Semana Pedagógica 2019




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PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

NTE: 09; MUNICÍPIO: Distrito Serrana, Brejões/BA; U.E. Colégio Estadual Edivaldo Boaventura

a) Diagnóstico / Situação Problema: Baseado no Acompanhamento Trimestral da U.E., nos números do “IDEB” quando houver, dados do SGE/Acompanhamento Trimestral/Anual, durante o ano/mês de 2019.

b) Oferta de Ensino: Tempo Formativo: Eixos: I – II – III – IV – V – VI – VII; Tempo de Aprender I e II; Tempo Juvenil, 3 e 4.

c) Objetivos: Os objetivos indicam o que se deseja alcançar por meio do processo de gestão. Devem enfocar os aspectos pedagógicos que impactam no aprendizado dos estudantes e nas condições necessárias para viabilizá-los.

Indicador crítico (insuficiente)
Valor aferido
Possíveis causas
Análise dos indicadores
Objetivos
Abandono alunos do 1 Ano Regular e EJA
28,4% dos alunos matriculados no 1 Ano Regular
Trabalho;







Gestação na Adolescência







Desmotivação e Dificuldades de adaptação ao ensino médio
Dificuldades de conciliar trabalho e escola devido a necessidade de deslocamento para outras localidades.

Ausência de planejamento familiar






Dificuldades com pré requisitos para assimilar conteúdos do ensino médio.
Estabelecer parcerias com empregadores locais visando a adequação de horários ;


Promover diálogo com os familiares e estudantes quanto a importância do planejamento familiar.


Promover espaços de aprendizagem extra sala de aula;
Proficiência em Língua portuguesa
228,90 quando o ideal seria 375
Baixa auto estima para atividades de leitura e escrita;
Ausência de estimulo familiar, hábito de estudo e expectativa de vida

Carências de ambientes físicos propícios ao estudo.
Promover atividades de estímulo da expressão corporal, oral, escrita e artística.

Adaptar espaços oportunos para leitura.
Proficiência em Matemática
236,26 quando o ideal seria 375
Déficit de aprendizagem no ensino fundamental
Ausência de estimulo familiar, hábito de estudo e expectativa de vida

Carências de ambientes físicos propícios ao estudo.
Estimular criação de grupos de estudos;

Fomentar a participação em avaliações  externas e virtuais

Estimular a aprendizagem lúdica voltada para o raciocínio lógico.
Reprovação em turmas do ensino regular
Índice superior a 20% em turmas do 2 e 3 Ano Regular
Freqüência Irregular





Ausência de expectativa de vida



Problemas emocionais e psicológicos
Gravidez na adolescência e ausência de adequação ao horário de trabalho;

Ausência de aconselhamento familiar e condições financeiras;

Flagelo social
Fomentar a aproximação de setores da sociedade, solicitando do poder público municipal a promoção de políticas públicas que estimulem a autoestima e melhorem qualidade de vida;




d) Metas:
Exemplos de Metas:

Quadro de Metas
Meta
Indicador Relacionado
Valor Aferido
Projeção de Resultados por Trimestre
Trimestre I
Trimestre II
Trimestre III
Reduzir o índice de abandono Abandono alunos do 1 Ano Regular e EJA
SGE Evasão Escolar
28,4% dos alunos matriculados no 1 Ano Regular
25%
23%
20%
Proficiência em Língua portuguesa
Prova Brasil
228,90 quando o ideal seria 375
235
245
260
Proficiência em Matemática
Prova Brasil
236,26 quando o ideal seria 375
242
252
262
Reprovação em turmas do ensino regular
SGE Reprovação
Índice superior a 20% em turmas do 2 e 3 Ano Regular
18%
15%
13%

Indicador que servirá de parâmetro para avaliar a consecução das metas.
Valor aferido no ano anterior (conforme consta no diagnóstico elaborado no item a).
Projeção de resultados esperados a cada unidade letiva.



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SIMULADO
DATA DE APLICAÇÃO DA PROVA
ENTREGA DAS QUESTÕES
DATAS DOS CONSELHOS
I UNIDADE                       (18/02 A 23/05)
De 06 a 09/05
22/04
28/05
II UNIDADE                      (24/05 A 06/09)
De 19 a 22/08
09/08
11/09
III UNIDADE                    (09/09 A 16/12)
25 a 28/11
14/11
12/12

DATAS DOS PROJETOS DA ESCOLA

ELEIÇÃO DE LÍDERES
/03
REDE DE PAIS
/04
                                                          JERPE                  
/05
PROJETOS INTERSETORIAIS, TRANSFORMAÊ E CONSCIENCIA NEGRA
20/09
RESSIGINIFICAÇÃO DOS FESTEJOS JUNINOS
19/06
FLICA
______/10
CONFANCEEB
26/10
GRAFITAÊ - TEMA CONSCIENCIA AMBIENTAL E ANCESTRALIDADE
 -

PROJETO CONHECENDO A BAHIA







TURMAS
DATAS
LOCAIS
PROFESSORES RESPONSÁVEIS




3º Ano Regular e EJA
26 e 27/04
CHAPADA
Ac de Terça Feira.
2º Ano Regular
11/05
MORRO DE SP
Ac de Quinta Feira.
1º Ano Regular
25/05
PROJETO TAMAR
Ac de Quarta Feira.
Turmas da EJA
27/07
SALVADOR
Ac de Terça Feira.
Professores e Funcionários do CEEB
12 a 15/10
ILHEUS
Ac de Quarta Feira
5 Alunos com melhores desempenhos no Simulado da I e II Unidade em cada turma
24/08
MORRO DE SP
Ac de Quinta Feira

OBS: Os professores elaborarão ou adaptarão de anos anteriores roteiro de viagem. As viagens precisam estar atreladas a uma forma de avaliação.


RESSIGINIFICAÇÃO DOS FESTEJOS JUNINOS
19/06

OBS: Os Acs definirão o tema apropriado para nortear o evento.

PROGRAMAÇÃO DOS PROJETOS INTERSETORIAIS e TRANSFORMAÊ DO CEEB 2019

Data da Culminância: 20/09
Data Da oficina: 06/08/2019
Data de entrega das atividades para culminância na escola: 10/09/2019
Data de entrega da documentação para a culminância regional: 23/09/2019

AVALIAÇÃO:
O aluno para ser avaliado tem por obrigação a participação na oficina e entrega do resultado final de sua participação. Eles serão avaliados com 1,0 ponto na segunda unidade, incluído dentro dos 10,0 pontos da unidade. Para ser avaliado o aluno tem que participar da oficina e apresentar o trabalho final.
A avaliação será entregue pelos professores que ministrarem as disciplinas  e/ou responsáveis pelas oficinas e os resultados serão aproveitados pelos professores de todas as disciplinas.
OBS: Só poderão representar a escola em etapas externas alunos com ficha limpa na escola em 2019. Nilton Roque, Moises, Joelma e a gestão escolar farão levantamento dos alunos que participarão das etapas externas dos projetos com o auxílio dos professores e obedecidos os critérios de disciplina.
Nome do Projeto
Responsáveis
TAL/FLICA
Eliane Araujo, Eliane Costa, Ediane, Elane Mascarenhas, Antonio
FACE
Murilo, Valter, Tosta Neto, Antônio
AVE
Ana Cristina, Wellington, Sandra, Thaise, Zaide
PROVE
Maria Fernanda, Oziel, Aldo, Vanda, Cristiane, Maria Rita, Maricélia
EPA
Maria Fernanda, Oziel, Aldo, Vanda, Cristiane, Maria Rita, Maricélia
DANCE
Dirceu, Erica, Elane, Elaine,
ENCANTE
Murilo, Valter, Mariele, Liderele
FEST
Marcos, Elane Mascarenhas, Louse
JERP
Nilton Roque, (Diquinha), Moisés (Monza), Tosta Neto e Liderele





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PLANO DE METAS 2019
AÇÕES DE APERFEICOAMENTO AVALIATIVO E PEDAGÓGICO EM 2019

1. Auxilio aos estudantes no sentido da criação do grêmio estudantil do CEEB com sede própria, mesa, computador, impressora e aparato necessário para o bom funcionamento. (Oziel, Elane, Elaine, Thaise, Vanda, Antonio, Zaide, Aldo, Larrisa, Layla).
2. Criação de uma comissão provisória para instauração de um processo eleitoral da gestão do grêmio estudantil. (Oziel, Elane, Elaine, Thaise, Vanda, Antonio, Zaide, Aldo, Larrisa, Layla).
3. Abolir a pontuação extra atrelada a projetos. Qualquer projeto que ocorra e tiver potencial de ser avaliado a pontuação será atribuída dentro dos 10 pontos da(s) disciplina (s) específica (s).
4. Cumprir a pré determinação de realização de conselhos de classe parciais no final de cada unidade letiva;
5. Cumprir a pré determinação de realização de reuniões de pais e mestres (plantão de pais);
6. Criação de 03 comissões de acompanhamento nos ACs com o objetivo de realizar visitas nas residências dos estudantes em estado crítico;
7. Oportunizar um espaço de palestra com os professores surdos da UFRB;
8. Aumentar a abordagem sobre Sexualidade, estendendo para todas as turmas da escola;
9. Criar roteiros de viagem e utilizá-los como guia de uma atividade pedagógica voltada para aprendizagens nos espaços visitados.
10. Cobrar devolutiva dos estudantes com relatórios e demais produções relacionadas com as viagens do projeto conhecendo a Bahia.
11. Restauração de uma comissão especial para lidar com estudantes em situação de vulnerabilidade social e com aparentes problemas psicológicos;
12. Realizar levantamento via Secretaria escolar dos estudantes que conciliam trabalho e estudo;
13. Analisar a viabilidade de colocação de um outdoor de divulgação do simulado;
14. Palestra para os pais e/ou responsáveis pautando a conscientização sobre a importância do simulado e divulgar via redes sociais;
15. Premiar os estudantes com os três melhores desempenhos na prova integrada em cada unidade por série (Medalha e certificação de menção honrosa);




Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
Rubem Alves















OFICINAS DA PRIMEIRA SEMANA DE AULA

MENSAGENS SECRETAS: (Matutino e Vespertino); Aldo, Cristiane
HISTORIANDO: (Matutino, Vespertino e Noturno) Maria Fernanda, Cristina e Thaise;
GEOGRAFANDO (Liderele, Sandra e Vanda)
HISTORIA DA CIÊNCIA (Matutino e Vespertino): Oziel, Wellington, Erica)
ORIGAMI (Elaine)
MACRONUTRIENTES: (Matutino e Vespertino): Mariele, Marcos
TANGRAN (Noturno) – Aldo e Cristiane;
PALAVRAS QUE ENCANTAM (Antônio, Eliane 2, Ediane, Louise)






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