MARIA FERNANDA, professora do CEEB apresentou o Projeto CASARÕES DO VALE, em BREJÕES-BA

MARIA FERNANDA, historiadora, apresentou o Projeto CASARÕES DO VALE, em BREJÕES-BA







Por ANTONIO MASCARENHAS
Realizada, na tarde dessa sexta-eira, 29, no Tênis Clube de Brejões, a apresentação audiovisual do Projeto "CASARÕES DO VALE: História, patrimônio e Arte", através de Maria Fernanda Oliveira Marques, idealizadora desse intento cultural que retrata de forma categórica uma amostra do riquíssimo patrimônio arquitetônico e da história de alguns municípios do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá, notadamente de Brejões, Amargosa, Jiquiriçá, Santa Inês e Ubaíra.
Presentes, na oportunidade, alem da idealizadora do projeto em epigrafe, compondo a mesa, Paloma Campos (ex-secretária de Educação e Cultura de Brejões, representando prefeito Alan Andrade), Isabel Sales Coelho (Educação de Santa Inês).
"A fotografia e um elemento que se destaca nesse trabalho, ma vez que, como parte das ações do projeto, foram captadas imagens contemporâneas do patrimônio edificado na região, que, publicadas nesse catálogo, constituem fonte documental para futuros estudos. Aqui, os retratos do passado também foram considerados, no anseio de compreender possíveis transformações e permanências, aplicando a imagem domo um registro mágico que coopera para uma reflexão nostálgica, no sentido de perceber que, no afã da modernização, joga-se fora muitos elementos como estética artística de um período e do fis da memória e da história, enlaçados no patrimônio outrora edificado", segundo Maria Fernanda.
Coube a Levi Emanuel, renomado músico e poeta de Cruz das almas-BA, as apresentações musicais que contribuíram para o sucesso do evento que teve Sara de Oliveira Santos como mestre de cerimônia. Encontro superou expectativas, não apenas pela qualidade da apresentação mas, também, pela maciça participação, numa demonstração inequívoca de que houve grande receptividade ao trabalho de Maria Fernanda, filha de Brejões e que teve a sensibilidade de realizar um trabalho dessa magnitude.
Finalizando a apresentação, Maria Fernanda distribuiu exemplares do belísssimo catálogo, posando para fotografias e, naturalmente, fazendo dedicatórias com agradecimentos. O trabalho foi fomentado com recursos provenietes  do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, Secretarias da Fazenda e Cultura do Estado da Bahia. Coodenação Geal, Maria Claudia Oliveira Marques de Souza; Produção, Maria Fernanda Oliveira Marques; Pesquisa e Texto, Maria Fernanda e Soélia Marques Dias; Projeto Gráfico, Verônica Azzem; Formatação e Tratamento de Imagens, Marcelo Santos de Oliveira e Verônnica Azzem; Fotos Pedro Freire Botelho e Ricardo da Costa; Revisão de Texto, Bárbara Élem Lemos Moreira da Costa e Luciany Alves. 
De parabéns, também, os gestores municipais dos municípios acima elencados, especialmente o de Brejões (Alan Andrade, com apoio da ex-secretária Paloma Campos). que tiveram a sensibilidade de dar apoio a um projeto que tem, antes de tudo, o objetivo de mostrar à população e, em especial aos jovens, à necessidade de preservação do patrimônio cultural que, indubitavelmente, estabelece elo com as futuras gerações.Fotos Antonio Mascarenhas (www.tvsaj.com.br)




































































































Postagens mais visitadas deste blog

Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila 30 11 13

Projeto Conhecendo a Bahia - Parte III - Salvador

Educação Patrimonial e Artística (EPA)

Artes Visuais Estudantis (AVE)