Jornada Pedagógica
De 04 a 6 de fevereiro 2015
Apresentação
A Jornada Pedagógica 2015 constitui-se em
um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico da escola, que busca a
construção do planejamento para o ano letivo, a partir da reflexão sobre os
resultados das avaliações internas e externas, da tomada de decisão e do
estabelecimento de metas para melhoria dos processos de ensino e de
aprendizagem. Neste ano, a jornada tratará do tema “Escola que ensina, Escola que aprende”, na perspectiva de
evidenciar o necessário diálogo entre planejamento articulado e avaliação como
referência para as aprendizagens. Desse modo, ressaltamos a importância
da participação de todos/as da Secretaria da Educação – Órgão Central, Núcleos
Regionais de Educação (NRE), Instituto Anísio Teixeira (IAT) e Unidades Escolares
– nessa jornada, para garantir aos/às nossos/as estudantes o Direito de
Aprender.
Ótimo trabalho a todos/as!
Objetivo Geral
Planejar o ano letivo de 2015 a partir da análise e apropriação
dos dados avaliativos da unidade escolar, para melhoria das aprendizagens e do
processo formativo do/a estudante.
Objetivos
Específicos
Planejar o trabalho do ano letivo de 2015
a partir dos dados sistematizados da unidade escolar, considerando: distorção
idade/série, aprovação, reprovação e abandono e os resultados das avaliações
externas - Prova Brasil, Avalie, ENEM e IDEB.
Identificar os indicadores críticos,
evidenciados pela análise dos dados da unidade escolar, e suas possíveis
causas, para subsidiar o estabelecimento de ações e
metas.
Elaborar o planejamento, considerando a
diversidade das modalidades de ensino, dos sujeitos do processo de ensino e de
aprendizagem, dos tempos pedagógicos e das especificidades do turno noturno.
Estruturar e fortalecer a organização do
trabalho pedagógico coletivo da unidade escolar, considerando: Projeto Político
Pedagógico (PPP), Planejamentos Anuais, articulação dos projetos estruturantes e Atividades Complementares (AC).
Mobilizar a unidade escolar para a
compreensão da avaliação da aprendizagem como referência para o fazer
pedagógico e fortalecimento das aprendizagens significativas.
Fonte:
http://www.educacao.ba.gov.br/jornada2015
Fonte:
http://www.educacao.ba.gov.br/jornada2015
Comentários
Postar um comentário