Semana Pedagógica 2012

Carta aberta à comunidade escolar

Carta à comunidade escolar
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia define como tema para a JORNADA PEDAGÓGICA 2012 – FORTALECER A APRENDIZAGEM NA ESCOLA PÚBLICA DA BAHIA. Este é o momento estratégico para refletir sobre a realidade da escola e planejar o ano letivo, tendo como objetivo maior melhorar o processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, o desempenho de nossos estudantes. A aprendizagem é, portanto, o nosso foco, na medida em que as ações do Órgão Central, da Diretoria Regional de Educação (Direc) e da Unidade Escolar são articuladas em um processo de cogestão das responsabilidades na construção de uma escola para todos, conforme orientação do Programa TODOS PELA ESCOLA.
É fundamental um olhar atencioso para as avaliações educacionais internas e externas. A Bahia apresentou, em 2009, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 3,1; na 1ª fase do Ensino Fundamental de 3,8; na 2ª fase do Ensino Fundamental de 3,1 e, no Ensino Médio de 3,3. Dados que, apesar de superiores às metas estabelecidas pelo Ministério da Educação para o Estado, retratam uma situação a ser superada.
Diante desse contexto, a Secretaria estabeleceu como o primeiro compromisso do TODOS PELA ESCOLA o Pacto com Municípios, que tem como meta alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade, promovendo a formação de coordenadores e formadores municipais, distribuindo material didático e livros com foco na alfabetização e letramento, assim como o acompanhamento da aprendizagem e avaliação dos estudantes, ações estas que fortalecem o regime de colaboração entre o Estado e os municípios.
A implementação e a consolidação da Educação Integral é outra ação prioritária da Secretaria, por meio da diversificação dos espaços e tempos de permanência dos estudantes na escola, com os programas Mais Educação, Ensino Médio Inovador, EM Ação, Gestar, Ciência na Escola, Pronatec e dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura, iniciativas que visam a oferecer uma educação contextualizada e um currículo diversificado.
No intuito de auxiliar a gestão pedagógica da unidade escolar, a SEC implementa, a partir de 2012, o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (PAIP), que tem como um dos objetivos realizar o acompanhamento sistemático das ações e do desempenho da unidade escolar, a partir da articulação entre o Órgão Central, Direc e Unidade Escolar, numa ação conjunta no sentido de melhorar a educação básica. Nesse contexto, destacamos o importante papel do Sistema de Gestão Escolar (SGE) – ferramenta gerencial para a rede pública estadual de ensino da Bahia, criada em ambiente web, que facilita a administração escolar no que diz respeito à execução, ao acompanhamento e ao controle de suas atividades.
Ainda nessa perspectiva, para que o planejamento seja proveitoso, a escola deve utilizar como referência os seus indicadores de desempenho. É preciso conhecer a realidade local, por unidade escolar, analisando, discutindo, refletindo e planejando estratégias para a melhoria do processo de ensino e da aprendizagem e, consequentemente, dos indicadores educacionais. Dados como distorção idade-série, índices de aprovação, reprovação e abandono, além do Ideb e de resultados de avaliações, como Avalie, Prova Brasil e Enem, são essenciais para ajudar os educadores a identificar aspectos da vida escolar que precisam ser melhorados e fortalecidos.
Além da reflexão, cada escola deve elaborar o planejamento pedagógico levando em consideração o currículo referenciado, os projetos estruturantes da rede, o inventário das dificuldades de aprendizagem e conteúdos críticos identificados pelos professores, além dos conteúdos prioritários em cada componente curricular. Todos esses documentos visam a contribuir para a organização do plano de ensino.
A Jornada Pedagógica deve proporcionar aos educadores, em especial aos professores e à gestão da escola, momentos de reflexão, debate, avaliação, construções coletivas para melhorar o planejamento das ações pedagógicas a serem desenvolvidas durante o ano letivo de 2012; assim, é possível avaliar os caminhos, descaminhos e os desafios da Educação Básica em nosso Estado.
No Portal da Educação, os professores têm acesso a informações atualizadas e a todas as mídias e tecnologias educacionais produzidas, pesquisadas e catalogadas pela Secretaria da Educação. São mais de 2.000 conteúdos digitais educacionais livres (programas da TV Anísio Teixeira, É Bom Saber, vídeos, áudios, jogos, animações, simulações e experimentos) de todas as áreas do conhecimento, que podem auxiliar o professor na realização de aulas mais dinâmicas, interativas e atrativas para os estudantes.
A expectativa é que a Jornada Pedagógica seja o início de uma caminhada coletiva em que todos e todas estejam envolvidos na construção de uma escola pública de qualidade que cumpra o seu papel essencial de GARANTIR O DIREITO DE APRENDER.

Osvaldo Barreto
Secretário da Educação

Jornada Pedagógica 2012 mobiliza 40 mil professores

A Jornada Pedagógica 2012 mobiliza, nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro, mais de 40 mil professores da rede estadual de ensino da Bahia. Neste período, os professores se encontram para planejar o ano letivo nas escolas e construir os planos de curso para cada área do conhecimento. O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, ratifica que “a Jornada Pedagógica é, por excelência, o espaço para que educadores e gestores planejem o ano letivo, tendo a escola como o lugar de formação continuada, de modo a garantir um planejamento, de fato, coletivo e que assegure ao estudante o direito de aprender”.
Os planos de curso serão construídos a partir da realidade de cada unidade escolar, considerando os indicadores de desempenho internos e externos da escola. Dados como, frequência dos estudantes, índices de aprovação, reprovação e abandono, além dos resultados de avaliações como Prova Brasil, Avalie e Enem, ajudam a identificar aspectos da vida escolar que precisam ser melhorados para garantir o sucesso do ensino e da aprendizagem.
Programação – A Jornada Pedagógica 2012 acontece em dois turnos. No turno diurno, a programação segue das 7h30 ao meio dia e, no turno noturno, das 18h30 às 22 horas. Todos os instrumentos e conteúdos necessários para o planejamento do professor, por área do conhecimento, e para a elaboração do plano de curso estão disponíveis na página da Jornada. Além disso, este ano, a Secretaria da Educação do Estado disponibiliza um fórum online para comunicação direta e em tempo real com professores.
A superintendente de Desenvolvimento da Educação Básica, Amélia Maraux, ressalta que o fórum é mais um instrumento para integração e troca de conhecimentos entre os professores e gestores. “A equipe da Secretaria estará disponível para tirar dúvidas e auxiliar os professores no quer for preciso para realização do planejamento pedagógico”, explica.
Durante a Jornada, os participantes vão conhecer o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip). Criado pela Secretaria da Educação do Estado, o Paip vai ser implantado em 100% das escolas, este ano de 2012, como apoio aos professores e gestores na resolução de questões pedagógicas, visando garantir as condições necessárias para que os estudantes obtenham sucesso no percurso educativo.
Momento decisivo - A professora de língua portuguesa do Colégio Estadual Satélite (Salvador), Adriana Carvalho, revela que “a jornada é um momento decisivo para professores e estudantes porque é quando se organizam os projetos, as avaliações, o calendário e o conteúdo a ser trabalhado por unidade”.
Para a professora, a Jornada Pedagógica, somada a outros esforços para oferecer uma educação de qualidade, exerce influência no desempenho de professores e estudantes. “Confirmamos, a cada ano, o quanto a jornada é essencial para alinharmos nossas ações. A escola melhorou, ganhou autonomia. A ampliação do acervo de livros e o empenho em equipar, também, vêm fazendo a diferença”, avalia.
Do município de Juazeiro (a 500 km de Salvador), a diretora do Colégio Estadual Cecílio Matos, Linda Maria Viana, afirma que “as discussões propostas durante a jornada pedagógica são muito proveitosas e dão suporte a todas as atividades desenvolvidas durante o ano letivo, a exemplo dos conselhos de classe, leitura do regimento, realização de projetos e avaliações por unidade”.


 E no Edivaldo? Então Foi assim ........











SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA

RELATÓRIO SÍNTESE DA JORNADA PEDAGÓGICA - UNIDADE ESCOLAR
1. UNIDADE ESCOLAR  COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO BOAVENTURA
1.1 IDEB 2,7


2. DIREC 29
2.1 MUNICÍPIO BREJÕES


3. E-MAIL ceedivaldoboaventura@hotmail.com
3.1. TELEFONE (S) (75) 36542102


4. NOME DO GESTOR: DIRCEU ASSIS SANTOS


5. OFERTA DE ENSINO (NÍVEIS/SÉRIE)
Ensino Fundamental   
Ensino Fundamental II    
Ensino Médio
Educação Profissional
EJA  
 1º ano        _____________________________

 5º série      _____________________________

 1º ano        _____________________________

 E. Médio Integrado        _____________________________

 TEMPO APRENDER        _____________________________

 2º ano        2ª série
 6ª série       
 2º ano      
 Subsequente    
 TEMPO FORMATIVO      
 3º ano        3ª série

 7ª série      

 3º ano      

 Concomitante    


 4º ano        4º série
 8ª série      

 PROEJA    


6. MODALIDADES DE ENSINO OFERTADAS
 Quilombola                                                                     Indígena                                                                     Educação Especial      



7. TURNOS, HORÁRIOS E DIAS DE FUNCIONAMENTO DA JORNADA NA ESCOLA
 Matutino         
Horário: 7h e 10min ás 11h e 35min
Dias: Segunda feira a sexta feira
 Vespertino
Horário: 12h e 50min às 17h e 15min
Dias: Segunda feira a sexta feira
 Noturno       
Horário: 18h e 45min às 22n e 40min
Dias: Segunda feira a sexta feira
8. QUADRO DE SERVIDORES (QUANTITATIVO)

CATEGORIA
PROFISSIONAIS LOTADOS NA UE
PROFISSIONAIS PARTICIPANTES DA JORNADA
Professor
12
12
Coordenador Pedagógico
01
01
Equipe Gestora
03
03
Equipe da Direc
02
02
Equipe Administrativa
07
07
Outros (especificar)


TOTAL
25
25
9. DA PROGRAMAÇÃO DA JORNADA PEDAGÓGICA

9.1  A unidade escolar cumpriu a programação da Jornada Pedagógica
 Sim       
 Parcialmente (por quê?)       
 Não (justificar)     

10. DA EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESCOLAR
  Planejamento elaborado em consonância com o PPP – apenas para as que possuem PPP atualizado.
  Elaboração ou atualização do PPP inserido no planejamento anual da UE – apenas para as que não possuem PPP ou este se encontra desatualizado.
 Construção do planejamento por área do conhecimento
 Construção do planejamento das AC, em consonância com as orientações da SEC
 Construção do planejamento por componente curricular
 Utilização dos indicadores internos (aprovação, reprovação e evasão/abandono) para a construção do planejamento
 Utilização dos indicadores externos (IDEB, Provinha Brasil, Prova Brasil, Avalie...) para a construção do planejamento
 Utilização dos conteúdos referenciais sugeridos pela SEC para a construção do planejamento


10.1 PROJETO DE ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PAIP)
10.1.1 O PAIP foi utilizado para subsidiar a organização do trabalho pedagógico
 Sim
 Não (justificar)
10.1.2 A unidade escolar utilizou o Quadro Norteador do Plano de Intervenção Pedagógica - Dimensão Estudante para composição do planejamento e estabelecimento de metas
 Sim
 Parcialmente (por quê?)
 Não (justificar)


10.2 PROJETOS ESTRUTURANTES INCORPORADOS NO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DAS PRÁTICAS CURRICULARES
 Educação Integral - Programa Mais Educação
 Juventude em ação: AVE
 Juventude em ação: PROVE
 Educação Integral - Ensino Médio Inovador
 Juventude em ação: FACE
 Juventude em ação: FANFARRAS
 GESTAR II
 Juventude em ação: TAL
 Juventude em ação: PROEASE – Ed. Ambiental
 Ensino Médio em Ação
 Juventude em ação: EPA

 Ciências na escola
 Juventude em ação: JERP

10.3 METAS GERAIS ESTABELECIDAS PELA UNIDADE ESCOLAR PARA 2012
Indicador
Situação Encontrada (%) - UE

Meta 2012 (%)
Freqüência
97,77
100
Evasão/Abandono
18,58
5
Aprovação
69,49
90
IDEB
2,7
3,1
11. SUGESTÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO NA PRÓXIMA JORNADA PEDAGÓGICA









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila 30 11 13

Educação Patrimonial e Artística (EPA)

Projeto Conhecendo a Bahia - Parte III - Salvador

Artes Visuais Estudantis (AVE)