Planejamento 2015 - Jornada Pedagógica
Planejamento 2015 - Jornada Pedagógica
PROJETOS INTERNOS:
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CONHECENDO A BAHIA:
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Mª Fernanda, João,
Oziel, Cintia, Américo, Taina, Sidinéia, Thaise, Ana Cristina, Elaine e
Elane;
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CONVIDA:
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Zaide Anselmo, Oziel,
João e Elane;
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GINCANA:
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Alex, Érica, Sidinéia,
João, Hiliane, Thaise, Elaine e Américo.
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LOCALIDADES
EM VISTA PARA O PROJETO CONHECENDO A BAHIA:
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Espaço de
Dirceu em Ilhéus
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Professores
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15 a 18/10
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Observatório
Antares
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José Júnior e Maria Fernanda
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25/07/15
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Caminhada
ecológica do Timbó
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Mariele e Liderele
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28/03/15
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Projeto TAMAR
e baleias Jubarte, Castelo Garcia D’ávila
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Oziel e Maria Fernanda
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12/09/15 e 10/10/15
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Hidrelétrica
do funil e UESB
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Mineradora Mira Bela CEPLAC
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14/11/15
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Chapada
Diamantina
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(Professores)
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29/08/15
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Milagres,
Itatim e Santa Terezinha.
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José Júnior e Maria Fernanda
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11/07/15
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UFRB;
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Mariele e Liderele
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16/05/15
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DATAS DO SIMULADO:
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I UNIDADE
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22,
23, 24 e 27 de Abril
|
Entrega das questões até 13
de Abril
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II UNIDADE
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14, 15, 16 e 17 de Julho
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Entrega das questões até 03 de Julho
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III UNIDADE
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22, 23, 24 e 25 de Setembro
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Entrega das questões até 10
de Setembro
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IV UNIDADE
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28 e 30/11 __ 01 e 02/12
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Entrega das questões até 17 de Novembro
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DATAS DOS
CONSELHOS:
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I UNIDADE
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09 de Maio
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Entrega das planilhas de
notas até 07 de Maio
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II UNIDADE
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08 de Agosto
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Entrega das planilhas de notas até 30 de
Julho
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III UNIDADE
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10 de Outubro
|
Entrega das planilhas de
notas até 05 de Outubro
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IV UNIDADE
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Entrega das planilhas de notas até 04 de
Dezembro
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Períodos
de execução de projetos:
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I UNIDADE - Gincana Multicultural
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II UNIDADE - (FACE e TAL) Ressignificação dos festejos
juninos (1,0)
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III UNIDADE -
Feira de
Ciências (1,0)
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IV UNIDADE - Consciência negra
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PLANO
DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICO POR INDICADOR NUMERO 01
Nome do Indicador
Aferido: Abandono
Resultado Aferido: 10,68%
Possível Causa:
Falta de motivação e baixo autoestima;
Fatores sócios culturais;
Falta de apoio da família;
Déficit de aprendizagem.
Qualidade e quantidade da merenda escolar
(Credenciamento)
Gravidez
na Adolescência;
Analise da Problemática
do Indicador: Foi detectado que a escola apresenta um
número significativo de alunos que abandonam a escola e este processo se
intensifica no período noturno.
Objetivos: Propor
uma política de permanência do aluno na escola
Metas:
Reduzir a quantidade de alunos que abandonam os estudos, em especial no período
noturno.
Indicador Relacionado -
SGE – 10,68%
Indicador Aferido -
10,68%
I
Unidade: 10%
II
Unidade: 15%
III
Unidade: 15%
IV
Unidade: 10%
Ações: Criação
de política interna de permanência do estudante
Detalhamento:
Promover estratégias de envolvimento dos
estudantes nos Projetos estruturantes internos e externos;
Discussão com participação do estudantes
sobre adequação do horário escolar;
Aproximação efetiva dos PIBID (UFRB) com a
demanda e os desafios dos alunos do período noturno com proposição de
atividades em parceria;
Valorização da cultura local do estudante
noturno e criação de mesas de conversa sobre dificuldades enfrentadas em
problemas cotidianos;
Qualificação dos Docentes atuantes com
alunos do público noturno;
Inclusão digital do aluno do público
noturno;
Aperfeiçoamento do escopo pedagógico
através de maior número de reuniões para discussão das dificuldades e desafios
na EJA.
Responsável: Todo
o corpo docente e gestão escolar
Início: 19/02/2015
Fim: 19/12/2015
PLANO
DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICO POR INDICADOR NUMERO 02
Nome do Indicador
Aferido: Quantidade de faltas no período noturno
Resultado Aferido: 1940
faltas
Possível Causa:
Adequação da rotina de trabalho com a
jornada escolar
Baixa alta estima e falta de perspectiva
de vida.
Viabilização de horário de início das
aulas condizente com a realidade do aluno trabalhador;
Professores desestimulados com os desafios
inerentes a educação noturna.
Dificuldade de adequação da rotina escolar
com a familiar, muitas vezes associada a dificuldade de planejamento familiar
(Gravidez na Adolescência);
Uso de substâncias psicotrópicas ilegais
(Drogas - Lícitas e Ilícitas)
Analise
da Problemática do Indicador: Foi verificado que no
período noturno o número de faltas dos alunos é um dado preocupante e justifica
o baixo rendimento dos educandos, gerando em alguns casos reprovações por
falta.
Objetivos: Compreender
os motivos pelos quais os alunos se ausentam de maneira frequente a escola.
Meta:
Criar, aplicar e analisar mecanismos de coleta de informações que possibilitem
a melhor compreensão do cotidiano do estudante e das dificuldades que os levam
a faltar de forma recorrente às aulas na escola.
Indicador Relacionado -
SGE
Indicador Aferido – 1940
faltas
I
Unidade: 10%
II
Unidade: 16%
III
Unidade: 14%
IV
Unidade: 10%
Ações: Priorizar
o acompanhamento e a eventual solução de problemas diagnosticados nos
mecanismos de coleta de informações para compreender e se relacionar melhor com
as problemáticas que distanciam o aluno da escola.
Detalhamento:
Criação de um questionário semiestruturado
de coleta de dados que permitam verificar os eventuais problemas que
justifiquem o elevado número de faltas.
Despertar os educando através dos projetos
estruturantes o interesse e as habilidades do indivíduo, que nem sempre são
valorizadas no âmbito escolar e na comunidade.
Responsável: Todo
o corpo docente e gestão escolar
Início: 19/02/2015
Fim: 19/12/2015
PLANO
DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICO POR INDICADOR NUMERO 03
Nome
do Indicador Aferido: Falta de Cultura pela dedicação aos
estudos e de perspectiva de vida futura e de interesse pela continuidade dos
estudos.
Resultado Aferido:
Baixo
índice de alunos com aproveitamento geral acima de 70% nas disciplinas.
Menos
de 20% dos alunos concluintes realizaram exames vestibulares
Possível Causa:
Baixa alta estima e falta de perspectiva
de vida.
Desestruturação Familiar
Falta de propostas instrutivas que
apresentem Programas Governamentais como: ENEM SISU, SISUTEC, PROUNI, FIES e
apresentação das instituições públicas de ensino superior disponíveis no estado
da Bahia.
Cultura Digital de efeito reverso que
desestimula o interesse do educando pela busca do saber.
Analise
da Problemática do Indicador: Foi verificado pelo
corpo docente que os alunos do 3 ANO do Ensino Médio em 2014 não se sentiam
estimulados a realizarem os exames vestibulares divulgados pela escola. Além
disso, é visível um cultura dos alunos da escola pelo negligenciamento dos
estudos, pela falta de dedicação e zelo pelas atividades escolares, pelo
aparente descrédito ao material didático oferecido para os estudos e para as
avaliações na escola. Destaca-se a ausência de leitura textual e iconográfica,
bem como, interpretação de princípios básicos de várias disciplinas e da
leitura crítica e intervenção eficiente no mundo.
Objetivos: Desenvolver
estratégias que tornem a atividade educativa significativa e prazerosa para o
estudante.
Meta: Aplicar
mecanismos diversificados e interessantes de aproximação do estudante ao
conhecimento
Indicador Relacionado - SGE
+ Leitura Cotidiana dos Professores da Unidade Escolar.
Indicador Aferido
1.
Baixo índice de alunos com
aproveitamento geral acima de 70% nas disciplinas.
2.
Menos de 20% dos alunos concluintes
realizaram exames vestibulares
I
Unidade: 1. 12% ; 2. 10%
II
Unidade: 1. 13% ; 2. 15%
III
Unidade: 1. 12% ; 2. 15%
IV
Unidade: 1. 13% ; 2. 10%
Ações: Propor
um projeto de valorização do desempenho individual e por turma dos estudantes;
Detalhamento:
Na
avaliação integrada realizada bimestralmente na escola será avaliado pelos
professores o desempenho individual dos educandos e o desempenho por turma
buscando diagnosticar e reconhecer os melhores alunos e as melhores turmas no
percentual de desempenho nas provas. Isso despertaria nos estudantes o aspecto
da competição produtiva e seria o mecanismo de incentivo a melhora no
desempenho individual e coletivo das provas. Sugere-se inicialmente um processo
onde os alunos e turmas com melhores desempenhos poderiam realizar viagens
adicionais dentro do Projeto Conhecendo a Bahia já em plena execução na escola
e com proposta para execução no ano letivo de 2015.
Realização de oficinas no PROEMI que
apresentem Programas Governamentais como: ENEM SISU, SISUTEC, PROUNI, FIES e
apresentação das instituições públicas de ensino superior disponíveis no estado
da Bahia.
Responsável: Todo
o corpo docente e gestão escolar
Início: 19/02/2015 Fim:
19/12/2015
Quadro
de Articulação dos Projetos Estruturantes - Ensino Fundamental
Projetos Estruturantes
Articulados
|
Articulações Possíveis
|
Operacionalização
|
• Gestão
da Aprendizagem
Escolar
(GESTAR)
• Programa
Mais Educação (PME)
|
Fortalecimento das aprendizagens
prioritárias, em Língua portuguesa e Matemática nas séries finais do ensino
fundamental, articulando os conhecimentos trabalhados nos componentes
curriculares com as atividades de Orientação de Estudo e Leituras
(Matemática, História, Geografia e Ciências e outras) do
Macrocampo Acompanhamento Pedagógico do PME.
|
•
Encontro de planejamento entre o articulador
do Gestar, professor comunitário do PME e o monitor nas AC colaborativas e
nos encontros de Formação do Gestar;
•
Realização de oficinas e aulas regulares de
língua portuguesa e matemática, utilizando como subsídio o material
pedagógico do Gestar (caderno do aluno, cadernos complementares, seqüências
didáticas, avaliação complementar, Clube Educacional/Khan Academy), o livro
didático, o kit do PME (atividades de letramento e matemática do macrocampo
acompanhamento pedagógico);
•
Utilização da Avaliação Complementar, para
proposição de intervenções e replanejamento das atividades
didática-pedagógico.
|
• Gestão
da Aprendizagem
Escolar (GESTAR)
• Artes
Visuais Estudantis
(AVE)
• Festival
Anual da Canção Estudantil (FACE)
• Tempos
de Arte Literária
(TAL)
• Educação
Patrimonial e
Artística (EPA)
• Produção
de Vídeos
|
Desenvolvimento de diversas formas de comunicação a partir
de variadas linguagens (oral, escrita, corporal, artística, midiáticas –
fotografia, cineclube, vídeo, rádio escolar, jornal escolar, história em
quadrinhos) através das atividades do macrocampo Comunicação e Uso de Mídias.
|
•
Encontro de planejamento entre o articulador
do Gestar, articuladores dos projetos estruturantes (Núcleos Regionais de
Educação - NRE/NUPAIP Regional) e professor comunitário do PME;
•
Multiplicar a formação e sensibilizar os
professores das escolas por meio da atuação dos articuladores dos projetos
estruturantes, em alinhamento com Núcleos Regionais de Educação - NRE /NUPAIP
Regional;
|
Estudantis (PROVE)
• Festival
de Capoeira
• Encontro
de Canto Coral
Estudantil (Encante)
• Fanfarras
escolares no compasso da juventude
• Programa
Mais Educação
(PME)
• Programa
de Educação Ambiental do Sistema
Educacional
(ProEASE)
|
|
•
Desenvolvimento de oficinas literárias,
musicais, visuais e fílmicas de temas contemporâneo, articulando com o macro
campo de cultura e arte nas atividades de dança, música, percussão, ensino
coletivo de instrumento de cordas, teatro, coral, banda fanfarra, práticas
circenses, hip hop, grafite e capoeira;
•
Elaborar e encaminhar relatório de realização
das atividades (relatórios parciais e finais, registro fotográfico, outros).
|
• Gestão
da Aprendizagem Escolar (GESTAR)
• Jogos
Estudantis da Rede Pública (JERP)
• Programa
Mais Educação (PME).
|
Fortalecimento das aprendizagens da
cultura corporal, articulando os conhecimentos trabalhados no componente
curricular Educação Física com as atividades do JERP com o macrocampo de
Esporte e Lazer do PME nas atividades de modalidades individuais judô, karatê,
etc. e modalidades coletivas como os esportes de quadra. Ainda, articulando
com o macrocampo de Cultura e Arte, atividade de capoeira com componente
curricular História, além do supracitado.
|
Encontro de
articuladores do JERP, Núcleos Regionais de Educação - NRE /Nupaip Regional,
professores comunitários e monitores do PME, para:
|
• Programa
de Educação Ambiental do Sistema
Educacional (ProEASE)
• Feira
de Ciências
• Ciência
na Escola
• Programa
Mais Educação
(PME)
|
Fortalecimento de processos pedagógicos que
favoreçam a construção de valores sociais, de habilidades e competências
voltadas para promoção da sustentabilidade e qualidade de vida; por meio das
comissões de meio ambiente e qualidade de vida (ComVida) e construção da
Agenda 21 Escolar.
Potencialização do componente curricular Ciência com os
macrocampos Prevenção e Promoção a Saúde e
|
Alinhamento das atividades visando a
articulação entre os programas e projetos envolvendo os Núcleos Regionais de
Educação - NRE /NUPAIP Regional:
•
Reunião de planejamento para o levantamento
das possibilidades de interlocução entre os componentes curriculares;
•
Organização de ações que aliem teoria e
prática voltadas para a produção e divulgação do conhecimento científico.
|
|
Educação Ambiental, Desenvolvimento
Sustentável e Economia Solidária e Criativa/Educação Econômica
Transversalização desse Macrocampo
Agenda 21 e Com-Vidas.
Feira de ciências, economia verde,
sustentabilidade e erradicação da pobreza, articulam com o PME e os componentes curriculares promovem
aproximação entre os campos da Ciência, da Cultura, dos Direitos Humanos, da
Comunicação e das Tecnologias da Informação e Comunicação.
Estimular a pesquisa como princípio
educativo através do Macrocampo
Investigação no Campo das Ciências da Natureza e demais áreas do
conhecimento.
|
Orientação/elaboração priorizando os três eixos da escola
sustentável – currículo, espaço físico e gestão, para apresentação nas
feiras de ciências nas Unidades
escolares que aderiram ao Projeto, envolvendo professores da UE,
articuladores dos projetos estruturantes, professor comunitário do PME e os
membros da comissão de meio ambiente e qualidade de vida Com-Vida:
•
Potencializar, no processo de
orientação/elaboração dos projetos para feira de ciências e ações de Educação
Ambiental nas UE, o uso do documento norteador da Educação Ambiental no
Estado disponível no portal da educação;
•
Constituição da comissão de Meio Ambiente e
Qualidade de Vida ( ComVida) nas Unidades Escolares;
•
Construção colaborativa da Agenda 21 escolar;
•
Organização e realização da feira de ciências
local;
•
Realização de oficinas articuladas com os
membros da Com-Vida, visando a promoção da sustentabilidade no ambiente
escolar;
•
o Com-Vidas, sustentabilidade;
•
Realização de atividades de laboratório,
feiras e projetos científicos, e robótica educacional;
•
Formação de docentes que serão articuladores
do Ciência na Escola, para que possam ser multiplicadores em cada unidade
escolar (utilização do Bahia Brasil: espaço, ambiente e cultura). Público
alvo: estudantes das 5ª e 6ª séries;
|
|
|
•
Produção colaborativa de projetos de pesquisa
sociocientífica e socioambiental, orientados por professores, firmando
parcerias com: Canal Futura e Coelba: Projeto Energia que Transforma;
Universidade Federal da
Bahia: Projeto Água Pura, Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência - PIBID; Ciência
na Estrada Educação e Cidadania – FioCruz
•
Realização de oficinas utilizando como
subsídio o material didático do projeto Ciência na Escola, o livro didático e
o kit do PME;
•
Elaborar e encaminhar relatórios periódicos
para acompanhamento das atividades e dos produtos resultantes da aplicação do
projeto na escola;
•
Potencializar a utilização dos tablets
educacionais, através da produção de conteúdos digitais e difundir o Ambiente
Educacional WEB, ampliando o intercâmbio de produtos educacionais;
•
Coordenar a articulação do Projeto De Olho na
Prova Brasil e no ENEM nos Núcleos Regionais de Educação - NRE;
•
Orientar e submeter projetos de pesquisa de
caráter investigativo na Feira de Ciências da Bahia;
•
Mobilizar a criação de Clubes de Jovens
Cientistas nas escolas;
•
Mobilizar a participação dos Professores nas
videoconferências;
•
Realizar e fomentar as atividades formativas nas UE com as
Oficinas “Ciência no chão da escola”, Caravanas Científicas.
|
Todos os Projetos
Estruturantes
|
Promoção da Formação Humana Integral na perspectiva das
múltiplas inteligências, do multiculturalismo e da emancipação cidadã.
|
Promover, através das formações dos
programas estruturantes da SEC, o estudo das Diretrizes Curriculares
Nacionais da Educação Básica na perspectiva da Formação Humana Integral.
|
|
Estimular as inovações e o uso das
tecnologias como instrumento pedagógico por meio do fortalecimento das ações
voltadas para o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos
processos de ensino aprendizagem.
|
Formação e Suporte para o Uso e Produção de Mídias e
Tecnologias Educacionais com o apoio dos Núcleos de Tecnologia
Educacional(NTE) e dos articuladores dos projetos estruturantes.
Compartilhamento
de Conteúdos Digitais e Práticas Pedagógicas por meio de sequências didáticas
e planos de aula, através da Rede Social Espaço Aberto do Portal da Educação
do Estado da Bahia
|
Quadro de Articulação dos Projetos
Estruturantes - Ensino Médio
Projetos Estruturantes
Articulados
|
Articulações Possíveis
|
Operacionalização
|
• Programa
Ensino Médio
Inovador (ProEMI)
• Programa
Percurso de garantia do processo
Educativo digno Ressignificação da Dependência
• Centros
Juvenis de Ciência e
Cultura (CJCC)
• Programa
Pacto Ensino Médio
|
Fortalecimento das aprendizagens prioritárias, em língua
portuguesa e matemática, no ensino médio, articulando os conhecimentos
trabalhados nos componentes curriculares e material didático do EM-Ação, da
Ressignificação da Dependência e do ProEMI (macrocampos de Acompanhamento
Pedagógico, Cultura e Arte, Cultura
Digital, Leitura e Letramento, Comunicação e Uso de Mídias) .
Interação entre o
Pacto e os Programas estruturantes nas reuniões de AC.
|
Encontro para planejamento com os articuladores do ProEMI,
CJCC, os professores coordenadores da
Ressignificação da Dependência e os Orientadores de Estudo do Pacto,
orientando as seguintes ações:
•
Reavaliação dos conteúdos e estratégias
pensadas para o primeiro semestre;
•
Levantamento das
possibilidades de contextualização
e interdisciplinaridade;
•
Promoção da pesquisa como princípio pedagógico
em todas as Áreas do Conhecimento;
•
Realização de oficinas e monitorias a partir
dos conteúdos e estratégias planejadas subsidiadas pelo livro didático e pelo
material pedagógico do EM-Ação e outros recursos disponíveis na unidade
escolar;
•
Realização de oficinas e monitorias com foco
nas séries finais do ensino médio, dando ênfase ao ENEM e vestibulares,
subsidiadas pelo livro didático, pelo material pedagógico do EM-Ação, pelo
material da UPT (encarte LP e MAT), pelo kit de apoio às aprendizagens
prioritárias e outros recursos disponíveis na unidade escolar;
•
Estudo na Atividade Complementar- AC do
documento de “Orientações sobre o Programa de garantia do percurso educativo
digno” e análise dos slides sobre Ressignificação da dependência e demais
textos de apoio, disponível no portal da SEC em Paip /Agenda
|
|
|
de Subsídio à AC (Tema V) no endereço eletrônico indicado http://institucional.educacao.ba.gov.br/agendasubsidios para
organizar de modo articulado as aulas do turno oposto com as oficinas do
Programa Ensino Médio Inovador, material didático do EM Ação e estudo dos
cadernos do MEC/Pacto Ensino Médio identificando as aprendizagens não
consolidadas para que seja realizada a recuperação das aprendizagens;
Oferta de
atividades interdisciplinares do CJCC envolvendo língua portuguesa e matemática.
|
• Programa
Ensino Médio Inovador
(ProEMI)
• Artes
Visuais Estudantis (AVE)
•
Festival Anual da Canção Estudantil (FACE)
• Tempos de
Arte Literária (TAL)
• Educação
Patrimonial e Artística
(EPA)
• Produção
de Vídeos Estudantis
(PROVE)
• Festival
de Capoeira
• Encontro
de Canto Coral Estudantil
(Encante)
•
Fanfarras escolares no compasso da juventude
•
Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP)
•
Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional (ProEASE)
• Programa
Pacto EM
• Gestar
• PROME
|
Estimular as diversas manifestações
culturais para o desenvolvimento
das linguagens (oral, escrita,
corporal e artística) e o uso das tecnologias de informação e comunicação
(TICs).
|
Alinhamento das atividades
visando a articulação entre os programas (Pacto EM, PROMI, Gestar, ProEASE) e
projetos estruturantes:
•
Reunião de planejamento para o levantamento
das possibilidades de interlocução entre as ações;
• Elaboração
de planejamento para orientação e sensibilização dos professores das escolas
por meio da atuação dos articuladores dos projetos estruturantes, (Núcleos
Regionais de Educação - NRE /NUPAIP Regional) e do Orientador de Estudos (OE)
do Pacto EM;
•
Organização de ações específicas
interdisciplinares de leitura, produção textual e linguagens artísticas e
corporais;
•
Compartilhamento de atividades realizadas no
CJCC e que podem ser replicadas em outras escolas;
• Desenvolvimento
de oficinas literárias, musicais, visuais, fílmicas de temas de interesse dos
estudantes articulando com as atividades de cultura e arte, cultura digital,
leitura e letramento, comunicação e uso de mídias e o fortalecimento das
aprendizagens da cultura corporal, fazendo interface com os conhecimentos
trabalhados nos componentes curriculares das diversas áreas do conhecimento.
|
Programa de Educação
Ambiental do Sistema Educacional (ProEASE)
+ Programa Ensino
Médio Inovador (ProEMI) + Feira de Ciências + Ressignificação da dependência
+ Programa Pacto
EM
|
Fortalecimento de processos pedagógicos que
favoreçam a construção de valores sociais, de habilidades e competências
voltadas para a pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento para o
exercício da sustentabilidade e qualidade de vida por meio das comissões de
meio ambiente e qualidade de vida (Com-Vida) a viabilização da Agenda 21
Escolar.
Integração da Feira de ciências – Economia verde,
sustentabilidade e erradicação da pobreza - em interface com o ProEMI através
dos macrocampos: Iniciação Científica à Pesquisa, Comunicação e Uso de
Mídias, Cultura Digital e Participação Estudantil, promovendo aproximação
entre os campos das ciências exatas, da natureza, humanas e engenharias.
Transversalização do Macrocampo de Educação Ambiental –
Agenda 21 e Com-Vidas
Estimular a pesquisa como princípio educativo através
do Macrocampo Investigação no Campo
das Ciências da Natureza - e demais áreas do conhecimento
Promoção de ações colaborativas de projetos de pesquisa
sociocientifica e socioambiental, orientados por professores, firmando
parcerias com: Canal Futura e Coelba: Projeto Energia que Transforma;
Universidade Federal da Bahia: Projeto
Água Pura, Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à
Docência - PIBID; Ciência na Estrada
Educação e
Cidadania - FioCruz
|
Alinhamento das atividades visando a articulação entre os
programas e projetos envolvendo os Núcleos Regionais de Educação - NRE
/NUPAIP Regional:
•
Reunião de planejamento para o levantamento
das possibilidades de interlocução entre os componentes curriculares;
•
Organização de ações que aliem teoria e
prática voltadas para a produção e divulgação do conhecimento científico;
Orientação/elaboração dos projetos para apresentação nas
feiras de ciências nas Unidades escolares que aderiram ao Projeto, envolvendo
professores da UE, articuladores dos projetos estruturantes, professor
comunitário do PME e comissão de meio ambiente e qualidade de vida Com-Vida:
•
Organização e realização da feira de ciências
local, considerando no processo de orientação/elaboração dos projetos, o uso
do documento norteador da Educação Ambiental no Estado, disponível no portal
da educação;
•
Constituição da comissão de Meio Ambiente e
Qualidade de Vida ( ComVida) nas Unidades Escolares;
•
. Realização de oficinas articuladas com os
membros da Com-Vida, visando a promoção da sustentabilidade no ambiente
escolar;
•
o Com-Vidas, sustentabilidade;
•
Construção colaborativa da Agenda 21 escolar;
•
Atividades de campo, laboratório, feiras e
projetos científicos, e robótica educacional;
|
|
|
• Em
2014, o CJCC deve oferecer tutoria para o desenvolvimento de projetos de
ciências;
• Interface
com atividades CJCC que envolvem publicação em Youtube e redes sociais de
experimentos científicos;
• Uso
de games produzidos pela UNEB para o CJCC, que podem ser utilizados por toda
a rede;
• Realização
de oficinas utilizando como subsídio o material didático do projeto Ciência
na Escola, o livro didático e o kit do PME;
• Elaborar
e encaminhar relatórios periódicos para acompanhamento das atividades e dos
produtos resultantes da aplicação do projeto na escola;
• Potencializar,
as orientação/elaboração dos projetos para feira de ciências, o uso do
documento norteador da Educação Ambiental no Estado disponível no portal da
educação;
• Potencializar
a utilização dos tablets educacionais, através da produção de conteúdos
digitais e difundir o Ambiente Educacional WEB, ampliando o intercâmbio de
produtos educacionais;
• Coordenar
a articulação do Projeto De Olho na Prova Brasil e no ENEM nos Núcleos
Regionais de Educação - NRE;
• Orientar
e submeter projetos de pesquisa de caráter investigativo na Feira de Ciências
da Bahia;
• Mobilizar
a criação de Clubes de Jovens Cientistas nas escolas;
• Mobilizar
a participação dos Professores nas videoconferências;
• Realizar
e fomentar as atividades formativas nas UE com as Oficinas “Ciência no chão
da escola”, Caravanas Científicas, DE OLHO NA PROVA BRASIL E DE OLHO NO ENEM.
|
Todos os Projetos Estruturantes
|
Promoção da Formação Humana Integral na
perspectiva das múltiplas inteligências, do multiculturalismo e da
emancipação cidadã.
Estimular as inovações e o uso das
tecnologias como instrumento pedagógico por meio do fortalecimento das ações
voltadas para o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos
processos de ensino aprendizagem.
|
• Promover,
através das formações dos programas estruturantes da SEC, o estudo das
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica na perspectiva da
Formação Humana Integral;
• Pesquisa,
Planejamento, Utilização e Avaliação das Mídias e Tecnologias Educacionais
Livres disponíveis no Ambiente Educacional Web do Portal da Educação da Bahia
(), Portal do Professor do MEC
• Potencialização
do uso dos Tablets Educacionais, do Projetor ProInfo, dos Laboratórios de
Informática e do Monitor Educacional(TV Pen Drive);
• Formação
e Suporte para o Uso e Produção de Mídias e Tecnologias Educacionais com o
apoio dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) e dos articuladores dos
projetos estruturantes;
• Compartilhamento
de Conteúdos Digitais e Práticas Pedagógicas por meio de sequências didáticas
e planos de aula, através da Rede Social
Espaço Aberto
do Portal
da Educação
do Estado
da Bahia
|
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