Conselho de Classe da 1ª Unidade 2011
O Conselho de Classe
O Conselho de Classe é um órgão colegiado de gestão. Dentro da organização do trabalho pedagógico se configura como espaço que possibilita a análise do desempenho do aluno e do desempenho da própria escola de forma coletiva propondo ações e intervenções para a melhoria da aprendizagem do aluno e da prática docente. Entretanto essa não tem sido a prática da maioria das escolas, que vêem no Conselho de Classe um momento
Apenas de aprovação e reprovação, considerando, muitas vezes, práticas fragmentárias do trabalho pedagógico. Durante o momento da discussão muitas são as análises feitas sobre as turmas e sobre o desempenho acadêmico dos alunos. São formuladas propostas para a superação dos problemas de aprendizagem, buscam-se soluções alternativas para as dificuldades que aparecem, realimenta-se o planejamento, porém no próximo Conselho de Classe, novamente, os mesmos alunos apresentam os mesmos problemas como se os indicadores de resultado do Conselho anterior e suas decisões não tivessem subsidiado a condução do planejamento.
Uma vez que o Conselho de Classe tem uma função importante no processo avaliativo do aluno e que sua prática não tem alterado os resultados no final do ano letivo, fez-se necessário buscar informações para, assim, fundamentar o estudo. À luz da teoria foi possível analisar o Conselho de Classe, sua importância para o processo de aprendizagem e as implicações para a vida do aluno, quando as propostas de intervenção não dão conta do resultado levando o mesmo à reprovação e ao fracasso escolar. Se o Conselho é um espaço democrático de avaliação
coletiva, questionamos: como garantir que esse mesmo espaço promova resultados concretos e garanta a aprendizagem do aluno? O problema estaria nas avaliações? A escola adota um modelo de avaliação no Projeto Político Pedagógico e os professores na sua maioria praticam outro? O problema
estaria nas intervenções? Professores e pedagogos definem ações para a superação dos problemas de aprendizagem, registram em ata e, após o Conselho não aplicam as mudanças metodológicas e caem na rotina didática?
Ou o professor assume com responsabilidade as intervenções e não encontra público interessado em aprender? É claro que estas são algumas das hipóteses.
Poderíamos enumerar outras.
Diante de um quadro em que, a escola, espaço que deveria promover a ascensão social pelo conhecimento, tem sido uma instituição que está favorecendo a exclusão, não por conta de sua organização, mas por conta de sua prática, urge aproximar os objetivos do Conselho de Classe, os resultados obtidos, e, buscar as causas desta situação de descrédito deste órgão colegiado, propondo ações pautadas na responsabilidade de todos.
Texto de Marta Betanes da Silva
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do
trabalho pedagógico
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