Semana Pedagógica 2013 e Início das aulas
COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO BOAVENTURA
Um novo ano uma nova escola!
JORNADA PEDAGÓGICA 2013
Dias 04 e 05 de março de 2013
Início das aulas 06/03/2013
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza a Jornada Pedagógica 2013 em todas as unidades escolares da rede, nos turnos diurno e noturno, sob o tema “Fortalecer as Aprendizagens com a Articulação dos Projetos Estruturantes”. A Jornada reúne os educadores nas suas respectivas unidades, constituindo um espaço coletivo de organização do trabalho pedagógico. O objetivo é consolidar o planejamento para o ano letivo de 2013, a partir da reflexão sobre o desempenho da escola e do estabelecimento de ações e metas para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes.
O planejamento para o ano letivo definido na Jornada Pedagógica será acompanhado pelo Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), que estrutura a gestão pedagógica colaborativa e faz o acompanhamento às unidades escolares (por meio dos Nupaip Regionais de todas as Diretorias Regionais de Educação).
Transversalidades - Destaque aos Dez anos da Lei nº 10.639/2003
No planejamento do ano letivo 2013, todos os cursos, níveis, séries/anos e modalidades devem assegurar o trato com as temáticas transversais: Educação das Relações Étnico-raciais, História e Cultura Africana e Indígena, Educação Ambiental, Educação das Relações de Gênero e Sexualidades, Educação para Saúde, Educação Especial e Educação Fiscal. Essas temáticas, que perpassam todo o currículo da educação básica, contribuem para a formação humanística, a compreensão das relações sociais, o enfrentamento às desigualdades sociais, com a construção de conhecimentos contextualizados e interseccionados, potencializando os diálogos inter e transdisciplinares.
A Secretaria da Educação destaca que em 2013 a Lei nº 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", completa 10 anos. Desse modo, amplia as ações estruturantes para o trato dessa temática no currículo, com formações, aquisição de material didático, publicações e a expansão do projeto “A Cor da Cultura”. Nesse mesmo sentido, destaca a continuação das ações do encontro pedagógico “Diálogos Formativos em Direitos Humanos – combatendo o racismo, o sexismo e a homofobia na Escola”, e, ainda, a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - Vamos Cuidar da Bahia e do Brasil com Escolas Sustentáveis.
Comentários
Postar um comentário