II Conferência de Educação Ambiental

“Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”.                              (Fernando Pessoa)

TEMA: AMBIENTE ESCOLAR: Um Espaço de Construção de Valores Sócio-ambientais.

OBJETIVOS: Sensibilizar a comunidade escolar para a importância do cuidado com        espaço em que vive e com as pessoas que se relacionam no ambiente escolar;

                       Promover a formação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-VIDA.

PROGRAMAÇÃO – 06 de junho de 2012 – Manhã

7:30 – Abertura – Vídeo Carta da Terra

8:00 – Importância da Educação Ambiental no Espaço Escolar – Professor: Dirceu Assis - Diretor

8:15 – Palestra – Agenda 21 no Município de Brejões: Ações e Perspectivas – Palestrante: Eudérico José de Oliveira Filho – Secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

8:45 – Dublagem – Xote Ecológico (Luíz Gonzaga)  1º Ano A

9:00 – Palestra – Educação Ambiental na Escola: Uma Nova Concepção de Meio Ambiente. - Palestrante: Professor Záide Anselmo de Souza – Biólogo, Especialista em Gestão e Educação Ambiental -.

9:30 – Coreografia 2º Ano A  – Música: A Paz (Roupa Nova)
        – Dramatização 1º Ano B – Música: Sal da Terra (Beto Guedes)
        – Dublagem 2º Ano A – Música: Earth Song (Michel Jackson)

10:00 – Lanche

10:20 - Organização Passeata Ecológica

10:20 – Saída da Passeata – Em Frente ao Colégio



Projeto
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA
CURSO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
INSTITUIÇÃO: COLÉGIO ESTADUAL EDIVALDO BOAVENTURA
CURSISTAS: Záide Anselmo de Souza, Maria Fernanda de Oliveira Marques, Amanda Gradil Correia e Danrley Costa Silva

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGOGICA
Introdução – A proposta de intervenção que aqui será elencada se fundamenta no Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional do Estado da Bahia – ProEASE, o qual encontra-se em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental – PNEA (Lei Nº 9.795, de 27 de abril de 1999).

TÍTULO: AMBIENTE ESCOLAR: Um Espaço de Construção de Valores Sócio-ambientais.
EIXO TEMÁTICO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CIDADANIA: Um Caminho para a Construção da AGENDA 21 na Escola.
PROBLEMA: As Dificuldades de Convivência Cidadã com a Escola e com o Outro.
PÚBLICO ALVO: Discentes do ensino fundamental II e do ensino médio de escolas estaduais
JUSTIFICATIVA:Diante de alguns problemas circunstanciais que atinge praticamente todas as escolas estaduais da rede que é a questão da banalização da importância da escola. Neste sentido, o que se percebe é um total descaso com o ambiente em que estuda, bem como, a ausência de valores sociais que são essenciais à convivência coletiva. Assim se justifica a eficiência e eficácia do referido projeto.
OBJETIVOS:
GERAL: Sensibilizar a comunidade escolar para a importância do cuidado com espaço em que vive e as pessoas que se relacionam no ambiente escolar.
ESPECÍFICO:
1.       Desenvolver procedimentos que possibilite entre os alunos uma reflexão crítica acerca de seu comportamento individual e coletivo;
2.       Estabelecer com a comunidade escolar um contrato de convivência social;
3.       Incentivar a reflexão sobre sua postura cidadã da comunidade escolar;
4.       Despertar o sentimento de pertença dos alunos com relação à escola.
AÇÕES:
1.       Inserção de atividades lúdicas e interdisciplinares de acordo com o conteúdo programático escolar;
2.       Coleta de sugestões, seguido da escolha direta em assembleia de regras de convívio e de funcionamento da instituição sempre que necessário;
3.       Promoção de palestras, seminários, oficinas, mesas redondas folhetins informativos e todos os meios de mobilização coletiva para uma sociedade melhor;
4.       Realização de mutirões para planejamento e execução de atividades extraescolar;
4.1- Criação de entidades representativas na escola. Promoção de gincanas culturais e campanhas solidárias de ajuda aos mais carentes. Valorização da merenda escolar através do consciente e de discussões sobre a questão da fome no mundo.

METAS:
1.       Diminuir o índice em 70% da poluição sonora no espaço escolar durante horários de aulas, oriunda do uso de aparelhos eletroeletrônicos (celulares, caixas de som pen drives, MPs, etc.);
2.       Melhorar em 80% os conflitos envolvendo a comunidade escolar;
3.       Realizar durante cada semestre pelo menos quatro atividades temáticas na escola. Publicar semestralmente um folhetim informativo com os resultados destas atividades realizadas na escola;
4.       Estabelecer com a comunidade escolar um calendário de reuniões anual para planejamento e realização das atividades extraescolar.
METODOLOGIAS:
A metodologia a ser implementada na operacionalização deste projeto parte de uma perspectiva que busca alcançar maior grau de conscientização da importância do cultivo dos valores socioculturais nas relações humanas. Utilizar-se-ão procedimentos diversos neste processo de ensino/aprendizagem, permanecendo vivas as possibilidades de juntos (professor/aluno), alcançarmos os objetivos almejados. O referido processo realizar-se-á através de:
·         Coordenação dos planejamentos execução e avaliação das atividades extraescolares;
·         Aulas dialogadas cuja abordagem seja clara, eficiente e eficaz no que se refere aos estudos dos conteúdos programáticos de cada disciplina, e a inserção de atividades lúdicas e interdisciplinares voltadas para o despertar crítico e a mudança de atitude entre os alunos. Com isso, permitir a construção de novos conceitos sobre o assunto em questão pelos mesmos;
·         Abordagem crítica sobre as diferentes concepções de ensino/aprendizagem, concomitantemente, as suas diversas formas de uso na prática social, garantindo também, a construção de seu percurso humano;
·          Leituras dinâmicas (individual e em grupo) de diversos tipos de textos, possibilitando aos alunos diferentes interpretações sobre a construção da eco-comunicação;
·         Produção e exposição de trabalhos relacionados à temáticas sócio-ambiental e cultural.
RECURSOS: Para que seja alcançado com grau satisfatório de eficiência e eficácia na execução deste projeto, serão necessários recursos de natureza diversa, principalmente humano, didático e financeiro, de modo que possibilite um considerável êxito no processo ensino/aprendizagem e de aquisição de valores humanos.


TABELAS E/OU CRONOGRAMAS
       CONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO
DISCRIMINAÇÃO DAS DESPESAS
VALORES ESTIMADOS EM R$
MATERIAIS DIDÁTICOS (mídia de CD e DVD, livros e periódicos, canetas, papéis diversos, Xerox, etc.) e equipamentos

R$ 2.000
Promoção de encontros, palestras e seminários.
R$ 1.000
Confecção e publicação do folhetim informativo.
R$ 1.000
Outras despesas.
R$ 500,00
PREVISÃO TOTAL DE DESPESAS
R$ 4.500,00




CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
ATIVIDADES NOS MESES
MAR
ABR
MAI
JUN
JUL
AGO
SET
OUT
NOV
DEZ
Planejamento das atividades extraescolares.

X


X


X




Aula inaugural de apresentação do projeto para o público.

X










Encontros para discussão e avaliação das atividades.







X





X





X

Encontros Interativos (seminário, palestra e discussões).

X

X

X

X

X

X

X

X

X

X

Confecção e publicação do folhetim informativo.
X




X




X




X

Seleção das produções das para publicação

x




X


X


X


Confecção e publicação de um nais com os resultados finais do projeto.









X

X

Culminância do Projeto









X



CULMINÂNCIA: A culminância do referido projeto dar-se-á através da verificação do êxito alcançado pelos alunos com a mensuração dos resultados, seguido da publicação dos anais do projeto através do livro/revista e o encerramento das atividades letivas do ano corrente.
AVALIAÇÃO: O processo de avaliação adotadoneste projeto dará ênfase à relação de sócio-interação professor/aluno. Neste sentido, pretendemos ser ao mesmo tempo, produto e processo do objeto de conhecimento.
A avaliação dará ênfase ao crescimento intelectual de todos os envolvidos no processo. Deste modo, será realizada de maneira contínua, processual, sobretudo, inclusiva. Tornando-nos adeptos à posição defendida por Carlos C. Luckesi, numa entrevista à TV Cultura. Semelhantemente, priorizemos também a avaliação como ação libertadora, defendida por Jussara Hoffman. Nestas circunstâncias, a avaliação realizar-se-á através de:
·         Debates;
·         Produção, análises e interpretações das produções dos alunos;
·         Análises e interpretações de filmes e/ou documentários;
·         Nível de comprometimento com o projeto;
·         Auto-avaliação de seu desempenho durante o processo.
CUSTO ESTIMADO PARA O PROJETO: R$: 4.500,00 (três mil reais).
PERÍODO DE EXECUÇÃO:De março a dezembro. Com previsão para continuidade a partir do ano seguinte.
LOCAL DE EXECUÇÃO: Colégio Estadual Edivaldo Boaventura, Colégio Estadual Ruy José de Almeida e Centro Integrado de Educação do Conde.
Séries: Todas do Ensino Fundamental e Médio. 
Turnos: Matutino, Vespertino e Noturno.
Professores Envolvidos: Todos de cada Unidade Escolar.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Viagem Histórica do CEEB – turmas do Mais Educação – ao Castelo Garcia D'Ávila 30 11 13

Educação Patrimonial e Artística (EPA)

Projeto Conhecendo a Bahia - Parte III - Salvador

Artes Visuais Estudantis (AVE)