Planejamento 2015 - Jornada Pedagógica


Planejamento 2015 - Jornada Pedagógica 


PROJETOS INTERNOS:

CONHECENDO A BAHIA:
Mª Fernanda, João, Oziel, Cintia, Américo, Taina, Sidinéia, Thaise, Ana Cristina, Elaine e Elane;
CONVIDA:
Zaide Anselmo, Oziel, João e Elane;
GINCANA:
Alex, Érica, Sidinéia, João, Hiliane, Thaise, Elaine e Américo.

LOCALIDADES EM VISTA PARA O PROJETO CONHECENDO A BAHIA:
Espaço de Dirceu em Ilhéus
Professores
15 a 18/10
Observatório Antares
José Júnior e Maria Fernanda
25/07/15
Caminhada ecológica do Timbó
Mariele e Liderele
28/03/15
Projeto TAMAR e baleias Jubarte, Castelo Garcia D’ávila
Oziel e Maria Fernanda
12/09/15 e 10/10/15
Hidrelétrica do funil e UESB
Mineradora Mira Bela CEPLAC
14/11/15
Chapada Diamantina
(Professores)
29/08/15
Milagres, Itatim e Santa Terezinha.
José Júnior e Maria Fernanda
11/07/15
UFRB;
Mariele e Liderele
16/05/15

DATAS DO SIMULADO:
I UNIDADE
22, 23, 24 e 27 de Abril
Entrega das questões até 13 de Abril
II UNIDADE
14, 15, 16 e 17 de Julho
Entrega das questões até 03 de Julho
III UNIDADE
22, 23, 24 e 25 de Setembro
Entrega das questões até 10 de Setembro
IV UNIDADE
28 e 30/11 __ 01 e 02/12
Entrega das questões até 17 de Novembro


DATAS DOS CONSELHOS:
I UNIDADE
09 de Maio
Entrega das planilhas de notas até 07 de Maio
II UNIDADE
08 de Agosto
Entrega das planilhas de notas até 30 de Julho
III UNIDADE
10 de Outubro
Entrega das planilhas de notas até 05 de Outubro
IV UNIDADE

Entrega das planilhas de notas até 04 de Dezembro

Períodos de execução de projetos:     
I UNIDADE -   Gincana Multicultural
II UNIDADE - (FACE e TAL) Ressignificação dos festejos juninos (1,0)
III UNIDADEFeira de Ciências (1,0)
IV UNIDADE - Consciência negra

















PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICO POR INDICADOR NUMERO 01

Nome do Indicador Aferido: Abandono
Resultado Aferido: 10,68%
Possível Causa:
Falta de motivação e baixo autoestima;
Fatores sócios culturais;
Falta de apoio da família;
Déficit de aprendizagem.
Qualidade e quantidade da merenda escolar (Credenciamento)
Gravidez na Adolescência;

Analise da Problemática do Indicador: Foi detectado que a escola apresenta um número significativo de alunos que abandonam a escola e este processo se intensifica no período noturno.

Objetivos: Propor uma política de permanência do aluno na escola

Metas: Reduzir a quantidade de alunos que abandonam os estudos, em especial no período noturno.

Indicador Relacionado - SGE – 10,68%
Indicador Aferido - 10,68%
I Unidade: 10%
II Unidade: 15%
III Unidade: 15%
IV Unidade: 10%

Ações: Criação de política interna de permanência do estudante
Detalhamento:
Promover estratégias de envolvimento dos estudantes nos Projetos estruturantes internos e externos;
Discussão com participação do estudantes sobre adequação do horário escolar;
Aproximação efetiva dos PIBID (UFRB) com a demanda e os desafios dos alunos do período noturno com proposição de atividades em parceria;
Valorização da cultura local do estudante noturno e criação de mesas de conversa sobre dificuldades enfrentadas em problemas cotidianos;
Qualificação dos Docentes atuantes com alunos do público noturno;
Inclusão digital do aluno do público noturno;
Aperfeiçoamento do escopo pedagógico através de maior número de reuniões para discussão das dificuldades e desafios na EJA.
Responsável: Todo o corpo docente e gestão escolar
Início: 19/02/2015                                                                    Fim: 19/12/2015
           

PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICO POR INDICADOR NUMERO 02

Nome do Indicador Aferido: Quantidade de faltas no período noturno
Resultado Aferido: 1940 faltas
Possível Causa:
Adequação da rotina de trabalho com a jornada escolar
Baixa alta estima e falta de perspectiva de vida.
Viabilização de horário de início das aulas condizente com a realidade do aluno trabalhador;
Professores desestimulados com os desafios inerentes a educação noturna.
Dificuldade de adequação da rotina escolar com a familiar, muitas vezes associada a dificuldade de planejamento familiar (Gravidez na Adolescência);
Uso de substâncias psicotrópicas ilegais (Drogas - Lícitas e Ilícitas)

Analise da Problemática do Indicador: Foi verificado que no período noturno o número de faltas dos alunos é um dado preocupante e justifica o baixo rendimento dos educandos, gerando em alguns casos reprovações por falta.

Objetivos: Compreender os motivos pelos quais os alunos se ausentam de maneira frequente a escola.

Meta: Criar, aplicar e analisar mecanismos de coleta de informações que possibilitem a melhor compreensão do cotidiano do estudante e das dificuldades que os levam a faltar de forma recorrente às aulas na escola.
Indicador Relacionado - SGE
Indicador Aferido – 1940 faltas
I Unidade: 10%
II Unidade: 16%
III Unidade: 14%
IV Unidade: 10%

Ações: Priorizar o acompanhamento e a eventual solução de problemas diagnosticados nos mecanismos de coleta de informações para compreender e se relacionar melhor com as problemáticas que distanciam o aluno da escola.

Detalhamento:
Criação de um questionário semiestruturado de coleta de dados que permitam verificar os eventuais problemas que justifiquem o elevado número de faltas.

Despertar os educando através dos projetos estruturantes o interesse e as habilidades do indivíduo, que nem sempre são valorizadas no âmbito escolar e na comunidade.

Responsável: Todo o corpo docente e gestão escolar
Início: 19/02/2015                                                                    Fim: 19/12/2015
           

PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICO POR INDICADOR NUMERO 03

Nome do Indicador Aferido: Falta de Cultura pela dedicação aos estudos e de perspectiva de vida futura e de interesse pela continuidade dos estudos.
Resultado Aferido:
Baixo índice de alunos com aproveitamento geral acima de 70% nas disciplinas.
Menos de 20% dos alunos concluintes realizaram exames vestibulares
Possível Causa:
Baixa alta estima e falta de perspectiva de vida.
Desestruturação Familiar
Falta de propostas instrutivas que apresentem Programas Governamentais como: ENEM SISU, SISUTEC, PROUNI, FIES e apresentação das instituições públicas de ensino superior disponíveis no estado da Bahia.
Cultura Digital de efeito reverso que desestimula o interesse do educando pela busca do saber.

Analise da Problemática do Indicador: Foi verificado pelo corpo docente que os alunos do 3 ANO do Ensino Médio em 2014 não se sentiam estimulados a realizarem os exames vestibulares divulgados pela escola. Além disso, é visível um cultura dos alunos da escola pelo negligenciamento dos estudos, pela falta de dedicação e zelo pelas atividades escolares, pelo aparente descrédito ao material didático oferecido para os estudos e para as avaliações na escola. Destaca-se a ausência de leitura textual e iconográfica, bem como, interpretação de princípios básicos de várias disciplinas e da leitura crítica e intervenção eficiente no mundo.

Objetivos: Desenvolver estratégias que tornem a atividade educativa significativa e prazerosa para o estudante.

Meta: Aplicar mecanismos diversificados e interessantes de aproximação do estudante ao conhecimento

Indicador Relacionado - SGE + Leitura Cotidiana dos Professores da Unidade Escolar.
Indicador Aferido
1.      Baixo índice de alunos com aproveitamento geral acima de 70% nas disciplinas.
2.      Menos de 20% dos alunos concluintes realizaram exames vestibulares

I Unidade: 1. 12% ; 2. 10%
II Unidade: 1. 13% ; 2. 15%
III Unidade: 1. 12% ; 2. 15%
IV Unidade: 1. 13% ; 2. 10%

Ações: Propor um projeto de valorização do desempenho individual e por turma dos estudantes;
Detalhamento:

Na avaliação integrada realizada bimestralmente na escola será avaliado pelos professores o desempenho individual dos educandos e o desempenho por turma buscando diagnosticar e reconhecer os melhores alunos e as melhores turmas no percentual de desempenho nas provas. Isso despertaria nos estudantes o aspecto da competição produtiva e seria o mecanismo de incentivo a melhora no desempenho individual e coletivo das provas. Sugere-se inicialmente um processo onde os alunos e turmas com melhores desempenhos poderiam realizar viagens adicionais dentro do Projeto Conhecendo a Bahia já em plena execução na escola e com proposta para execução no ano letivo de 2015.

Realização de oficinas no PROEMI que apresentem Programas Governamentais como: ENEM SISU, SISUTEC, PROUNI, FIES e apresentação das instituições públicas de ensino superior disponíveis no estado da Bahia.

Responsável: Todo o corpo docente e gestão escolar

Início: 19/02/2015                                                                    Fim: 19/12/2015





Quadro de Articulação dos Projetos Estruturantes - Ensino Fundamental
Projetos Estruturantes Articulados
Articulações Possíveis
Operacionalização

  Gestão da Aprendizagem
Escolar (GESTAR) 

  Programa Mais Educação (PME)

Fortalecimento das aprendizagens prioritárias, em Língua portuguesa e Matemática nas séries finais do ensino fundamental, articulando os conhecimentos trabalhados nos componentes curriculares com as atividades de Orientação de Estudo e Leituras
(Matemática, História, Geografia e Ciências e outras) do Macrocampo Acompanhamento Pedagógico do PME.




   Encontro de planejamento entre o articulador do Gestar, professor comunitário do PME e o monitor nas AC colaborativas e nos encontros de Formação do Gestar;
   Realização de oficinas e aulas regulares de língua portuguesa e matemática, utilizando como subsídio o material pedagógico do Gestar (caderno do aluno, cadernos complementares, seqüências didáticas, avaliação complementar, Clube Educacional/Khan Academy), o livro didático, o kit do PME (atividades de letramento e matemática do macrocampo acompanhamento pedagógico);
   Utilização da Avaliação Complementar, para proposição de intervenções e replanejamento das atividades didática-pedagógico.

  Gestão da Aprendizagem
Escolar (GESTAR) 
  Artes Visuais Estudantis
(AVE) 
  Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) 
  Tempos de Arte Literária
(TAL) 
  Educação Patrimonial e
Artística (EPA) 
  Produção de Vídeos
Desenvolvimento de diversas formas de comunicação a partir de variadas linguagens (oral, escrita, corporal, artística, midiáticas – fotografia, cineclube, vídeo, rádio escolar, jornal escolar, história em quadrinhos) através das atividades do macrocampo Comunicação e Uso de Mídias.

   Encontro de planejamento entre o articulador do Gestar, articuladores dos projetos estruturantes (Núcleos Regionais de Educação - NRE/NUPAIP Regional) e professor comunitário do PME;
   Multiplicar a formação e sensibilizar os professores das escolas por meio da atuação dos articuladores dos projetos estruturantes, em alinhamento com Núcleos Regionais de Educação - NRE /NUPAIP Regional;


Estudantis (PROVE) 
  Festival de Capoeira 
  Encontro de Canto Coral
Estudantil (Encante)
  Fanfarras escolares no compasso da juventude 
  Programa Mais Educação
(PME) 
  Programa de Educação Ambiental do Sistema
Educacional (ProEASE)

   Desenvolvimento de oficinas literárias, musicais, visuais e fílmicas de temas contemporâneo, articulando com o macro campo de cultura e arte nas atividades de dança, música, percussão, ensino coletivo de instrumento de cordas, teatro, coral, banda fanfarra, práticas circenses, hip hop, grafite e capoeira;
   Elaborar e encaminhar relatório de realização das atividades (relatórios parciais e finais, registro fotográfico, outros).
  Gestão da Aprendizagem Escolar (GESTAR)
  Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) 
  Programa Mais Educação (PME).



Fortalecimento das aprendizagens da cultura corporal, articulando os conhecimentos trabalhados no componente curricular Educação Física com as atividades do JERP com o macrocampo de Esporte e Lazer do PME nas atividades de modalidades individuais judô, karatê, etc. e modalidades coletivas como os esportes de quadra. Ainda, articulando com o macrocampo de Cultura e Arte, atividade de capoeira com componente curricular História, além do supracitado.
Encontro de articuladores do JERP, Núcleos Regionais de Educação - NRE /Nupaip Regional, professores comunitários e monitores do PME, para: 

     Programar as atividades prioritárias da etapa I do JERP em articulação com o Projeto Pedagógico; 

     Divulgar e publicizar as ações por meio de gêneros textuais  não-verbais e verbais, orais e escritos de autoria dos estudantes (matérias jornalísticas, relatórios, entrevistas, elaboração de material gráfico etc); 

     Encaminhar as produções e relatórios para postar no AVA PAIP e-mail paip@educacao.ba.gov.br

  Programa de Educação Ambiental do Sistema
Educacional (ProEASE)
  Feira de Ciências 
  Ciência na Escola 
  Programa Mais Educação
(PME)

Fortalecimento de processos pedagógicos que favoreçam a construção de valores sociais, de habilidades e competências voltadas para promoção da sustentabilidade e qualidade de vida; por meio das comissões de meio ambiente e qualidade de vida (ComVida) e construção da Agenda 21 Escolar.

Potencialização do componente curricular Ciência com os macrocampos Prevenção e Promoção a Saúde e
Alinhamento das atividades visando a articulação entre os programas e projetos envolvendo os Núcleos Regionais de Educação - NRE /NUPAIP Regional:

   Reunião de planejamento para o levantamento das possibilidades de interlocução entre os componentes curriculares;

   Organização de ações que aliem teoria e prática voltadas para a produção e divulgação do conhecimento científico.


Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária e Criativa/Educação Econômica Transversalização desse Macrocampo  Agenda 21 e Com-Vidas.

Feira de ciências, economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza, articulam com o PME  e os componentes curriculares promovem aproximação entre os campos da Ciência, da Cultura, dos Direitos Humanos, da Comunicação e das Tecnologias da Informação e Comunicação.
Estimular a pesquisa como princípio educativo através do  Macrocampo Investigação no Campo das Ciências da Natureza e demais áreas do conhecimento. 


 
Orientação/elaboração priorizando os três eixos da escola sustentável – currículo, espaço físico e gestão, para apresentação nas feiras  de ciências nas Unidades escolares que aderiram ao Projeto, envolvendo professores da UE, articuladores dos projetos estruturantes, professor comunitário do PME e os membros da comissão de meio ambiente e qualidade de vida Com-Vida:

   Potencializar, no processo de orientação/elaboração dos projetos para feira de ciências e ações de Educação Ambiental nas UE, o uso do documento norteador da Educação Ambiental no Estado disponível no portal da educação;

   Constituição da comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida ( ComVida) nas Unidades Escolares;

   Construção colaborativa da Agenda 21 escolar;

   Organização e realização da feira de ciências local;

   Realização de oficinas articuladas com os membros da Com-Vida, visando a promoção da sustentabilidade no ambiente escolar;

   o Com-Vidas, sustentabilidade;

   Realização de atividades de laboratório, feiras e projetos científicos, e robótica educacional;

   Formação de docentes que serão articuladores do Ciência na Escola, para que possam ser multiplicadores em cada unidade escolar (utilização do Bahia Brasil: espaço, ambiente e cultura). Público alvo: estudantes das 5ª e 6ª séries;




   Produção colaborativa de projetos de pesquisa sociocientífica e socioambiental, orientados por professores, firmando parcerias com: Canal Futura e Coelba: Projeto Energia que Transforma; Universidade Federal da
Bahia: Projeto Água Pura,  Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência -  PIBID; Ciência na Estrada Educação e Cidadania – FioCruz

   Realização de oficinas utilizando como subsídio o material didático do projeto Ciência na Escola, o livro didático e o kit do PME;

   Elaborar e encaminhar relatórios periódicos para acompanhamento das atividades e dos produtos resultantes da aplicação do projeto na escola;

   Potencializar a utilização dos tablets educacionais, através da produção de conteúdos digitais e difundir o Ambiente Educacional WEB, ampliando o intercâmbio de produtos educacionais;

   Coordenar a articulação do Projeto De Olho na Prova Brasil e no ENEM nos Núcleos Regionais de Educação - NRE;

   Orientar e submeter projetos de pesquisa de caráter investigativo na Feira de Ciências da Bahia;

   Mobilizar a criação de Clubes de Jovens Cientistas nas escolas;

   Mobilizar a participação dos Professores nas videoconferências;

   Realizar e fomentar  as atividades formativas nas UE com as Oficinas “Ciência no chão da escola”, Caravanas Científicas.

 
Todos os Projetos
Estruturantes
Promoção da Formação Humana Integral na perspectiva das múltiplas inteligências, do multiculturalismo e da emancipação cidadã.

Promover, através das formações dos programas estruturantes da SEC, o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica na perspectiva da Formação Humana Integral.

Estimular as inovações e o uso das tecnologias como instrumento pedagógico por meio do fortalecimento das ações voltadas para o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos processos de ensino aprendizagem. 
Formação e Suporte para o Uso e Produção de Mídias e Tecnologias Educacionais com o apoio dos Núcleos de Tecnologia Educacional(NTE) e dos articuladores dos projetos estruturantes.
Compartilhamento de Conteúdos Digitais e Práticas Pedagógicas por meio de sequências didáticas e planos de aula, através da Rede Social Espaço Aberto do Portal da Educação do Estado da Bahia











Quadro de Articulação dos Projetos Estruturantes - Ensino Médio
Projetos Estruturantes Articulados
Articulações Possíveis
Operacionalização

  Programa Ensino Médio
Inovador (ProEMI) 
  Programa Percurso  de garantia do processo Educativo digno Ressignificação da Dependência 
  Centros Juvenis de Ciência e
Cultura (CJCC)
  Programa Pacto Ensino Médio
Fortalecimento das aprendizagens prioritárias, em língua portuguesa e matemática, no ensino médio, articulando os conhecimentos trabalhados nos componentes curriculares e material didático do EM-Ação, da Ressignificação da Dependência e do ProEMI (macrocampos de Acompanhamento Pedagógico,  Cultura e Arte, Cultura Digital, Leitura e Letramento, Comunicação e Uso de Mídias) .  
Interação entre o Pacto e os Programas estruturantes nas reuniões de AC.
Encontro para planejamento com os articuladores do ProEMI, CJCC, os professores coordenadores da  Ressignificação da Dependência e os Orientadores de Estudo do Pacto, orientando as seguintes ações:
     Reavaliação dos conteúdos e estratégias pensadas para o primeiro semestre;

     Levantamento       das         possibilidades   de          contextualização      e interdisciplinaridade;

     Promoção da pesquisa como princípio pedagógico em todas as Áreas do Conhecimento;

     Realização de oficinas e monitorias a partir dos conteúdos e estratégias planejadas subsidiadas pelo livro didático e pelo material pedagógico do EM-Ação e outros recursos disponíveis na unidade escolar;

     Realização de oficinas e monitorias com foco nas séries finais do ensino médio, dando ênfase ao ENEM e vestibulares, subsidiadas pelo livro didático, pelo material pedagógico do EM-Ação, pelo material da UPT (encarte LP e MAT), pelo kit de apoio às aprendizagens prioritárias e outros recursos disponíveis na unidade escolar;

     Estudo na Atividade Complementar- AC do documento de “Orientações sobre o Programa de garantia do percurso educativo digno” e análise dos slides sobre Ressignificação da dependência e demais textos de apoio, disponível no portal da SEC em Paip /Agenda



de Subsídio à AC (Tema V) no endereço eletrônico indicado http://institucional.educacao.ba.gov.br/agendasubsidios para organizar de modo articulado as aulas do turno oposto com as oficinas do Programa Ensino Médio Inovador, material didático do EM Ação e estudo dos cadernos do MEC/Pacto Ensino Médio identificando as aprendizagens não consolidadas para que seja realizada a recuperação das aprendizagens;

Oferta de atividades interdisciplinares do CJCC envolvendo língua portuguesa e matemática.

  Programa Ensino Médio Inovador
(ProEMI) 
  Artes Visuais Estudantis (AVE) 
  Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) 
  Tempos de Arte Literária (TAL) 
  Educação Patrimonial e Artística
(EPA) 
  Produção de Vídeos Estudantis
(PROVE) 
  Festival de Capoeira 
  Encontro de Canto Coral Estudantil
(Encante) 
  Fanfarras escolares no compasso da juventude 
  Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) 
  Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional (ProEASE)
  Programa Pacto EM
  Gestar
  PROME

Estimular as diversas manifestações culturais  para o desenvolvimento das  linguagens (oral, escrita, corporal e artística) e o uso das tecnologias de informação e comunicação
(TICs).

Alinhamento das atividades visando a articulação entre os programas (Pacto EM, PROMI, Gestar, ProEASE) e projetos estruturantes:
     Reunião de planejamento para o levantamento das possibilidades de interlocução entre as ações;
     Elaboração de planejamento para orientação e sensibilização dos professores das escolas por meio da atuação dos articuladores dos projetos estruturantes, (Núcleos Regionais de Educação - NRE /NUPAIP Regional) e do Orientador de Estudos (OE) do Pacto EM;
     Organização de ações específicas interdisciplinares de leitura, produção textual e linguagens artísticas e corporais; 
     Compartilhamento de atividades realizadas no CJCC e que podem ser replicadas em outras escolas;
     Desenvolvimento de oficinas literárias, musicais, visuais, fílmicas de temas de interesse dos estudantes articulando com as atividades de cultura e arte, cultura digital, leitura e letramento, comunicação e uso de mídias e o fortalecimento das aprendizagens da cultura corporal, fazendo interface com os conhecimentos trabalhados nos componentes curriculares das diversas áreas do conhecimento.

Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional (ProEASE)
+  Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) + Feira de Ciências + Ressignificação da dependência + Programa Pacto
EM
Fortalecimento de processos pedagógicos que favoreçam a construção de valores sociais, de habilidades e competências voltadas para a pesquisa científica em todas as áreas do conhecimento para o exercício da sustentabilidade e qualidade de vida por meio das comissões de meio ambiente e qualidade de vida (Com-Vida) a viabilização da Agenda 21 Escolar.

Integração da Feira de ciências – Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza - em interface com o ProEMI através dos macrocampos: Iniciação Científica à Pesquisa, Comunicação e Uso de Mídias, Cultura Digital e Participação Estudantil, promovendo aproximação entre os campos das ciências exatas, da natureza, humanas e engenharias.
Transversalização do Macrocampo de Educação Ambiental – Agenda 21 e Com-Vidas
Estimular a pesquisa como princípio educativo através do  Macrocampo Investigação no Campo das Ciências da Natureza - e demais áreas do conhecimento 
Promoção de ações colaborativas de projetos de pesquisa sociocientifica e socioambiental, orientados por professores, firmando parcerias com: Canal Futura e Coelba: Projeto Energia que Transforma; Universidade Federal da Bahia: Projeto
Água Pura,  Programa Institucional de Bolsas de
Iniciação à Docência -  PIBID; Ciência na Estrada
Educação e Cidadania - FioCruz

Alinhamento das atividades visando a articulação entre os programas e projetos envolvendo os Núcleos Regionais de Educação - NRE /NUPAIP Regional:
     Reunião de planejamento para o levantamento das possibilidades de interlocução entre os componentes curriculares;
     Organização de ações que aliem teoria e prática voltadas para a produção e divulgação do conhecimento científico;

Orientação/elaboração dos projetos para apresentação nas feiras de ciências nas Unidades escolares que aderiram ao Projeto, envolvendo professores da UE, articuladores dos projetos estruturantes, professor comunitário do PME e comissão de meio ambiente e qualidade de vida Com-Vida:
     Organização e realização da feira de ciências local, considerando no processo de orientação/elaboração dos projetos, o uso do documento norteador da Educação Ambiental no Estado, disponível no portal da educação;
     Constituição da comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida ( ComVida) nas Unidades Escolares;
     . Realização de oficinas articuladas com os membros da Com-Vida, visando a promoção da sustentabilidade no ambiente escolar;
     o Com-Vidas, sustentabilidade;
     Construção colaborativa da Agenda 21 escolar;
     Atividades de campo, laboratório, feiras e projetos científicos, e robótica educacional;  



  Em 2014, o CJCC deve oferecer tutoria para o desenvolvimento de projetos de ciências;
  Interface com atividades CJCC que envolvem publicação em Youtube e redes sociais de experimentos científicos;
  Uso de games produzidos pela UNEB para o CJCC, que podem ser utilizados por toda a rede;

  Realização de oficinas utilizando como subsídio o material didático do projeto Ciência na Escola, o livro didático e o kit do PME;

  Elaborar e encaminhar relatórios periódicos para acompanhamento das atividades e dos produtos resultantes da aplicação do projeto na escola;

  Potencializar, as orientação/elaboração dos projetos para feira de ciências, o uso do documento norteador da Educação Ambiental no Estado disponível no portal da educação; 

  Potencializar a utilização dos tablets educacionais, através da produção de conteúdos digitais e difundir o Ambiente Educacional WEB, ampliando o intercâmbio de produtos educacionais;
  Coordenar a articulação do Projeto De Olho na Prova Brasil e no ENEM nos Núcleos Regionais de Educação - NRE;
  Orientar e submeter projetos de pesquisa de caráter investigativo na Feira de Ciências da Bahia;
  Mobilizar a criação de Clubes de Jovens Cientistas nas escolas;
  Mobilizar a participação dos Professores nas videoconferências;
  Realizar e fomentar as atividades formativas nas UE com as Oficinas “Ciência no chão da escola”, Caravanas Científicas, DE OLHO NA PROVA BRASIL E DE OLHO NO ENEM.

Todos os Projetos Estruturantes
Promoção da Formação Humana Integral na perspectiva das múltiplas inteligências, do multiculturalismo e da emancipação cidadã.

Estimular as inovações e o uso das tecnologias como instrumento pedagógico por meio do fortalecimento das ações voltadas para o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) nos processos de ensino aprendizagem. 

  Promover, através das formações dos programas estruturantes da SEC, o estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica na perspectiva da Formação Humana Integral;
  Pesquisa, Planejamento, Utilização e Avaliação das Mídias e Tecnologias Educacionais Livres disponíveis no Ambiente Educacional Web do Portal da Educação da Bahia (), Portal do Professor do MEC
  Potencialização do uso dos Tablets Educacionais, do Projetor ProInfo, dos Laboratórios de Informática e do Monitor Educacional(TV Pen Drive);
  Formação e Suporte para o Uso e Produção de Mídias e Tecnologias Educacionais com o apoio dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) e dos articuladores dos projetos estruturantes;
  Compartilhamento de Conteúdos Digitais e Práticas Pedagógicas por meio de sequências didáticas e planos de aula, através da Rede Social
    Espaço    Aberto    do    Portal     da     Educação    do     Estado     da      Bahia




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