Projeto Bom de Bola, Bom de Escola


ProjetoBom de Bola, Bom de Escola


Projeto Bom de Bola Bom de Escola  visa propiciar por meio da prática esportiva a melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes em idade escolar, com o foco na interação social, rendimento escolar e prevenção ao uso de álcool, drogas, DST’s e exposição a riscos sociais.


Participantes:
·        Colégio Estadual Edivaldo Boaventura
·        Colégio Municipal Eraldo Tinoco

OBJETIVO GERAL:  
Propiciar por meio da prática esportiva a melhoria na qualidade de vida das crianças e adolescentes em idade escolar, com o foco na interação social, rendimento escolar, prevenção ao uso de álcool, drogas, DST’s e exposição a riscos sociais.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Contribuir na formação moral do indivíduo;
·        Oferecer momentos de lazer e entretenimento aos participantes;
·        Aprimorar o desenvolvimento físico e intelectual através do incentivo a uma prática de vida saudável;
·         Oferecer palestras para país e filhos sobre drogas.
JUSTIFICATIVA:
 O projeto “Bom de Bola Bom de Escola  ” surgiu da demanda do Km 100, com a finalidade de propor alternativas para as crianças e adolescentes, através de práticas esportivas, palestras sobre prevenção do uso de álcool, drogas e DST`s.
A culminância do projeto contempla também a atuação do educando e seu rendimento escolar.
               Este projeto resgata o espírito esportivo dos alunos, com treinamento e competições internas de futsal masculino e feminino.
                Mas, para participar tem que ter boas notas, freqüência e disciplina, então galera vamos estudar! Porque é bom de bola e também bom de escola.                    
As competições e disputas fazem parte das atividades mais estimulantes da escola, não importando se a metodologia ou o programa as valorizem ou não. Os resultados mostram na escola a aceitação é grande, tanto de meninos quanto de meninas. Isso vem demonstrar que com a educação física podemos promover atividades competitivas, atrativas e não excludentes, sendo os alunos atores que delas participam. Kunz (1994), por exemplo, afirma que o esporte na escola constitui-se em uma cópia exata do esporte de rendimento, contribuindo para a seletividade no processo pedagógico e, consequentemente, fomentando vivências de sucesso para uma minoria e o fracasso ou vivência de insucesso para a grande maioria. Ele não apresenta evidências para suas afirmações que se aplicam a qualquer desempenho, matemáticas, desenho, etc, e que também diferenciam os bem sucedidos e os mal sucedidos.
Os gestores da educação devem entender que os efeitos positivos da educação física requerem um tempo maior no cotidiano escolar, quer sacrificando tempo de outras disciplinas, quer oferecendo atividades extra-horário. Os educadores físicos, sobretudo os críticos ou progressistas, que em alguns casos insistem em combater a competição e a disciplina dentro da escola, podem verificar que estes são valores ainda importantes para a vida, mais ainda quando ela é competitiva na política, na economia e também na academia. O axioma mor do esporte, além do fair play, talvez seja o que diz: perder é possível, desistir não. Quando damos o melhor e perdemos ficamos satisfeitos.
A escola não é apenas democrática quando  os alunos o são  destacam a importância do treinamento e da dedicação sobre o talento. Ela deve formar o cidadão com valores e habilidades básicas; ela, portanto, iguala. Mas, ao mesmo tempo, ela também deve ajudar aos melhores a serem ainda melhores, criando espaços onde possam multiplicar suas vontades esportivas, artísticas, literárias, matemáticas, de criação e pesquisa, entre outras. Promover oficinas onde os alunos desenvolvam a excelência, o talento, a habilidade pouco freqüente. Assim, é a escola a responsável por criar esses espaços igualitários, talvez multiplicando as oficinas onde os estudantes possam testar e promover suas habilidades, seus talentos. Quando apenas se aponta para o básico, está se fazendo uma escola que nivela por baixo.
METODOLOGIA:
Os treinamentos esportivos serão nas quadras e campos de futebol nos seguintes locais: Campo da Imobiliária e Loteamento Antonio Coelho, Quadra Municipal e quadra do Colégio Municipal Eraldo Tinoco.
O projeto será executado extra turno escolar e fim de semana. Os monitores, na maioria, serão pessoas contratadas pela Prefeitura Municipal de Brejões e de Nova Itarana.

RECURSOS MATERIAIS
Parceria com as  secretaria de esporte municipais  que irão ceder todo material esportivo e transporte para as equipes.

INSCRIÇÃO

Os alunos interessados deverão preencher uma ficha, que deverá ser assinada pelos pais, que ficarão cientes que o filho poderá ser desligado do projeto caso não cumpra os critérios estabelecido que regem o projeto.
Principais requisitos:

a) Estar matriculado em uma escola
b) Estar frequentando as aulas
c) Manter um rendimento escolar satisfatório
d) O controle comprobatório periódico será através de relatório de ocorrência e boletim escolar.
e) Toda vez que acontecer alguma ocorrência, a professora poderá comunicar ao professor de esporte, pois a criança estará em desacordo com o regulamento do projeto.

PARCERIAS
Parceiros do projeto: “Bom de Bola Craque na Escola”: todas as empresas que se dispuserem a aderir ao mesmo através de doação de materiais esportivos, obtendo em contrapartida a divulgação de sua logomarca nos coletes de treinamentos e jogos, faixas de propaganda nos jogos e treinos.
            Os dois Parceiros principais são:
Prefeitura Municipal de Brejões
CONCLUSÃO:
Espera-se que a aplicação deste projeto resulte na imediata melhoria do rendimento escolar e prazer ao esporte de todas as crianças e adolescentes participantes e com o passar do tempo moldar sua conduta enquanto cidadão, para atuar positivamente na sociedade, sabendo que mesmo não sendo um campeão no esporte possa tornar-se um campeão na vida e simultaneamente ocupá-lo em atividades orientadas, não dando espaço para que crianças , adolescentes, jovens e adultos  estejam expostos a riscos sociais.


Este projeto resgata o espírito esportivo dos alunos, com treinamento e competições internas de futsal masculino e feminino.


Mas, para participar tem que ter boas notas, freqüência e disciplina, então galera vamos estudar! Porque é bom de bola e também bom de escola.


Em breve estaremos disputando os jogos estudantis em Amargosa, vamos reunira a torcida e gritar Gol !



As competições e disputas fazem parte das atividades mais estimulantes da escola, não importando se a metodologia ou o programa as valorizem ou não. Os resultados mostram na escola a aceitação é grande, tanto de meninos quanto de meninas.

Este projeto tem o financiamento da Prefeitura Municipal de Brejões.





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