51ª Viagem do Projeto Conhecendo a Bahia do CEEB

51ª Viagem do Projeto Conhecendo a Bahia do CEEB

..".para mim, é impossível existir sem sonho. A vida na sua totalidade me ensinou como grande lição que é impossível assumí-la sem risco".

Loca: Morro de São Paulo
Data: 01 de junho  de 2019
Público: Alunos do 2º ano

Objetivos Pedagógicos:

• Conhecer aspectos históricos, sociais, ambientais, econômicos e culturais da Chapada Diamantina, valorizando o Patrimônio Ambiental e Histórico da região.

• Possibilitar aos discentes; apreciar e sentir o território e suas belezas, permeando em cada ser, a possibilidade de ver o belo, nos mais diversos aspectos da natureza, da história e da cultura regional.

Objetivo Social:

• Contribuir de forma efetiva para a democratização da cultura e do lazer da Comunidade Escolar, que fica localizada em uma região de vulnerabilidade social e econômica.

Objetivo Emocional:

• Desenvolver um olhar de respeito para si e para a natureza, observando-se, como parte deste todo, que precisa ser respeitado, cuidado e amado.

Relatório da Viagem

A saída  foi  por volta das 2 hs da manhã, onde utilizamos dois veículos   do Programa  “ CAMINHA  DA ESCOLA” ,  os chamados amarelinhos, que nesse longo de 9 anos vem sendo fundamental para o desenvolvimento de nosso projeto.
         Chegamos no atracadouro por volta das 6:30 da manhã, onde servimos um café da manhã reforçado e lá mesmo fizemos as distribuição dos sucos e marmitas com feijão tropeiro e frango para então, às 7:00 realizarmos a travessia.
          Chegamos em Gamboa ás 7:40h  onde  visitamos a igreja e praça da matriz e nos deliciamos com a paisagem da praia, fazendo o trajeto magnífico até´ Morro de São Paulo, fazendo uma parada na  Argila.
Em Morro de São Paulo fomos recepcionados pela Secretaria de Cultura através de Michele e Salada, onde mostraram a riqueza física, Geográfica, Histórica  e cultural da Ilha. Recepção nota 10, como já de costume. Fomos no antigo forte, no Mirante, na tiro lazer , depois no centro do povoado, onde os mesmo deram uma aula de História.
Logo após fomos visitar as  quatro praias e comércio, onde no final ficamos na praia 4  onde os alunos se deliciaram com um banho de mar.
No Final retornamos ás 16:30 h  pegando a embarcação e as 17:30 logo após ao café, retornamos para o Km 100 onde Chegamos as 21:30 h.
Na nossa equipe além de alunos foram os professores, gestão, pais, membros da comunidade,   o coordenador da ASCOM de Brejões  e alguns  ex-alunos num total de 98 pessoas.
Depoimentos
Deus no comando sempre ameiii tudo que vir lá ir a experiência é ótima obrigado a todo principalmente a ao diretor aí a coordenação ❤❤❤❤❤ Aluna no 2º ano
Muito  maravilhoso tudo isso gostei de lá ir espero que tenha oportunidade  de novo porque eu e meu esposo gostaria de visitar lá de novo são coisas espetaculares ir é uma experiência boa recomendo a todos que vão de novo porque não existe uma coisa melhor do quer visitar morro de São Paulo novo amém obgdo a todos(a) ir principalmente a Dirceu por tudo não tenho nada a reclamar porque lá foi tudo espetacular sério mesmo Representante da Comunidade

O Projeto conta com o apoio e a parceria da Prefeitura Municipal de Brejões, por meio das Secretarias da Educação e de Transporte. Prefeitura de Brejões – construindo o futuro de nossa Gente! Seduc – Secretaria Municipal da Educação Setrans – Secretaria Municipal de Transporte CEEB – Colégio Estadual Edivaldo Boaventura NTE 09 – Amargosa Governo do Estado da Bahia Secretaria Estadual de Educação Ascom PMB

Realização:
Equipe CEEB

Apoio:
Governo do Estado da Bahia
Secretaria Estadual de Educação
Secretaria Municipal de Educação de Brejões
Prefeitura Municipal de Brejões
ASCOM  - PMB

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”.

"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda".
Paulo Freire

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
"Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender".

Não se pode falar de educação sem amor.
Paulo Freire

Ensinar não é transferir conhecimento e sim criar
ar possibilidades de apreensão.

É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais.
Coelho Neto

A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.
Sêneca

A boa educação é moeda de ouro. Em toda a parte tem valor.
Padre Antônio Vieira

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves

Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...

"São as crianças,que sem falar,
nos ensinam as razões para viver.
Elas não tem saberes a transmitir.
No entanto elas sabem o essencial da vida."
Rubem Alves

Pois ser mestre é isso: ensinar a felicidade.

"Quando a gente ensina, a gente continua a viver na pessoa que foi ensinada!

Passou o tempo
Hoje eu vejo a maravilha
De se ter uma família
Quanto muitos não a tem
Agora falam
Do desquite ou do divórcio
O amor virou consórcio
Compromisso de ninguém

E há tantos filhos
Que bem mais do que um palácio
Gostariam de um abraço
E do carinho entre seus pais