Primeira Reunião de Pais e Mestres do CEEB 2015
Primeira Reunião de Pais e Mestres do CEEB 2015
Os pais e a escola:
A escola, ao contrário do que
muitos pais pensam, não é "aquele lugar" onde as crianças passam os
dias, com a obrigação de aprender alguma coisa e onde os professores têm todas
as responsabilidades.
A escola faz parte do cotidiano familiar da criança e os pais devem estar envolvidos em todo o processo de aprendizagem.
Pode-se dizer que a escola é um prolongamento do lar, onde o aluno se socializa com os outros e partilha a sua rotina pessoal. Assim, a colaboração dos pais com os professores ajuda a resolver muitos dos problemas escolares dos filhos.
O conhecimento do que se passa na escola, quais os seus princípios educativos e quem são os professores, capacita os pais a participarem mais activamente na vida escolar do seu filho. É necessária, então, uma interacção contínua entre todas as partes envolvidas.
Para os pais, participar na escola não deve ser só "receber informações". É preciso que façam sugestões e tomem algumas decisões em conjunto com os professores.
Aliás, os professores e pais não se devem ver como inimigos. São ambos um complemento importante na educação das crianças.
Infelizmente, muitas vezes, as causas da abstenção dos pais na vida escolar dos filhos passa pelos seus rígidos horários de trabalho. Acompanhar o percurso escolar da criança, neste aspecto, torna-se bastante difícil, principalmente quando se está cansado e com falta de paciência.
Desta forma, e uma vez que pode não ser possível participar mais activamente, o ideal é que os pais participem, pelo menos, nas reuniões trimestrais com o professor/director de turma. Nelas terão oportunidade de se certificar do trabalho escolar que tem sido desenvolvido e receber esclarecimentos.
A escola faz parte do cotidiano familiar da criança e os pais devem estar envolvidos em todo o processo de aprendizagem.
Pode-se dizer que a escola é um prolongamento do lar, onde o aluno se socializa com os outros e partilha a sua rotina pessoal. Assim, a colaboração dos pais com os professores ajuda a resolver muitos dos problemas escolares dos filhos.
O conhecimento do que se passa na escola, quais os seus princípios educativos e quem são os professores, capacita os pais a participarem mais activamente na vida escolar do seu filho. É necessária, então, uma interacção contínua entre todas as partes envolvidas.
Para os pais, participar na escola não deve ser só "receber informações". É preciso que façam sugestões e tomem algumas decisões em conjunto com os professores.
Aliás, os professores e pais não se devem ver como inimigos. São ambos um complemento importante na educação das crianças.
Infelizmente, muitas vezes, as causas da abstenção dos pais na vida escolar dos filhos passa pelos seus rígidos horários de trabalho. Acompanhar o percurso escolar da criança, neste aspecto, torna-se bastante difícil, principalmente quando se está cansado e com falta de paciência.
Desta forma, e uma vez que pode não ser possível participar mais activamente, o ideal é que os pais participem, pelo menos, nas reuniões trimestrais com o professor/director de turma. Nelas terão oportunidade de se certificar do trabalho escolar que tem sido desenvolvido e receber esclarecimentos.
Sempre
que possível, será útil para o bom desenvolvimento escolar da criança o
envolvimento dos pais também nos seguintes aspectos:
Pais e Escola
Pais e Escola
- comparecer na Escola sempre
que pedido ou por iniciativa própria;
- participar activamente e
cooperar em actividades extracurriculares;
- incentivar a criança a usar
a Biblioteca da escola, se existir.
Pais, Filhos e Escola
- incutir nas crianças/alunos
a compreensão nítida da necessidade de respeito pelo trabalho, o horário,
os professores e as exigências disciplinares da Escola;
- incentivar a criança a
participar nas actividades promovidas pela Escola.
Em Casa
- proporcionar um local
adequado em casa para que a criança possa estudar e fazer os trabalhos de
casa;
- respeitar algum silêncio
quando a criança estiver a fazer os trabalhos de casa, para que seja um
momento de concentração que pemita uma melhor apreensão dos conteúdos das
aulas.
- estabelecer, em acordo com a
criança, um horário para a realização dos trabalhos escolares.
Em Geral
- procurar criar o hábito de
ser assídua e pontual às aulas;
- atribuir pequenas
responsabilidades, ajudando a criança a organizar-se nas actividades
escolares para torná-la mais independente e segura de si;
- mostrar interesse em tudo o
que a criança realiza, incentivando-a nas pesquisas e esclarecendo
dúvidas, sem, no entanto, fazer os trabalhos por ela;
- favorecer o seu desenvolvimento
de acordo com sua capacidade, não fazendo comparações com os colegas, mas
estimulando-a a superar-se;
- ser optimista perante a vida
em geral, criando um ambiente positivo.
Acima de
tudo, lembre-se que a escola é também um local de trabalho. É preciso que as
crianças tirem o máximo partido do tempo que passam com os colegas e
professores e que o façam de uma forma responsável e sentindo que têm todo o
apoio que os pais lhes podem dar.
Comentários
Postar um comentário