Eleições para Dirigentes Escolares 2015

Eleições para Dirigentes Escolares


Dia 10/12/2015

As elei­ções para di­ri­gentes es­co­lares da rede es­ta­dual é um dos mo­mentos mais im­por­tantes da vida da es­cola. Essa é mais uma ação que une Go­verno e so­ci­e­dade para me­lhorar a qua­li­dade da edu­cação pú­blica. Afinal, a par­ti­ci­pação de todos, pro­fes­sores, ser­vi­dores, pais, res­pon­sá­veis e es­tu­dantes acima de 12 anos no pro­cesso elei­toral é fun­da­mental para ajudar a cons­truir um fu­turo me­lhor para os es­tu­dantes bai­anos. É im­pres­cin­dível co­nhecer as pro­postas dos can­di­datos e de­cidir pela equipe ges­tora mais com­pro­me­tida com a me­lhoria da qua­li­dade de sua es­cola.
His­tó­rico

2008 - O Pro­cesso Se­le­tivo In­terno para Di­ri­gentes Es­co­lares da Rede Pú­blica Es­ta­dual de En­sino foi cons­truído de forma par­ti­ci­pa­tiva pela equipe téc­nica da SEC jun­ta­mente com re­pre­sen­tantes da APLB, da Co­missão de Edu­cação da As­sem­bléia Le­gis­la­tiva e do Con­selho Es­ta­dual de Edu­cação, como uma es­tra­tégia de de­sen­vol­vi­mento e for­ta­le­ci­mento da gestão es­colar.

Esta ini­ci­a­tiva do Go­verno da Bahia está em con­so­nância com os prin­cí­pios le­gais ex­pli­ci­tados na Cons­ti­tuição Fe­deral e na Lei de Di­re­trizes e Bases da Edu­cação Na­ci­onal - 9394/96. Além de en­con­trar apoio no an­seio da co­mu­ni­dade es­colar baiana por as­sumir co­le­ti­va­mente o pro­cesso de­ci­sório e co­la­bo­ra­tivo para a cons­trução de uma edu­cação de qua­li­dade nas es­colas.

O pro­cesso se­le­tivo tem como di­re­triz o es­tí­mulo à par­ti­ci­pação da co­mu­ni­dade es­colar, nos termos deste De­creto, e será re­a­li­zado nas uni­dades es­co­lares da Rede Es­ta­dual de En­sino, em pe­ríodo e ca­len­dário a ser de­fi­nido pela Se­cre­taria da Edu­cação.
 

  

2011 - A Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia re­a­lizou, em 2011, a se­gunda Eleição para Di­ri­gentes Es­co­lares na rede es­ta­dual de en­sino. A par­ti­ci­pação de todos é fun­da­mental para a ga­rantia do su­cesso das elei­ções. Pais, es­tu­dantes, pro­fes­sores e fun­ci­o­ná­rios devem ava­liar a qua­li­dade da apren­di­zagem e o am­bi­ente es­colar, para votar no can­di­dato que ofe­reça as me­lhores pro­postas para a for­mação ci­dadã dos es­tu­dantes e qua­li­fi­cação da es­cola.

Pro­fes­sores e co­or­de­na­dores pe­da­gó­gicos têm um papel de ex­trema im­por­tância neste pro­cesso elei­toral, seja como can­di­dato aos cargos de Di­retor e Vice-Di­retor de sua es­cola, vo­tante ou membro da Co­missão Se­le­tiva Es­colar, como os de­mais seg­mentos da co­mu­ni­dade es­colar.
A Eleição para Di­ri­gentes Es­co­lares é uma ação que foca o com­pro­misso 7 do Pro­grama Todos pela Es­cola: For­ta­lecer a gestão de­mo­crá­tica e par­ti­ci­pa­tiva na rede de en­sino.

Criado pela Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia, o Todos pela Es­cola propõe dez com­pro­missos para nor­tear suas ações e ga­rantir aos es­tu­dantes da rede pú­blica o di­reito de aprender e con­voca toda a co­mu­ni­dade para cuidar da Es­cola.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila 30 11 13

Educação Patrimonial e Artística (EPA)

Projeto Conhecendo a Bahia - Parte III - Salvador

Artes Visuais Estudantis (AVE)