Proemi CEEB 2017 - Início





PROEMI – O que é?
O ProEMI( Programa Ensino Médio Inovador) tem o objetivo de garantir o acesso à educação de qualidade aos jovens do Ensino Médio, para isto tem desenvolvido ações conjuntas com Estados e Distrito Federal.
Com base em taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar
observa-se a necessidade de ampliação e fortalecimento de políticas efetivas que garantam o direito ao ensino médio de qualidade para todos. Nesse contexto, o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como estratégia do Governo Federal para induzir o redesenho dos currículos do Ensino Médio, compreendendo que as ações propostas inicialmente vão sendo incorporadas ao currículo, ampliando as práticas pedagógicas, atendendo às necessidades e Nesse sentido, este Documento visa orientar os sistemas de ensino e as escolas para a formulação de seus Projetos de Redesenho Curricular (PRC) em consonância com as Diretrizes Gerais para a Educação Básica e as
Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
O apoio técnico-financeiro será destinado todos os anos às escolas de Ensino Médio estaduais e distrital que deverão elaborar o redesenho curricular proposto. Os Projetos de Redesenho Curricular (PRC) deverão atender às reais necessidades das unidades escolares. Com foco na promoção de melhorias significativas que busquem garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes, reconhecendo as especificidades regionais e as concepções curriculares implementadas pelas redes de ensino.
A escola organizará o conjunto de ações que compõem o PRC a partir das áreas de conhecimento, conforme necessidades e interesses da equipe pedagógica, dos professores, da comunidade escolar, mas, sobretudo, dos adolescentes, jovens e adultos, alunos dessa etapa da educação, divididos em cinco campos de conhecimento, totalizando cinco projetos.
OS PROJETOS DO PROEMI 2013
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
A Escola Estadual Maria Izabel Sampaio Vidal busca através de suas
ações melhorar os índices de aprendizagem e melhorar a assiduidade,
evitando reprovas e abandonos. O programa vem auxiliar nosso objetivo, visto que através dele podemos propor projetos que vem ao encontro da realidade dos alunos e seus interesses. No caso desse projeto “Jovens, a cultura e o trabalho”, buscamos trazer informações relacionadas a cursos técnicos, universidades e empresas. Faremos visitas de estudo a empresas da região
(Marilan, Coca-cola, Dori, Bel), visitaremos universidades, com monitoramento de profissionais (Unesp, Unimar e Univem) e escolas como Senai, Fatec, ampliando o conhecimento dos alunos do Ensino Médio em relação ao mundo Para tanto traremos palestrantes, faremos oficinas de orientação, visitas de estudo à empresas, universidades e colégios nas cidades vizinhas. Todas as ações serão fotografadas e pediremos um relatório para os alunos.
LEITURA E LETRAMENTO
Com o programa podemos propor projetos que vem ao encontro
das necessidade do aluno em relação à leitura e o letramento. Para tanto, trabalharemos com textos de diversos gêneros para que desenvolvam a competência leitora e escritora, culminando com uma visita de estudos ao Museu da Língua Portuguesa. Serão formados grupos de leitura dos mais variados gêneros (clássicos, fábulas, poemas, outdoor, mapas, extratos, nota fiscal etc.), em conjunto com um trabalho que busque o entendimento da formação da Língua Portuguesa, com suas diversidades e influências
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PESQUISA
Nesse projeto, daremos continuidade ao trabalho do ano anterior,
propondo um resgate histórico. Os alunos serão estimulados a reescrever a história de Padre Nóbrega, através de entrevistas, filmagens, pesquisas e Teremos como ação: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, busca de fotos antigas, filmagens de entrevistas com os moradores da cidade.
Finalizando, iremos apresentar o trabalho para a comunidade e iremos
ao cinema, para que o alunos possam ter maior contato com os trabalhos
CULTURA CORPORAL
Nesse projeto os alunos serão estimulados a conhecer um pouco mais sobre a formação da cultura brasileira, especificamente através das danças típicas regionais, formadas pelas influências culturais dos diversos povos. Estudaremos as diferenças culturais-regionais brasileiras, especificamente as danças típicas e suas influências. Para concluir o projeto, faremos uma apresentação das principais danças estudadas.
PRODUÇÃO E FRUIÇÃO DAS ARTES
Nesse projeto elegeremos, junto aos alunos, artistas para estudarmos
biografias e técnicas produzindo uma releitura das obras através de
caracterizações, produção de telas e análise escrita.


























































































































































































Postagens mais visitadas deste blog

Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila 30 11 13

Educação Patrimonial e Artística (EPA)

Projeto Conhecendo a Bahia - Parte III - Salvador

Artes Visuais Estudantis (AVE)