UNIDADES CURRICULARES ELETIVAS NO CEEB
UNIDADES CURRICULARES ELETIVAS NO CEEB
O novo ensino médio apresenta algumas
mudanças, a arquitetura curricular compreende duas partes, sendo a primeira
relativa à parte comum obrigatória -
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a segunda, à parte flexível, sendo as Unidades
Curriculares do Núcleo Comuns: Iniciação
científica; Produção textual; Projeto de vida e cidadania e as Unidades
Curriculares do Núcleo das Eletivas.
Segundo o documento orientador para
a implementação do novo ensino médio na Bahia as Unidades Curriculares Eletivas:
· Serão produzidas e realizadas pelas
escolas, buscando sempre dialogar com as necessidades dos estudantes e a
realidade local;
· As Eletivas podem aprofundar, também,
temas transversais e integradores, como: “Diversidade, História e Cultura
Afro-brasileira e Indígena”, “Cultura Digital”, “Direitos Humanos”, dentre
outros;
· O estudante que não obtiver êxito em
alguma eletiva deverá cursar no ano seguinte, como progressão parcial, em turno
oposto, uma Eletiva para compor a carga horária obrigatória mínima da parte
flexível do currículo.
Diante do
exposto, a equipe pedagógica do CEEB, com base nas orientações e a Proposta de
Flexibilização Curricular (PFC-2019), elaboraram as Unidades Curriculares
Eletivas pensando um formato dinâmico e diferenciado, contextualizando a
realidade local e para atender as necessidades dos estudantes.
As U.
Eletivas serão ofertadas em formato de oficinas, núcleo de estudos e
laboratório, oportunizando ao estudante vivência prática, refletindo a partir
das ideias do intelectual Anísio Teixeira, uma educação de qualidade, relacionada
ao fazer, contextualizada e para a vida. Nesse sentido, a cada unidade os
docentes e discentes apresentarão um produto construído ao longo da unidade no
componente.
Dessa forma, para as turmas do
primeiro ano, serão ofertadas quatro Eletivas, o estudante deve realizar a escolha
consciente da Eletiva que deseja cursar.
Nesse contexto serão ofertadas as Eletivas: Eletiva I: Inclusão digital e manutenção de
computadores / Cultura corporal e lazer e Eletiva II: Amostra artística: a caatinga e sua gente/ Lugares onde a vida acontece: o povo, o
território e suas memórias.
A Unidade Curricular Inclusão digital e
manutenção de computadores, será ofertada em laboratório com o objetivo de compreender
os impactos da revolução digital e dos avanços históricos do mundo
digital na sociedade contemporânea,
construindo atitude crítica,
ética e responsável em relação à multiplicidade de ofertas midiáticas e
digitais, aos usos possíveis das diferentes tecnologias e aos conteúdos por
elas veiculados, além de capacitar os educandos para fazer a instalação,
configuração e manutenção de equipamentos de informática, configuração e
gerenciamento de redes de computadores, dando
suporte na utilização dos mais diversos softwares e na identificação das
necessidades de substituição ou atualização tecnológica e os produtos serão: Mapa
cronológico da história da informática; Dia
do mutirão digital: manutenção de computadores da comunidade; Jogo educacional
utilizando scratch do mit.
A
unidade Curricular Lugares onde a vida acontece: o povo, o território e suas
memórias será ofertada em formato oficina/Núcleo de estudos e tem por objetivo:
promover reflexões sobre a realidade local e regional, realizando pesquisa
através da memória e história oral e outras fontes documentais, contribuindo
para a valorização da identidade regional, através de produções escritas e imagéticas
e enquanto produções: exposição fotográfica; Catálogo/livro; Linha do tempo; Oficina: memória viva;
Documentário.
A
unidade Curricular Amostra artística: a caatinga e sua gente serão ofertada em
formato de oficina e tem por objetivo compreender a dinâmica socioambiental,
econômica e cultural relacionada com o dinamismo do espaço do bioma caatinga em
constante transformação, bem como propor atividades e ações de intervenção a
partir dos problemas detectados em âmbitos local, regional, nacional e/ou
global. Enquanto produções: Exposição fotográfica do ecossistema caatinga; Exposição
de artesanatos e derivados dos produtos da caatinga (licuri); Encenação de
fatos reais vivenciados pelos povos da caatinga de receitas sustentáveis e
empreendedorismo.
A
unidade Curricular Cultura corporal e lazer será ofertada no formato de oficina
e tem por objetivo: proporcionar uma educação corporal e a compreensão de que a
vida saudável pode ser um conjunto entre o corpo físico as relações culturais,
sociais e políticas que norteiam os espaços em que os indivíduos estão
inseridos , instigando os estudantes a participar de diferentes processos
subjacentes á cultura corporal, como danças, teatro, esportes e dentre outras,
visando uma emancipação corporal nos sujeitos e enquanto produções: festival de dança contemporânea; Torneios
esportivos; Participação no (JERP); Apresentações teatrais.
Em
todas as U. Eletivas é importante que os professores aposte em metodologias
ativas para contribuir no processo de ensino e aprendizagem.
Atenciosamente, equipe gestora do CEEB.
Referencias:
´ Rede pública de ensino da Bahia. Implementação do
novo ensino médio. Documento orientador, 2020.
´ Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional
Comum Curricular. Disponível em:. : http://basenacionalcomum.mec.gov.br.
Comentários
Postar um comentário