Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – Balaiea Jubarte

Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Instituto Baleias Jubarte
Projeto Conhecendo a Bahia
Data 30/11/2013
Praia do Forte- Mata de - São João - Bahia











Criado em 2000 com o objetivo de monitorar e fazer a conservação das baleias jubarte em águas brasileiras, o Instituto com sede em Praia do Forte é constituído por uma equipe de biólogos preparados para receber esses ilustres visitantes, que chegam da Antártida fugindo das águas frias no período de julho a outubro. Praia do Forte se tornou uma área de concentração e reprodução desses mamíferos.
Durante a "baleiada", atividade desenvolvida para avistagem desses animais em alto mar, os visitantes tem a oportunidade de observar belas acrobacias com baleias que chegam até 16 metros de comprimento e 40 toneladas, um verdadeiro espetáculo da natuzera na costa baiana.
Antes do passeio, são ministradas palestras, onde é possível obter informações sobre o mamífero, como hábitos, comportamento e curiosidades. Dentro do Instituto Baleia Jubarte também se encontra um museu disponível para visitação. O Instituto funciona de terça a sábado, no horário das 12h às 18h, incluindo feriados.


História

A antiga aldeia de pescadores deu origem ao que é hoje Praia do Forte, um lugar que ainda preserva características rústicas, com detalhes requintados e modernidade. Acredita-se que a formação do vilarejo tenha começado em torno da fortaleza que o fidalgo português Garcia D'Ávila mandou construir, ainda no século XVI, para dar mais proteção ao lugar. Tinha a finalidade de armazenar as mercadorias que chegavam à costa da colônia, pelo mar, e que depois seriam enviadas para Salvador. Muitas famílias começaram a se instalar na região atraída pela chegada de mudas de côco que os colonizadores portugueses traziam da Ásia. Alguns homens se dedicaram ao plantio e colheita, outros se tornam marinheiros ajudando na travessia de pessoas e mercadorias no Rio Pojuca, e outros ainda, dedicaram-se à pesca. Era o início do povoamento das terras próximas ao Forte.
Primeira fortificação portuguesa militar e residencial do Brasil, o Castelo Garcia D'Ávila ou a Casa da Torre, como também é denominada, é um dos mais importantes e significativos monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro. Por suas características medievais, é considerada a única construção do gênero nas Américas. O Castelo começou a ser construído em 1551 por Garcia D'Ávila, que chegou à Bahia em 1549, com o primeiro governador geral Tomé de Souza. Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, em 1938. Hoje é um dos principais pontos turísticos de Praia do Forte. Representado por suas ruínas, o Castelo oferece ao visitante uma bela vista para o mar. A Capela de São Pedro dos Rates é a parte mais antiga - e mais preservada - do histórico Castelo. Conhecida por Capela de Todos os Santos, deu origem à sede e só foi concluída em 1624.
Em 1835, todo o conjunto foi abandonado pelos descendentes de Garcia D'Ávila. Após as obras de recuperação, na década de 1980, o Castelo foi transformado em fundação e hoje funciona como Parque Histórico Garcia D'Ávila. Há no local um museu que mostra todo o processo das obras de recuperação das ruínas e tem um acervo precioso de louças portuguesas e peças indígenas que foram recuperadas durante as escavações e catalogadas pelo Iphan. O parque é visitado por estudantes e recebe milhares de turistas anualmente.
Outro cartão postal de Praia do Forte é a Capela de São Francisco de Assis. A igrejinha, hoje toda recuperada, fica em frente à praia do Porto. Contam que foi construída pelos pescadores em 1900. No altar estão as imagens de São Francisco de Assis, São Benedito e Nossa Senhora da Conceição, e nas paredes telas do pintor baiano Carlos Bastos retratando a via sacra. A sua localização privilegiada, compondo com o mar e as embarcações, é o cenário ideal para a realização de casamentos, não só dos nativos, mas de visitantes de diversas partes do Brasil que escolhem Praia do Forte para casar














































































































































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila 30 11 13

Projeto Conhecendo a Bahia - Parte III - Salvador

Educação Patrimonial e Artística (EPA)

Artes Visuais Estudantis (AVE)