Histórico do CEEB

HISTÓRICO DO COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO BOAVENTURA – MUNICÍPIO DE BREJÕES/LOCALIDADE DO KM-100*
 Minha escola
A localidade que ficou conhecida por povoado do Km – 100 após o advento da Rodovia BR – 116 vivenciou um crescimento significativo a partir da década de 60 do século XX, decorrente da política desenvolvimentista para o país naquele momento.
Às margens de uma Rodovia Federal a pequena comunidade rural se percebeu em poucos anos um povoado importante, pois, muitos foram atraídos pelo potencial comercial dessa região devido à ‘Rio – Bahia’ que conecta o país. Sendo assim, fez – se necessário, garantir a esta comunidade o Direito à Educação de forma mais ampla.  
Diante de mobilização da comunidade que precisava mandar seus filhos para outros municípios no intuito de ‘completar os estudos’, pois, até a criação de tal Unidade de Ensino, só era possível concluir até 4ª série, sendo que, nem todos os moradores possuíam condições financeiras para tanto, então, representantes da população nos poderes legislativo e executivo nas esferas municipal e estadual possibilitaram a criação de tal Escola.
A Escola Estadual De 1º Grau Edivaldo Boaventura - nome dado em homenagem ao Secretário Estadual de Educação da época  -,  foi fundada no ano de 1986 com o intuito de oferecer ensino de 1ª a 8ª série, conforme portaria nº 582 do Diário Oficial do Estado de 1 e 2 de fevereiro de 1986 passando a funcionar no Prédio da então Escola Estadual Professora Alcina Barbosa que oferecia o ensino de 1ª a 4ª série. 
No ano de 1989 a Prefeitura Municipal de Brejões fez a doação do terreno, onde hoje fica a sede do Colégio, para a Secretaria de Educação do Estado segundo a Lei municipal nº 558 de 07 de junho de 1989 aprovada e sancionada pela Câmara Municipal de Vereadores.  Em setembro de 1992 o Colégio ganhou sua sede, na época com 04 salas de aula, funcionando nos três turnos, além de uma cantina, uma diretoria e banheiros.
Após quatro anos de funcionamento e já tendo formado a sua primeira turma de oitava série a Escola de 1º grau Edivaldo Boaventura passou a ministrar o segundo grau de acordo com a portaria nº 925 do Diário oficial do Estado de 03 e 04 de março 1990 que diz:
Artigo 1º - Criar o curso de 2º grau na Escola Estadual de 1º Grau Edivaldo Boaventura, sito no KM 100 da BR – 116, município de Brejões.
Artigo 2º  -  A referida Unidade Escolar terá denominação,  doravante de COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO BOAVENTURA, mantendo os cursos de 1º e 2º graus.
Artigo 3º  - Estas portaria entrará em vigor na data de sua publicação.
A partir de então, a Escola passou a condição de Colégio onde ofereceu inicialmente o curso Técnico em Contabilidade até o ano 1996, sendo que, esta última turma de Técnico em Contabilidade concluiu em 1998, porém, a partir do ano de 1997 teve inicio a 1ª turma de Formação Geral, curso oferecido ainda hoje por esta instituição. Neste mesmo ano devido às necessidades e cobranças da comunidade escolar a Secretaria de Educação do Estado abriu licitação para recuperação e ampliação dessa escola conforme Tomada de preços nº 028/97 publicado no Diário Oficial do Estado de 11 e 12 de outubro de 1997. A placa inauguração da restauração e ampliação tem data de junho de 1998. 
A ampliação possibilitou uma melhoria na estrutura física da Unidade Escolar tendo a mesma neste contexto, dobrado o número de salas para 08, das quais seis funcionam como sala de aula, uma sala de vídeo e outra destinada a um possível laboratório de informática. Além, disso a sala de professores e uma biblioteca, dentre outros.
Hoje o Colégio Estadual Edivaldo Boaventura é uma Unidade Escolar de Médio Porte e atende discentes de outras localidades rurais tanto do município de Brejões como de Nova Itarana nos três turnos. Durante todos esses anos o Colégio vem contribuindo na formação da população, garantindo assim, o direito a Educação de muitos adolescentes, jovens e adultos.





FONTE:

Livro de Termo de Abertura, Colégio Estadual Edivaldo Boaventura - Km 100. Ata da Sessão de Instalação da Escola Estadual de 1º Grau Edivaldo Boaventura (1ª a 8ª série) no Km-100/BR 116 do Município de Brejões. Pgs. 1,2 e 3.
        
Diário Oficial do Estado da Bahia de 1º e 2 de fevereiro de 1986. Portaria Nº 585. Pg. 21

Diário Oficial do Estado da Bahia de 03 e 04 de março de 1990. Portaria Nº 925. Pg. 11

Diário Oficial do Estado da Bahia de 11 e 12 de outubro de 1997. Tomada de preço nº 028/97. Pg. 28.
.


*  Produzido pela professora Maria Fernanda Oliveira Marques

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila 30 11 13

Educação Patrimonial e Artística (EPA)

Projeto Conhecendo a Bahia - Parte III - Salvador

Artes Visuais Estudantis (AVE)