Conselho de Classe II Unidade e Reunião Pedagógica
Dia 14/08/2012
COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO BOAVENTURA – CEEB
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO - 2012
COMPLEMENTO DA REUNIÃO DE 27/07/2012 – ANALISE DAS TURMAS DA MANHÃ – I UNIDADE
7ª Série A – Identificado déficit de rendimento na disciplina de INGLÊS.
Problemas identificados:
· Alunos dispersos e desinteressados em língua estrangeira – inglês. (Falta solidez no embasamento teórico da disciplina).
· Os problemas identificados na disciplina podem ser oriundos da rotatividade de professores de inglês em anos anteriores que tem influenciado no trabalho atual.
· Alunos sem compromisso e indisciplinados em todas as disciplinas.
Ações:
· Professores concordam que não parece ser um problema particular da disciplina;
· Reuniões com o corpo docente, discente, pais e gestão escolar;
· Estabelecimento de regras;
· Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;
8ª Série A – Identificado déficit de rendimento nas disciplinas de Português + Matemática
Problemas identificados:
· Dificuldades de concentração que estão sendo amenizadas na 2ª Unidade. O aproveitamento na II Unidade em matemática foi mais proveitoso;
· Os problemas na disciplina de Português são recorrentes na I e II Unidade. Os alunos são desinteressados, aparentam ser bons alunos, mas são muito desestimulados.
Ações:
· Reuniões com o corpo docente, discente, pais e gestão escolar;
· Estabelecimento de regras;
· Tratar os casos específicos em reuniões à parte;
· Desenvolver projetos de leitura, utilizando os materiais do GESTAR;
· Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;
1º ANO A (Regular):
Problemas identificados:
· Problemas identificados em quase todas as disciplinas;
· Os alunos são inibidos, quietos, inoperantes, desatentos e desestimulados;
· Problemas constantes com equipamentos eletrônicos (celulares);
Ações:
· Criação de estratégias para controlar a utilização do celular;
· Elaboração de projetos de monitoria, aproveitando os alunos que se destacam para acompanhar os educandos que apresentam maiores dificuldades;
· Trabalho com vídeos sobre motivação e auto estima;
· Promover palestras com profissionais que desenvolvam trabalhos com a temática.
· Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;
1º ANO B (Regular): Foi identificado déficit geral de aprendizagem em Exatas.
Problemas identificados:
· Desinteresse e falta de disciplina;
· Em Geometria foi verificado certo desleixo, falta de concentração nas atividades e despreocupação com as atividades propostas. Os problemas continuaram intensos na II Unidade.
· A turma é separada em dois grupos (meninos e meninas);
· Outras disciplinas apresentam déficit de rendimento na I Unidade: Matemática, Inglês, Historia e Artes.
· A turma precisa de um plano de ação urgente;
Ações:
· Reuniões com o corpo docente, discente, pais e gestão escolar;
· Estabelecimento de regras;
· Organizar o espaço de sala de aula;
· Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;
2ª Série A – Identificado déficit de rendimento nas disciplinas de História, Geometria e Química.
Problemas identificados:
· Alunos displicentes não seguem com rigor a entrega de trabalhos e não estão inteiramente envolvidos com a realização de demais atividades avaliativas.
· Problemas com indisciplina são constantes, entretanto o comportamento tem melhorado na II Unidade;
Ações:
· Reorganização do espaço da sala de aula;
· Valorizar as mudanças ocorridas no bimestre anterior;
· Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;
3ª ANO A (Regular) – Identificado déficit de rendimento na disciplina de Geografia.
Problemas identificados:
· Os alunos se mostraram negligentes. O desleixo e descompromisso da turma é evidente desde o ano passado. O professor de Geografia mencionou que os alunos se sentiam donos de si e detentores da informação.
· A partir da II Unidade, diante da preocupação com o Vestibular, muitos alunos melhoraram o comportamento.
· Foi mencionado na reunião que seria interessante criar ações voltadas para o ENEM e para exames vestibulares.
Ações:
· Elaboração e aplicação de simulados por disciplina visando a estimulação dos exames vestibulares;
· Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;
3ª ANO B (Regular)
Problemas identificados:
· Os alunos na I Unidade estavam sintonizados e interessados. Entretanto, recentemente, os alunos tem se mostrado desestimulados; muitos, inclusive, apresentado ideias pessimistas. Alguns alunos demonstram se sentir excluídos.
· Poucos alunos da turma se esforçam (dois alunos de mostram mais dedicados), entretanto, esses alunos não conseguem estimular positivamente a turma.
Ações:
· Palestras motivacionais;
· Elaboração e aplicação de simulados por disciplina visando a estimulação dos exames vestibulares;
· Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;
REUNIÃO DE 27/07/2012 – ANALISE DAS TURMAS DA TARDE – I UNIDADE
7ª Série B – Déficit de Rendimento em matemática.
Problemas e considerações identificadas:
· A turma apresenta auto-estima baixa;
· O desempenho em Matemática precisam melhorar;
· A turma apresenta dificuldades de concentração;
· O material do GESTAR tem gerado bons resultados em Língua Portuguesa;
· Atividades interdisciplinares que resgatem as tradições nordestinas e folclóricas;
· Atividades cívicas (hinos: da Bahia, nacional e da independência);
· Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;
Ações:
· Promoção de oficinas, utilizando materiais do Gestar em Língua Portuguesa e Matemática;
· Trabalho com jogos didáticos (soletrando, jogo do milhão);
· Promover palestras com profissionais que trabalhem a questão da auto-estima;
· Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;
8ª Série B
Problemas identificados:
· Falta de motivação (baixa auto estima);
· Influencia familiar na conduta desestimulada dos alunos
· Indisciplina;
Ações:
· Promover reuniões de pais, mestres e equipe diretiva para tratar da questão da indisciplina;
· Trabalho com oficinas temáticas;
· Promover palestras com profissionais que trabalhem a questão da auto-estima;
· Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;
1º ANO C - Identificado déficit de rendimento nas disciplinas de Português, Historia e Biologia.
Problemas identificados:
· Um grupo de alunos se retira da sala constantemente (4 alunos).
· Muitos alunos conversam sobre assuntos extra classe diversos e apresentam-se negligentes e desinteressados na maioria das disciplinas;
· Um grupo restrito de alunos desinteressados interfere negativamente no ritmo geral da turma;
Ações:
· Palestras com psicólogos;
· Reuniões de pais e mestres;
· Atividades interdisciplinares que resgatem as tradições nordestinas e folclóricas;
· Atividades cívicas (hinos: da Bahia, nacional e da independência);
· Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;
1º ANO D – Déficit de Rendimento da disciplina Química.
Problemas identificados:
· A turma apresenta um aluno portador de necessidades especiais e é acompanhado por uma profissional. O referido aluno é quem mais interage nas aulas...
· É preciso incentivar os demais alunos da turma a adotar uma conduta de maior comprometimento com as atividades de classe;
· O desempenho geral na turma piorou na II Unidade;
· Atividades interdisciplinares que resgatem as tradições nordestinas e folclóricas;
· Atividades cívicas (hinos: da Bahia, nacional e da independência);
· Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;
Ações:
· Viagem de estudo à cidade de Cachoeira, como forma de motivação para os alunos;
· Palestra motivacional com profissional da área;
· Atividades interdisciplinares que resgatem as tradições nordestinas e folclóricas;
· Atividades cívicas (Hinos: da Bahia, nacional e da independência);
· Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;
1º ANO E
Problemas identificados:
· Problemas com timidez e baixa auto-estima prejudicam o desempenho dos alunos;
Ações:
· Palestra motivacional com profissional da área;
· Atividades interdisciplinares que resgatem as tradições nordestinas e folclóricas;
· Atividades cívicas (hinos: da Bahia, nacional e da independência);
· Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;
2º ANO B – Déficit de rendimento intermediário em Química e Educação Física.
Problemas identificados:
· Muitos alunos saem constantemente da sala de aula e tumultuam a harmonia da escola nos corredores.
· A conversa paralela da classe atrapalha os professores e isso gera um reflexo negativo no desempenho dos alunos.
Ações:
· Reunião com pais dos alunos que apresentam constantemente comportamento indisciplinar;
· Organizar o espaço de sala de aula;
· Atividades interdisciplinares que resgatem as tradições nordestinas e folclóricas;
· Atividades cívicas (hinos: da Bahia, nacional e da independência);
· Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;
3º ANO C
Problemas identificados:
· Existe na turma uma segregação de grupos que não interagem entre si.
· Possivelmente a falta de perspectiva dos alunos os deixam desestimulados e isso pode ser reflexo do contexto social
· Elaboração e aplicação de simulados por disciplina visando a estimulação dos exames vestibulares;
Ações:
· Viagem de estudo à cidade de Cachoeira/BA, como forma de motivação para os alunos;
· Atividades interdisciplinares que resgatem as tradições nordestinas e folclóricas;
· Atividades cívicas (hinos: da Bahia, nacional e da independência);
· Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;
REUNIÃO DE 27/07/2012 – ANALISE DAS TURMAS DA NOITE – I UNIDADE
2º ANO C
Problemas identificados:
· Alguns alunos tumultuam a estabilidade da turma;
· Problemas de auto-estima são evidentes e possivelmente são reflexo da realidade social;
Ações:
· O projeto de Viagem Cultural levará os alunos para conhecer o Centro Histórico e o Zoológico em Salvador, tentando estimula-los através de uma atividade diferenciada.
· Serão inseridas nas praticas cotidianas dos professores ações que convoquem os alunos a desenvolverem maior interesse pelas disciplinas. O conteúdo será colocado em sintonia com a realidade dos alunos.
3º ANO D
Problemas identificados:
· Problemas de base em séries anteriores, atrapalham o entendimento dos conteúdos das disciplinas;
· Os alunos apresentam dificuldades de interpretação constantes, não tem autonomia e dependem constantemente da figura do professor.
· Atividades voltadas para o seu interesse foram adaptadas em conteudos de Biologia e tem demonstrado bons resultados.
Ações:
· Serão trabalhados textos alternativos e promovidos debates e seminários tentando atrair os alunos a uma participação mais efetiva nas atividades.
· Elaboração e aplicação de simulados por disciplina visando a estimulação dos exames vestibulares;
· O projeto de Viagem Cultural levará os alunos para conhecer o Centro Histórico e o Zoológico em Salvador, tentando estimula-los através de uma atividade diferenciada.
1º ANO F
Problemas identificados:
Alto índice de evasão escolar;
Alunos descompromissados e sem perspectiva;
Ações:
· Professor de Biologia pretende inserir em suas aulas debates sobre a importância dos estudos e da aprendizagem para posterior ingresso em Universidades ou mesmo para a vida dos alunos fora da escola.
· Serão trabalhados textos alternativos e promovidos debates e seminários tentando atrair os alunos a uma participação mais efetiva nas atividades.
· O projeto de Viagem Cultural levará os alunos para conhecer o Centro Histórico e o Zoológico em Salvador, tentando estimula-los através de uma atividade diferenciada.
PROGRAMAÇÃO PARA AS PROES
Objetivo Geral das próximas reuniões: Replanejar de ações considerando uma reavaliação das propostas da semana pedagógica;
· 02/08/2012: Visita
· 03/08/2012: Reunião das 8 as 12 horas que foi realizada em 14/08/2012
Reuniões Pedagógicas:
· 31/08/2012 (Sexta-Feira): Nesta data alguns professores e alunos viajarão para Salvador (Viagem Cultural)
· 14/09/2012 (Sexta-Feira):
· 19/10/2012 (Sexta-Feira):
· 23/11/2012 (Sexta-Feira):
Reunião de Pais e mestres
· A definir em 14/08/2012 (A direção está articulando a melhor data para reunião).
Conselho de Classe da II Unidade
· A definir em 14/08/2012. (A direção está articulando a melhor data para reunião).
Comentários
Postar um comentário