Semana Pedagógica 2012
Carta aberta à comunidade escolar
Carta à comunidade escolar
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia define como tema para a JORNADA PEDAGÓGICA 2012 – FORTALECER A APRENDIZAGEM NA ESCOLA PÚBLICA DA BAHIA. Este é o momento estratégico para refletir sobre a realidade da escola e planejar o ano letivo, tendo como objetivo maior melhorar o processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, o desempenho de nossos estudantes. A aprendizagem é, portanto, o nosso foco, na medida em que as ações do Órgão Central, da Diretoria Regional de Educação (Direc) e da Unidade Escolar são articuladas em um processo de cogestão das responsabilidades na construção de uma escola para todos, conforme orientação do Programa TODOS PELA ESCOLA.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia define como tema para a JORNADA PEDAGÓGICA 2012 – FORTALECER A APRENDIZAGEM NA ESCOLA PÚBLICA DA BAHIA. Este é o momento estratégico para refletir sobre a realidade da escola e planejar o ano letivo, tendo como objetivo maior melhorar o processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, o desempenho de nossos estudantes. A aprendizagem é, portanto, o nosso foco, na medida em que as ações do Órgão Central, da Diretoria Regional de Educação (Direc) e da Unidade Escolar são articuladas em um processo de cogestão das responsabilidades na construção de uma escola para todos, conforme orientação do Programa TODOS PELA ESCOLA.
É fundamental um olhar atencioso para as avaliações educacionais internas e externas. A Bahia apresentou, em 2009, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3,1; na 1ª fase do Ensino Fundamental de 3,8; na 2ª fase do Ensino Fundamental de 3,1 e, no Ensino Médio de 3,3. Dados que, apesar de superiores às metas estabelecidas pelo Ministério da Educação para o Estado, retratam uma situação a ser superada.
Diante desse contexto, a Secretaria estabeleceu como o primeiro compromisso do TODOS PELA ESCOLA o Pacto com Municípios, que tem como meta alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, promovendo a formação de coordenadores e formadores municipais, distribuindo material didático e livros com foco na alfabetização e letramento, assim como o acompanhamento da aprendizagem e avaliação dos estudantes, ações estas que fortalecem o regime de colaboração entre o Estado e os municípios.
A implementação e a consolidação da Educação Integral é outra ação prioritária da Secretaria, por meio da diversificação dos espaços e tempos de permanência dos estudantes na escola, com os programas Mais Educação, Ensino Médio Inovador, EM Ação, Gestar, Ciência na Escola, Pronatec e dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura, iniciativas que visam a oferecer uma educação contextualizada e um currículo diversificado.
No intuito de auxiliar a gestão pedagógica da unidade escolar, a SEC implementa, a partir de 2012, o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (PAIP), que tem como um dos objetivos realizar o acompanhamento sistemático das ações e do desempenho da unidade escolar, a partir da articulação entre o Órgão Central, Direc e Unidade Escolar, numa ação conjunta no sentido de melhorar a educação básica. Nesse contexto, destacamos o importante papel do Sistema de Gestão Escolar (SGE) – ferramenta gerencial para a rede pública estadual de ensino da Bahia, criada em ambiente web, que facilita a administração escolar no que diz respeito à execução, ao acompanhamento e ao controle de suas atividades.
Ainda nessa perspectiva, para que o planejamento seja proveitoso, a escola deve utilizar como referência os seus indicadores de desempenho. É preciso conhecer a realidade local, por unidade escolar, analisando, discutindo, refletindo e planejando estratégias para a melhoria do processo de ensino e da aprendizagem e, consequentemente, dos indicadores educacionais. Dados como distorção idade-série, índices de aprovação, reprovação e abandono, além do Ideb e de resultados de avaliações, como Avalie, Prova Brasil e Enem, são essenciais para ajudar os educadores a identificar aspectos da vida escolar que precisam ser melhorados e fortalecidos.
Além da reflexão, cada escola deve elaborar o planejamento pedagógico levando em consideração o currículo referenciado, os projetos estruturantes da rede, o inventário das dificuldades de aprendizagem e conteúdos críticos identificados pelos professores, além dos conteúdos prioritários em cada componente curricular. Todos esses documentos visam a contribuir para a organização do plano de ensino.
A Jornada Pedagógica deve proporcionar aos educadores, em especial aos professores e à gestão da escola, momentos de reflexão, debate, avaliação, construções coletivas para melhorar o planejamento das ações pedagógicas a serem desenvolvidas durante o ano letivo de 2012; assim, é possível avaliar os caminhos, descaminhos e os desafios da Educação Básica em nosso Estado.
No Portal da Educação, os professores têm acesso a informações atualizadas e a todas as mídias e tecnologias educacionais produzidas, pesquisadas e catalogadas pela Secretaria da Educação. São mais de 2.000 conteúdos digitais educacionais livres (programas da TV Anísio Teixeira, É Bom Saber, vídeos, áudios, jogos, animações, simulações e experimentos) de todas as áreas do conhecimento, que podem auxiliar o professor na realização de aulas mais dinâmicas, interativas e atrativas para os estudantes.
A expectativa é que a Jornada Pedagógica seja o início de uma caminhada coletiva em que todos e todas estejam envolvidos na construção de uma escola pública de qualidade que cumpra o seu papel essencial de GARANTIR O DIREITO DE APRENDER.
Osvaldo Barreto
Secretário da Educação
Jornada Pedagógica 2012 mobiliza 40 mil professores
Postado por ascom Comentários desativados
A Jornada Pedagógica 2012 mobiliza, nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro, mais de 40 mil professores da rede estadual de ensino da Bahia. Neste período, os professores se encontram para planejar o ano letivo nas escolas e construir os planos de curso para cada área do conhecimento. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, ratifica que “a Jornada Pedagógica é, por excelência, o espaço para que educadores e gestores planejem o ano letivo, tendo a escola como o lugar de formação continuada, de modo a garantir um planejamento, de fato, coletivo e que assegure ao estudante o direito de aprender”.
Os planos de curso serão construídos a partir da realidade de cada unidade escolar, considerando os indicadores de desempenho internos e externos da escola. Dados como, frequência dos estudantes, índices de aprovação, reprovação e abandono, além dos resultados de avaliações como Prova Brasil, Avalie e Enem, ajudam a identificar aspectos da vida escolar que precisam ser melhorados para garantir o sucesso do ensino e da aprendizagem.
Programação – A Jornada Pedagógica 2012 acontece em dois turnos. No turno diurno, a programação segue das 7h30 ao meio dia e, no turno noturno, das 18h30 às 22 horas. Todos os instrumentos e conteúdos necessários para o planejamento do professor, por área do conhecimento, e para a elaboração do plano de curso estão disponíveis na página da Jornada. Além disso, este ano, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza um fórum online para comunicação direta e em tempo real com professores.
A superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Amélia Maraux, ressalta que o fórum é mais um instrumento para integração e troca de conhecimentos entre os professores e gestores. “A equipe da Secretaria estará disponível para tirar dúvidas e auxiliar os professores no quer for preciso para realização do planejamento pedagógico”, explica.
Durante a Jornada, os participantes vão conhecer o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip). Criado pela Secretaria da Educação do Estado, o Paip vai ser implantado em 100% das escolas, este ano de 2012, como apoio aos professores e gestores na resolução de questões pedagógicas, visando garantir as condições necessárias para que os estudantes obtenham sucesso no percurso educativo.
Momento decisivo - A professora de língua portuguesa do Colégio Estadual Satélite (Salvador), Adriana Carvalho, revela que “a jornada é um momento decisivo para professores e estudantes porque é quando se organizam os projetos, as avaliações, o calendário e o conteúdo a ser trabalhado por unidade”.
Para a professora, a Jornada Pedagógica, somada a outros esforços para oferecer uma educação de qualidade, exerce influência no desempenho de professores e estudantes. “Confirmamos, a cada ano, o quanto a jornada é essencial para alinharmos nossas ações. A escola melhorou, ganhou autonomia. A ampliação do acervo de livros e o empenho em equipar, também, vêm fazendo a diferença”, avalia.
Do município de Juazeiro (a 500 km de Salvador), a diretora do Colégio Estadual Cecílio Matos, Linda Maria Viana, afirma que “as discussões propostas durante a jornada pedagógica são muito proveitosas e dão suporte a todas as atividades desenvolvidas durante o ano letivo, a exemplo dos conselhos de classe, leitura do regimento, realização de projetos e avaliações por unidade”.
E no Edivaldo? Então Foi assim ........
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA
RELATÓRIO SÍNTESE DA JORNADA PEDAGÓGICA - UNIDADE ESCOLAR
1. UNIDADE ESCOLAR COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO BOAVENTURA | 1.1 IDEB 2,7 | |||||||||
2. DIREC 29 | 2.1 MUNICÍPIO BREJÕES | |||||||||
3. E-MAIL ceedivaldoboaventura@hotmail.com | 3.1. TELEFONE (S) (75) 36542102 | |||||||||
4. NOME DO GESTOR: DIRCEU ASSIS SANTOS | ||||||||||
5. OFERTA DE ENSINO (NÍVEIS/SÉRIE) | ||||||||||
Ensino Fundamental | Ensino Médio | Educação Profissional | EJA | |||||||
1º ano _____________________________ | 5º série _____________________________ | 1º ano _____________________________ | E. Médio Integrado _____________________________ | TEMPO APRENDER _____________________________ | ||||||
2º ano 2ª série | 6ª série | 2º ano | Subsequente | TEMPO FORMATIVO | ||||||
3º ano 3ª série | 7ª série | 3º ano | Concomitante | |||||||
4º ano 4º série | 8ª série | PROEJA | ||||||||
6. MODALIDADES DE ENSINO OFERTADAS | ||||||||||
Quilombola Indígena Educação Especial | ||||||||||
7. TURNOS, HORÁRIOS E DIAS DE FUNCIONAMENTO DA JORNADA NA ESCOLA | ||||||||||
Matutino | Horário: 7h e 10min ás 11h e 35min | Dias: Segunda feira a sexta feira | ||||||||
Vespertino | Horário: 12h e 50min às 17h e 15min | Dias: Segunda feira a sexta feira | ||||||||
Noturno | Horário: 18h e 45min às 22n e 40min | Dias: Segunda feira a sexta feira | ||||||||
8. QUADRO DE SERVIDORES (QUANTITATIVO) | ||||||||||
CATEGORIA | PROFISSIONAIS LOTADOS NA UE | PROFISSIONAIS PARTICIPANTES DA JORNADA | ||||||||
Professor | 12 | 12 | ||||||||
Coordenador Pedagógico | 01 | 01 | ||||||||
Equipe Gestora | 03 | 03 | ||||||||
Equipe da Direc | 02 | 02 | ||||||||
Equipe Administrativa | 07 | 07 | ||||||||
Outros (especificar) | ||||||||||
TOTAL | 25 | 25 | ||||||||
9. DA PROGRAMAÇÃO DA JORNADA PEDAGÓGICA | ||||||||||
9.1 A unidade escolar cumpriu a programação da Jornada Pedagógica | ||||||||||
Sim | ||||||||||
Parcialmente (por quê?) | ||||||||||
Não (justificar) | ||||||||||
10. DA EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESCOLAR | ||||||||||
Planejamento elaborado em consonância com o PPP – apenas para as que possuem PPP atualizado. | ||||||||||
Elaboração ou atualização do PPP inserido no planejamento anual da UE – apenas para as que não possuem PPP ou este se encontra desatualizado. | ||||||||||
Construção do planejamento por área do conhecimento | ||||||||||
Construção do planejamento das AC, em consonância com as orientações da SEC | ||||||||||
Construção do planejamento por componente curricular | ||||||||||
Utilização dos indicadores internos (aprovação, reprovação e evasão/abandono) para a construção do planejamento | ||||||||||
Utilização dos indicadores externos (IDEB, Provinha Brasil, Prova Brasil, Avalie...) para a construção do planejamento | ||||||||||
Utilização dos conteúdos referenciais sugeridos pela SEC para a construção do planejamento | ||||||||||
10.1 PROJETO DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PAIP) | ||||||||||
10.1.1 O PAIP foi utilizado para subsidiar a organização do trabalho pedagógico | ||||||||||
Sim | ||||||||||
Não (justificar) | ||||||||||
10.1.2 A unidade escolar utilizou o Quadro Norteador do Plano de Intervenção Pedagógica - Dimensão Estudante para composição do planejamento e estabelecimento de metas | ||||||||||
Sim | ||||||||||
Parcialmente (por quê?) | ||||||||||
Não (justificar) | ||||||||||
10.2 PROJETOS ESTRUTURANTES INCORPORADOS NO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS CURRICULARES | ||||||||||
Educação Integral - Programa Mais Educação | Juventude em ação: AVE | Juventude em ação: PROVE | ||||||||
Educação Integral - Ensino Médio Inovador | Juventude em ação: FACE | Juventude em ação: FANFARRAS | ||||||||
GESTAR II | Juventude em ação: TAL | Juventude em ação: PROEASE – Ed. Ambiental | ||||||||
Ensino Médio em Ação | Juventude em ação: EPA | |||||||||
Ciências na escola | Juventude em ação: JERP | |||||||||
10.3 METAS GERAIS ESTABELECIDAS PELA UNIDADE ESCOLAR PARA 2012 | ||||||||||
Indicador | Situação Encontrada (%) - UE | Meta 2012 (%) | ||||||||
Freqüência | 97,77 | 100 | ||||||||
Evasão/Abandono | 18,58 | 5 | ||||||||
Aprovação | 69,49 | 90 | ||||||||
IDEB | 2,7 | 3,1 | ||||||||
11. SUGESTÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO NA PRÓXIMA JORNADA PEDAGÓGICA | ||||||||||
Comentários
Postar um comentário