LIVRO: PIBID/DIVERSIDADE – OS CAMINHOS PARA À INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO.


LIVRO: PIBID/DIVERSIDADE – OS CAMINHOS PARA À INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO.






São muitas as lutas e adversidades enfrentadas pelos profissionais da educação básica, mas Deus sempre nos recompensa pelo esforço e seriedade da labuta do dia a dia... Aperfeiçoar as estratégias de ensino e realizar pesquisa de nível acadêmico no ensino básico é um desafio gigantesco, mas a vontade de fugir da zona do conforto e aproximar as escolas básicas das discussões da academia é maior e por vezes as pontes são criadas e a parceria se consolida em resultados. No ano de 2014 aceitei o desafio colocado pelo curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRB/Amargosa em supervisionar no Colégio Estadual Edivaldo Boaventura – Distrito Serrana, Brejões os acadêmicos do Programa de Iniciação à Docência para Diversidade (Pibid/Diversidade). O programa funcionou no período de 2014 a 2018, momento de crise nacional que impactou diversas de nossas ações, mas não nos impediu de lutar para desenvolver atividades que tornassem o ensino básico mais significativo para os alunos e para nossa comunidade.
Ao longo de quatro intensos anos realizamos no âmbito escolar diversas atividades e oficinas, integrando estudantes universitários e alunos secundaristas. Participamos também de congressos e eventos na Bahia e em outros estados, divulgando através de trabalhos acadêmicos os resultados de pesquisas desenvolvidas na escola parceira. Também contribuímos na organização de eventos locais para divulgação de ações do programa, dos quais, destaco o 1º Seminário de Educação do Campo e Questão Agrária no Vale do Jiquiriçá.   Todas essas ações tiveram a parceria sólida da UFRB – CFP – Amargosa e dos exímios profissionais do curso de Licenciatura em Educação do Campo, assim como, dos colaboradores da escola parceira, da comunidade do Km 100 e do poder público local. Em Brejões tivemos bolsistas das comunidades do Distrito Serrana, Distrito Serra do 100, Lagoa da Roça, Mamão do Mato, Purrão e também acolhemos uma bolsista de uma comunidade rural do município vizinho Irajuba. Alguns desses bolsistas atualmente já servem profissionalmente o município de Brejões.
No dia de hoje recebi com alegria os primeiros volumes do livro: Pibid/Diversidade – Os caminhos para à iniciação à docência nas escolas do campo. Livro que traz contribuições significativas de nossas intervenções e discussões na escola parceira em dois dos seus capítulos e depoimentos de alguns dos nossos bolsistas. Me emociono e compartilho dessa vitória com toda a comunidade brejoense pois essa é mais uma prova de que mesmo com tantas adversidades somos capazes de superar obstáculos e juntos contribuir para a edificação da educação local e nacional.
Agradeço à equipe do PIBID/Diversidade da UFRB e aos bolsistas por mim supervisionados pela oportunidade ímpar e enriquecedora de atuar na supervisão do programa nesses quatro anos. Nosso sucesso é fruto dos nossos laboriosos esforços. Sou grato a gestão escolar, colegas, colaboradores e estudantes do CEEB – Km 100, pelo incentivo, parceria e apoio ao longo da jornada. Destaco a convivência instrutiva e amistosa com os Pibidianos (as) e a excelente oportunidade de articular com eles o trabalho em grupo, o fazer coletivo e produtivo, bem como, a oportunidade de troca constante de experiências acadêmicas associadas à docência e à pesquisa.
O livro será lançado oficialmente em nosso município na próxima terça feira (02/10/2018) em cerimônia simples no espaço da biblioteca do Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, Distrito Serrana, a partir das 09hs da manhã. Todos são bem-vindos nesse valoroso momento de celebração.

Distrito Serrana, Brejões/BA, 30 de Setembro de 2018.

Prof. Oziel Trindade































































































































































































































































Postagens mais visitadas deste blog

Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila 30 11 13

Educação Patrimonial e Artística (EPA)

Projeto Conhecendo a Bahia - Parte III - Salvador

Artes Visuais Estudantis (AVE)