Papo com Valter Pinheiro - Jornada pedagógica 2018



                                             
Programação* - Jornada Pedagógica 2018
Tema - Aprendizagens e Territórios: Novos Rumos para a Educação do Século XXI

1º Dia – 05.02.2018 
 Matutino
8h30 às 9h - Abertura Oficial.
      Apresentação geral da programação da JP 2018.
      Exibição do vídeo institucional.
      Apresentação cultural.
9h às 12h – Realização de mesa redonda com a participação de professores/as, estudantes e pais, mães ou responsáveis para discussão da temática: Melhoria da aprendizagem dos/as estudantes, na perspectiva de Ambientes de aprendizagens contextualizados no Século XXI e da Educação no Território e sua Economia. 
      Produto da Discussão: levantamento de ações/atividades para a melhoria da aprendizagem 
      Mediação da mesa: um/a representante da equipe gestora da unidade escolar. 
12h às 13h30 – Almoço
Vespertino
13h30 às 14h - Abertura das Atividades. Dinâmica de Integração.
14h às 17h30 – Análise do Projeto Político Pedagógico, compatibilizando ações planejadas com outras que foram levantadas na discussão da Mesa Redonda.
      Apresentação de vídeos/registros fotográficos e/ou escritos, materiais (produção artísticas, literárias, científicas, entre outras) produzidos pela unidade escolar, retratando a melhoria da aprendizagem dos/as estudantes, os ambientes de aprendizagens contextualizados no século XXI e a Educação no Território e sua economia.
      Seleção e inserção no Projeto Político Pedagógico das ações/atividades levantadas na Mesa Redonda.
 Noturno
19h às 19h10 - Abertura das Atividades 
           Apresentação geral da programação da JP 2018 e exibição do vídeo institucional.
19h0 às 21h40 – Realização de Mesa Redonda com a participação de professores/as, estudantes, pais e mães para discussão da temática: Melhoria da aprendizagem dos/as estudantes, na perspectiva de Ambientes de aprendizagens contextualizados no Século XXI e da Educação no Território e sua Economia. 
        Seleção e inserção no Projeto Político Pedagógico das ações/atividades levantadas na Mesa Redonda.
        Apresentação de vídeos/registros fotográficos e/ou escritos, materiais (produção artísticas, literárias, científicas, entre outras) produzidos pela unidade escolar, retratando a melhoria da aprendizagem dos/as  estudantes, os ambientes de aprendizagens contextualizados no século XXI e a Educação no Território e sua economia.
21h40 às 22h – Encerramento das Atividades.
*Os horários de intervalo não foram previstos nesta programação. Cada unidade escolar
2º Dia – 06.02.2017
Matutino
8h30 às 8h50 - Abertura das Atividades.
      Dinâmica de integração.
      Apresentação da programação do dia.
8h50 às 12h – Planejamento.
Elaboração de Plano de Curso, por área do conhecimento.

12h às 13h30 - Almoço
deverá defini-los. 
Vespertino
13h às 13h20 – Planejamento.
      Continuação da elaboração de Plano de Curso, por área do conhecimento.
      Socialização dos Planos de Curso elaborados.
      Discussão sobre a possibilidade de trabalho articulado entre os componentes curriculares.
Noturno
19h às 19h20 - Abertura das Atividades.
Dinâmica de integração.
19h20 às 21h20 – Planejamento.
      Elaboração de Plano de Curso, por área do conhecimento.
      Socialização dos Planos de Cursos elaborados.
      Discussão sobre a possibilidade de trabalho articulado entre os componentes curriculares.
21h40 às 22h - Avaliação das Atividades do Turno Noturno.



*Os horários de intervalo não foram previstos nesta programação. Cada unidade escolar deverá defini-los. 


3º Dia – 07.02.2017
Matutino
8h30 às 8h50 - Abertura das Atividades.
Apresentação da programação do dia.
8h50 às 12h – Planejamento.
      Avaliação dos projetos interdisciplinares desenvolvidos pela unidade escolar, enquanto propostas potencializadoras de aprendizagens.
      Discussão sobre projetos interdisciplinares para 2018.
      Elaboração inicial dos projetos interdisciplinares.
12h às 13h30 - Almoço









Vespertino
13h30 às 16h30 – Planejamento.
      Discussão sobre estratégias de articulação entre os projetos e o currículo.
      Definição/Adesão dos projetos (Face, Ave, Tal, Prove, Dance, Encante, Epa, Feste, Arte de Contar História, Ciência na Escola, Jerp, Juventude em Ação e Saúde na Escola, entre outros) pela unidade escolar.
      Inserção das estratégias de articulação entre projetos e o currículo, nos Planos de Curso, de Unidade e de Aula.
16h30 às 17h
Avaliação da Jornada Pedagógica.
Noturno
19h às 19h20 - Abertura das Atividades. 
Apresentação da Programação do dia.
19h20 às 21h20 – Planejamento.
      Avaliação dos projetos interdisciplinares desenvolvidos pela unidade escolar, enquanto propostas potencializadoras de aprendizagens. 
      Discussão sobre projetos interdisciplinares para 2018.
      Elaboração inicial dos projetos interdisciplinares.

21h40 às 22h - Avaliação da Jornada Pedagógica.
*Os horários de intervalo não foram previstos nesta programação. Cada unidade escolar deverá defini-los.  

Tema
Aprendizagens   e  Territórios: Novos Rumos para a Educação do Século XXI.

Períodos

ü  05 a 07.02 – 1ª etapa
ü  23.07 – 2ª etapa
Observação – No ano em curso, a avaliação do ano letivo deverá acontecer no período de 21 a 26 de dezembro, durante o “Encerramento das Atividades Finais”, previsto no calendário escolar.

Formato

Realização de consulta pública à comunidade educacional para indicação do nome e do formato, via questionário, disponibilizado no Portal da SEC.


Total de Respostas:  2543
Respondentes
Quantidade
Percentual
Professor (a)
1540
60,6
Gestor (a)
366
14,4
Estudante
246
9,7
Coordenador (a) Pedagógico (a)
173
6,8
Funcionário (a)
120
4,7
Pais, mães ou responsáveis
63
2,5
Colegiado Escolar
35
1,4

Denominação
Quantitativo
Percentual
Jornada
Pedagógica
1473
57,9
Congresso Educacional
468
18,4
Seminário de Educação
348
13,7

Atividades
Programação
Quantidade
Percentual
Avaliação do Ano Letivo
1.977
77,7
Elaboração     de     Projetos
Interdisciplinares
1.663
65,4
Elaboração de Plano de Curso e de Unidade
1.398
55
Planejamento para a 1ª Semana de Aula
1.191
46,8


Concepção

Encontro de todos os segmentos da unidade escolar para planejamento do ano letivo, sob a coordenação   dos/as     gestores/as, coordenadores/as     pedagógicos/as     e articuladores/as (Educação Integral, CENEB e de áreas).
Foco
Aprendizagens e Territórios.

Justificativa

ü   Sentido de continuidade com a proposta de construção e reformulação do Projeto Político Pedagógico.
ü   Compatibilidade com o planejamento estratégico da SEC para o biênio 2017-2018.
ü   Potencialização das discussões sobre aprendizagens e territórios, no coletivo da unidade escolar.
ü   Necessidade de melhoria dos    indicadores educacionais.

Objetivo Geral

Promover a organização da prática educativa, no âmbito da unidade escolar, por meio de momentos de reflexão e discussão sobre os *eixos estruturantes da SEC para o biênio 2017-2018, como norteadores do planejamento do ano letivo de 2018.
*Eixos estruturantes: Melhoria da Aprendizagem, Ambientes Contextualizados no Século XXI e Educação Contextualizada no Território e sua Economia.

Objetivos Específicos

Possibilitar uma discussão coletiva na unidade escolar sobre os eixos estruturantes da SEC, com vistas ao planejamento e a inserção   de   ações/atividades no Projeto     Político Pedagógico.
Promover a análise do Projeto Político Pedagógico, compatibilizando as ações previstas com outras atividades que emergiram da discussão realizada na mesa redonda.
Propiciar a elaboração dos planos de curso, por área do conhecimento, envolvendo os/as professores/as das diversas áreas do conhecimento.

Objetivos Específicos

Promover a avaliação dos projetos interdisciplinares já desenvolvidos pela unidade escolar enquanto propostas potencializadoras de aprendizagens, visando a manutenção e/ou reformulação do formato.
Possibilitar o levantamento de estratégias pedagógicas para articulação de projetos com o currículo, com vistas à integralidade das ações no âmbito da unidade escolar.
Materiais
Produzidos e disponibilizados.

Recursos Financeiros

Recurso      repassado    às     unidades                    escolares,    em
22.12.2017.

Materiais

Produzidos e disponibilizados
Orientações Pedagógicas para o ano letivo de 2018.
Texto Básico.
Instrumentos de Planejamento (Plano de Área, Plano de Curso, Plano de Unidade).
Instrumentos de Avaliação .
Síntese dos Projetos (FACE, AVE, TAL, PROVE, DANCE, ENCANTE, EPA, FESTE, Arte de Contar História), Ciência na Escola, JERP, Juventude em Ação e Saúde na Escola.

Materiais

Disponibilizados
Orientações Curriculares para o Ensino Médio.
Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para a Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos.
Diretrizes da Educação Inclusiva no Estado da Bahia.
Lei Nº 13146/2015 - Lei Brasileira de Inclusão (LBI) Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional da Bahia - ProEASE.
Proposta da EJA.

Materiais

Disponibilizados
Resolução CEE Nº 103.2015-1 (Educação do Campo).
Mídias e Tecnologias Educacionais Livres (IAT).
Resolução CEE nº 682013 (Educação Quilombola).
Resolução CEE Nº 10202013 (Nome Social).
Documento Base Centro Juvenil - 2017.
Instrução Normativa Nº 01/2017 (Líderes de Classe).
Referência sobre Educação Empreendedora e Socioemocional.
Portaria Nº 6562 (Avaliação).
Instrução Normativa Nº 002/2016. (Avaliação).

Materiais

Disponibilizados
Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Federal 9.394/96.
Plano Nacional de Direitos Humanos /2009.
Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos.
Plano Nacional de Políticas Para Mulheres.
Lei 10.421, de 21 de Abril de 2002.
Lei 10.639, de 09 de Janeiro de 2003.
11.645/08, de 10 de Março de 2008. 

Contato

Edileuza Nunes Simões Neris Diretoria de Articulação Pedagógica edileuza.neris@educacao.ba.gov.br

Telefone: (71) 3115-1388


Abertura Oficial
A equipe gestora da unidade escolar deverá anunciar o início das atividades da JP 2018, apresentando a programação. Em seguida, recomenda-se a exibição do vídeo institucional.   
Realização da mesa redonda “Melhoria da aprendizagem dos/as estudantes, na perspectiva de Ambientes contextualizados no Século XXI e da Educação no Território e sua Economia”.

O tema proposto para discussão na mesa redonda emerge do Plano Estratégico da
SEC para o biênio 2017-2018 que traz  a proposição de uma ação transformadora na Rede Estadual, com foco na melhoria da aprendizagem dos/as estudantes. Para realizá-la, sugere-se que sejam convidados/as, previamente, um/a estudante, um/a professor/a e um/a representante do Colegiado Escolar, do segmento de pais, para participar como expositores/as.
Antes do início das exposições, sugere-se a indicação de um/a professor/a para sistematizar as falas dos/as participantes da mesa, destacando os pontos relevantes para inserção no Projeto Político Pedagógico. 
Durante as exposições, os/as participantes da mesa  deverão falar do lugar que ocupam (professor/a, estudante, pais ou mães)  e das experiências vivenciadas sobre a “Melhoria da aprendizagem dos estudantes”, a percepção sobre ambientes de aprendizagem contextualizados no Século XXI e da Educação contextualizada no seu Território e sua Economia”. 
Para orientar as exposições, recomendam-se as seguintes questões norteadoras:
      O que temos feito e o que ainda podemos fazer para a melhoria da aprendizagem dos/das estudantes?
      Em que circunstâncias os/as estudantes demonstram aprender?
      De que forma o ambiente pode propiciar a aprendizagem?
      Partindo da nossa realidade, como contextualizar os ambientes de
aprendizagens no século XXI?
      O que significa uma educação contextualizada com o seu território e a sua economia?
      Quais as evidências que temos de trabalhos desenvolvidos que consideram o território e sua economia?
      O que podemos fazer, no desenvolvimento do currículo, para contextualizar a educação no território e sua economia?
      Em que medida uma educação contextualizada com o território e a sua economia pode contribuir para a formação humana integral do sujeito?
Essas ou outras questões podem ser utilizadas para orientar as exposições. Ao trazer experiências já realizadas pela unidade escolar oportuniza-se o enriquecimento do  debate, encorajando o coletivo para o desenvolvimento de um trabalho a partir de novas proposições.
Ao final das exposições, recomenda-se a disponibilização de um tempo para a interação da plenária com os/as expositores/as. Os pontos relevantes abordados nessa interação também deverão ser considerados na sistematização para inserção no Projeto Político Pedagógico. 

O/A mediador/a da mesa redonda deverá encerrar as atividades da manhã, agradecendo a todos/as, e, especialmente, aos/as expositores/as o atendimento ao convite, anunciando as atividades do turno seguinte.  
Análise do Projeto Político Pedagógico, compatibilizando ações planejadas com outras que foram levantadas na discussão da Mesa Redonda.
A proposta dessa atividade é a inserção no Projeto Político Pedagógico das proposições apresentadas na mesa redonda. Para realização dela, recomenda-se a exibição de vídeos, registros fotográficos ou outros que a escola tenha e que retratem o conhecimento dos/as estudantes sobre a melhoria das aprendizagens, ambientes contextualizados no século XXI e Educação no Território e sua Economia. É conveniente que nesse momento sejam tecidos comentários sobre o contexto de produção e os conhecimentos construídos, a partir do material exibido.
Após essa atividade, deverá acontecer a inserção no Projeto Político Pedagógico dos pontos sugeridos durante a realização da mesa redonda. Essa inserção deverá ser feita pelo/a gestor/a, coordenador/a ou professor/a responsável pela sistematização das propostas apresentadas.

Jornada Pedagógica 2018

Tema - Aprendizagens e Territórios: Novos Rumos para a Educação do Século XXI 2º Dia


Planejamento 
Elaboração do Plano de Curso

Para realização dessa atividade, sugere-se que sejam formados grupos de professores/as, por área do conhecimento para discussão, identificação e seleção de competências e habilidades*, conhecimentos/conteúdos, estudos transversais, orientações didáticas, recursos didáticos e processo avaliativo (instrumentos e critérios), visando à elaboração do Plano de Curso.

O resultado do processo de discussão, identificação e seleção dos itens supracitados será registrado por escrito resultando no Plano de Curso.

Após essa etapa do trabalho, propõe-se a indicação de um membro de cada grupo para fazer a socialização do que foi produzido. Em seguida, sugere-se a realização de uma discussão sobre a possibilidade de articulação entre as áreas e os seus componentes curriculares.

*As competências e habilidades, conhecimentos e/ou conteúdos, estudos transversais, orientações didáticas, recursos didáticos e processo avaliativo podem ser encontradas nos seguintes documentos: Orientações Curriculares e Subsídios Didáticos para Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Fundamental de Nove Anos, Base Nacional Comum Curricular  e nas Orientações Curriculares  para o Ensino Médio, disponibilizadas no Portal da SEC (www.educacao.ba.gov.br) – no link da Jornada Pedagógica 2018 (Material de Apoio).  









  

Jornada Pedagógica 2018

Tema - Aprendizagens e Territórios: Novos Rumos para a Educação do Século XXI 3º Dia

Planejamento  Avaliação e elaboração de Projetos Interdisciplinares para 2018


Nesta atividade, o grupo deverá avaliar os projetos interdisciplinares desenvolvidos pela unidade escolar, considerando a consecução dos objetivos propostos, o nível de aprendizagens alcançado, a intencionalidade pedagógica e o envolvimento dos/as estudantes, visando à reformulação e/ou manutenção do projeto. 

Após esse momento de avaliação, deverão ser discutidos os projetos a serem desenvolvidos no ano letivo de 2018, com registro escrito de uma versão preliminar deles.


Em seguida, sugere-se que o grupo elabore proposições/estratégias que promovam articulação entre os projetos e o currículo, com inserção dessas estratégias nos Planos de Curso, de Unidade e de Aula.



Avaliação da Jornada Pedagógica 2018 


Ao final do 3º dia de atividades desenvolvidas pela e na comunidade escolar deverá ser realizada a avaliação da JP 2018, por cada um dos/as participantes utilizando instrumento específico disponibilizado no Portal da SEC (www.educacao.ba.gov.br ) no link Jornada Pedagógica 2018.

Importante ressaltar que a equipe gestora da unidade escolar deverá sistematizar os resultados obtidos da avaliação e encaminhar para o Núcleo Territorial de Educação – NTE, no prazo estabelecido para redimensionamento da Jornada Pedagógica dos anos seguintes.


Jornada Pedagógica 2018

Tema: Aprendizagens e Territórios: Novos Rumos para a Educação do Século XXI

Instrumento de Avaliação* - 1ª Etapa 

O ato de avaliar configura-se como um processo contínuo que objetiva a construção de novos conhecimentos a partir da análise dos resultados obtidos nas atividades desenvolvidas. 
Considerando essa afirmativa, este instrumento tem como propósito avaliar a Jornada Pedagógica 2018, buscando subsídios para a 2ª Etapa, bem como o redimensionamento da JP nos anos seguintes. Assim, com base na legenda, avalie os aspectos apresentados, escolhendo a opção que traduza a sua opinião. 

Unidade Escolar:
Data:
Local:
NTE: 
Município:

Legenda

O - Ótimo                        B - Bom                                 R - Regular                         I - Insuficiente


 Avaliação dos itens
Quanto à logística

O
B
R
I
1.
Estrutura e preparação do local para o desenvolvimento das atividades   previstas na programação.





2.
Convite à comunidade escolar para participação na JP 2018.






3.
Organização e cumprimento da carga horária nas atividades previstas.







Quanto às atividades desenvolvidas

O
B
R
I
1.
Realização da mesa redonda - “Melhoria da aprendizagem dos/as estudantes, na perspectiva de ambientes de aprendizagens contextualizados no século XXI e Educação no Território e sua Economia”.





2.
Análise do Projeto Político Pedagógico para a compatibilização das ações  planejadas com as ações levantadas na mesa-redonda.





3.
Apresentação de vídeos/registros fotográficos e/ou escritos produzidos pela  unidade escolar. 




*           Instrumento a ser utilizado para a avaliação de professores/as, estudantes, funcionários/as, pais, mães ou responsáveis.  
4.
Elaboração de Plano de Curso, por áreas do conhecimento.




5.
Avaliação dos projetos interdisciplinares.




6.
 Inserção das estratégias de articulação entre os projetos e o currículo.





Quanto à estrutura
O
B
R
I
7.
Contribuição da metodologia utilizada para a compreensão dos assuntos  abordados. 












8.
Contribuição das atividades propostas para organização do ano letivo. 




9.
Contribuição dos materiais disponibilizados no Portal da Educação para  o planejamento.




Quanto à participação
O
B
R
I
10.
 Pa rticipação dos/as estudantes nas atividades desenvolvidas.




11.
 Participação dos/as professores/as nas atividades desenvolvidas. 




12.
 Participação de pais, mães e/ou responsáveis nas atividades desenvolvidas. 





 
*           Instrumento a ser utilizado para a avaliação de professores/as, estudantes, funcionários/as, pais, mães ou responsáveis.  

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