Jornada Pedagógica


De 04 a 6 de fevereiro 2015




Apresentação


A Jornada Pedagógica 2015 constitui-se em um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico da escola, que busca a construção do planejamento para o ano letivo, a partir da reflexão sobre os resultados das avaliações internas e externas, da tomada de decisão e do estabelecimento de metas para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. Neste ano, a jornada tratará do tema “Escola que ensina, Escola que aprende”, na perspectiva de evidenciar o necessário diálogo entre planejamento articulado e avaliação como referência para as aprendizagens. Desse modo, ressaltamos a importância da participação de todos/as da Secretaria da Educação – Órgão Central, Núcleos Regionais de Educação (NRE), Instituto Anísio Teixeira (IAT) e Unidades Escolares – nessa jornada, para garantir aos/às nossos/as estudantes o Direito de Aprender.
Ótimo trabalho a todos/as!

Objetivo Geral

Planejar o ano letivo de 2015 a partir da análise e apropriação dos dados avaliativos da unidade escolar, para melhoria das aprendizagens e do processo formativo do/a estudante.

Objetivos Específicos

Planejar o trabalho do ano letivo de 2015 a partir dos dados sistematizados da unidade escolar, considerando: distorção idade/série, aprovação, reprovação e abandono e os resultados das avaliações externas - Prova Brasil, Avalie, ENEM e IDEB.

Identificar os indicadores críticos, evidenciados pela análise dos dados da unidade escolar, e suas possíveis causas, para subsidiar o estabelecimento de ações e metas.

Elaborar o planejamento, considerando a diversidade das modalidades de ensino, dos sujeitos do processo de ensino e de aprendizagem, dos tempos pedagógicos e das especificidades do turno noturno.

Estruturar e fortalecer a organização do trabalho pedagógico coletivo da unidade escolar, considerando: Projeto Político Pedagógico (PPP), Planejamentos Anuais,  articulação dos projetos estruturantes e  Atividades Complementares (AC).

Mobilizar a unidade escolar para a compreensão da avaliação da aprendizagem como referência para o fazer pedagógico e fortalecimento das aprendizagens significativas.

 Fonte:
http://www.educacao.ba.gov.br/jornada2015
 

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