UNIDADES CURRICULARES ELETIVAS NO CEEB


UNIDADES CURRICULARES ELETIVAS NO CEEB
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          O novo ensino médio apresenta algumas mudanças, a arquitetura curricular compreende duas partes, sendo a primeira relativa à parte comum obrigatória - Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a segunda, à parte flexível, sendo as Unidades Curriculares do Núcleo Comuns:   Iniciação científica; Produção textual; Projeto de vida e cidadania e as Unidades Curriculares do Núcleo das Eletivas.
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            Segundo o documento orientador para a implementação do novo ensino médio na Bahia as Unidades Curriculares Eletivas:
·       Serão produzidas e realizadas pelas escolas, buscando sempre dialogar com as necessidades dos estudantes e a realidade local;
·       As Eletivas podem aprofundar, também, temas transversais e integradores, como: “Diversidade, História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”, “Cultura Digital”, “Direitos Humanos”, dentre outros;
·       O estudante que não obtiver êxito em alguma eletiva deverá cursar no ano seguinte, como progressão parcial, em turno oposto, uma Eletiva para compor a carga horária obrigatória mínima da parte flexível do currículo.
      Diante do exposto, a equipe pedagógica do CEEB, com base nas orientações e a Proposta de Flexibilização Curricular (PFC-2019), elaboraram as Unidades Curriculares Eletivas pensando um formato dinâmico e diferenciado, contextualizando a realidade local e para atender as necessidades dos estudantes.
      As U. Eletivas serão ofertadas em formato de oficinas, núcleo de estudos e laboratório, oportunizando ao estudante vivência prática, refletindo a partir das ideias do intelectual Anísio Teixeira, uma educação de qualidade, relacionada ao fazer, contextualizada e para a vida. Nesse sentido, a cada unidade os docentes e discentes apresentarão um produto construído ao longo da unidade no componente.
          Dessa forma, para as turmas do primeiro ano, serão ofertadas quatro Eletivas, o estudante deve realizar a escolha consciente da Eletiva que deseja cursar.
Nesse contexto serão ofertadas as Eletivas:  Eletiva I:  Inclusão digital e manutenção de computadores   /  Cultura corporal e lazer e  Eletiva II:   Amostra artística: a caatinga e sua gente/   Lugares onde a vida acontece: o povo, o território e suas memórias.
          A Unidade Curricular Inclusão digital e manutenção de computadores, será ofertada em laboratório com o objetivo  de compreender  os impactos da revolução digital e dos avanços históricos do mundo digital na sociedade contemporânea,  construindo  atitude crítica, ética e responsável em relação à multiplicidade de ofertas midiáticas e digitais, aos usos possíveis das diferentes tecnologias e aos conteúdos por elas veiculados, além de capacitar os educandos para fazer a instalação, configuração e manutenção de equipamentos de informática, configuração e gerenciamento de redes de computadores, dando  suporte na utilização dos mais diversos softwares e na identificação das necessidades de substituição ou atualização tecnológica e os produtos serão: Mapa cronológico da história da informática;  Dia do mutirão digital: manutenção de computadores da comunidade; Jogo educacional utilizando scratch do mit.
         A unidade Curricular Lugares onde a vida acontece: o povo, o território e suas memórias será ofertada em formato oficina/Núcleo de estudos e tem por objetivo: promover reflexões sobre a realidade local e regional, realizando pesquisa através da memória e história oral e outras fontes documentais, contribuindo para a valorização da identidade regional, através de produções escritas e imagéticas e enquanto produções: exposição fotográfica; Catálogo/livro;  Linha do tempo; Oficina: memória viva; Documentário.
         A unidade Curricular Amostra artística: a caatinga e sua gente serão ofertada em formato de oficina e tem por objetivo compreender a dinâmica socioambiental, econômica e cultural relacionada com o dinamismo do espaço do bioma caatinga em constante transformação, bem como propor atividades e ações de intervenção a partir dos problemas detectados em âmbitos local, regional, nacional e/ou global. Enquanto produções: Exposição fotográfica do ecossistema caatinga; Exposição de artesanatos e derivados dos produtos da caatinga (licuri); Encenação de fatos reais vivenciados pelos povos da caatinga de receitas sustentáveis e empreendedorismo.
          A unidade Curricular Cultura corporal e lazer será ofertada no formato de oficina e tem por objetivo: proporcionar uma educação corporal e a compreensão de que a vida saudável pode ser um conjunto entre o corpo físico as relações culturais, sociais e políticas que norteiam os espaços em que os indivíduos estão inseridos , instigando os estudantes a participar de diferentes processos subjacentes á cultura corporal, como danças, teatro, esportes e dentre outras, visando uma emancipação corporal nos sujeitos e enquanto produções:  festival de dança contemporânea; Torneios esportivos;  Participação no (JERP);  Apresentações teatrais.
       Em todas as U. Eletivas é importante que os professores aposte em metodologias ativas para contribuir no processo de ensino e aprendizagem.

Atenciosamente, equipe gestora do CEEB.

Referencias:
´ Rede pública de ensino da Bahia. Implementação do novo ensino médio. Documento orientador, 2020.
´ Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em:. : http://basenacionalcomum.mec.gov.br.



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