ELEIÇÃO PARA DIRETORES
Processo Seletivo para Dirigentes Escolares
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia inicia a segunda Eleição para Dirigentes Escolares na rede estadual de ensino. O objetivo é fortalecer a participação de pais, estudantes, funcionários e professores na gestão escolar e integrar a comunidade com a escola. A participação de todos é fundamental para a garantia do sucesso das eleições. Pais, estudantes, professores e funcionários devem avaliar a qualidade da aprendizagem e o ambiente escolar, para votar no candidato que ofereça as melhores propostas para a formação cidadã dos estudantes e qualificação da escola. Professores e coordenadores pedagógicos têm um papel de extrema importância neste processo eleitoral, seja como candidato aos cargos de Diretor e Vice-Diretor de sua escola, votante ou membro da Comissão Seletiva Escolar, como os demais segmentos da comunidade escolar. A Eleição para Dirigentes Escolares é uma ação que foca o compromisso 7 do Programa Todos pela Escola: Fortalecer a gestão democrática e participativa na rede de ensino. Criado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o Todos pela Escola propõe dez compromissos para nortear suas ações e garantir aos estudantes da rede pública o direito de aprender e convoca toda a comunidade para cuidar da Escola. Autoformação Para os professores e coordenadores pedagógicos, a Secretaria da Educação disponibiliza todo o material para a autoformação em gestão escolar: os módulos do Progestão e os materiais instrucionais. Os módulos possuem todo o conteúdo para que os candidatos possam estudar para a avaliação. |
Secretaria prorroga inscrições para avaliação de gestão escolar
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou até o dia 8 de setembro as inscrições para a prova de conhecimentos em gestão escolar, uma das exigências para os professores e coordenadores pedagógicos que estão interessados em participar da eleição para dirigente escolar. As inscrições são realizadas gratuitamente no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).
No ato da inscrição, os candidatos podem optar pelo município mais próximo de sua residência para fazer a prova. Os candidatos interessados em concorrer devem ser servidores integrantes da Carreira do Magistério. As eleições vão acontecer em, aproximadamente, 1.400 escolas da rede estadual, nos dias 16, 17 e 21 de novembro.
O processo de avaliação será constituído de uma prova objetiva de conhecimento em gestão escolar, de caráter eliminatório e classificatório; os candidatos devem obter, pelo menos, 60% de acertos. O exercício no cargo é de três anos. Após esse período, o cargo volta a ficar vago.
A prova - Com 80 questões, a prova de avaliação será aplicada no mês de outubro e terá duração de 3 horas e 30 minutos. Serão questões sobre Legislação, Execução Financeira e Gestão Escolar. Os locais e horário de realização da prova objetiva estarão disponíveis para consulta no site do Cespe, a partir do dia 23 de setembro.
Só após o resultado da avaliação é que poderão ser lançadas as candidaturas. As chapas devem ter a composição mínima de um diretor, um vice e máxima de um diretor e três vices, de acordo com a tipologia da escola. Só não participam das eleições as escolas exclusivas do primeiro segmento do ensino fundamental, as escolas sediadas em unidades prisionais, em centros de atendimento socioeducativo e em centros que não oferecem matrícula para a educação básica.
“Com a eleição de dirigentes, mais uma vez a Secretaria da Educação fortalece a gestão democrática e participativa na rede de ensino e reforça o compromisso do Todos pela Escola. Esse compromisso espelha a resposta da Secretaria ao princípio constitucional da gestão democrática no ensino público”, ressalta Euzelinda Dantas, diretora de Gestão Descentralizada da Secretaria da Educação.
Notícias
Institucional
Eleições para dirigentes escolares: comunicado
Eleições Dirigentes – Comunicado
A Secretaria da Educação comunica que os atuais ocupantes dos cargos de diretor e vice-diretor estão dispensados da realização da primeira etapa do processo seletivo interno para dirigentes escolares, correspondente à avaliação de conhecimento em gestão escolar. Mais esclarecimentos através do e-mail eleicao.dirigentes@educacao.ba.gov.br
Notícias
Servidores
Secretaria da Educação realiza nova eleição de dirigentes
Mais uma vez estudantes, pais, professores e funcionários das escolas da rede estadual vão às urnas escolher os diretores e vices que querem para liderar o processo educacional na sua unidade. Depois de três anos da primeira eleição de dirigentes escolares, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia volta a convocar toda a comunidade escolar para dar mais um passo no fortalecimento da gestão democrática.
Os candidatos interessados em concorrer devem ser servidores integrantes da Carreira do Magistério e participarem da avaliação de conhecimentos em gestão escolar. As eleições vão acontecer em, aproximadamente, 1.400 escolas da rede estadual, nos dias 16, 17 e 21 de novembro. Uma das novidades dessa edição é que a idade mínima de participação dos estudantes caiu de 14 anos para 12 anos.
As inscrições para a avaliação começam nesta terça-feira (30/08) e vão até o dia 6 de setembro. Serão realizadas gratuitamente no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). O processo de avaliação será constituído de uma prova objetiva de conhecimento em gestão escolar, de caráter eliminatório e classificatório, onde os candidatos devem obter, pelo menos, rendimento 6 para concorrer.
“Com a eleição de dirigentes, mais uma vez a Secretaria da Educação fortalece a gestão democrática e participativa na rede de ensino e reforça o compromisso do Todos pela Escola. Esse compromisso espelha a resposta da Secretaria ao princípio constitucional da gestão democrática no ensino público”, ressalta a diretora de Gestão Descentralizada da Secretaria da Educação, Euzelinda Dantas.
Ainda segundo ela, as eleições vão possibilitar que, mais uma vez, as escolas possam vivenciar uma participação direta em um processo importante, que é a escolha do diretor, aquele que vai liderar, coordenar e executar a proposta educacional naquela unidade.
A prova - Com 80 questões, a prova de avaliação será aplicada no dia 2 de outubro e terá duração de 3 horas e 30 minutos. Serão 15 questões sobre Legislação, 10 sobre Execução Financeira, 30 sobre Gestão Escolar, 5 questões específicas sobre o Plano de Gestão e 20 questões sobre materiais institucionais utilizados na rede estadual de ensino. Os locais e horário de realização da prova objetiva estarão disponíveis para consulta no site do Cespe, a partir do dia 23 de setembro.
Só após o resultado da avaliação é que poderão ser lançadas as candidaturas. As chapas devem ter a composição mínima de um diretor, um vice e máxima de um diretor e três vices. Só não participam das eleições as escolas exclusivas do primeiro segmento do ensino fundamental, as escolas sediadas em unidades prisionais, em centros de atendimento socioeducativo e em centros que não oferecem matrícula para a educação básica.
Comentários
Postar um comentário