III campeonato interno do CEEB


III Campeonato Interno do CEEB

Dia 13/04/2013

Evento do JERP 2013
Aqui se faz educação, esporte e com parceria da nossa comunidade!!!!!!!!!!!!!!!


No CEEB é assim esporte o ano todo!!!!!!!!!!!

Jogos Estudantis da Rede Pública – JERP

Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP) é uma ação da Secretaria da Educação da 
Bahia, que por meio de cada uma das 33 Diretorias Regionais de Educação do Estado, 
envolve, anualmente, estudantes e professores de escolas das redes públicas estaduais 
e municipais de quase todos os municípios baianos.
O projeto que tem como base a participação, diversidade, ética, cooperação, 
regionalismo e emancipação, tem como principal objetivo o fortalecimento da cultura 
corporal e das práticas esportivas no currículo da educação básica, envolvendo mais de 
mil unidades escolares da capital e do interior do estado. Mobilizando, no ano de 
2011, cerca de 170 mil estudantes.
Além das modalidades esportivas convencionais - atletismo, futebol, futsal, 
basquetebol, voleibol, handebol, xadrez e ginástica rítmica – Os Jogos Estudantis 
privilegiam as especificidades regionais e dão lugar às experiências inovadoras, com 
foco na diversidade, gênero e necessidades educacionais especiais, enfatizando o 
objetivo do esporte escolar e dos Jogos Estudantis enquanto processo formativo e 
promovendo as aprendizagens de modo inclusivo.
Nesse percurso, compreende-se, portanto, que os Jogos refletem o trabalho 
pedagógico desenvolvido na escola – o seu contexto, as condições objetivas de sua 
materialização e os sujeitos envolvidos no processo – ao tempo em que sua realização, 
compreendida a partir da lógica histórico-dialética, interfere na própria reflexão e 
reorganização do trabalho pedagógico, constituindo-se como um meio para o processo 
formativo dos educandos e não fim em si mesmo, ou uma ação descontextualizada do 
projeto político pedagógico da escola. 
Na perspectiva de consolidar a identidade dos Jogos Estudantis da Rede Pública da 
Bahia ao Sistema Educacional, em consonância com as orientações pedagógicas da 
Secretaria da Educação, a sua proposta estabelece nexos com os princípios do 
movimento Todos pela Escola ao valorizar a corporalidade, o lúdico, os esportes, 
enfim, a cultura corporal na formação humana, como constituinte de uma Educação 
com qualidade.
Os JERP acontecem anualmente desde 2008, cuja proposta traz uma concepção e 
formato elaborado a partir de uma avaliação estruturada dos Jogos de 2007?. Está 
organizado em três etapas: 
1ª. na unidade escolar - consiste na realização de um projeto didático pedagógico 
durante as aulas, cujo planejamento e execução é registrado em um plano-relatório 
próprio, disponível no portal da SEC; 2ª. municípios/pólos – reúne as escolas inscritas 
nos jogos por município ou pólo; 3ª. regional - além de modalidades esportivas tradicionais adaptadas para as finalidades educacionais, os jogos contem as 
experiências inovadoras, que consistem na realização de propostas de vivências no 
campo da cultura corporal elaborada pelas regionais. 
Portanto, passível de constantes avaliações, ajustes e adaptações, por preservar a 
característica do inacabado, o esforço de manter a coerência entre a realização dos 
JERP 2012 e seus pressupostos e objetivos, nesse recorte histórico específico, possui o 
intuito de uma efetiva ação educacional. Nesse sentido, as inovações evidenciam a 
diversidade, a inclusão, as questões de gênero, as especificidades dos territórios de 
identidade, valorizando a cultura regional. Portanto, jogos abertos às experiências de 
cada região, considerando professor e estudante como participantes da constante 
recriação da proposta, construindo referências para a rede e dialogando com o 
currículo escolar. 
Hoje são realizados 33 Jogos Regionais, que possuem uma base de orientação 
pedagógica comum, enriquecida pelas especificidades das regiões, onde cada Diretoria 
Regional de Educação (DIREC) possui papel fundamental, tendo profissionais de 
Educação Física, que em articulação com a Coordenadoria de Educação Básica (CODEB) 
desenvolvem as ações inerentes à área. 







































































































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