Oficinas dos Projetos Estruturantes 2019 do CEEB
Oficinas dos Projetos Estruturantes
2019 do CEEB
Educação
Corporal, Artística e Cultural
Data 04/09/2019
Hoje, 04/09/2019 no
CEEB foi ministrada as oficinas dos projetos estruturante, onde teve a participação de 94% dos alunos que
aprenderam com muita diversão o objetivo
central da SEC em propor esta ação.
Parte Teórica
Educação corporal,
artística e cultural
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desde 2008, vem desenvolvendo uma iniciativa pioneira no campo de políticas culturais com a juventude estudantil, ao entender a arte e a cultura como sendo componentes essenciais à matriz do conhecimento na educação básica das escolas da rede estadual.
Nessa perspectiva, são desenvolvidos projetos que sedimentam as inovações nos métodos educativos e reconstroem novas formas de aprendizagens, promovendo a autonomia estudantil na produção dos distintos saberes. Além da área cultural, a Secretaria também promove o desenvolvimento corporal, através dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp).
Encante
O projeto Encante propõe a implantação do Canto Coral nos contextos escolares da rede estadual de ensino, a fim de desenvolver atividades de iniciação à percepção musical, técnica vocal e dicção, para exercitar a experiência musical, vocal, bem como promover a realização do encontro de corais, fazendo jus ao próprio nome.
O Encante vem atender a Lei nº 11.769/2008, que altera a Lei de
Diretrizes e Bases (nº 9.394/96) e institui o ensino de música na educação
básica, que tem um caráter obrigatório, com vistas à diversificação do
currículo a partir das características específicas, para estimular a produção
de saberes artísticos e musicais, a musicalidade brasileira, em especial, e,
assim, valorizar as raízes populares de nossa cultura.
Face
Criado em 2008, o Festival Anual da Canção Estudantil (Face) é um
projeto que possui natureza educativa, artística e cultural e promove o
desenvolvimento das diversas expressões da arte (literária e musical) no
currículo escolar, como orienta a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394 de 20 de
dezembro de 1996) e, mais recentemente, a Lei 11.769/2008 que institui o ensino
de música nas escolas.
Com este projeto pretende-se, ainda, explorar o potencial educativo
através da música, estimulando a musicalidade no ambiente escolar e a
valorização das manifestações culturais regionais; promover um ambiente
educacional prazeroso, no qual a cultura, a arte e a educação se expressem em
sintonia com a juventude estudantil, estimulando os valores essenciais para a
motivação do viver e para o rompimento com o modelo rígido de ensino e de
aprendizagem ainda presentes na educação; além de integrar as distintas
instâncias da Secretaria da Educação com outras secretarias.
O Face foi concebido para ser realizado em todas as escolas, com os
estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e
equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e Tecnológico),
envolvendo, também, os professores, especialmente os de Artes, Língua
Portuguesa e Literatura e de outras disciplinas afins, os artistas locais, os Núcleos
Territoriais de Educação (NTE) e os técnicos da Secretaria da Educação do
Estado da Bahia.
O Face desenvolve-se em 3 fases: a criação musical e a realização de
minifestivais escolares; os festivais regionais das Direc; o festival estadual
da Secretaria da Educação, na cidade de Salvador. A produção musical é
sistematizada sob a forma de Cancioneiro Estudantil e de CD e DVD com as
canções estudantis.
AVE
Criado em 2008, o Artes Visuais Estudantis (AVE) trata-se de um projeto
pioneiro, de caráter educativo, artístico e cultural, concebido a partir de uma
perspectiva abrangente, pois envolve os estudantes do 6º ano do Ensino
Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e
Adultos - EJA, Ensino Normal e Tecnológico) da rede estadual de educação da
Bahia; assim como os professores de Língua Portuguesa, Arte e disciplinas
afins, os coordenadores pedagógicos, os diretores das escolas e dos Núcleis
Territoriais de Educação (NTE) e técnicos da Secretaria de Educação do Estado
da Bahia, em um clima de alegria, participação e integração.
Dentre os objetivos, o AVE propõe estimular a criação de obras de artes
visuais nos contextos escolares, assim como a valorização das expressões
culturais regionais; estimular o processo de embelezamento e estetização da
escola e da vida; promover exposições dessas obras de arte estudantis nos
contextos escolares; estimular a produção artística, buscando compreender a
obra de arte como objeto de ampliação do conhecimento, assim como instrumento
de mudanças; além de interagir com outras culturas.
Para a sua execução são desenvolvidos os seguintes passos: 1)
sensibilização dos professores, diretores e estudantes das escolas; 2) criação
de obras de arte privilegiando as diversas expressões das artes visuais e as
distintas manifestações socioespaciais e culturais; 3) exposições escolares,
regionais e a estadual; 5) confecção do Catálogo Estudantil.
Com a experiência do AVE, verifica-se que, por caminhos distintos e usos
de técnicas variadas, os estudantes, independente da linguagem artística,
abordam a complexidade e a diversidade da vida cultural, retratando a beleza do
mundo, oriunda da natureza (o mar, os rios, o sol, as matas, as flores, as
aves, as borboletas) e do cotidiano da vida social, ou seja, das cenas e
cenários da vida cotidiana urbana e rural, das expressões de lugares reais e
imaginários, do ambiente escolar e do mundo do conhecimento e das expressões e
manifestações culturais (os negros, os índios, os mestiços, a mulher, o corpo e
a sedução).
Prove
O projeto Produção
de Vídeos Estudantis (Prove), de natureza educativa, artística e cultural por
meio da utilização dos recursos tecnológicos (filmagem com aparelhos celulares,
câmeras fotográficas ou filmadoras). Com esse projeto, pretende-se desenvolver o
potencial educativo e artístico, por meio da experiência fílmica, a criação de
roteiros e de vídeos para a produção, diversificação e socialização de saberes.
Concebido a partir de uma perspectiva abrangente, o Prove envolve toda a rede estadual de educação da Bahia: os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos – EJA, Educação Profissional e Ensino Normal).
Tal como os demais projetos culturais, o Prove ocorre em 3 fases eliminatórias: a produção fílmica e a realização das mostras de vídeos escolares; as mostras de vídeos nos NTE; a mostra estadual de vídeos estudantis realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
Concebido a partir de uma perspectiva abrangente, o Prove envolve toda a rede estadual de educação da Bahia: os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos – EJA, Educação Profissional e Ensino Normal).
Tal como os demais projetos culturais, o Prove ocorre em 3 fases eliminatórias: a produção fílmica e a realização das mostras de vídeos escolares; as mostras de vídeos nos NTE; a mostra estadual de vídeos estudantis realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.
TAL
O Projeto Tempos de
Arte Literária (TAL), de natureza educativa, artístico-literária e cultural,
conta com a participação dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º
ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino
Normal e Tecnológico). Dentre os objetivos, destacam-se os seguintes: estimular
a produção literária nos ambientes escolares e a valorização das manifestações
culturais regionais; contribuir para a formação da intelectualidade e
espiritualidade (ético e artístico) e, com isso, abrir caminhos literários para
a participação social; compreender a arte literária como objeto de ampliação do
conhecimento, do saber e de prazer estético; promover um ambiente educacional
prazeroso no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em
sintonia, contribuindo para transformar os contextos escolares; estimular o
gosto pela leitura e literatura, a arte de ler, de interpretar e de escrever,
respeitando os distintos gêneros e estilos das distintas escolas literárias;
construir pontos de encontro e rodas literárias nos ambientes escolares com
vistas à consolidação do letramento; influir sobre o mercado da arte literária,
estimulando os novos cultores e produtores.
A Poética Estudantil (PE), fruto da experiência do TAL tem revelado as múltiplas faces e os traços da diversidade sociocultural e literária de nossa terra, os olhares, a imaginação, a alma e as expressões dos estudantes da Bahia de Todos os Santos e de “Todos Nós”, ao refletirem sobre o mundo, o Brasil, a Bahia, o Sertão e a vida cotidiana, com toda a sua grandeza: a natureza, o mar, a lua, o sol, as estrelas, os homens, os animais, os passarinhos, o campo, a cidade, os dias nublados, a escuridão, os sofrimentos, os problemas econômicos, políticos, tecnológicos, sociais, ambientais e raciais, a fome, as sombras, o pranto, a solidão, o abandono, a justiça, o silêncio, as tristezas, o vazio, a ausência, a saudade, o infinito, as lutas e labutas, a coragem, os estudos, as leituras, os caminhos, as belezas, os mitos, os sonhos, a liberdade, os horizontes e o futuro.
A Poética Estudantil (PE), fruto da experiência do TAL tem revelado as múltiplas faces e os traços da diversidade sociocultural e literária de nossa terra, os olhares, a imaginação, a alma e as expressões dos estudantes da Bahia de Todos os Santos e de “Todos Nós”, ao refletirem sobre o mundo, o Brasil, a Bahia, o Sertão e a vida cotidiana, com toda a sua grandeza: a natureza, o mar, a lua, o sol, as estrelas, os homens, os animais, os passarinhos, o campo, a cidade, os dias nublados, a escuridão, os sofrimentos, os problemas econômicos, políticos, tecnológicos, sociais, ambientais e raciais, a fome, as sombras, o pranto, a solidão, o abandono, a justiça, o silêncio, as tristezas, o vazio, a ausência, a saudade, o infinito, as lutas e labutas, a coragem, os estudos, as leituras, os caminhos, as belezas, os mitos, os sonhos, a liberdade, os horizontes e o futuro.
Dance
A Secretaria da
Educação do Estado da Bahia, desde 2007, vem realizando diversos projetos para
o estímulo das diversas expressões artísticas e culturais nas escolas da rede
estadual, a exemplo da música, das artes visuais e literária, da produção de
vídeos e da educação patrimonial. E para ampliar o leque dessas expressões
artísticas, a Secretaria da Educação avança um passo a mais em prol do
fortalecimento do ensino das artes, agregando, neste ano de 2014, atividades de
Dança nos encontros estudantis produzidos pelas escolas nas distintas fases. A
1ª Mostra de Dança Estudantil tem como principal objetivo a valorização da
dança nas escolas estaduais, por ser esta uma antiga reivindicação dos
estudantes e educadores que, historicamente vêm tentando promover, através da
dança, a criatividade na experiência coreográfica.
EPA
O projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA) promove o
desenvolvimento de ações essenciais para o exercício do direito à cultura, para
a defesa dos valores históricos e artísticos, com vistas à formação de uma nova
mentalidade cultural e ao estímulo das práticas culturais de identificação,
reconhecimento e preservação do patrimônio cultural baiano; contribui para
avivar o debate sobre as questões patrimoniais e incrementar as práticas
culturais no campo da história, da arte, da juventude e do patrimônio, com vistas
à preservação da memória cultural e à democratização dos saberes e dos espaços
históricos, assim como à apropriação da história e da cultura.
Com o EPA pretende-se: entender que a educação não pode estar dissociada
da história, da memória, da cultura e do seu patrimônio, que está
intrinsecamente associado à experiência da vida cultural e educativa; entender
a dimensão patrimonial como prática cultural que consiste em uma prática
artística e educativa; identificar o patrimônio como uma das possibilidades de
interpretação de nossa história cultural; compreender a importância das
diferentes linguagens artísticas para o entendimento das experiências
cotidianas e, portanto, das práticas culturais e patrimoniais; aprimorar a
estética do olhar (artes visuais, fotografia e arte em movimento), para o
exercício das formas de percepção da vida cultural que nos rodeia e dos
distintos tipos de patrimônios culturais; entender as distintas linguagens
artísticas (visual, fílmica, literária, musical, entre outras) como parte do
nosso patrimônio; vivenciar a experiência do belo e do lúdico na sociedade e
nas escolas estaduais; reinterpretar a história, a cultura, a arte e o
patrimônio da Bahia; garantir a apropriação da história e do patrimônio
cultural.
Para a sua realização, foram desenvolvidas as seguintes estratégias: 1)
sensibilização dos professores, diretores e estudantes das escolas; 2)
aventuras patrimoniais e a construção de um álbum com os diagnósticos e os
olhares fotográficos dos estudantes sobre o patrimônio baiano, para a criação
de registros escolares e exposições dessas aventuras patrimoniais nas escolas e
nas Direc; 3) Apresentação das aventuras patrimoniais do EPA estadual no
Encontro Estudantil de ciência, arte e cultural.
Feste
O projeto Festival Estudantil de Teatro (Feste) trata-se de
experiências em políticas culturais com a juventude estudantil, para avivar o
debate e incrementar as práticas artísticas e culturais nos campos da história,
da arte, do patrimônio, da juventude e da democratização desses saberes, com
vistas ao desenvolvimento das artes cênicas nos contextos escolares. A arte, a
cultura e o teatro, em particular, são expressões da pluralidade de mecanismos
simbólicos e de inclusão artística e cultural. A arte cênica é entendida como
um processo artístico educativo, um jeito de comunicação, expressão e
representação das distintas formas de manifestação da vida cultural. Assim como
acontece com as outras formas de apreensão de saberes, o teatro, como área de
conhecimento, com suas teorias, conceitos e sentidos distintos, expressa,
através da dramaturgia, a pluralidade cultural das sociedades. As artes cênicas
nas escolas constituem-se como o lugar dos distintos gêneros teatrais (auto,
monólogo, comédia, drama, fantoche, ópera, revista, tragédia, tragicomédia)
voltados para a ação emancipatória.
Parte Prática
No Projeto PROVE, contamos com a brilhante e ilustre colaboração de Jean Beligardi, profissional que abrilhantou nossas oficinas aqui no CEEB.
Noturno
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