Projeto Festejos Juninos
Projeto Revitalização dos Festejos Juninos 2011 do Km 100
Participantes:
· Colégio Estadual Edivaldo Boaventura
· Colégio Municipal Eraldo Tinoco
· Escola Municipal Roberto Santos
· Escola Municipal Ranulfo Santos Cajaíba
· Escola Municipal Alcina Barbosa
Duração: Mês de Junho
1.0 Justificativa
Estamos no mês de junho e começam as comemorações das Festas Juninas. Vender convites, ensaiar a quadrilha e danças típicas, enfeitar a escola... Chega o dia da festa e pronto! O que fica disso para os estudantes? Qual o significado dos festejos juninos? A Festa Junina é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo lingüístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o mês de junho.
Todos os anos no mês de junho, é comum em todas as regiões do Brasil os festejos juninos. Estas festas envolvem toda a comunidade nos preparativos, com a ornamentação do ambiente, comidas típicas e músicas folclóricas... Nos ambientes escolares o mesmo acontece, a escola tem um papel importante na valorização das tradições.
2.0 Objetivo Geral
Incentivar nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural;
3.0 Objetivos Específicos
a) Conhecer a origem e as características das festas juninas.
b) Admirar e respeitar o trabalho do homem do campo
c) Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo
c) Desenvolver a socialização da criança, incentivando o trabalho em grupo
d) Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas
e) Valorizar a tradição das festas juninas
f) Socializar com a comunidade escolar e familiar
g) Desenvolver a linguagem oral e escrita
h) Ampliar o vocabulário
i) Estimular a criatividade e imaginação através de atividades relacionadas ao tema
j) Desenvolver a valorização do homem do campo e de suas atividades
l) Incentivar o gosto pela culinária junina
m) Conscientizar sobre os perigos dos balões e fogos de artifício
n) Propiciar à comunidade a participação em diversas brincadeiras e interação com a escola
o) Promover a integração da comunidade escolar;
p) Pesquisar as manifestações do folclore Nordestino.
q) Possibilitar a criatividade e a autonomia da clientela estudantil;
r) Estimular o Protagonismo juvenil e o espírito empreendedor;
s) Consolidar os conhecimentos escolares;
t) Estabelecer laços de companheirismo, solidariedade e união em classe;
u) Fortalecer a auto-estima;
v) Trabalhar na linguagem corporal (movimento, ritmo, coordenação motora, etc...);
x) Oferecer momentos de lazer a comunidade escolar;
z) Apresentar a produção
4.0 Eixos de Ação
a) Identidade e Autonomia
b) Artes visuais
c) Movimento
d) Música
e) Linguagem oral e escrita
f) Natureza e Sociedade
g) Matemática
OBJETOS E SIGNIFICADOS:
- Fogueira e o mastro coma a Bandeira: Está presente no texto bíblico. Isabel mãe de João, queria comunicar o nascimento de seu filho a Maria, mãe de Jesus, que morava do outro lado do rio Jordão. Por isso ela hasteou a bandeira no mastro e acendeu uma fogueira para iluminar.
- Trajes típicos usados: Roupa simples e remendadas, de pessoas que lidam com a terra; o chapéu de palha que protege o lavrador dos efeitos, do sol. Hoje em dia, na tradição rural brasileira, homens e mulheres usam suas melhores roupas. Nos centros urbanos, há uma interpretação do vestuário caipira ou sertanejo baseada no hábito de confeccionar roupas femininas com tecido de chita florido e as masculinas com tecido de algodão listrado e escuro. As roupas usadas para dançar a quadrilha variam conforme as características culturais de cada região do país.
- Comidas e bebidas juninas: Produtos agrícolas, como milho, amendoim, batata-doce e mandioca, que eram cultivados pela população indígenas, tornaram-se a base da alimentação dos brasileiros. Os portugueses trouxeram a tecnologia, como forno de fazer farinha, e costumes que provocaram mudanças no processamento desses produtos. Hoje eles constituem e cardápio básico das festas juninas, acrescentando-se produtos regionais como o pinhão sulino e as castanhas de caju e do Pará.
- Arroz doce
-Bolo de batata-doce
-Bolo de fubá
-Amendoim
-Bolo de mandioca
-Bolo de milho
-Broa de fubá
-Canjica ou mungunzá
-Cuscuz de milho
-Pamonha
-Pé-de-moleque
-Pipoca
-Sopa de milho verde
-Tapioca.
OS SANTOS PADROEIROS
1- Santo Antônio de Pádua
É conhecido como santo casamenteiro. Nasceu em Lisboa, a 15 de agosto de 1195. Foi padre. Lutou pelos direitos das mulheres nas família. Foi canonizado no dia 13 de junho de 1231, em Pádua (Itália). Por isso, é festejado nesta data. As moças solteiras fazem simpatias que envolvem Santo Antônio.No dia desses festejos, após a missa, são distribuídos pãezinhos bentos aos fiéis.
2- São João Batistas
Nascido na palestina, dia 24 de junho , primo de Jesus, era filho de Zacarias e Izabel.João batista foi um profeta que veio antes de Jesus, para preparar sua chegada. Por isso, chamavam-no precursor. Ele batizou Jesus e ensinou o batismo de penitência de arrependimento, para a remissão dos pecados. Era chamado Batista porque batizava o povo nas águas do rio Jordão. Morreu, decapitado, por denunciar a verdade aos poderosos de seu tempo .Hoje é festejado pelo povo com alegria, música, dança e bebidas.
3- SÃO PEDRO
Também chamado de Simão Pedro, nasceu na Galiléia (região da Palestina).Pedro era simples pecador. Um dia quando preparava as redes para pesca, com seu irmão André, Jesus passou e disse: “venha comigo. Eu farei de vocês pescadores de homens.”Eles deixaram tudo e seguiram Jesus. Pedro acompanhou Jesus três anos e se tornou seu grande amigo .j Antes de subir ao céu (ascensão ) , ,Jesus nomeou Pedro chefe da igreja. Jesus comparou a igreja com um rebanho e mandou que Pedro cuidasse de todas as ovelhas. São Pedro foi o primeiro Papada igreja. Em Roma foi preso e condenado à morte. Morreu pregoado numa cruz de cabeça par baixo.
Incentivar o desenvolvimento de manifestações sócio-educativas e culturais no âmbito escolar;
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