Papo com Valter Pinheiro - Jornada pedagógica 2018
Programação* - Jornada Pedagógica 2018
Tema
- Aprendizagens e Territórios: Novos Rumos para a Educação do Século XXI
1º
Dia – 05.02.2018
|
Matutino
|
8h30
às 9h - Abertura Oficial.
•
Apresentação geral da
programação da JP 2018.
•
Exibição do vídeo
institucional.
•
Apresentação cultural.
|
9h às 12h – Realização de mesa redonda
com a participação de professores/as, estudantes e pais, mães ou responsáveis
para discussão da temática: Melhoria
da aprendizagem dos/as estudantes, na perspectiva de Ambientes de aprendizagens contextualizados no Século XXI e da Educação no Território e sua
Economia.
• Produto da Discussão: levantamento de ações/atividades para a
melhoria da aprendizagem
•
Mediação da mesa: um/a
representante da equipe gestora da unidade escolar.
|
12h às 13h30 – Almoço
|
Vespertino
|
13h30
às 14h - Abertura das Atividades. Dinâmica de Integração.
|
14h às 17h30 – Análise do Projeto
Político Pedagógico, compatibilizando ações planejadas com outras que foram
levantadas na discussão da Mesa Redonda.
•
Apresentação de
vídeos/registros fotográficos e/ou escritos, materiais (produção artísticas,
literárias, científicas, entre outras) produzidos pela unidade escolar,
retratando a melhoria da aprendizagem dos/as estudantes, os ambientes de
aprendizagens contextualizados no século XXI e a Educação no Território e sua
economia.
•
Seleção e inserção no
Projeto Político Pedagógico das ações/atividades levantadas na Mesa Redonda.
|
Noturno
|
19h às 19h10 - Abertura das Atividades
Apresentação
geral da programação da JP 2018 e exibição do vídeo institucional.
|
19h0 às 21h40 – Realização de Mesa
Redonda com a participação de professores/as, estudantes, pais e mães para
discussão da temática: Melhoria da
aprendizagem dos/as estudantes, na perspectiva de Ambientes de aprendizagens contextualizados no Século XXI e da Educação no Território e sua
Economia.
•
Seleção e inserção no
Projeto Político Pedagógico das ações/atividades levantadas na Mesa Redonda.
•
Apresentação de
vídeos/registros fotográficos e/ou escritos, materiais (produção artísticas,
literárias, científicas, entre outras) produzidos pela unidade escolar,
retratando a melhoria da aprendizagem dos/as
estudantes, os ambientes de aprendizagens contextualizados no século
XXI e a Educação no Território e sua economia.
|
21h40 às 22h –
Encerramento das Atividades.
|
*Os horários de
intervalo não foram previstos nesta programação. Cada unidade escolar
2º Dia – 06.02.2017
|
Matutino
|
8h30 às 8h50 - Abertura das Atividades.
• Dinâmica de integração.
• Apresentação da programação do dia.
|
8h50 às 12h –
Planejamento.
Elaboração de Plano de Curso, por área
do conhecimento.
|
12h às 13h30 - Almoço
|
deverá defini-los.
Vespertino
|
13h às 13h20 –
Planejamento.
• Continuação da elaboração de Plano de
Curso, por área do conhecimento.
• Socialização dos Planos de Curso
elaborados.
• Discussão sobre a possibilidade de
trabalho articulado entre os componentes curriculares.
|
Noturno
|
19h às 19h20 - Abertura das Atividades.
Dinâmica de integração.
|
19h20 às 21h20 –
Planejamento.
• Elaboração de Plano de Curso, por área
do conhecimento.
• Socialização dos Planos de Cursos
elaborados.
• Discussão sobre a possibilidade de
trabalho articulado entre os componentes curriculares.
|
21h40 às 22h -
Avaliação das Atividades do Turno Noturno.
|
*Os
horários de intervalo não foram previstos nesta programação. Cada unidade
escolar deverá defini-los.
3º Dia – 07.02.2017
|
Matutino
|
8h30 às 8h50 - Abertura das Atividades.
Apresentação da programação do dia.
|
8h50
às 12h – Planejamento.
•
Avaliação
dos projetos interdisciplinares desenvolvidos pela unidade escolar, enquanto
propostas potencializadoras de aprendizagens.
•
Discussão
sobre projetos interdisciplinares para 2018.
•
Elaboração
inicial dos projetos interdisciplinares.
|
12h
às 13h30 - Almoço
|
Vespertino
|
13h30 às 16h30 –
Planejamento.
•
Discussão
sobre estratégias de articulação entre os projetos e o currículo.
•
Definição/Adesão
dos projetos (Face, Ave, Tal, Prove, Dance, Encante, Epa, Feste, Arte de
Contar História, Ciência na Escola, Jerp, Juventude em Ação e Saúde na
Escola, entre outros) pela unidade escolar.
•
Inserção
das estratégias de articulação entre projetos e o currículo, nos Planos de
Curso, de Unidade e de Aula.
|
16h30 às 17h
Avaliação da Jornada Pedagógica.
|
Noturno
|
19h às 19h20 - Abertura das
Atividades.
Apresentação da Programação do dia.
|
19h20 às 21h20 –
Planejamento.
•
Avaliação
dos projetos interdisciplinares desenvolvidos pela unidade escolar, enquanto
propostas potencializadoras de aprendizagens.
• Discussão sobre projetos
interdisciplinares para 2018.
• Elaboração inicial dos projetos
interdisciplinares.
|
21h40 às 22h -
Avaliação da Jornada Pedagógica.
|
*Os horários de
intervalo não foram previstos nesta programação. Cada unidade escolar deverá
defini-los.
Tema
Aprendizagens e Territórios:
Novos Rumos para a Educação do Século XXI.
Períodos
ü 05 a 07.02 – 1ª etapa
ü 23.07 – 2ª etapa
Observação – No ano em curso, a avaliação do ano letivo deverá
acontecer no período de 21 a 26 de dezembro, durante o “Encerramento das
Atividades Finais”, previsto no calendário escolar.
Formato
Realização de consulta pública à comunidade educacional
para indicação do nome e do formato, via questionário, disponibilizado no
Portal da SEC.
Total de Respostas: 2543
Respondentes
|
Quantidade
|
Percentual
|
Professor
(a)
|
1540
|
60,6
|
Gestor
(a)
|
366
|
14,4
|
Estudante
|
246
|
9,7
|
Coordenador
(a) Pedagógico (a)
|
173
|
6,8
|
Funcionário
(a)
|
120
|
4,7
|
Pais,
mães ou responsáveis
|
63
|
2,5
|
Colegiado
Escolar
|
35
|
1,4
|
Denominação
|
Quantitativo
|
Percentual
|
Jornada
Pedagógica
|
1473
|
57,9
|
Congresso
Educacional
|
468
|
18,4
|
Seminário de
Educação
|
348
|
13,7
|
Atividades
Programação
|
Quantidade
|
Percentual
|
Avaliação do
Ano Letivo
|
1.977
|
77,7
|
Elaboração de Projetos
Interdisciplinares
|
1.663
|
65,4
|
Elaboração de Plano de Curso e
de Unidade
|
1.398
|
55
|
Planejamento para a 1ª Semana de
Aula
|
1.191
|
46,8
|
Concepção
Encontro de todos os segmentos da unidade escolar para planejamento do ano letivo, sob a coordenação dos/as gestores/as,
coordenadores/as pedagógicos/as e articuladores/as (Educação Integral,
CENEB e de áreas).
Foco
Aprendizagens e Territórios.
Justificativa
ü Sentido de continuidade com a proposta de construção e
reformulação do Projeto Político
Pedagógico.
ü Compatibilidade com o planejamento estratégico da SEC para o biênio
2017-2018.
ü Potencialização das discussões sobre aprendizagens e
territórios, no coletivo da unidade escolar.
ü Necessidade de melhoria dos indicadores educacionais.
Objetivo Geral
Promover a organização da
prática educativa, no âmbito da
unidade escolar, por meio de momentos
de reflexão e discussão sobre os
*eixos estruturantes da SEC para o
biênio 2017-2018, como norteadores do
planejamento do ano letivo de 2018.
*Eixos estruturantes: Melhoria
da Aprendizagem, Ambientes
Contextualizados no Século XXI e Educação
Contextualizada no Território e sua Economia.
Objetivos Específicos
Possibilitar uma discussão
coletiva na unidade escolar sobre os eixos estruturantes da SEC, com vistas
ao planejamento e a inserção de ações/atividades no Projeto Político Pedagógico.
Promover a análise
do Projeto Político Pedagógico, compatibilizando
as ações previstas com outras atividades que emergiram da discussão
realizada na mesa redonda.
Propiciar a elaboração
dos planos de curso, por área do conhecimento, envolvendo os/as professores/as das diversas áreas do conhecimento.
Objetivos Específicos
Promover a avaliação dos
projetos interdisciplinares já desenvolvidos pela unidade escolar enquanto propostas potencializadoras de
aprendizagens, visando a manutenção e/ou reformulação do formato.
Possibilitar o levantamento
de estratégias pedagógicas para articulação de projetos com o currículo,
com vistas à integralidade das ações no
âmbito da unidade escolar.
Materiais
• Produzidos e disponibilizados.
Recursos Financeiros
Recurso repassado às unidades escolares, em
22.12.2017.
Materiais
Produzidos e disponibilizados
|
Orientações
Pedagógicas para o ano letivo de 2018.
|
Texto
Básico.
|
Instrumentos
de Planejamento (Plano de Área, Plano de Curso, Plano de Unidade).
|
Instrumentos
de Avaliação .
|
Síntese dos
Projetos (FACE, AVE, TAL, PROVE, DANCE, ENCANTE, EPA, FESTE, Arte de Contar
História), Ciência na Escola, JERP, Juventude em Ação e Saúde na Escola.
|
Materiais
Disponibilizados
|
Orientações
Curriculares para o Ensino Médio.
|
Orientações
Curriculares e Subsídios Didáticos para a Organização do Trabalho Pedagógico
no Ensino Fundamental de Nove Anos.
|
Diretrizes
da Educação Inclusiva no Estado da Bahia.
|
Lei Nº
13146/2015 - Lei Brasileira de Inclusão (LBI) Estatuto da Pessoa com
Deficiência.
|
Programa de
Educação Ambiental do Sistema Educacional da Bahia - ProEASE.
|
Proposta
da EJA.
|
Materiais
Disponibilizados
|
Resolução
CEE Nº 103.2015-1 (Educação do Campo).
|
Mídias
e Tecnologias Educacionais Livres (IAT).
|
Resolução
CEE nº 682013 (Educação Quilombola).
|
Resolução
CEE Nº 10202013 (Nome Social).
|
Documento
Base Centro Juvenil - 2017.
|
Instrução
Normativa Nº 01/2017 (Líderes de Classe).
|
Referência
sobre Educação Empreendedora e Socioemocional.
|
Portaria
Nº 6562 (Avaliação).
|
Instrução
Normativa Nº 002/2016. (Avaliação).
|
Materiais
Disponibilizados
|
Declaração
Universal dos Direitos Humanos.
|
Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Federal 9.394/96.
|
Plano
Nacional de Direitos Humanos /2009.
|
Plano
Estadual de Educação em Direitos Humanos.
|
Plano
Nacional de Políticas Para Mulheres.
|
Lei
10.421, de 21 de Abril de 2002.
|
Lei
10.639, de 09 de Janeiro de 2003.
|
11.645/08,
de 10 de Março de 2008.
|
Contato
Edileuza
Nunes Simões Neris Diretoria de Articulação Pedagógica
edileuza.neris@educacao.ba.gov.br
Telefone: (71) 3115-1388
Abertura Oficial
A equipe gestora da
unidade escolar deverá anunciar o início das atividades da JP 2018,
apresentando a programação. Em seguida, recomenda-se a exibição do vídeo
institucional.
|
Realização da mesa redonda “Melhoria da aprendizagem dos/as estudantes,
na perspectiva de Ambientes contextualizados no Século XXI e da Educação no
Território e sua Economia”.
O tema proposto
para discussão na mesa redonda emerge do Plano Estratégico da
SEC
para o biênio 2017-2018 que traz a
proposição de uma ação transformadora na Rede Estadual, com foco na melhoria
da aprendizagem dos/as estudantes. Para realizá-la, sugere-se que sejam
convidados/as, previamente, um/a estudante, um/a professor/a e um/a
representante do Colegiado Escolar, do segmento de pais, para participar como
expositores/as.
Antes do início das exposições, sugere-se a
indicação de um/a professor/a para sistematizar as falas dos/as participantes
da mesa, destacando os pontos relevantes para inserção no Projeto Político
Pedagógico.
Durante as exposições, os/as participantes
da mesa deverão falar do lugar que
ocupam (professor/a, estudante, pais ou mães)
e das experiências vivenciadas sobre a “Melhoria da aprendizagem dos
estudantes”, a percepção sobre ambientes de aprendizagem contextualizados no
Século XXI e da Educação contextualizada no seu Território e sua
Economia”.
Para orientar
as exposições, recomendam-se as seguintes questões norteadoras:
• O
que temos feito e o que ainda podemos fazer para a melhoria da aprendizagem
dos/das estudantes?
• Em
que circunstâncias os/as estudantes demonstram aprender?
• De
que forma o ambiente pode propiciar a aprendizagem?
•
Partindo da nossa realidade, como
contextualizar os ambientes de
|
aprendizagens
no século XXI?
• O
que significa uma educação contextualizada com o seu território e a sua
economia?
• Quais
as evidências que temos de trabalhos desenvolvidos que consideram o
território e sua economia?
• O
que podemos fazer, no desenvolvimento do currículo, para contextualizar a
educação no território e sua economia?
• Em
que medida uma educação contextualizada com o território e a sua economia
pode contribuir para a formação humana integral do sujeito?
Essas ou outras questões podem ser
utilizadas para orientar as exposições. Ao trazer experiências já realizadas
pela unidade escolar oportuniza-se o enriquecimento do debate, encorajando o coletivo para o
desenvolvimento de um trabalho a partir de novas proposições.
Ao final das exposições, recomenda-se a
disponibilização de um tempo para a interação da plenária com os/as
expositores/as. Os pontos relevantes abordados nessa interação também deverão
ser considerados na sistematização para inserção no Projeto Político
Pedagógico.
O/A mediador/a da mesa redonda
deverá encerrar as atividades da manhã, agradecendo a todos/as, e,
especialmente, aos/as expositores/as o atendimento ao convite, anunciando as
atividades do turno seguinte.
|
Análise do Projeto Político Pedagógico,
compatibilizando ações planejadas com outras que foram levantadas na
discussão da Mesa Redonda.
A
proposta dessa atividade é a inserção no Projeto Político Pedagógico das
proposições apresentadas na mesa redonda. Para realização dela, recomenda-se
a exibição de vídeos, registros fotográficos ou outros que a escola tenha e
que retratem o conhecimento dos/as estudantes sobre a melhoria das
aprendizagens, ambientes contextualizados no século XXI e Educação no
Território e sua Economia. É conveniente que nesse momento sejam tecidos
comentários sobre o contexto de produção e os conhecimentos construídos, a
partir do material exibido.
Após essa atividade, deverá
acontecer a inserção no Projeto Político Pedagógico dos pontos sugeridos
durante a realização da mesa redonda. Essa inserção deverá ser feita pelo/a
gestor/a, coordenador/a ou professor/a responsável pela sistematização das
propostas apresentadas.
|
Jornada Pedagógica 2018
Tema - Aprendizagens e
Territórios: Novos Rumos para a Educação do Século XXI 2º Dia
Planejamento
Elaboração do Plano
de Curso
Para realização dessa atividade, sugere-se
que sejam formados grupos de professores/as, por área do conhecimento para
discussão, identificação e seleção de competências e habilidades*,
conhecimentos/conteúdos, estudos transversais, orientações didáticas,
recursos didáticos e processo avaliativo (instrumentos e critérios), visando
à elaboração do Plano de Curso.
O resultado do processo de
discussão, identificação e seleção dos itens supracitados será registrado por
escrito resultando no Plano de Curso.
Após essa etapa do trabalho, propõe-se a
indicação de um membro de cada grupo para fazer a socialização do que foi
produzido. Em seguida, sugere-se a realização de uma discussão sobre a
possibilidade de articulação entre as áreas e os seus componentes
curriculares.
|
*As competências e
habilidades, conhecimentos e/ou conteúdos, estudos transversais, orientações
didáticas, recursos didáticos e processo avaliativo podem ser encontradas nos
seguintes documentos: Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para
Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos, Base
Nacional Comum Curricular e nas
Orientações Curriculares para o Ensino
Médio, disponibilizadas no Portal da SEC (www.educacao.ba.gov.br) – no link da Jornada Pedagógica 2018 (Material de
Apoio).
|
Jornada Pedagógica 2018
Tema - Aprendizagens e Territórios: Novos Rumos para a Educação do Século
XXI 3º
Dia
Planejamento Avaliação e elaboração de Projetos
Interdisciplinares para 2018
Nesta atividade, o grupo deverá avaliar os projetos
interdisciplinares desenvolvidos pela unidade escolar, considerando a
consecução dos objetivos propostos, o nível de aprendizagens alcançado, a
intencionalidade pedagógica e o envolvimento dos/as estudantes, visando à
reformulação e/ou manutenção do projeto.
Após esse momento de avaliação, deverão ser discutidos os
projetos a serem desenvolvidos no ano letivo de 2018, com registro escrito de
uma versão preliminar deles.
Em seguida, sugere-se que o grupo elabore proposições/estratégias que promovam articulação entre os projetos e o currículo, com inserção dessas estratégias nos Planos de Curso, de Unidade e de Aula.
Avaliação da
Jornada Pedagógica 2018
Ao final do 3º dia de atividades desenvolvidas pela e na
comunidade escolar deverá ser realizada a avaliação da JP 2018, por cada um
dos/as participantes utilizando instrumento específico disponibilizado no
Portal da SEC (www.educacao.ba.gov.br ) no
link Jornada Pedagógica 2018.
Importante ressaltar que a equipe gestora da unidade escolar
deverá sistematizar os resultados obtidos da avaliação e encaminhar para o
Núcleo Territorial de Educação – NTE, no prazo estabelecido para
redimensionamento da Jornada Pedagógica dos anos seguintes.
Jornada Pedagógica 2018
Tema: Aprendizagens e
Territórios: Novos Rumos para a Educação do Século XXI
Instrumento de Avaliação* -
1ª Etapa
O
ato de avaliar configura-se como um processo contínuo que objetiva a construção
de novos conhecimentos a partir da análise dos resultados obtidos nas
atividades desenvolvidas.
Considerando
essa afirmativa, este instrumento tem como propósito avaliar a Jornada
Pedagógica 2018, buscando subsídios para a 2ª Etapa, bem como o
redimensionamento da JP nos anos seguintes. Assim, com base na legenda, avalie
os aspectos apresentados, escolhendo a opção que traduza a sua opinião.
Unidade
Escolar:
Data:
Local:
|
NTE:
Município:
|
Legenda
O - Ótimo B - Bom R -
Regular I -
Insuficiente
|
Avaliação dos itens
Quanto à
logística
|
O
|
B
|
R
|
I
|
||
1.
|
Estrutura e preparação do local para o desenvolvimento das
atividades previstas na programação.
|
|
|
|
|
|
2.
|
Convite
à comunidade escolar para participação na JP 2018.
|
|
|
|
|
|
3.
|
Organização
e cumprimento da carga horária nas atividades previstas.
|
|
|
|
|
|
Quanto
às atividades desenvolvidas
|
O
|
B
|
R
|
I
|
||
1.
|
Realização da mesa redonda - “Melhoria da
aprendizagem dos/as estudantes, na perspectiva de ambientes de aprendizagens
contextualizados no século XXI e Educação no Território e sua Economia”.
|
|
|
|
|
|
2.
|
Análise do Projeto Político Pedagógico para a
compatibilização das ações planejadas
com as ações levantadas na mesa-redonda.
|
|
|
|
|
|
3.
|
Apresentação
de vídeos/registros fotográficos e/ou escritos produzidos pela unidade escolar.
|
|
|
|
|
|
*
Instrumento a ser utilizado para a
avaliação de professores/as, estudantes, funcionários/as, pais, mães ou
responsáveis.
4.
|
Elaboração
de Plano de Curso, por áreas do conhecimento.
|
|
|
|
|
5.
|
Avaliação
dos projetos interdisciplinares.
|
|
|
|
|
6.
|
Inserção das estratégias de articulação
entre os projetos e o currículo.
|
|
|
|
|
Quanto à estrutura
|
O
|
B
|
R
|
I
|
|
7.
|
Contribuição
da metodologia utilizada para a compreensão dos assuntos abordados.
|
|
|
|
|
8.
|
Contribuição
das atividades propostas para organização do ano letivo.
|
|
|
|
|
9.
|
Contribuição
dos materiais disponibilizados no Portal da Educação para o planejamento.
|
|
|
|
|
Quanto à
participação
|
O
|
B
|
R
|
I
|
|
10.
|
Pa rticipação dos/as estudantes nas atividades
desenvolvidas.
|
|
|
|
|
11.
|
Participação dos/as professores/as nas
atividades desenvolvidas.
|
|
|
|
|
12.
|
Participação de pais, mães e/ou responsáveis
nas atividades desenvolvidas.
|
|
|
|
|
*
Instrumento a ser utilizado para a
avaliação de professores/as, estudantes, funcionários/as, pais, mães ou
responsáveis.