era uma forma de um homem prestar honraria a outro nas épocas feudais, mas acabou tendo um sentido geral de “fazer honrarias”, “fazer homenagem”. Por sua vez título vem do Latim titulus, “cabeçalho, inscrição”. Adquiriu o sentido de “palavra que indica a posição hierárquica de uma pessoa”.
O Título de Cidadão Honorário equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra, da cidade natal, apesar de não ter nascido no local. Concedida a quem fez, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, em defesa do povo do Município, o bem. Se algum mérito tenho foi o de dizer meu sim para vir aqui professor deste  distrito.
Mas o que é ser cidadão? O que é ter cidadania? O cidadão é o indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de direitos civis e políticos, por este garantidos, e desempenha os deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos.[1] Já cidadania é fenômeno radicalmente antropológico, isto é do homem. Emana da estrutura pessoal. A lei pode regulamentar o exercício da cidadania, mas não a outorga ao ser humano. Cancelar a cidadania é atrofiar a humanidade.[2]
Para ser cidadão não basta ter certidão de nascimento, não basta votar, pagar tributos, obedecer a leis. Cidadania é compromisso histórico. É participação nas decisões e ações da sociedade. Cidadania é participação pluridimensional. É, ao mesmo tempo, participação política, econômica, social, psíquica, cultural e ética. E é justamente por isso que em nome da educação de Brejões recebo este diploma ; porque ela sempre foi arauta da cidadania, participa da vida social com sua solidadariedade, suas relações e com a conscientização de seus membros.
Cidadania é participação bifacial. Exige direitos e assume deveres. Só existe cidadania quando se garantem os direitos de todos e se cobram os deveres de todos. A cidadania elimina a assimetria social, em que os poderosos só têm direitos e os fracos só têm obrigações. Isto precisa ser trabalhado pela escola, por cada um de nós, mas também na cidade inteira.
Deus lhes pague, e a luta continua …


Postagens mais visitadas deste blog

Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila 30 11 13

Educação Patrimonial e Artística (EPA)

Projeto Conhecendo a Bahia - Parte III - Salvador

Artes Visuais Estudantis (AVE)