Semana Pedagógica 2019
PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
NTE: 09; MUNICÍPIO: Distrito Serrana, Brejões/BA; U.E.
Colégio Estadual Edivaldo Boaventura
a) Diagnóstico / Situação
Problema: Baseado no Acompanhamento Trimestral da U.E., nos números do
“IDEB” quando houver, dados do SGE/Acompanhamento Trimestral/Anual, durante o
ano/mês de 2019.
b) Oferta de Ensino: Tempo Formativo: Eixos: I – II – III – IV – V – VI –
VII; Tempo de Aprender I e II; Tempo Juvenil, 3 e 4.
c) Objetivos: Os
objetivos indicam o que se deseja alcançar por meio do processo de gestão.
Devem enfocar os aspectos pedagógicos que impactam no aprendizado dos
estudantes e nas condições necessárias para viabilizá-los.
Indicador crítico (insuficiente)
|
Valor aferido
|
Possíveis causas
|
Análise dos indicadores
|
Objetivos
|
Abandono alunos do 1 Ano
Regular e EJA
|
28,4% dos alunos
matriculados no 1 Ano Regular
|
Trabalho;
Gestação na Adolescência
Desmotivação e
Dificuldades de adaptação ao ensino médio
|
Dificuldades de conciliar
trabalho e escola devido a necessidade de deslocamento para outras
localidades.
Ausência de planejamento
familiar
Dificuldades com pré
requisitos para assimilar conteúdos do ensino médio.
|
Estabelecer parcerias com
empregadores locais visando a adequação de horários ;
Promover diálogo com os
familiares e estudantes quanto a importância do planejamento familiar.
Promover espaços de
aprendizagem extra sala de aula;
|
Proficiência em Língua
portuguesa
|
228,90 quando o ideal seria
375
|
Baixa auto estima para
atividades de leitura e escrita;
|
Ausência de estimulo
familiar, hábito de estudo e expectativa de vida
Carências de ambientes
físicos propícios ao estudo.
|
Promover atividades de
estímulo da expressão corporal, oral, escrita e artística.
Adaptar espaços oportunos
para leitura.
|
Proficiência em Matemática
|
236,26 quando o ideal
seria 375
|
Déficit de aprendizagem no
ensino fundamental
|
Ausência de estimulo
familiar, hábito de estudo e expectativa de vida
Carências de ambientes
físicos propícios ao estudo.
|
Estimular criação de grupos
de estudos;
Fomentar a participação em
avaliações externas e virtuais
Estimular a aprendizagem
lúdica voltada para o raciocínio lógico.
|
Reprovação em turmas do
ensino regular
|
Índice superior a 20% em
turmas do 2 e 3 Ano Regular
|
Freqüência Irregular
Ausência de expectativa de
vida
Problemas emocionais e
psicológicos
|
Gravidez na adolescência e
ausência de adequação ao horário de trabalho;
Ausência de aconselhamento
familiar e condições financeiras;
Flagelo social
|
Fomentar a aproximação de
setores da sociedade, solicitando do poder público municipal a promoção de políticas
públicas que estimulem a autoestima e melhorem qualidade de vida;
|
d) Metas:
Exemplos
de Metas:
Quadro de
Metas
Meta
|
Indicador
Relacionado
|
Valor
Aferido
|
Projeção
de Resultados por Trimestre
|
||
Trimestre
I
|
Trimestre
II
|
Trimestre
III
|
|||
Reduzir o índice de abandono Abandono alunos do 1 Ano Regular e EJA
|
SGE Evasão Escolar
|
28,4% dos alunos
matriculados no 1 Ano Regular
|
25%
|
23%
|
20%
|
Proficiência em Língua
portuguesa
|
Prova Brasil
|
228,90 quando o ideal
seria 375
|
235
|
245
|
260
|
Proficiência em Matemática
|
Prova Brasil
|
236,26 quando o ideal
seria 375
|
242
|
252
|
262
|
Reprovação em turmas do
ensino regular
|
SGE Reprovação
|
Índice superior a 20% em
turmas do 2 e 3 Ano Regular
|
18%
|
15%
|
13%
|
Indicador
que servirá de parâmetro para avaliar a consecução das metas.
Valor
aferido no ano anterior (conforme consta no diagnóstico elaborado no item a).
Projeção de
resultados esperados a cada unidade letiva.
SIMULADO
|
DATA DE APLICAÇÃO DA PROVA
|
ENTREGA DAS QUESTÕES
|
DATAS DOS CONSELHOS
|
I UNIDADE (18/02 A 23/05)
|
De
06 a 09/05
|
22/04
|
28/05
|
II UNIDADE (24/05 A 06/09)
|
De 19 a 22/08
|
09/08
|
11/09
|
III UNIDADE (09/09 A 16/12)
|
25
a 28/11
|
14/11
|
12/12
|
DATAS DOS
PROJETOS DA ESCOLA
|
|
ELEIÇÃO DE LÍDERES
|
/03
|
REDE DE PAIS
|
/04
|
JERPE
|
/05
|
PROJETOS INTERSETORIAIS, TRANSFORMAÊ E CONSCIENCIA NEGRA
|
20/09
|
RESSIGINIFICAÇÃO DOS FESTEJOS JUNINOS
|
19/06
|
FLICA
|
______/10
|
CONFANCEEB
|
26/10
|
GRAFITAÊ - TEMA CONSCIENCIA AMBIENTAL E ANCESTRALIDADE
|
-
|
PROJETO
CONHECENDO A BAHIA
|
|||
TURMAS
|
DATAS
|
LOCAIS
|
PROFESSORES RESPONSÁVEIS
|
3º Ano Regular e EJA
|
26 e 27/04
|
CHAPADA
|
Ac de Terça Feira.
|
2º Ano Regular
|
11/05
|
MORRO DE SP
|
Ac de Quinta Feira.
|
1º Ano Regular
|
25/05
|
PROJETO TAMAR
|
Ac de Quarta Feira.
|
Turmas da EJA
|
27/07
|
SALVADOR
|
Ac de Terça Feira.
|
Professores e Funcionários do CEEB
|
12 a 15/10
|
ILHEUS
|
Ac de Quarta Feira
|
5 Alunos com melhores desempenhos no Simulado da
I e II Unidade em cada turma
|
24/08
|
MORRO DE SP
|
Ac de Quinta Feira
|
OBS: Os
professores elaborarão ou adaptarão de anos anteriores roteiro de viagem. As
viagens precisam estar atreladas a uma forma de avaliação.
RESSIGINIFICAÇÃO
DOS FESTEJOS JUNINOS
|
19/06
|
OBS: Os Acs definirão o tema
apropriado para nortear o evento.
PROGRAMAÇÃO DOS PROJETOS INTERSETORIAIS e TRANSFORMAÊ DO CEEB 2019
Data da Culminância:
20/09
Data Da oficina:
06/08/2019
Data de entrega das
atividades para culminância na escola: 10/09/2019
Data de entrega da
documentação para a culminância regional: 23/09/2019
AVALIAÇÃO:
O aluno para ser avaliado tem por obrigação a participação
na oficina e entrega do resultado final de sua participação. Eles serão
avaliados com 1,0 ponto na segunda unidade,
incluído dentro dos 10,0 pontos da unidade. Para ser avaliado o aluno tem que
participar da oficina e apresentar o trabalho final.
A avaliação será entregue pelos professores que ministrarem
as disciplinas e/ou responsáveis pelas
oficinas e os resultados serão aproveitados pelos professores de todas as
disciplinas.
OBS: Só poderão representar a escola em etapas externas
alunos com ficha limpa na escola em 2019. Nilton Roque, Moises, Joelma e a
gestão escolar farão levantamento dos alunos que participarão das etapas
externas dos projetos com o auxílio dos professores e obedecidos os critérios
de disciplina.
Nome do Projeto
|
Responsáveis
|
TAL/FLICA
|
Eliane Araujo, Eliane Costa, Ediane, Elane Mascarenhas, Antonio
|
FACE
|
Murilo, Valter, Tosta Neto, Antônio
|
AVE
|
Ana Cristina, Wellington, Sandra, Thaise, Zaide
|
PROVE
|
Maria Fernanda, Oziel, Aldo, Vanda, Cristiane, Maria Rita, Maricélia
|
EPA
|
Maria Fernanda, Oziel, Aldo, Vanda, Cristiane, Maria Rita, Maricélia
|
DANCE
|
Dirceu, Erica, Elane, Elaine,
|
ENCANTE
|
Murilo, Valter, Mariele, Liderele
|
FEST
|
Marcos, Elane Mascarenhas, Louse
|
JERP
|
Nilton Roque, (Diquinha), Moisés (Monza), Tosta Neto e Liderele
|
PLANO DE METAS 2019
AÇÕES DE
APERFEICOAMENTO AVALIATIVO E PEDAGÓGICO EM 2019
1. Auxilio aos estudantes no sentido da criação do grêmio
estudantil do CEEB com sede própria, mesa, computador, impressora e aparato
necessário para o bom funcionamento. (Oziel, Elane, Elaine, Thaise, Vanda,
Antonio, Zaide, Aldo, Larrisa, Layla).
2. Criação de uma comissão provisória para instauração de um
processo eleitoral da gestão do grêmio estudantil. (Oziel, Elane, Elaine,
Thaise, Vanda, Antonio, Zaide, Aldo, Larrisa, Layla).
3. Abolir a pontuação extra atrelada a projetos. Qualquer
projeto que ocorra e tiver potencial de ser avaliado a pontuação será atribuída
dentro dos 10 pontos da(s) disciplina (s) específica (s).
4. Cumprir a pré determinação de realização de conselhos de
classe parciais no final de cada unidade letiva;
5. Cumprir a pré determinação de realização de reuniões de
pais e mestres (plantão de pais);
6. Criação de 03 comissões de acompanhamento nos ACs com o
objetivo de realizar visitas nas residências dos estudantes em estado crítico;
7. Oportunizar um espaço de palestra
com os professores surdos da UFRB;
8. Aumentar a abordagem sobre Sexualidade, estendendo para
todas as turmas da escola;
9. Criar roteiros de viagem e utilizá-los como guia de uma
atividade pedagógica voltada para aprendizagens nos espaços visitados.
10. Cobrar devolutiva dos estudantes com relatórios e demais
produções relacionadas com as viagens do projeto conhecendo a Bahia.
11. Restauração de uma comissão especial para lidar com
estudantes em situação de vulnerabilidade social e com aparentes problemas
psicológicos;
12. Realizar levantamento via Secretaria escolar dos
estudantes que conciliam trabalho e estudo;
13. Analisar a viabilidade de colocação de um outdoor de
divulgação do simulado;
14. Palestra para os pais e/ou responsáveis pautando a
conscientização sobre a importância do simulado e divulgar via redes sociais;
15. Premiar os estudantes com os três melhores desempenhos na
prova integrada em cada unidade por série (Medalha e certificação de menção
honrosa);
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.
Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem AlvesEscolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
OFICINAS DA PRIMEIRA SEMANA DE AULA
MENSAGENS SECRETAS: (Matutino e Vespertino); Aldo, Cristiane
HISTORIANDO: (Matutino, Vespertino e Noturno) Maria
Fernanda, Cristina e Thaise;
GEOGRAFANDO (Liderele, Sandra e Vanda)
HISTORIA DA CIÊNCIA (Matutino e Vespertino): Oziel,
Wellington, Erica)
ORIGAMI (Elaine)
MACRONUTRIENTES: (Matutino e Vespertino): Mariele, Marcos
TANGRAN (Noturno) – Aldo e
Cristiane;
PALAVRAS QUE ENCANTAM (Antônio, Eliane 2, Ediane, Louise)