Jogos Estudantis da Rede Pública 2011 – Projeto Didático-pedagógico
UNIDADE ESCOLAR: COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO BOAVENTURA - DIREC: 29 MUNICÍPIO: Brejões PORTE: Médio NÍVEL DE ENSINO: Fundamental II e Médio GESTOR: Dirceu Assis Santos
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Záide Anselmo de Souza
PROFESSOR (ES) ENVOLVIDO(S) / ÁREA DE ATUAÇÃO: Alisson Sóstenes Araújo S. Silva, Analice da Silva Alves Santos, Érica Cintra dos santos, Joelma Cunha Teixeira, Simone dos Santos Souza. Todos da área de linguagens e seus códigos.
Público: 340 estudantes
Período de Realização: 18 de abril a 28 de maio
Tema: Esporte e Cidadania
Esporte e Cidadania é uma etapa importante dos Jogos Estudantis 2011 onde o Colégio Estadual Edivaldo Boaventura desenvolveu internamente diversas atividades esportivas com o objetivo de enriquecer o processo educativo/formativo em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola que busca promover a educação integral priorizando a aprendizagem e a cidadania. É importante ressaltar ainda, que o projeto envolveu diversos conteúdos da disciplina de educação física viabilizando a interdisciplinaridade no intuito de resignificar conceitos incorporados no sistema esportivo como: seletividade, exclusão, concorrência, rendimento; de forma a contribuir para a socialização, o divertimento, a igualdade de oportunidade, a saúde física e mental dos estudantes, não se limitando apenas ao esporte de rendimento.
Objetivos:
- Desenvolver atividades sócio-esportivas interescolar;
- Promover a inclusão, integração, socialização e cooperação de toda comunidade escolar;
- Contribuir para a formação individual e coletiva, como valores morais, sociais, afetivos e cognitivos;
- Promover maior integração dos alunos através do esporte;
- Estimular o esporte educacional como meio de promoção de cidadania;
- Valorizar a expressão corporal como forma de superar a timidez.
Conhecimentos tratados
- Modalidades esportivas: basquetebol, futebol, futsal e exercícios aeróbicos;
- A expressão corporal para o bem estar: música e dança;
- Saúde e bem estar: Nutrição e atividade física.
Recursos utilizados:
- Pesquisa na internet, livros, quadra de esporte, TV pen drive, revistas, caixa de som amplificada, materiais esportivos: bolas, padrões, tabuleiros de dama, etc.
Dificuldades:
- Necessidade de materiais didáticos para suporte nas aulas teóricas;
- Falta de uma quadra poliesportiva para atividades práticas;
- Necessidade de maior suporte de materiais para as aulas práticas.
Aspectos relevantes:
- Facilidade de acesso a internet
- Conscientização da importância das atividades físicas;
- Compreensão e participação dos estudantes.
Elementos superadores em destaque:
- Trabalhos realizados coletivamente (socialização);
- Apresentação ao público (superação da timidez).
Sugestões/observações:
Formação continuada para os professores que atuam na disciplina de educação física.
AS LOUKAS
GRÊMIO
Comentários
Postar um comentário