Química para vida
Química para vida
CEEB visitando UFRB e Embasa
Local:
Amargosa
Espaço: UFRB e EMBASA
Data: 31/03/2016
Esta aula de campo foi resultado de um trabalho desenvolvido na
disciplina de química, onde os alunos estavam estudando o conteúdo de misturas
e separação de misturas. Nosso comprometimento com a educação e com a
excelência do ensino faz com que superemos as dificuldades e tentemos trabalhar
os conteúdos de química relacionando a teoria com a prática. Pensando nisso na
primeira aula de laboratório as alunas-bolsistas do PIBID-CEEB (Luana e
Mykelly) ministraram uma aula sobre segurança no laboratório e vidrarias.
Na segunda aula de laboratório, a professora que vos escreve
(Mariele), construiu com cada aluno do 1º B e do 1ºC um protótipo, simulando as
fases de tratamento de água. Nesta oportunidade estudamos cada etapa, como:
coagulação, floculação, decantação, desinfecção, cloração e flouração, os
processos químicos envolvidos em cada uma delas e as consequências sociais
disso.
Chegou o dia da viagem. No primeiro momento os alunos foram para
os laboratórios de química da UFRB. Chegando lá eles reconheceram de imediato
os equipamentos de proteção individual que eles aprenderem no laboratório da
escola. Conheceram as vidrarias, todos os aparelhos bem como suas funções. Os
discentes do CEEB demonstraram o diferencial do ensino que recebem:
“bombardearam” o técnico do laboratório de perguntas!
No segundo momento eles foram para o laboratório de bioquímica. O
técnico deste laboratório preparou as lâminas com cortes de camundongo de órgão
como fígado, coração e entre outros, além das hemácias. Ali, cada aluno com um microscópio,
pode manusear o aparelho (se sentir o próprio químico!) e ver células e
organelas que eles só conheciam na teoria.
Em seguida os discentes participaram de uma mesa redonda com
alguns professores da UFRB, entre eles Gil Luciano (coordenador do PIBID-Química).
Neste ensejo foi chamada a atenção dos meninos para o privilégio que eles estão
tendo em viver um momento como este. E que bom seria se todos, os estudantes do
país tivesse uma educação semelhante a esta.
Continuando o momento de aprendizagem fomos para Embasa. O técnico
de lá mostrou todos os aparelhos necessários para verificar a qualidade da
água, como pHmetro. Ele levou os discentes do CEEB a todas as etapas do
tratamento de água (eles virão em tamanho real o que tinham montado na sala em
tamanho menor. Foi incrível!). O técnico mostrou o aparelho que informa quanto
de água a Embasa capta em m3 por hora dos rios Ribeirão e Timbó e quanto
distribui para a cidade. Também nos informou que a empresa está tendo uma
preocupação com o meio ambiente e não está mais jogando os dejetos na natureza,
agora eles estocam e enviam para o lixão.
Quando retornamos à escola o trabalho não parou! Tratamos de
conscientizar nossos alunos sobre as questões ambientais. Cada estudante levou
para sala sua conta de água lá fizemos os cálculos de transformação de metros
cúbicos para litros, calculamos quantos litros são gastos na casa deles por
dia, como também qual o consumo de litros diário por pessoa.
Conscientizamo-los da escassez de água doce e sobre a necessidade
de preservar e revitalizar os rios, e reutilizar a água.
Este momento de formação possibilitou aos alunos pensar em qual
curso de graduação querem fazer, e que existe vida pós ensino médio. Porque na
situação de desfavorecimento social e financeiro que a comunidade em que o CEEB
está inserido vive, muitas vezes nossos alunos não conseguem sonhar com uma
graduação, ou não acham que eles consigam construir um futuro melhor para si e
suas famílias. Esta viagem fez com que eles enxergassem que a educação pode ser
uma alternativa para o sucesso em meio a tantas alternativas erradas que eles
encontram pelo caminho.