Ressignificação dos festejos Juninos CEEB 2017

Ressignificação dos Festejos Juninos-

CEEB 2017

Dia 21/06/2017


Realização:  Comunidade Escolar do CEEB
Coordenadores gerais: Elane Mascarenhas e Elaine Sales
Coordenadores do Projeto:
Equipe do PROEMI e corpo docente

Apoio:
 Prefeitura Municipal de Brejões
Secretaria Municipal de Educação de Brejões
Diretoria de Cultura

Zé Pedro produções

Resultado de imagem para governo do estado da bahiaResultado de imagem para governo do estado da bahia secretaria de educação





Lembranças

Chico Buarque


Se lembra da fogueira
Se lembra dos balões
Se lembra dos luares dos sertões
A roupa no varal
Feriado nacional
E as estrelas salpicadas nas canções

Sou um caboclo sonhador Meu senhor, viu Nao queira mudar meu verso Se e assim nao tem conversa Meu regresso para o brejo Diminui a minha reza









Se eu morasse aqui pertinho nega
Todo dia eu ia te ver
Lhe trazer um pá de cheiro nega
Pra derramar em você






Linda quando tá sorrindo, 
seu encanto vai bulindo 
com o seu coração
seu olhar brilha como estrela
fica muito mais bonita cheia de emoção
o fogo do desejo acende
que ligeiro o homem prende e faz dele o que quer
feitico que não se desmancha,
tem no corpo, tem na trança, na cabeca da mulher

Adelmário Coelho



Súplica Cearense 
Gordurinha & Nelinho 


Oh! Deus, perdoe este pobre coitado
Que de joelhos rezou um bocado
Pedindo pra chuva cair sem parar

Oh! Deus, será que o Senhor se zangou
E só por isso o sol se arretirou
Fazendo cair toda chuva que há

Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho
Pedi pra chover, mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta no chão






Meu Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe, 
Eu acho que a culpa foi
Desse pobre que nem sabe fazer oração

Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água
E ter-lhe pedido cheinho de mágoa
Pro sol inclemente se arretirar

Desculpe eu pedi a toda hora pra chegar o inverno
Desculpe eu pedir para acabar com o inferno
Que sempre queimou o meu Ceará
















A fogueira tá queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos gente, rapapé neste salão 













Ontem eu sonhei que estava em Moscou
Dançando pagode russo na boate Kossaco (bis)
Parecia até um frevo
Naquele "cai e não cai"

Parecia até um frevo
Naquele "vai e não vai"
Vem cá Kossaco
Kossaco dança agora

Na dança do Kossaco
Não fica Cossaco fora





Fiz você pra mim meu brinquedo meu anjo querubim
Meu segredo guardado só pra mim, meu amor mais novo
Até de tanto amar fiz também algo pra gente ninar uma criança pra gente adorar tudo no sufuco
Se você não gosta mais de mim, vem dizer que eu não souber dar amor
E achar que a vida é mesmo assim, cada um leva um barco sofredor

Adelmário Coelho









Se avexe não

Toda caminhada começa

No primeiro passo

A natureza não tem pressa

Segue seu compasso

Inexorávelmente chega lá

Minha morena, venha pra ca
Pra dançar xote, se deita em meu cangote
E pode cochilar
Tu es muié pra homem nenhum
Botar defeito, por isso satisfeito
Com bom gosto eu vou dançar

































De manhã cedo já tá pintada
Só vive suspirando sonhando acordada
O pai leva ao dotô a filha adoentada
Não come, nem estuda
Não dorme, e nem quer nada...

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...













Se a gente lembra só por lembrar
O amor que a gente um dia perdeu
Saudade inté que assim é bom
Pro cabra se convencer 
que é feliz sem saber
Pois não sofreu 
Porém se a gente vive a sonhar 
Com alguém que se deseja rever
Saudade intonce aí é ruim 
Eu tiro isso por mim 
Que vivo doido a sofrer 
Ai quem me dera voltar 
Pros braços do meu xodó 
Saudade assim faz roer 
E amarga que nem jiló 
Mas ninguém pode dizer 
Que me viu triste a chorar 
Saudade, o meu remédio é cantar 
Saudade, o meu remédio é cantar.




















Eu só quero um amor
Que acabe o meu sofrer
Um xodó pra mim
Do meu jeito assim
Que alegre o meu viver





Mandacaru quando flora na seca
É o sinal que a chuva chega no sertão
Toda menina que enjoa da boneca
É sinal que o amor já chegou no coração...

Meia comprida não quer mais sapato baixo
Vestido bem cintado não quer mais vestir timão...

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...




Mas o doutor nem examina
Chamando o pai de lado lhe diz logo em surdina
Que o mal é da idade e que prá tal menina
Não há um só remédio em toda medicina...

Ela só quer
Só pensa em namorar
Ela só quer
Só pensa em namorar...











































































































































































































































































































































Minha morena, venha pra ca
Pra dançar xote, se deita em meu cangote
E pode cochilar
Tu es muié pra homem nenhum
Botar defeito, por isso satisfeito
Com bom gosto eu vou dançar
























Quando eu abarco essa cintura de pilão
Fico frio, arrepiado, quase morro de paixão
E fecho os olhos quando sinto o teu calor
Pois teu corpo so foi feito pro fetiço do amor

Vem ca, cintura fina, cintura de pilão
Cintura de menina, vem ca meu coração (x2)






























































Quando a lama virou pedra

E Mandacaru secou
Quando o Ribaçã de sede 
Bateu asa e voou
Foi aí que eu vim me embora
Carregando a minha dor
Hoje eu mando um abraço 
Pra ti pequenina
Paraíba masculina,
Muié macho, sim sinhô
Paraíba masculina
Muié macho, sim sinhô






















































































































































































Postagens mais visitadas deste blog

Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila 30 11 13

Projeto Conhecendo a Bahia - Parte III - Salvador

Educação Patrimonial e Artística (EPA)

Artes Visuais Estudantis (AVE)