Jogos Estudantis da Rede Pública 2011 – Projeto Didático-pedagógico

  
Jogos Estudantis da Rede Pública 2011 – Projeto Didático-pedagógico



UNIDADE ESCOLAR: COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO BOAVENTURA - DIREC: 29     MUNICÍPIO: Brejões  PORTE: Médio   NÍVEL DE ENSINO: Fundamental II e Médio               GESTOR: Dirceu Assis Santos
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Záide Anselmo de Souza
PROFESSOR (ES) ENVOLVIDO(S) / ÁREA DE ATUAÇÃO: Alisson Sóstenes Araújo S. Silva, Analice da Silva Alves Santos, Érica Cintra dos santos, Joelma Cunha Teixeira, Simone dos Santos Souza. Todos da área de linguagens e seus códigos.
Público: 340 estudantes
Período de Realização: 18 de abril a 28 de maio

Tema: Esporte e Cidadania

Esporte e Cidadania é uma etapa importante dos Jogos Estudantis 2011 onde o Colégio Estadual Edivaldo Boaventura desenvolveu internamente diversas atividades esportivas com o objetivo de enriquecer o processo educativo/formativo em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola que busca promover a educação integral priorizando a aprendizagem e a cidadania. É importante ressaltar ainda, que o projeto envolveu diversos conteúdos da disciplina de educação física viabilizando a interdisciplinaridade no intuito de resignificar conceitos incorporados no sistema esportivo como: seletividade, exclusão, concorrência, rendimento; de forma a contribuir para a socialização, o divertimento, a igualdade de oportunidade, a saúde física e mental dos estudantes, não se limitando apenas ao esporte de rendimento.

Objetivos:

- Desenvolver atividades sócio-esportivas interescolar;
- Promover a inclusão, integração, socialização e cooperação de toda comunidade escolar;
- Contribuir para a formação individual e coletiva, como valores morais, sociais, afetivos e     cognitivos;
- Promover maior integração dos alunos através do esporte;
- Estimular o esporte educacional como meio de promoção de cidadania;
- Valorizar a expressão corporal como forma de superar a timidez. 

Conhecimentos tratados

- Modalidades esportivas: basquetebol, futebol, futsal e exercícios aeróbicos;
- A expressão corporal para o bem estar: música e dança;
- Saúde e bem estar: Nutrição e atividade física.

Recursos utilizados:

- Pesquisa na internet, livros, quadra de esporte, TV pen drive, revistas, caixa de som amplificada, materiais esportivos: bolas, padrões, tabuleiros de dama, etc.

Dificuldades:

- Necessidade de materiais didáticos para suporte nas aulas teóricas;
- Falta de uma quadra poliesportiva para atividades práticas;
- Necessidade de maior suporte de materiais para as aulas práticas.

Aspectos relevantes:

- Facilidade de acesso a internet
- Conscientização da importância das atividades físicas;
- Compreensão e participação dos estudantes.

Elementos superadores em destaque:

- Trabalhos realizados coletivamente (socialização);
- Apresentação ao público (superação da timidez).

Sugestões/observações:

Formação continuada para os professores que atuam na disciplina de educação física.
ANEXOS:
REAL MADRID

AS LOUKAS
GRÊMIO

CAUSADORAS

MILAN
INACREDITAVÉL F. C.

JUVENTOS
BOCA JUNIOR














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila 30 11 13

Educação Patrimonial e Artística (EPA)

Projeto Conhecendo a Bahia - Parte III - Salvador

Artes Visuais Estudantis (AVE)