Conselho de Classe II Unidade e Reunião Pedagógica





Dia 14/08/2012



COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO BOAVENTURA – CEEB

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO - 2012


 COMPLEMENTO DA REUNIÃO DE 27/07/2012 – ANALISE DAS TURMAS DA MANHÃ – I UNIDADE


7ª Série A – Identificado déficit de rendimento na disciplina de INGLÊS.

Problemas identificados:

·         Alunos dispersos e desinteressados em língua estrangeira – inglês. (Falta solidez no embasamento teórico da disciplina).
·         Os problemas identificados na disciplina podem ser oriundos da rotatividade de professores de inglês em anos anteriores que tem influenciado no trabalho atual.
·         Alunos sem compromisso e indisciplinados em todas as disciplinas.
Ações:
·         Professores concordam que não parece ser um problema particular da disciplina;
·         Reuniões com o corpo docente, discente, pais e gestão escolar;
·         Estabelecimento de regras;
·         Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;


8ª Série A – Identificado déficit de rendimento nas disciplinas de Português + Matemática

Problemas identificados:

·         Dificuldades de concentração que estão sendo amenizadas na 2ª Unidade. O aproveitamento na II Unidade em matemática foi mais proveitoso;
·         Os problemas na disciplina de Português são recorrentes na I e II Unidade. Os alunos são desinteressados, aparentam ser bons alunos, mas são muito desestimulados.

Ações:
·         Reuniões com o corpo docente, discente, pais e gestão escolar;
·         Estabelecimento de regras;
·         Tratar os casos específicos em reuniões à parte;
·         Desenvolver projetos de leitura, utilizando os materiais do GESTAR;
·         Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;


1º ANO A (Regular):

Problemas identificados:

·         Problemas identificados em quase todas as disciplinas;
·         Os alunos são inibidos, quietos, inoperantes, desatentos e desestimulados;
·         Problemas constantes com equipamentos eletrônicos (celulares);

Ações:
·         Criação de estratégias para controlar a utilização do celular;
·         Elaboração de projetos de monitoria, aproveitando os alunos que se destacam para acompanhar os educandos que apresentam maiores dificuldades;
·         Trabalho com vídeos sobre motivação e auto estima;
·         Promover palestras com profissionais que desenvolvam trabalhos com a temática.
·         Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;


1º ANO B (Regular): Foi identificado déficit geral de aprendizagem em Exatas.

Problemas identificados:

·         Desinteresse e falta de disciplina;
·         Em Geometria foi verificado certo desleixo, falta de concentração nas atividades e despreocupação com as atividades propostas. Os problemas continuaram intensos na II Unidade.
·         A turma é separada em dois grupos (meninos e meninas);
·         Outras disciplinas apresentam déficit de rendimento na I Unidade: Matemática, Inglês, Historia e Artes.
·         A turma precisa de um plano de ação urgente;

Ações:
·         Reuniões com o corpo docente, discente, pais e gestão escolar;
·         Estabelecimento de regras;
·         Organizar o espaço de sala de aula;
·         Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;


2ª Série A – Identificado déficit de rendimento nas disciplinas de História, Geometria e Química.

Problemas identificados:

·         Alunos displicentes não seguem com rigor a entrega de trabalhos e não estão inteiramente envolvidos com a realização de demais atividades avaliativas.
·         Problemas com indisciplina são constantes, entretanto o comportamento tem melhorado na II Unidade;

Ações:
·         Reorganização do espaço da sala de aula;
·         Valorizar as mudanças ocorridas no bimestre anterior;
·         Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;


3ª ANO A (Regular) – Identificado déficit de rendimento na disciplina de Geografia.

Problemas identificados:

·         Os alunos se mostraram negligentes. O desleixo e descompromisso da turma é evidente desde o ano passado. O professor de Geografia mencionou que os alunos se sentiam donos de si e detentores da informação.
·         A partir da II Unidade, diante da preocupação com o Vestibular, muitos alunos melhoraram o comportamento.
·         Foi mencionado na reunião que seria interessante criar ações voltadas para o ENEM e para exames vestibulares.

Ações:
·         Elaboração e aplicação de simulados por disciplina visando a estimulação dos exames vestibulares;
·         Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;



3ª ANO B (Regular)

Problemas identificados:

·         Os alunos na I Unidade estavam sintonizados e interessados. Entretanto, recentemente, os alunos tem se mostrado desestimulados; muitos, inclusive, apresentado ideias pessimistas. Alguns alunos demonstram se sentir excluídos.
·         Poucos alunos da turma se esforçam (dois alunos de mostram mais dedicados), entretanto, esses alunos não conseguem estimular positivamente a turma.

Ações:

·         Palestras motivacionais;
·         Elaboração e aplicação de simulados por disciplina visando a estimulação dos exames vestibulares;
·         Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;





REUNIÃO DE 27/07/2012 – ANALISE DAS TURMAS DA TARDE – I UNIDADE

7ª Série B – Déficit de Rendimento em matemática.

Problemas e considerações identificadas:

·         A turma apresenta auto-estima baixa;
·         O desempenho em Matemática precisam melhorar;
·         A turma apresenta dificuldades de concentração;
·         O material do GESTAR tem gerado bons resultados em Língua Portuguesa;
·         Atividades interdisciplinares que resgatem as tradições nordestinas e folclóricas;
·         Atividades cívicas (hinos: da Bahia, nacional e da independência);
·         Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;

Ações:
·         Promoção de oficinas, utilizando materiais do Gestar em Língua Portuguesa e Matemática;
·         Trabalho com jogos didáticos (soletrando, jogo do milhão);
·         Promover palestras com profissionais que trabalhem a questão da auto-estima;
·         Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;


8ª Série B

Problemas identificados:

·         Falta de motivação (baixa auto estima);
·         Influencia familiar na conduta desestimulada dos alunos
·         Indisciplina;

Ações:
·         Promover reuniões de pais, mestres e equipe diretiva para tratar da questão da indisciplina;
·         Trabalho com oficinas temáticas;
·         Promover palestras com profissionais que trabalhem a questão da auto-estima;
·         Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;


1º ANO C - Identificado déficit de rendimento nas disciplinas de Português, Historia e Biologia.

Problemas identificados:

·         Um grupo de alunos se retira da sala constantemente (4 alunos).
·         Muitos alunos conversam sobre assuntos extra classe diversos e apresentam-se negligentes e desinteressados na maioria das disciplinas;
·         Um grupo restrito de alunos desinteressados interfere negativamente no ritmo geral da turma;

         Ações:
·         Palestras com psicólogos;
·         Reuniões de pais e mestres;
·         Atividades interdisciplinares que resgatem as tradições nordestinas e folclóricas;
·         Atividades cívicas (hinos: da Bahia, nacional e da independência);
·         Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;


1º ANO D – Déficit de Rendimento da disciplina Química.  

Problemas identificados:

·         A turma apresenta um aluno portador de necessidades especiais e é acompanhado por uma profissional. O referido aluno é quem mais interage nas aulas...
·         É preciso incentivar os demais alunos da turma a adotar uma conduta de maior comprometimento com as atividades de classe;
·         O desempenho geral na turma piorou na II Unidade;
·         Atividades interdisciplinares que resgatem as tradições nordestinas e folclóricas;
·         Atividades cívicas (hinos: da Bahia, nacional e da independência);
·         Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;

Ações:

·           Viagem de estudo à cidade de Cachoeira, como forma de motivação para os alunos;
·           Palestra motivacional com profissional da área;
·           Atividades interdisciplinares que resgatem as tradições nordestinas e folclóricas;
·           Atividades cívicas (Hinos: da Bahia, nacional e da independência);
·           Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;

1º ANO E

Problemas identificados:

·         Problemas com timidez e baixa auto-estima prejudicam o desempenho dos alunos;

Ações:
·           Palestra motivacional com profissional da área;
·           Atividades interdisciplinares que resgatem as tradições nordestinas e folclóricas;
·           Atividades cívicas (hinos: da Bahia, nacional e da independência);
·           Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;

2º ANO B – Déficit de rendimento intermediário em Química e Educação Física.

Problemas identificados:

·         Muitos alunos saem constantemente da sala de aula e tumultuam a harmonia da escola nos corredores.
·         A conversa paralela da classe atrapalha os professores e isso gera um reflexo negativo no desempenho dos alunos.

Ações:
·         Reunião com pais dos alunos que apresentam constantemente comportamento indisciplinar;
·         Organizar o espaço de sala de aula;
·         Atividades interdisciplinares que resgatem as tradições nordestinas e folclóricas;
·         Atividades cívicas (hinos: da Bahia, nacional e da independência);
·         Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;


3º ANO C

Problemas identificados:

·         Existe na turma uma segregação de grupos que não interagem entre si.
·         Possivelmente a falta de perspectiva dos alunos os deixam desestimulados e isso pode ser reflexo do contexto social
·         Elaboração e aplicação de simulados por disciplina visando a estimulação dos exames vestibulares;

Ações:
·           Viagem de estudo à cidade de Cachoeira/BA, como forma de motivação para os alunos;
·           Atividades interdisciplinares que resgatem as tradições nordestinas e folclóricas;
·           Atividades cívicas (hinos: da Bahia, nacional e da independência);
·           Trabalhar os projetos: FACE, TAL e AVE;



REUNIÃO DE 27/07/2012 – ANALISE DAS TURMAS DA NOITE – I UNIDADE

2º ANO C

Problemas identificados:

·         Alguns alunos tumultuam a estabilidade da turma;
·         Problemas de auto-estima são evidentes e possivelmente são reflexo da realidade social;

Ações:

·         O projeto de Viagem Cultural levará os alunos para conhecer o Centro Histórico e o Zoológico em Salvador, tentando estimula-los através de uma atividade diferenciada.
·         Serão inseridas nas praticas cotidianas dos professores ações que convoquem os alunos a desenvolverem maior interesse pelas disciplinas. O conteúdo será colocado em sintonia com a realidade dos alunos.



3º ANO D

Problemas identificados:

·         Problemas de base em séries anteriores, atrapalham o entendimento dos conteúdos das disciplinas;
·         Os alunos apresentam dificuldades de interpretação constantes, não tem autonomia e dependem constantemente da figura do professor.
·         Atividades voltadas para o seu interesse foram adaptadas em conteudos de Biologia e tem demonstrado bons resultados.

Ações:

·         Serão trabalhados textos alternativos e promovidos debates e seminários tentando atrair os alunos a uma participação mais efetiva nas atividades.
·         Elaboração e aplicação de simulados por disciplina visando a estimulação dos exames vestibulares;
·         O projeto de Viagem Cultural levará os alunos para conhecer o Centro Histórico e o Zoológico em Salvador, tentando estimula-los através de uma atividade diferenciada.


1º ANO F

Problemas identificados:

Alto índice de evasão escolar;
Alunos descompromissados e sem perspectiva;

Ações:

·         Professor de Biologia pretende inserir em suas aulas debates sobre a importância dos estudos e da aprendizagem para posterior ingresso em Universidades ou mesmo para a vida dos alunos fora da escola.
·         Serão trabalhados textos alternativos e promovidos debates e seminários tentando atrair os alunos a uma participação mais efetiva nas atividades.
·         O projeto de Viagem Cultural levará os alunos para conhecer o Centro Histórico e o Zoológico em Salvador, tentando estimula-los através de uma atividade diferenciada.



PROGRAMAÇÃO PARA AS PROES


Objetivo Geral das próximas reuniões: Replanejar de ações considerando uma reavaliação das propostas da semana pedagógica;

·         02/08/2012: Visita
·         03/08/2012: Reunião das 8 as 12 horas que foi realizada em 14/08/2012

Reuniões Pedagógicas:

·         31/08/2012 (Sexta-Feira): Nesta data alguns professores e alunos viajarão para Salvador (Viagem Cultural)
·         14/09/2012 (Sexta-Feira):
·         19/10/2012 (Sexta-Feira):
·         23/11/2012 (Sexta-Feira):

Reunião de Pais e mestres

·         A definir em 14/08/2012 (A direção está articulando a melhor data para reunião).

Conselho de Classe da II Unidade

·         A definir em 14/08/2012. (A direção está articulando a melhor data para reunião).
































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila 30 11 13

Educação Patrimonial e Artística (EPA)

Projeto Conhecendo a Bahia - Parte III - Salvador

Artes Visuais Estudantis (AVE)