Oficinas dos Projetos Estruturantes 2019 do CEEB

Oficinas  dos Projetos Estruturantes 2019 do CEEB
Educação Corporal, Artística e Cultural

Data 04/09/2019

Hoje, 04/09/2019 no CEEB foi ministrada as oficinas dos projetos estruturante, onde  teve a participação de 94% dos alunos que aprenderam com muita diversão o  objetivo central da SEC em propor esta ação.


Parte Teórica
Educação corporal, artística e cultural


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desde 2008, vem desenvolvendo uma iniciativa pioneira no campo de políticas culturais com a juventude estudantil, ao entender a arte e a cultura como sendo componentes essenciais à matriz do conhecimento na educação básica das escolas da rede estadual.

Nessa perspectiva, são desenvolvidos projetos que sedimentam as inovações nos métodos educativos e reconstroem novas formas de aprendizagens, promovendo a autonomia estudantil na produção dos distintos saberes. Além da área cultural, a Secretaria também promove o desenvolvimento corporal, através dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp).

Encante






O projeto Encante propõe a implantação do Canto Coral nos contextos escolares da rede estadual de ensino, a fim de desenvolver atividades de iniciação à percepção musical, técnica vocal e dicção, para exercitar a experiência musical, vocal, bem como promover a realização do encontro de corais, fazendo jus ao próprio nome.

O Encante vem atender a Lei nº 11.769/2008, que altera a Lei de Diretrizes e Bases (nº 9.394/96) e institui o ensino de música na educação básica, que tem um caráter obrigatório, com vistas à diversificação do currículo a partir das características específicas, para estimular a produção de saberes artísticos e musicais, a musicalidade brasileira, em especial, e, assim, valorizar as raízes populares de nossa cultura.

Face

Criado em 2008, o Festival Anual da Canção Estudantil (Face) é um projeto que possui natureza educativa, artística e cultural e promove o desenvolvimento das diversas expressões da arte (literária e musical) no currículo escolar, como orienta a Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996) e, mais recentemente, a Lei 11.769/2008 que institui o ensino de música nas escolas.

Com este projeto pretende-se, ainda, explorar o potencial educativo através da música, estimulando a musicalidade no ambiente escolar e a valorização das manifestações culturais regionais; promover um ambiente educacional prazeroso, no qual a cultura, a arte e a educação se expressem em sintonia com a juventude estudantil, estimulando os valores essenciais para a motivação do viver e para o rompimento com o modelo rígido de ensino e de aprendizagem ainda presentes na educação; além de integrar as distintas instâncias da Secretaria da Educação com outras secretarias.


O Face foi concebido para ser realizado em todas as escolas, com os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e Tecnológico), envolvendo, também, os professores, especialmente os de Artes, Língua Portuguesa e Literatura e de outras disciplinas afins, os artistas locais, os Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e os técnicos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

O Face desenvolve-se em 3 fases: a criação musical e a realização de minifestivais escolares; os festivais regionais das Direc; o festival estadual da Secretaria da Educação, na cidade de Salvador. A produção musical é sistematizada sob a forma de Cancioneiro Estudantil e de CD e DVD com as canções estudantis.

AVE
Criado em 2008, o Artes Visuais Estudantis (AVE) trata-se de um projeto pioneiro, de caráter educativo, artístico e cultural, concebido a partir de uma perspectiva abrangente, pois envolve os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e Tecnológico) da rede estadual de educação da Bahia; assim como os professores de Língua Portuguesa, Arte e disciplinas afins, os coordenadores pedagógicos, os diretores das escolas e dos Núcleis Territoriais de Educação (NTE) e técnicos da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em um clima de alegria, participação e integração.

Dentre os objetivos, o AVE propõe estimular a criação de obras de artes visuais nos contextos escolares, assim como a valorização das expressões culturais regionais; estimular o processo de embelezamento e estetização da escola e da vida; promover exposições dessas obras de arte estudantis nos contextos escolares; estimular a produção artística, buscando compreender a obra de arte como objeto de ampliação do conhecimento, assim como instrumento de mudanças; além de interagir com outras culturas.


Para a sua execução são desenvolvidos os seguintes passos: 1) sensibilização dos professores, diretores e estudantes das escolas; 2) criação de obras de arte privilegiando as diversas expressões das artes visuais e as distintas manifestações socioespaciais e culturais; 3) exposições escolares, regionais e a estadual; 5) confecção do Catálogo Estudantil.

Com a experiência do AVE, verifica-se que, por caminhos distintos e usos de técnicas variadas, os estudantes, independente da linguagem artística, abordam a complexidade e a diversidade da vida cultural, retratando a beleza do mundo, oriunda da natureza (o mar, os rios, o sol, as matas, as flores, as aves, as borboletas) e do cotidiano da vida social, ou seja, das cenas e cenários da vida cotidiana urbana e rural, das expressões de lugares reais e imaginários, do ambiente escolar e do mundo do conhecimento e das expressões e manifestações culturais (os negros, os índios, os mestiços, a mulher, o corpo e a sedução).

Prove

O projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove), de natureza educativa, artística e cultural por meio da utilização dos recursos tecnológicos (filmagem com aparelhos celulares, câmeras fotográficas ou filmadoras). Com esse projeto, pretende-se desenvolver o potencial educativo e artístico, por meio da experiência fílmica, a criação de roteiros e de vídeos para a produção, diversificação e socialização de saberes.

Concebido a partir de uma perspectiva abrangente, o Prove envolve toda a rede estadual de educação da Bahia: os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos – EJA, Educação Profissional e Ensino Normal).

Tal como os demais projetos culturais, o Prove ocorre em 3 fases eliminatórias: a produção fílmica e a realização das mostras de vídeos escolares; as mostras de vídeos nos NTE; a mostra estadual de vídeos estudantis realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. 
TAL

O Projeto Tempos de Arte Literária (TAL), de natureza educativa, artístico-literária e cultural, conta com a participação dos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Normal e Tecnológico). Dentre os objetivos, destacam-se os seguintes: estimular a produção literária nos ambientes escolares e a valorização das manifestações culturais regionais; contribuir para a formação da intelectualidade e espiritualidade (ético e artístico) e, com isso, abrir caminhos literários para a participação social; compreender a arte literária como objeto de ampliação do conhecimento, do saber e de prazer estético; promover um ambiente educacional prazeroso no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia, contribuindo para transformar os contextos escolares; estimular o gosto pela leitura e literatura, a arte de ler, de interpretar e de escrever, respeitando os distintos gêneros e estilos das distintas escolas literárias; construir pontos de encontro e rodas literárias nos ambientes escolares com vistas à consolidação do letramento; influir sobre o mercado da arte literária, estimulando os novos cultores e produtores.

A Poética Estudantil (PE), fruto da experiência do TAL tem revelado as múltiplas faces e os traços da diversidade sociocultural e literária de nossa terra, os olhares, a imaginação, a alma e as expressões dos estudantes da Bahia de Todos os Santos e de “Todos Nós”, ao refletirem sobre o mundo, o Brasil, a Bahia, o Sertão e a vida cotidiana, com toda a sua grandeza: a natureza, o mar, a lua, o sol, as estrelas, os homens, os animais, os passarinhos, o campo, a cidade, os dias nublados, a escuridão, os sofrimentos, os problemas econômicos, políticos, tecnológicos, sociais, ambientais e raciais, a fome, as sombras, o pranto, a solidão, o abandono, a justiça, o silêncio, as tristezas, o vazio, a ausência, a saudade, o infinito, as lutas e labutas, a coragem, os estudos, as leituras, os caminhos, as belezas, os mitos, os sonhos, a liberdade, os horizontes e o futuro.

Dance


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desde 2007, vem realizando diversos projetos para o estímulo das diversas expressões artísticas e culturais nas escolas da rede estadual, a exemplo da música, das artes visuais e literária, da produção de vídeos e da educação patrimonial. E para ampliar o leque dessas expressões artísticas, a Secretaria da Educação avança um passo a mais em prol do fortalecimento do ensino das artes, agregando, neste ano de 2014, atividades de Dança nos encontros estudantis produzidos pelas escolas nas distintas fases. A 1ª Mostra de Dança Estudantil tem como principal objetivo a valorização da dança nas escolas estaduais, por ser esta uma antiga reivindicação dos estudantes e educadores que, historicamente vêm tentando promover, através da dança, a criatividade na experiência coreográfica.

EPA
O projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA) promove o desenvolvimento de ações essenciais para o exercício do direito à cultura, para a defesa dos valores históricos e artísticos, com vistas à formação de uma nova mentalidade cultural e ao estímulo das práticas culturais de identificação, reconhecimento e preservação do patrimônio cultural baiano; contribui para avivar o debate sobre as questões patrimoniais e incrementar as práticas culturais no campo da história, da arte, da juventude e do patrimônio, com vistas à preservação da memória cultural e à democratização dos saberes e dos espaços históricos, assim como à apropriação da história e da cultura.



Com o EPA pretende-se: entender que a educação não pode estar dissociada da história, da memória, da cultura e do seu patrimônio, que está intrinsecamente associado à experiência da vida cultural e educativa; entender a dimensão patrimonial como prática cultural que consiste em uma prática artística e educativa; identificar o patrimônio como uma das possibilidades de interpretação de nossa história cultural; compreender a importância das diferentes linguagens artísticas para o entendimento das experiências cotidianas e, portanto, das práticas culturais e patrimoniais; aprimorar a estética do olhar (artes visuais, fotografia e arte em movimento), para o exercício das formas de percepção da vida cultural que nos rodeia e dos distintos tipos de patrimônios culturais; entender as distintas linguagens artísticas (visual, fílmica, literária, musical, entre outras) como parte do nosso patrimônio; vivenciar a experiência do belo e do lúdico na sociedade e nas escolas estaduais; reinterpretar a história, a cultura, a arte e o patrimônio da Bahia; garantir a apropriação da história e do patrimônio cultural.

Para a sua realização, foram desenvolvidas as seguintes estratégias: 1) sensibilização dos professores, diretores e estudantes das escolas; 2) aventuras patrimoniais e a construção de um álbum com os diagnósticos e os olhares fotográficos dos estudantes sobre o patrimônio baiano, para a criação de registros escolares e exposições dessas aventuras patrimoniais nas escolas e nas Direc; 3) Apresentação das aventuras patrimoniais do EPA estadual no Encontro Estudantil de ciência, arte e cultural.


Feste


O projeto Festival Estudantil de Teatro (Feste) trata-se de experiências em políticas culturais com a juventude estudantil, para avivar o debate e incrementar as práticas artísticas e culturais nos campos da história, da arte, do patrimônio, da juventude e da democratização desses saberes, com vistas ao desenvolvimento das artes cênicas nos contextos escolares. A arte, a cultura e o teatro, em particular, são expressões da pluralidade de mecanismos simbólicos e de inclusão artística e cultural. A arte cênica é entendida como um processo artístico educativo, um jeito de comunicação, expressão e representação das distintas formas de manifestação da vida cultural. Assim como acontece com as outras formas de apreensão de saberes, o teatro, como área de conhecimento, com suas teorias, conceitos e sentidos distintos, expressa, através da dramaturgia, a pluralidade cultural das sociedades. As artes cênicas nas escolas constituem-se como o lugar dos distintos gêneros teatrais (auto, monólogo, comédia, drama, fantoche, ópera, revista, tragédia, tragicomédia) voltados para a ação emancipatória.

Parte Prática


















































































































































































































































































































































































































No Projeto PROVE, contamos com a brilhante e ilustre colaboração de Jean Beligardi, profissional que abrilhantou nossas oficinas aqui no CEEB.









































































































Noturno
























































































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